segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA? – III

Prosseguindo com os nossos estudos e reflexões sobre as revelações de André Luiz, através da mediunidade de Chico Xavier, a respeito da Vida no Mundo Espiritual próximo, apenas com o propósito de diversificar um pouco a metodologia, pedimos a você que assinale se está certa ou errada a nossa interpretação dos textos transcritos. E, claro, você tem ampla liberdade para, concordando ou discordando, acrescentar o que desejar. (Os textos pertencem aos dois primeiros capítulos do livro “Nosso Lar”).

“Estava convicto de não mais pertencer ao número dos encarnados no mundo, e, no entanto, meus pulmões respiravam a longos haustos.”
- Significa que o corpo espiritual, ou períspirito, é também dotado de um Sistema Respiratório.

“Enfim, como a flor de estufa, não suportava agora o clima das realidades eternas. Não desenvolvera os germes divinos que o Senhor da Vida colocara em minhalma. Sufocara-os, criminosamente, no desejo incontido de bem-estar. Não adestrara órgãos para a vida nova.”
- Significa que a plena consciência da desencarnação e de que se está numa outra Dimensão, depende, igualmente, de se desenvolver determinadas ligações neuronais (sinapses), que facilite ao espírito tal conscientização, em exercício de espiritualização quando ele se encontra encarnado.

“Comezinhos fenômenos da experiência material patenteavam-se-me aos olhos. Crescera-me a barba, a roupa começava a romper-se com os esforços da resistência, na região desconhecida.”
- Significa que o corpo espiritual, ou períspirito, também produz hormônios que, no caso específico, lhe faziam crescer a barba. Quanto à roupa, ser-nos-á lícito deduzir que, na Vida de além-túmulo, ele se encontrava trajado com o duplo da roupa com que fora sepultado.

“Persistiam as necessidades fisiológicas, sem modificação.”
- Significa que ele continuava realmente experimentando as mais comuns necessidades fisiológicas dos encarnados: necessidade de alimento, de água, de excreção, de sono e repouso, de atividade, de abrigo e temperatura adequada, etc.

“Castigava-me a fome todas as fibras, e, nada obstante, o abatimento progressivo não me fazia cair definitivamente em absoluta exaustão. De quando em quando, deparavam-se-me verduras que me pareciam agrestes, em torno de humildes filetes d’água a que me atirava sequioso. Devorava as folhas desconhecidas, colava os lábios à nascente turva, enquanto mo permitiam as forças irresistíveis, a impelirem-me para frente. Muita vez suguei a lama da estrada...”
- Significa que as suas necessidades não eram ilusórias – eram reais – e que, na Dimensão espiritual em que ele se encontrava, existem “nascentes” d’água, ou seja, existe água para atender as necessidades do corpo espiritual que são similares às do corpo físico.

“Alvo lençol foi estendido ali mesmo, a guisa de maca improvisada, aprestando-se ambos os cooperadores a transportarem-me, generosamente.”
- Significa que o seu resgate daquela região umbralina se deu à semelhança do resgate que se efetua de um doente que mal consegue manter-se em pé, com a possível utilização de veículo apropriado para tanto, até aos portões de “Nosso Lar”.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 27 de fevereiro de 2017.








29 comentários:

  1. Dr. Inácio, mas no livro dos espíritos Kardec nos fala que essas sensações materiais nos espíritos desencarnados acontecem porque eles ainda estão muito ligados ao mundo material e suas necessidades. Essa palavra, sensações, não quer dizer que é algo ilusório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você perguntou ao dr.Inácio, mas quem vai responder sou eu mesmo: O LE não poderia falar abertamente, afinal a DE estava começando ali, e explicações minuciosas acerca do perispírito e do mundo material não poderiam ser passadas, o próprio conhecimento científico da época dificultava isso. A grande maioria de nós, espíritos que evoluem na Perra, está muito ligada ao mundo material e às suas necessidades realmente. O "x" da questão é que o chamado mundo espiritual também é um mundo material conforme o dr. Inácio já cansou de enfatizar. Ou seja, as chamadas "necessidades materiais" (fisiológicas mesmo) como comer, beber, dormir, fazer sexo, etc. e reações orgânicas básicas como tossir, espirrar, escarrar, ejacular, menstruar, urinar, evacuar e outras coisinhas mais surgiram na verdade no chamado mundo espiritual e não no mundo físico (onde estamos nesse momento). Por mais chocante que possa parecer, quando um desencarnado sente fome, sede, vontade de fazer sexo, etc. , não se trata de um reflexo ou lembrança do mundo físico, afinal tais necessidades têm sua origem nas dimensões do plano astral e não no mundo físico. O fato de um encarnado sentir fome, sede, vontade de dormir, de fazer sexo, etc. é que constitui uma lembrança e um reflexo do mundo espiritual, pois tudo que existe e acontece no mundo físico(tudo mesmo, de bom e de ruim!) surge primeiramente no mundo espiritual, o qual é a matriz do mundo físico. A criação ocorre de "cima para baixo" (do ponto de vista vibratório e psicoeletromagnético), isto é, a vida com todas suas peculiaridades desponta do plano nirvânico até o plano físico, com cada dimensão apresentando leis e fenômenos diferenciados. Precisamos ter a coragem e a humildade de enxergamos a vida por um prisma muito mais abrangente, um abraço a todos, muita Luz!

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!

      Excluir
  2. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Somente não enxerga quem não quer a dura realidade pela qual passou André Luiz, e que todos vamos passar se não abrir bem os olhos. O espaço/tempo com toda a sua fenomenologia não sofre dissolução de continuidade e nosso arquivo mental é a porta de entrada para melhores ou piores realidades após a morte do corpo físico. Bjs em ti e no Baccelli.

    ResponderExcluir
  3. Por curiosidade, existe salão de beleza aí do outro lado pra cortar cabelo?

    ResponderExcluir
  4. Dr. Inácio, se o perispírito é a matriz do corpo material, a evidência nos diz que terá de ser dotado também de sistema respiratório. André Luiz, de facto não desenvolveu a percepção para as concepções espirituais, não se ligou a Deus, priorizando a vida material, resultando em grande prejuízo para a vida espiritual. Quando deu conta de si na zona inferior do Umbral, tocando-se, vendo-se ao espelho de si próprio, André Luiz se identifica na íntegra na manifestação dos seus órgãos. E vê-se trajado com a roupa que levou para além-túmulo que, com o passar do tempo, se degrada, rompe e suja devolvendo o aspeto de mendigo em movimento contínuo à procura da porta de saída daquele antro, sem a localizar. E relata-nos o fenómeno da persistência das suas necessidades fisiológicas reais, de forma abrangente e sofredora. E sabemos à saciedade que a água é uma presença inquestionável no Plano Espiritual. Quem habita a zona inferior do Umbral degrada-se sucessivamente fisica e moralmente, atingindo graus diversos de exaustão, degradação e demência inimagináveis, anulando-lhes a capacidade de caminharem a distância que separa Nosso Lar, sendo portanto utilizados transportes adequados para esse fim.Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noemia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo o escrito pelo confrade, também anonimo, ficquei curioso com o termo "zona inferior do umbral", assim gostaria e saber se há delimitações para zonas umbralinas, tais como "umbral intermedia´rio", "umbral superior" , etc.

      Excluir
    2. Boa noite! Pelo o que já estudei, há sim: o umbral grosso, o umbral médio e o umbral em que a cidade Nosso Lar se encontra. Esqueci agora o nome que dão à essa zona, talvez algum outro colega desse estudo online possa complementar.

      Excluir
  5. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Esses estudos estão sendo ótimos para mim quando relembro certas passagens desses dois livros. Quanto ás perguntas da semana, vamos lá: 1- O Perispírito é dotado de órgãos essenciais para a vida espiritual. 2- Tendo consciência ou não esse estado independe de desenvolver nesse ou naquele órgão indispensável àquela nova região espiritual. 3- O perispírito continua a desenvolver hormônios depois da morte do corpo físico;Nem sempre a roupa que o corpo fora enterrado será o mesmo que se apresentará no plano espiritual. 4- Todas as necessidades fisiológicas serão sentidas, pois o perispírito é ainda um corpo semi-material. 5- Existe água em todo plano, físico ou espiritual, embora que nesse segundo caso ela exista mais quintessenciada, segundo às necessidade do lugar. 6- O Perispírito traz consigo todas as enfermidades que ainda não foram devidamente tratadas no corpo físico. Espero assim ter acertado algumas delas. Um forte abraço a todos. Aécio César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom encontrar essa troca de reflexões...Acredito que
      devido a nossa grande densidade do corpo fisico...naõ
      podemos dar saltos...mudanças...em nossa vivencia...Depende exclusivamente de nosso melhorar moral.

      Excluir
  6. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Espero que todos por aqui estejam bem..
    Na primeira questão a ser refletida
    Vejo como certa...pois creio que o perispirito possui órgãos
    Pelo pouco que entendo...e na minha compreensão atual..segundo os espíritos ensinando a kardec..não necessitaremos mais do perispirito em mundos superiores..
    Entendo que sejam órgãos...e que como nos ensinam os espíritos..o perispirito se reveste da matéria do mundo que vai habitar..então talvez os órgãos possivelmente tenham muito mais sensibilidade...
    Me lembrei de Emmanuel que em uma mensagem psicografada por Chico..no livro pão nosso nos ensina:
    *CONSAGRA-TE À PRÓPRIA CURA...
    MAS NÃO ESQUEÇAS A PREGAÇÃO DO REINO DIVINO AOS TEUS ÓRGÃOS...
    ELES SÃO VIVOS E EDUCAVEIS..
    SEM QUE TEU PENSAMENTO SE PURIFIQUE E SEM QUE A TUA VONTADE COMANDE O BARCO DO ORGANISMO PARA O BEM..A INTERVENÇÃO DOS REMÉDIOS HUMANOS NÃO PASSARÁ DE MEDIDA EM TRÂNSITO PARA A INUTILIDADE*..
    Importante ne dr Inacito..
    Lembrando que um pouco mais abaixo dessa sua citação..André Luis tb diz:*coração aos saltos*..*cabelos eriçados*...
    Acho que na segunda questão o senhor está certo..apesar de eu ainda não entender como se processa essa tal de sinapse..vejo essa sua citação..equiparada com o ensinamento de Emmanuel acima que nos ensina justamente a aprender a adestrar os órgãos..e de como eles estão completamente ligados ao nosso pensamento..ao nosso mental..
    Na terceira questão..tb vejo sua reflexão como certa..pois acredito que se o perispirito possui órgãos..ele possui hormonios..e André estava com a mesma roupa que fora enterrado..e como o senhor explicou ele se encontrava trajado com o duplo da roupa..
    Na quarta questão tb vejo como certa sua reflexão...pois se o perispirito possui órgãos...e se eles nao foram educados..preparados..as necessidades fisiológicas estarão muito mais acentuadas..
    Isso me faz relembrar sua reflexão numero dois..onde os menos esclarecidos tentam contrabandear alimento..droga..bebidas etc..
    Na quinta questão vejo sua reflexão como certa pois..não eram ilusórias..e de que o perispirito tem necessidades parecidas com as que temos aqui..pois ele é revestido de nossa matéria mental..��
    Para mim a ÁGUA..é um dos segredinhos De Deus..Ela é talvez um dos maiores recursos De Deus Nosso Pai..na evolução do Ser..ela está presente em todos os reinos que conhecemos..ela é passivel de agregação vibratória..
    Ela é MARAVILHOSA..
    E na última o resgate como o senhor mesmo diz..e claro..provavelmente com técnicas mais avançadas..pois percebemos que os espíritos que efetuam esse resgate...são espiritos muito esclarecidos..
    Termino esse nosso bate papo dr inacito com andre luiz nesse mesmo livro:
    *QUANTAS EXISTÊNCIAS..QUANTOS CORPOS..QUANTOS SÉCULOS..QUANTOS SERVIÇOS..QUANTOS TRIUNFOS..QUANTAS MORTES NECESSITAREMOS AINDA?*...
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Todas respostas positivas.
    Penso que as respostas de L.E. são filosóficas, ou seja, em tese, vir a ser, um dia....
    Não são para nós nesse momento.
    Exemplo: Desencarnado recobrar a lembrança do passado quando desencarna. Ilusão.
    É potencialidade do espírito, mas não para nós nesse momento.

    Lembremos de André Luiz e seus "cabelos eriçados" ao ver espíritos de reencarnados fora do corpo, ligados pelo laço fluídico do corpo.
    Pesquisemos...eriçamento de pelos é mecanismo de defesa inconsciente e primitivo, defesa básica do reino animal.
    Espírito em Nosso Lar tendo em seu corpo mecanismo de defesa inconsciente próprio do reino animal.
    Crescer cabelo é pouco.
    Ele não só cresce como funciona como defesa instintiva animal.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. C/C/com o duplo da roupa que foi sepultado ou com qualquer outra roupa que ele tenha adquirido no plano espiritual/C/C/C.

    Quero ver o gabarito heim!!!!! Aceito correção. rsrs

    ResponderExcluir
  9. Oi...D.Inácio e Baccelli. Tudo que o Sr disse é verdade. E não acredito que é ilusão do espírito. Porque a gente vai quando desencarnar., para o lugar adequado à nossa evolução para o nosso espírito, como se fosse uma drenagem à energias negativas e quando chegar o momento certo seremos resgatados pela equipe de socorristas à outro departamento também de acordo com a nossa evolução. Agora...fica muito difícil para quem não acredita em vida após a morte. Não é mesmo. ? ..bjs no coração.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Certamente, nobre irmão Dr. Inácio Ferreira (IF), que suas reflexões estão corretíssimas, pois se não estivessem, então, quando André Luiz psicografou "Nosso Lar", em 1943, o Espírito Emmanuel teria sugerido modificações nos relatos dele. No prefácio "Novo amigo", dessa obra, Emmanuel escreveu: "...Todo leitor precisa analisar o que lê..." Ora, Dr. IF, como leitor atento dela quando esteve entre nós, e, agora, como ser invisível, brinda-nos com seus argumentos gratificantes que nos oportuniza também ler e reler atentamente o seu pensamento vivo. Em várias de suas obras, encontramos essas dicas (convites) para pensar! Se nós buscarmos o tema "Sensação dos Espíritos", que Allan Kardec publicou na Revista Espírita de dezembro de 1858, época em que "O Livro dos Espíritos", lançado em 18-04-1857, ainda continha cerca de 502 perguntas, e compararmos com a questão 257 - Ensaio teórico sobre a sensação dos Espíritos, então concluiremos que os dois textos são idênticos, pois eles foram lidos e analisados pelos membros da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (SPEE). Nesta sala de estar, cada um de nós, guardada as devidas proporções, somos como um dos integrantes daquela SPEE dirigida por Allan Kardec. Deus te abençoe, nobre Amigo Espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Dr Inácio e Baccelli , mais um belíssimo livro "Paz de Espírito " , os temas são abordados de uma forma objetiva , contendo valorosos ensinamentos . Fiquem com a proteção de Nossa Senhora da Alegria !

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Convites a pensar. No livro "Estudando 'Nosso Lar'" (LEEPP, 1ª edição, set 2009), nos capítulos 1 e 2, cada um de nós encontrará dicas do Dr. IF sobre este tema semanal muito interessantes também. Ele dialoga com os seus companheiros espirituais. No "Espírito é Gente!" (LEEPP, 1ª edição, out 2014), capítulo 24 - Deduções lógicas - II, ele oferece indicações de como interpretar o assunto em estudo e deixa espaço mental para nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, ótimo encarar um blog assim....aprende-se bem, e aproveitando, já que é grátis, pelo ue tenho lido, ou estudado, entendo que o perispírito seria somente um elo pelo qual o espírito, propriamente dito, isto é é, a personalidade real, se liga ao corpo físico, entretanto sendo depositário de todas anomalias (danos) de atos praticados pelo real utilizador (ou indivíduo espiritual), cujas consequências ainda se verá na contingência de sanar, por seus próprios esforços e, com, apoio de terceiros (socorristas, etc). Peço corrigendas da idéia.

    ResponderExcluir
  14. > Quanto à roupa, ser-nos-á lícito deduzir que, na Vida de além-túmulo,
    > ele se encontrava trajado com o duplo da roupa com que fora sepultado.

    Temos aqui entao que se trata do duplo da roupa com que foi sepultado.
    Se o espirito levou o duplo da roupa, a roupa no caixao ficou sem duplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nobre irmão, permita-nos auxiliar, embora não estejamos autorizados especificamente pelo Dr. Inácio Ferreira e pelo médium. Nosso "palpite" sinaliza que você, possivelmente, encontrará a resposta em "O Livro dos Médiuns", 2ª Parte, capítulo VIII - Laboratório do Mundo Invisível. Arriscaríamos dizer que a roupa no caixão desintegrou-se naturalmente conforme as leis regentes da matéria e da energia, conforme se observa nos fenômenos naturais. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

      Excluir
  15. salve Dr IF...sua tarefa é maravilhosa.. não tenho opinião, mas estou aprendendo e encantado com as opiniões(informações ) de todos obrigado ao Sr e a todos que participam...estou rezando muito para este espaço que possamos aproveitar.. PAZ E LUZ A TODOS

    ResponderExcluir
  16. ESTOU APRENDENDO MUITO.. TODOS OS COMENTARIOS SÃO ÓTIMOS..

    ResponderExcluir
  17. Querido Dr. Inácio, meu Irmão Baccelli
    Mais claro, impossível.
    Ainda bem que são palavras de ''ANDRÉ LUIZ'', porque se o senhor tivesse escrito esses trechos, com toda certeza o senhor seria um mistificador, querendo ''humanizar'' o Mundo Espiritual.
    Tenha paciência, o Tempo chegará para todos...
    Um abraço de Veneranda (reencarnada)

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Terra e sinais de vida física. Permitam-nos divulgar uma notícia que não foi muito divulgada na mídia. Eis alguns dos noticiários: "Cientistas descobrem os mais antigos vestígios de vida na Terra" (O Globo/Sociedade/Ciência - 01-03-2017); "Cientistas descobrem os sinais de vida mais antigos na Terra" (Isto é/Tecnologia e Meio Ambiente - 02-03-2017) e "Estudo diz que bactérias teriam surgido logo após formação da Terra" (Folha de SP - Ciência - 02-03-2017). Esses artigos divulgaram o estudo de Matthew S. Dodd et al que foi publicado na revista científica "Nature" nº 7643, vol. 543, de 02-03-2017, páginas 60-64 com o título "Evidence for early life in Earth's oldest hydrotermical vent precipates" (em tradução livre: "Evidências de vida primitiva mais antigos precipitados hidrotermais da Terra"). Esse estudo e outros também podem auxiliar a compreensão do capítulo X - Gênese orgânica - de "A Gênese segundo o Espiritismo" e "Evolução em dois Mundos" (FEB), de André Luiz, capítulos 1 e 3. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde D.Inácio e Baccelli!!

    Tudo bem?

    Na minha opinião estão todas CERTAS. Concordo com sua conclusão em cada resposta mencionada.

    Obrigado ao doutor, assim como o Baccelli por dedicarem seu tempo para nos instruir, nos fazer pensar, se preocupar conosco, com o nosso aprendizado, de cuidar de nós!!

    Valeu mesmo!!

    Excelente dia para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  20. Parece que a questão da roupa chamou a atenção. No meu entender tanto faz a roupa, provavelmente esteja usando a que mais lhe marcou.
    Se a pessoa foi cremada, vai vestir um potinho?

    ResponderExcluir
  21. Muito bem Dr.Inácio.Adorei seus comentários. Sempre aprendo muito com o senhor, Obrigada pelas informações. Esta metodologia usada é muito boa . continue com ela.

    ResponderExcluir
  22. Gostei do questionamento acima:e se a pessoa for cremada? Que rou o a usar? Neste caso, não haverá nenhuma "lesão no perispírito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Minha viagem ao hopi hari. Permita-nos ajudar um pouco mais além do que foi sugerido anteriormente. Sobre cremação, indicamos a mensagem "Cremação", de Emmanuel, que se encontra no livro "Caminhos de Volta", psicografado por Francisco
      Cândido Xavier e publicado pela GEEM. Juntamente com essa leitura, sinalizamos para a questão 257 - Ensaio teórico sobre sensação nos Espíritos de "O Livro dos Espíritos". Paralelamente, acreditamos que a notícia "Mistérios de genes de desenvolvimento ativados após a morte intriga cientistas" (28-06-2016 - Ciência e Saúde - site http://g1.globo.com) possa ampliar o entendimento de cada um de nós quanto ao questionamento que fez. Imaginamos que a roupa que os Espíritos possam utilizar seja a de sua preferência quando estavam encarnados ou o duplo daquela que foi cremada como forma de identificação, pois o Espírito (essência, individualidade) é imortal. Nada de sobrenatural, pois tudo é natural no Reino de Deus! Quanto à possível "lesão no perispírito", pensamos que é o estado mental do ser imortal que determinará esse tipo de lesão. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo.

      Excluir