domingo, 24 de dezembro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXXIX

O capítulo 41 – “Convocados à Luta” –, de “Nosso Lar”, é interessantíssimo, porque, principalmente, nos fala sobre a interação existente entre Plano Físico e Plano Espiritual – estamos todos conectados, e não apenas do ponto de vista psíquico.
A lógica nos diz que, em verdade, não pode haver solução de continuidade em nenhum dos departamentos da Vida no Universo – a Lei de Ação e Reação impera no âmbito da Criação Divina, envolvendo os seres macro e microscópicos, visíveis e considerados invisíveis. Uma única célula doente pode comprometer a saúde de todo o organismo, quanto uma única célula sadia pode promover a sua regeneração.
*
Antes de abordarmos o tema que André Luiz aborda no capítulo 41, a questão da Segunda Grande Guerra Mundial (1939/1945), que, segundo os estudiosos, no curto espaço de seis anos, ceifou, entre a população civil e militar, cerca de 50 milhões de vidas humanas, atentemos para o curioso texto que Allan Kardec fez publicar na “Revue Spirite”, mês de outubro de 1868, sob a responsabilidade do Dr. Barry, espírito, como também no capítulo 18, de “A Gênese”.
De acordo com alguns pesquisadores, o Dr. Barry teria sido o Dr. James Barry – James Miranda Stuart Barry –, um cirurgião do exército britânico, dos que mais se destacaram na Batalha de Waterloo. Ele era na verdade uma mulher, Margaret Ann Bulkley, que passara a vida disfarçada de homem para poder dedicar-se à Medicina. Desencarnou a 25 de julho de 1865.
*
“Permiti-me acrescentar algumas palavras, como complemento, à comunicação que vem de vos dar o eminente Espírito de Arago. Sim, certamente, a Humanidade se transforma como já se transformou em outras épocas, e cada transformação é marcada por uma crise que é, para o gênero humano, o que são as crises de crescimento para os indivíduos; crises frequentemente penosas, dolorosas, que carregam com elas as gerações e as instituições, mas sempre seguidas de uma fase de progresso material e moral. A Humanidade terrestre, chegada a um de seus períodos de crescimento, está em pleno, há um século, no trabalho da transformação; é porque ela se agita por todas as partes, presa de uma espécie de febre e como movida por uma força invisível, até que ela tenha retomado a sua situação sobre novas bases. Quem a vir, então, encontrá-la-á muito mudada em seus costumes, seu caráter, suas leis, suas crenças, em uma palavra, em todo o seu estado social. Uma coisa que vos parecerá estranha, mas que por isso não é menos uma rigorosa verdade, é que o mundo dos Espíritos que vos cerca sofre o contragolpe de todas as comoções que agitam o mundo dos encarnados; digo mais: nele toma uma parte ativa. Isto nada tem de surpreendente para quem sabe que os Espíritos não fazem senão um com a Humanidade; que dela saem e que nela devem reentrar; é, pois, natural que se interessem pelos movimentos que se operam entre os homens. Ficai, pois, certos de que, quando uma revolução social se realiza sobre a Terra, ela movimenta igualmente o mundo invisível; todas as paixões boas e más ali são superexcitadas como entre vós; uma indizível efervescência reina entre os Espíritos que ainda fazem parte de vosso mundo e que esperam o momento de nele reentrar. À agitação dos encarnados e dos desencarnados se juntam às vezes, e frequentemente mesmo, porque tudo se mantém na Natureza, as perturbações dos elementos físicos; é então, por um tempo, uma verdadeira confusão geral, mas que passa como um furacão, depois do qual o céu volta a se tornar sereno, e a Humanidade, reconstituída sobre novas bases, imbuída de novas idéias, percorre uma nova etapa de progresso. (destacamos) É no período que se abre que se verá o Espiritismo florir, e que ele dará os seus frutos. É, pois, para o futuro, mais do que para o presente, que trabalhais; mas era necessário que esses trabalhos fossem elaborados antes, porque preparam os caminhos da regeneração pela unificação e a racionalidade das crenças. Felizes aqueles que os aproveitam desde hoje, será para eles tantos ganhos e dificuldades poupadas.”
*
Como os nossos irmãos e irmãs internautas, principalmente na parte que transcrevemos em destaque, interpretam o texto acima, de autoria do Dr. Barry?!
Conforme o dito popular, nele existe “pano prá manga”... E nós, sinceramente, desejamos ouvi-los.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba, 25 de dezembro de 2017.

NOTA: Este Blog estará de volta no dia 15 de janeiro de 2018. Obrigado.



14 comentários:

  1. Bom dia dr. Inácio e Baccelli. Realmente teremos que gastar nossos parcos neurônios nesse entendimento. Ah! como eu gostaria ao partir da terra e realmente dela me desligar. Mas parece que apenas desceremos ou ¨subiremos¨uma escala vibratória. Boas férias Baccelli. Bom trabalho Dr. Inácio. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César25 de dezembro de 2017 às 04:34

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Realmente todas as transformações vem sempre a auxiliar a humanidade, embora alguns homens se encontram enceguecidos dessa mudança e de como ela afeta no mundo. Um Feliz Natal para os desencarnados e a todos nós ainda aprisionados temporariamente num corpo físico. Feliz 2018. Que nós possamos valorizar as benesses que certamente Deus nos enviará. Forte abraço. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Dr Inácio um trecho que me chamou atenção foi esse:
    *UMA INDIZÍVEL EFERVESCÊNCIA REINA ENTRE OS ESPÍRITOS QUE *AINDA* FAZEM PARTE DE SEU MUNDO..E QUE ESPERAM O MOMENTO DE NELE REENTRAR*....
    E nessa espera por algo que tem que acontecer...está inserida a lei de progresso da qual nenhum de nós escapamos...É LEI...
    Dr Inácio...se daqui do meu lar escuto uma discussão no vizinho...eu tenho 2 opções...
    Ou eu fico *curtindo* de um modo bem masoquista..torcendo para que a briga continue...quero ouvir mais...estou me deliciando com tal acontecimento...OU
    Oro..vibro..desejo sinceramente que a discussão se encerre...
    No que se refere à Paz dr Inácio..ou eu ainda sou a lenha na fogueira...ou eu já sou a água que atenua o fogo...
    Eu acho que é isso que acontece...mais ou menos..
    O que causa impacto no senhor...pode não causar em mim...nem fazer cosquinha...
    *É NO PERÍODO QUE SE ABRE QUE SE VERÁ O ESPIRITISMO FLORIR...E QUE ELE DARÁ SEUS FRUTOS*...
    A parte mais importante quando Jesus diz...eu vos enviarei um consolador e ele vos fará relembrar de tudo que tenho vos dito...será que já está sendo cumprida?...
    Será que o espiritismo já começou a realmente a produzir frutos?
    Eu acho que esse tempo ainda não chegou... dr Inácio...
    Chico como Karde trouxe a parte teórica do espiritismo...e claro não trouxe tudo...
    Depois Chico como Chico...consolou milhões de corações...e ahi sim...trouxe Jesus..
    Chico foi o espírita...que mais se dedicou aos ensinos de Jesus..e Emmanuel não se deteve apenas na parte científica e filosófica da doutrina...mas acima de tudo..no aspecto religioso..
    Não consigo visualizar nenhum espírito que com tanta coerência nos leva a refletir..burilar..nosso mundo intimo..que poderá nos impulsionar ao crescimento..
    Para mim dr Inácio...não há regeneração sem Jesus...
    Então nesse momento essa é a impressão que o espiritismo me traz...
    O de muitas batalhas...muitas mesmo...
    Enquanto o consolador prometido por Jesus...não tiver como base principal os seus ensinos...estaremos rodando..rodando..sem sair do lugar..
    Até a volta queridos dr Inácio..Baccelli e internautas..
    Deus nos proteja a todos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Cris,
      Dr. Inácio e Bacelli,
      Aprecio muito seu trabalho e gostei bastante dos comentários da Cris.
      tenho certeza de que nossa oportunidade nesta encarnação já com o conhecimento do Cristianismo redivivo que a Doutrina Espirita de Kardec, Chico e todos os nossos Mentores que por seu intermédio nos esclarecem é de uma importância sem paralelo em nossa evolução ao longo das eras...
      Pedimos a Jesus que nos fortaleça e nos proteja nessa caminhada de reforma íntima e vivência cada dia mais consciente da caridade em seus múltiplos aspectos.
      Forte e Fraterno abraço a todos com votos de um 2018 repleto de Paz e Bençãos!
      Vamos em frente em nossas jornadas evolutivas, sempre com a benção e o amparo de Jesus.

      Excluir
    2. Amigo Guilherme..
      Que Nosso Doce Mestre Jesus nos abençoe a todos
      E esse ano de 2018..será um novo ano..se nos esforçarmos para sermos novas pessoas..
      Que assim seja para todos nós..
      Abçs

      Excluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Inicialmente, parabenizamos os nobres irmãos Inácio Ferreira (IF) e ao médium Carlos Antonio Baccelli (C.A.B.) pela tarefa de esclarecimento sobre os diversos temas enfocados neste abençoado blog e nos livros psicografados por eles! Seja o ano de 2018 pleno de "Paz de Espírito" (LEPP, 2017) para cada um de nós a fim de alcançarmos a condição de "Egos em Paz" (LEEPP, 2017)! Deus e Jesus abençoem a vocês e a todos no campo espiritual dessa equipe de Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Realmente, o assunto semanal enfocado poderá proporcionar "pano pra manga" em muitos aspectos de nossa realidade espiritual encarnada e desencarnada! Somente para "apimentar" esse "pano pra manga", sinalizamos a leitura do subtema "A crise moral" inserido na Primeira Parte - Crenças e negações de "Depois da Morte" (FEB, CELD), de Léon Denis (1846-1927). Lendo-o, provavelmente, teremos uma compreensão interessante de nossa atualidade no século XXI! Na esteira desse "pano pra manga", desculpem-nos a repetição, poder-se-á ler "A Conspiração Aquariana" (Record), de Marilyn Fergusson (1938-2008); "A Hora Final: alerta de cientista - o desastre ambiental ameaça o futuro da Humanidade" (Cia das Letras), de Martin John Rees (1942-....); "O Tao da Física" (Pensamento), "O Ponto de Mutação: A Ciência, a Sociedade e a Cultura emergente" (Cultrix), ( "As Conexões Ocultas - Ciência para uma vida sustentável" (Cultrix), de Fritjof Capra (1939-....)... Termina por aí, irmão Cadichon, deixa espaço para o "pano pra manga"!!! Muito interessante a pista sobre o Dr. James Barry: tínhamos um palpite de quem seria o mesmo! Boas Festas e Feliz 2018 para todos os internautas! Perdoem-nos nossas "intromissões" enferrujadas e caretas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:39)!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde !! Na paz!! Tá tudo certo ! Nascer.., viver..., morrer..., nascer de novo....!!!, assim , Kardec foi o porta voz dos Espíritos, onde nos trouxe de forma , SIMPLES, e nos apresentou o MUNDO dos Espíritos e NOSSA RELAÇÃO com eles !! Somos TODOS espíritos Inácio !! Simples assim !!....quanto mais rápido melhorarmos essa interação ! Melhor para os visíveis , e , melhor ainda para os invisíveis. Pois, insisto , não tem graça nenhuma brincar de pic esconde , com um fantasminha camarada !! Kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ideia sintonizada? Hoje, pela manhã, sapecamos nosso comentário sobre esse "pano pra manga" que o Inácio Ferreira (IF) psicografou em sua mensagem natalina. Provavelmente, foi entre 10h e 11h30, mais ou menos. Mas uma ideia ficou em nossa mente: qual teria sido a obra do IF que ele escreveu sobre aquele pensamento vivo do Dr. Barry inserido no capítulo XVIII, item 9 de "A Gênese, os Milagres e as Previsões segundo o Espiritismo" (FEB, CELD, etc...), de Allan Kardec? Hoje foi um dia calorento em nossa região! Debaixo de uma árvore, líamos pensamentos de um nobre filósofo sobre a religião. Num dado momento, o nome do livro "No Princípio era o Verbo..." (LEEPP, 1ª edição, jun 2012), do IF apareceu no nosso campo mental. Buscamo-lo e encontramos o que queríamos no capítulo 28. Nele, lê-se o seguinte diálogo interessante entre Domingas e IF: - "Doutor - gracejou Domingas comigo - o senhor 'desenterra defuntos'...Que mensagem é essa - interessantíssima?! Eis aí outro aspecto do Mundo Espiritual sobre o qual nunca ouvi ninguém falar patavina..." - IF respondeu: - "Eu sei disto, minha cara, porque o Dr. Barry foi meu amigo...No Mundo Espiritual, conversámos a respeito deste assunto, e ele me dizia que estava pleiteando, via mediunidade, escrever algo em torno de semelhante tema a fim de servir de reflexão para os adeptos do Espiritismo." Posteriormente, passamos "...os olhos de ler..." (IF) na biografia do Dr. Barry. Hummm! Nessa biografia, vários nomes são mencionados. Qual deles teria vivido como o Dr. Inácio Ferreira de Oliveira no período entre 15-04-1904 a 27-09-1988? Bem, num momento adequado, talvez, tenhamos a resposta! Boas festas a todos os internautas e à equipe espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:26)!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Dr. Barry (Margaret Ann Bulkley) só temos que agradecer por tudo que fez e faz por todos nós!!
    Acredito que, estas grandes transformações são necessárias para que depois de passada a tempestade, possamos aprender com o por do sol que estar por vir. Infelizmente ainda precisamos destes "choques" para despertarmos para o amor, para verificarmos que este não é o melhor caminho. Espero que não tenhamos mais guerras desta ordem e que o MESTRE JESUS tenha piedade dos nossos erros.

    Um excelente dia e semana para todos nós!! E até 2018!!
    Obrigado!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  8. O trabalho e´arduo tanto interiormente quanto com o convívio .O lema e´ aprendizado constante.

    ResponderExcluir
  9. Dr. Inácio, desejo que o vosso Natal vos tenha sido abençoado com a presença do querido Chico Xavier e suas incursões pela periferia. André Luiz, neste Cap.41 em estudo, nos vem falar dos efeitos da Segunda Guerra Mundial e suas consequências a nível do Mundo Espiritual, não só do ponto de vista do socorro urgente a prestar às vítimas em combate mas também de toda a agitação na procura de notícias de familiares ainda encarnados. Dr. Barry refere que "a Humanidade se transforma como já se transformou em outras épocas, e cada transformação é marcada por uma crise". De facto, as guerras têm tido esse papel ao longo da história. "O escândalo é necessário, mas ai daquele por quem vem o escândalo". Vejamos que após a Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas, assente em princípios de paz, solidariedade e respeito mútuo, prenunciando progresso material e moral. Podemos, pois, constatar o pulo evolutivo significativo que a Humanidade operou em 60 anos, após esta Grande Guerra.Esperemos que o próximo período evolutivo se alcance, exclusivamente, sob as bases do Amor Fraterno, pois, conhecemos suficientemente o impacto das guerras fratricidas para as excluir do nosso caminho.Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. FELIZ ANO NOVO! Noémia

    ResponderExcluir
  10. Bom dia a todos!!! Melhor ainda 2018 para todos!!!

    Com relação ao texto de Dr.(a) Berry, muito importante por sinal, que aborda questão que venho me perguntando acho que desde jovem, mas só posso teorizar. Mas contando com o precioso auxílio dos participantes deste Blog (Baccelli, Dr. Inácio, e os humildes nós) ouso perguntar:

    Existe alguma mensagem dos habitantes das cidades espirituais acima de Hiroshima e Nagasaki relatando as repercurssões vibracionais que possam lhes ter atingido?
    Isso fora, óbvio, o intenso trabalho de atendimento, tratamento, recuperação e assistência de seus habitantes? Tanto no campo físico material como espiritual.

    Sinceramente, agradeço se alguém tiver alguma indicação.

    Muita Luz e Paz para todos e energia para levarmos adiante nossas missões.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Shico (11-01-2018 05:10). Permita-nos auxiliar. Especificamente, ainda não dispomos de dados que possa responder a sua primeira pergunta. Mas, considerando o conteúdo da comunicação do Dr. Inácio Ferreira, o da mensagem do Dr. Barry e o artigo "Japoneses relatam aparições de espíritos em área devastada por tsunami" (26-02-2016), de Ewerton Tobace e publicado no BBC Brasil.com,poder-se-á ter uma noção adequada àquela situação angustiante ocorrida no século XX. Quanto ao segundo questionamento, acreditamos que a leitura de "O Segundo Grande Elo" (VivaLuz, 1ª edição, 2013), de Sophie e pela médium Elizabeth Pereira e "A Última Mensagem de Hiroshima - o que vi e como sobrevivi à bomba atômica" (Universo dos Livros, 1ª edição, 2017), de Takashi Morita, fornecerão enfoques interessantes à compreensão de cada de um de nós. No mais, uma pesquisa pelo Google sobre o tema "Hiroshima e Nagasaki" permitirá um melhor entendimento do assunto em muitos aspectos. Feliz 2018 na paz, na luz e no amor! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (02:07)!!!

      Excluir
    2. Obrigado, CP!!! Pesquisando...
      Abraço fraternal!!!

      Excluir