segunda-feira, 19 de março de 2018


COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XLIX

Ao comunicar a André Luiz o propósito de reencarnar, a sua mãe, justificando o sacrifício, lhe diz:
- Não consideras a angustiosa condição de teu pai, meu filho? Há muitos anos trabalho para reerguê-lo e meus esforços têm sido improfícuos. Laerte é hoje um céptico de coração envenenado. Não poderia persistir em semelhante posição, sob pena de mergulhar em abismos mais fundos. Que fazer, André? Terias coragem de revê-lo em tal situação, esquivando-te ao socorro justo?”
Notemos que muitos espíritos, a fim de começarem a empreender a sua mudança íntima, espíritos que se unem ao nosso grupo familiar, pedem muito tempo de trabalho a todos os que por eles se interessam, e, não raro, esse trabalho costuma ser improfícuo, impondo, então, a necessidade de maior esforço e renúncia dos que se sentem no dever de auxiliá-lo.
A consciência de quem sobe não permite que os que ficaram para trás sejam simplesmente esquecidos, largados à própria sorte.
Felizmente é assim, pois, caso contrário, espíritos retardatários que somos haveríamos de “mergulhar em abismos mais fundos”, dos quais não sabemos dizer como e nem quando haveríamos de nos resgatar.
*
A mãezinha de André ainda lhe diz que o seu pai seria constrangido à reencarnação imediata... Certamente que Laerte não desejava voltar ao corpo carnal – algo dementado que se encontrava, não estava em condições de escolher o melhor para sim. Foi neste sentido que André formulou a indagação:
- Mas isso é possível? E a liberdade individual?
A sua mãe respondeu:
- Há reencarnações que funcionam como drásticos. Ainda que o doente não se sinta corajoso, existem amigos que o ajudam a sorver o remédio santo, embora muito amargo. Relativamente à liberdade irrestrita, a alma pode invocar esse direito somente quando compreenda o dever e o pratique. Quando ao mais, é indispensável reconhecer que o devedor é escravo do compromisso assumido. (...)
A resposta obtida por André nos leva a pensar nos defensores dos direitos humanos para todas as criaturas, inclusive para aqueles que, pelos crimes praticados, se tornam grandes devedores da coletividade. Qualquer infrator da lei, quando não se dispõe, conscientemente, ao reajuste, deve ser constrangido a ele, pois, se assim não acontecer, o mal haverá de se perpetuar em seu espírito.
O livre arbítrio é relativo, e não absoluto, a não ser, claro, para os espíritos que se redimiram.
*
Em seu sacrifício de amor, a mãezinha de André lhe comunica que, além de consorciar-se, outra vez, com o seu pai, Laerte, receberia, na condição de filhas, duas mulheres que ele havia deliberadamente enganado.
Ao espanto que André demonstra, a genitora esclarece:
- (...) Ninguém ajuda eficientemente, intensificando as forças contrárias, como não se pode apagar na Terra um incêndio com petróleo. É indispensável amar, André! Os que descreem perdem o rumo verdadeiro, peregrinando pelo deserto; os que erram se desviam da estrada real, mergulhando no pântano.
Quem, talvez, já estando encarnado, não se encontra dentro das lutas afetivas que esboçou para si mesmo no Mundo Espiritual, antes de novo mergulho na carne?! Quem, com certeza, não estaria fugindo ao compromisso, desprezando corações, que, antes reencarnar, prometera trabalhar para redimir?!...
*
É de se notar que a genitora de André, quando na Terra, sequer conhecera o Espiritismo, não constituindo diferencial para o espírito qualquer rotulagem de natureza religiosa que ele venha a ostentar, esteja encarnado ou desencarnado. O que verdadeiramente conta é a riqueza moral que o espírito estesoura em sua capacidade de amar.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 19 de março de 2018.




15 comentários:

  1. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Dr Inácio...eu não vejo como reencarnação imposta pela lei...
    Eu vejo como A Infinita Misericórdia Do Nosso Pai Agindo ao nosso favor...
    Vamos aqui pensar dr Inácio que todos nós..algum dia em inúmeras reencarnações que já tivemos..já alguma ou algumas vezes fomos constrangidos a reencarnar...por obra Da Infinita Misericórdia Do Pai Amado..
    As vezes dr Inácio as oportunidades se travestem de bicho de sete cabeças..porém o que seria de nós sem essa Piedade Infinita?
    Se um dia..desde a minha criação..eu precisei dessa imposição..eu agradeço À Deus..e por isso estou aqui...
    Fiquei pensando aqui dr Inácio se todos nós que somos pais..tb não agiriamos da mesma maneira para salvar um filho do abismo...
    Realmente..o que verdeiramente conta é a riqueza moral..e não a crença..ou a religião que seguimos..
    O trabalho..o esforço de crescimento é individual e pessoal..
    Mas o que seria de nós se não fosse o amor daqueles que nos amam?
    Linda semana
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Bom dia !! Na paz!! Tá tudo certo !
    Esse exemplo da Mãe de Andre, me induziu a um outro , qye , é óbvio , tirando as devidas proporções !!!! ....
    Voltando. Pra registrar algo que preciso vestir a carapuça: A Irmã, Vera Filgueira 06/03/18, registrou, e euzinho aqui, já achando saber de tudo , fui surpreendido por um , mero detalhe, que ainda eu não havia me antenado! Algo tão simples , como pode esse detalhe ter me passado batido !!??? Aí,aí,aí....bom , ela escreveu : "Meu amigo, Emmanuel é um dos nomes de JESUS, portanto o Guia de Chico Xavier, meu e seu é o próprio Cristo.
    Quem está reencarnado é o Senador Públio Lêntulus, a Humanidade precisa acordar urgentemente....". Dai, alguns "detalhes " mudam na mente da gente né !! Pois, a questão de Jesus/Cristo , voltar, se torna mais plausível - o qye até então achava impossível -, porque, não é Emanuel que retornará - esse continuo convicto que , aqui , retorna não - , mas, Jesus/Cristo, sim, esse está e estará sempre voltando , porque, não se trata de um ESPÍRITO, mas sim, de uma FILOSOFIA DE VIDA!!!. Então ! Não é lícito , eu ficar buscando exemplos nas atitudes de um espírito único , que teve o nome de Jesus!! Mas sim , numa filosofia de atitudes . Surgirá espíritos com essa filosofia, de AMOR MERCEDARIO ao próximo, instruindo e levantado véus no auxílio fraterno a humanidade !!! Assim, ratifico aqui minha ignorância: Jesus/Cristo, volta sim !! Emanuel , esse que voltará aqui mais não !!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Verdade, gostei das palavras aqui informadas.
    Muito esclarecedoras.

    Muito obrigado!!
    Tenhamos um excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  4. Um ótima semana de Paz, Amor e Alegria

    Queridos Doutores Inácio Ferreira e Carlos Antônio Baccelli, gratidão por esta oportunidade de ler essas palavras que são confortantes, verdadeiramente consoladoras.

    Todos nós estamos nesta luta, não é? “Quem, talvez, já estando encarnado, não se encontra dentro das lutas afetivas que esboçou para si mesmo no Mundo Espiritual, antes de novo mergulho na carne?! Quem, com certeza, não estaria fugindo ao compromisso, desprezando corações, que, antes reencarnar, prometera trabalhar para redimir?!...” (Ferreira, Baccelli).

    As Leis Divinas atuam (Evangelho de Jesus Cristo) quer conheçamos ela ou não, quer a praticamos ou não (aqui a importância de estudar, que é para nós mesmos praticarmos).

    Irei contar um causo engraçado acontecido comigo e amiga, na volta do centro espírita, em nossa conversa, digo para ela: Você é materialista. E ela responde, eu não sou materialista. Eu volto a dizer: você não é materialista? Eu sou materialista e você não é materialista ? 😂😂😂 (que eu saiba vivemos na Terra, temos bastante dificuldades de entendimento do que é abstrato (ideias, concepções, pensamentos etc.), pois buscamos o material para tentar entender o real (precisamos de ver e tocar, de exemplos concretos [idêntico com São Tomé]).

    Então, é interessante e consoladora saber que as Leis Divinas atuam, quer sabemos ou não delas. Que o “livre arbítrio é relativo” pois está condicionado a Lei Divina, e se há plantação do Bem, também, há misericórdia divina que atua muito mais do que possamos imaginar.

    E como já dizia Chico Xavier: “A verdade é inegociável” (Ferreira/Baccelli), a nossa riqueza moral é o que conta na conta-corrente de Deus (exemplo bem materialista 😂 para entendermos a grandeza de Chico Xavier, pois entender um “cisco” é muito difícil para nós, porque a Beleza da Vida de Chico Xavier é estonteante de tanta Luz).

    A mãe de André voltará a nossa Terra por Amor, perto da guerra mundial de1945, e essa história de vida continua... E as reações de André são como as nossas reações, são humanas, mas esses sentimentos e emoções podem ser educados como a sua mãe tenta ensiná-lo mesmo lá do outro lado, novamente reconfortante...

    Sobre o exemplo dos direitos humanos, que após a Guerra Mundial, aqui na Terra criou-se a Organização das Nações Unidas (ONU), que defende os direitos humanos, que para participar dela, a nação deve seguir regras de cunho de valores morais, e penso que essas regras são para evolução da Terra e foram inspiradas por espíritos elevados, espiritualidade !

    Bênçãos de Deus, a Luz de Jesus Cristo e o Amor de Nossa Senhora para a nossa querida família Ferreira e Baccelli e todos os seus.

    Com enorme carinho
    Um abraço fraterno pra todos
    Beijos de Luz
    Cristiane Sonia Arroyo - Ribeirão Preto (SP)

    ResponderExcluir
  5. Num de seus livros, Huberto Rhoden interpreta a vinda de Jesus à Terra como sacrifício pessoal e deixa a nítida impressão de que Jesus veio para "ralar" e com isso crescer ainda mais. Senti desânimo pois, intimamente, não há como duvidar e, na minha condição, o ralador parece que será bem grande. Mesmo assim, bola prá frente e sem mimimi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (19-03-2018 06:04). Você escreveu "Num de seus livros, Huberto Rhoden (HR)interpreta a vinda de Jesus à Terra como sacrifício pessoal e deixa a nítida impressão de que Jesus veio para 'ralar' e com isso crescer para mais..." Como somos curiosos, digitamos no Google a expressão Huberto Rohden - a vinda de Jesus - e encontramos a possível pista que você escreveu ...num de seus livros,..., pelo processo de eliminação e a intuição, a obra Que vos parece o Cristo?. No site https://pt.slideshare.net, achamos a digitação dele, bem como a citação do item a antidromia paradoxal dos avatares. Neste, cada um de nós pode ler o significado do sacrifício dos avatares na visão de HR. Também encontramos comentários no tema A segunda vinda do Cristo em https://ihgomes.wordpress.com/2011/06/22/a-segunda-vinda-do-cristo. Neste, o autor menciona a visão de Paramahansa Yogananda (1893-1952) no livro The Second Corning of Christ. Podemos ler algo sobre esse assunto em A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, capítulo XVII - Predições do Evangelho, item Segundo advento do Cristo. Nos livros do Inácio Ferreira e do Irmão José também ler-se-á referências a esse tem como Parusia. Porém, existem outros autores que pensam diferente e devem ser lidos, não é mesmo? Deus e Jesus abençoem o nobre irmão e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:44)!!!

      Excluir
  6. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Pois é, o Amor é um santo remédio e infelizmente não conseguimos enxerga-lo bem, ás vezes nem olhando pelo telescópio Hubble. E as mães na maioria das vezes, são esses espíritos valorosos e dedicados.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Aécio Emmanuel César19 de março de 2018 às 15:18

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. É... o Amor é divisor das almas em que nele se projeta Deus como essência olorosa a todos os corações de boa vontade. Forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Na obra Cristo em Nós (LEEPP, 1ª edição, ago 2017), Bezerra de Menezes (BM) presenteia-nos o capítulo 62 - Por essas outras mães! Nele, BM convida-nos a refletir no sacrifício de mães de personagens como Judas, Anás e Caifás, Herodes, Pôncio Pilatos, Barrabás, Dimas e Gestas, bem como de outras mães. Também o autor não se esqueceu de mencionar Maria de Nazaré, mãe de Jesus, e outras Marias! Considerando esse contexto, a mensagem semanal de Inácio Ferreira é oportuníssima para compreendermos o papel do Espírito imortal renascendo num corpo físico feminino para auxiliar os seus irmãos de jornada evolutiva neste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra e outros de igual condição evolutiva! Não deixemos de mencionar que estamos no mês de março em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:57)!!!

    ResponderExcluir
  9. áurea maria de oliveira20 de março de 2018 às 15:56

    Boa noite Carlos Baccelli, estou lendo o livro A vida viaja na luz, e gostando muito, no capítulo 23, Dr. Inácio menciona o livro História do Pensamento Universal e o Cristianismo, gostaria de lê-lo mas não o encontrei, gostaria, por gentileza, de saber onde posso encontrá-lo. agradecida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Áurea Maria de Oliveira (20-03-2018 15:56). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente indicados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B. Realmente, o IF menciona a obra que você deseja no capítulo 23 de A Vida viaja na Luz (LEEPP, 1ª edição, jan 2011), na página 197, num trecho do diálogo entre ele e Leonor, em espírito que se dirigiu ao Hospital dos Médiuns para uma consulta. Nesse trecho, IF sugere a Leonor ler a obra desejada por você. Como o diálogo acontece no lado invisível do Planeta Espiritual chamado Terra, imaginamos que aquela obra apenas poderá ser encontrada em biblioteca ou uma loja daquela dimensão espiritual, pois nós, inclusive, pesquisamos pelo Google e não a encontramos para venda. O mais próximo dela é o título Uma História do Pensamento Cristão: dos primórdios ao Concílio da Calcedônia, de Justo L. Gonzalez e publicado pela Editora Cultura Cristã em três volumes, 2ª edição de 2015. Um artigo interessante é História do Cristianismo IX: dogma, de Maurício Junior que o remeteu em 01-03-2016 ao Portal do Espírito. Esperamos ter auxiliado de alguma forma! Deus e Jesus Cristo abençoem a você e a todos em seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:34)!!!

      Excluir
  10. Dr. inácio, queridíssimo, quando se atinge um conceito elevado do Amor, não é possível ficar-se indiferente ao sofrimento de alguém, quer seja um elemento muito querido quer um comum dos mortais.
    A mãe de André Luiz intercedeu por ele enquanto permanecia nas zonas inferiores, aonde o sofrimento inenarrável é uma constante.
    A Ministra Veneranda, a rainha Santa Isabel de Portugal, ou Isabel de Aragão, continua auxiliando entes queridos reencarnados na Península ibérica e Brasil.
    Alcíone desceu das alturas com o intuito de ajudar um elemento muito querido a vencer obstáculos difíceis, aos quais não podia se eximir.
    O pai de Francisco, do Cap. 29, de "Nosso Lar", espírito muito superior à condição humana, ajoelhou-se junto a ele e chorou copiosamente, devido ao estado dementado em que seu filho chegou às Câmaras de Retificação.
    O coração é muito vulnerável à dor e sangra com relativa facilidade. Muito grata. Abraço carinhoso à equipa.Noémia

    ResponderExcluir
  11. Dr.Inácio Ferreira - Após a leitura da sua última dissertação afloraram à minha mente os seguintes tópicos :Engenharia Genética Espiritual , Fisiopatologia da Alma , Doenças da Alma , Terapêutica Espiritual , Cuidadores bem como a Lei Causa/Efeito . A sementeira é opcional mas a colheita é obrigatória ...resultado? " Doenças na Alma e Corpo"...Sofrimento !!! Para que serve a Programação recebida de Deus Pai ? Sim...porque razão pode o nosso livre arbitrio ignorar o Software armazenado no Hardware (Espirito) ? De que serve a Liberdade rumo ao Abismo ? Esta minha divagação evoca-me os receios quanto à Inteligência Artificial...o risco de esta se sobrepor e dominar os "Humanos" ...ou seja : ter livre arbítrio ignorando ou alterando a programação !!! Este que está eu e que não tem acesso à Memória Integral ...Este que está eu que foi "educado" a tentar "ver " o Mundo Materializado socorrendo-se da metodologia cientifica aínda míope ( perde-se na Análise em detrimento da Sintese) ...Este que nesta existência já lutou muito pelos Direitos , Liberdades e Garantias sente-se na tentação de pedir ao Nosso Pai : PAI ...Autoriza que os " Jardineiros do Espaço" operem um upgrade , qual restyling , na nossa programação ...basta de traquinices em nome deste livre arbitrio . Face ao reiterado e elevado número de "chumbos" no "aproveitamento escolar" dos terráqueos há que alterar algo ...algo errou no planeamento e/ou execução !!! O nosso planeta não pode ser mais um Laboratório...basta de "nascermos" simples e ignorantes quais diamantes brutos e sem arestas buriladas !!! Até lá só resta como terapêutica o Amor Incondicional e o ...Sofrimento !!! Dizem que o Sofrimento é Bendito mas , desculpe-me Mestre , basta ver a televisão , ler os Média, e...esta maldita espiral não pára ...esta Vacina não está a ser eficaz !!! Este Horizonte Tribal e Civico ( Herculano Pires) em que vivemos não é bom professor . De que serve a Tolerância Divina e o Perdão ??? mesmo na presença de arrependimento assimilado e profundo lá vem a coima pedagógica : Dor e mais Dor ...quando o que deveria ser reforçada deveria ser a programação do Amor !!! sei que posso parecer utópico já que critico o livre arbítrio sem valvulas de segurança mas...o estar a escrever aqui, hoje, só é possivel porque tenho livre arbítrio ! Não há Bela sem senão ! fica aqui uma sugestão aos Engenheiros da Genética Espiritual e seus Arquétipos . Mestre ...sei que não gosta que assim o trate mas a seu tempo lhe explicarei porque o faço ...corro o risco de ter deixado uma imagem de rebeldia quanto às leis universais contudo asseguro-lhe que tal não é verdade ...tão só qual o filho adolescente que põe as suas questões ao seu Pai via, neste caso , meu amigo Dr. Inácio Ferreira . Deus Nosso Pai , Jesus e María nos Iluminem no exercício do nosso livre arbítrio .João Semana

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde !! Na paz! Tá tudo certo ! Irmao, Joao Semana ! Tens razão . Meu livre arbítrio também está inquieto!!!....

    ResponderExcluir
  13. Olá! Só queria dizer que adorei os livros do Dr. Inacio. Seu jeito, tão humano, de lidar com as questões no mundo espiritual parece que se aproxima mais da nossa realidade. Além disso, saber que ele gosta tanto dos animais e saber de seu contato com eles no mundo espiritual me deixou muito feliz. Obrigada!

    ResponderExcluir