segunda-feira, 10 de setembro de 2018


XVI – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

No capítulo III – “Entendimento” –, André Luiz manifesta surpresa com as expedições socorristas que, muitas vezes, os espíritos mais esclarecidos organizam para atender aos encarnados, como também aos desencarnados que vibram noutra faixa mental.
Em suas palavras elucidativas, Gúbio explica:
“Somos todos, eles e nós, corações imantados uns aos outros, na forja de benditas experiências. No romance evolutivo e redentor da Humanidade, cada espírito possui capítulo especial.”
As ponderações do Instrutor nos levam a deduzir que o amparo mútuo é imprescindível à Evolução, e isto porque, simplesmente, ninguém prescinde do outro para evoluir – o outro, ou o próximo, é o nosso caminho para Deus!
Vivendo em regime de interdependência, não cuidar das necessidades alheias é expor-nos aos desastres que podem arrasar a vida dos semelhantes – quem não apaga o incêndio na casa do vizinho terá a sua casa consumida pelo fogo. Não é assim?!
Estamos empenhados num processo de evolução coletiva... Jesus Cristo, ao se corporificar na Terra, veio trabalhar pela condução das ovelhas tresmalhadas, mas também, certamente, para reafirmar-se, cada vez mais, na condição de Pastor do rebanho que o Criador Lhe confiou à tutela.
Amparar aos semelhantes, pois, é uma questão de inteligência, e de necessidade mútua.
As células, a fim de combaterem uma infecção que lhes ameaça a sobrevivência, saem de uma extremidade a outra do corpo, pois que têm interesse em preservar a integridade do organismo.
Não estamos, certamente, desconsiderando o Amor, que os espíritos lograrão em superior estágio evolutivo, mas, enquanto não nos deixamos mover pelo sentimento de Amor pelo próximo, pelo menos, devemos nos deixar levar pela inteligência.
*
Gúbio pondera:
“Os perigos que nos ameaçam os entes amados de agora ou de épocas que o tempo consumiu, desde muito, não nos deixam impassíveis. Os homens não se acham sozinhos na estreita senda de provas salutares em que se confinam. A responsabilidade pelo aperfeiçoamento do mundo compete-nos a todos.”
Infelizmente, é isto que o homem ainda não compreendeu... A melhor maneira de se preservar a espécie não é através da reprodução, mas, sim, dos cuidados àqueles que nascem, favorecendo-os com melhor qualidade de vida.
As nações egoístas estão navegando numa embarcação sujeita a naufrágio... Assim como se enfatiza a questão do equilíbrio ecológico, sem harmonia moral, com os povos vivendo em regime de solidariedade, um conflito é sempre arrasador, inclusive, para quem nele supostamente triunfa.
*
Reflitamos nos apontamentos do Instrutor:
“Em virtude do enigma de obsessão que nos propomos resolver, somos levados a buscar todas as personalidades que compõem o quadro de serviço. Perseguidores e perseguidos entrelaçam-se, em cada processo de auxílio, em grande expressão numérica. Cada espírito é um elo importante em extensa região da corrente humana.”
E como veremos no decorrer de nossas reflexões sobre o livro “Libertação”, quase sempre, para atender às carências de quem nos é caro, necessitamos de atender às necessidades de outros que, praticamente, nos são desconhecidos, e com os quais não temos maior afinidade.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 10 de setembro de 2018.




14 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César10 de setembro de 2018 03:19

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Sabemos, sim, de tudo isso que aqui foi falado. O que necessitamos com certa urgência é da harmonização com o próximo lidando com ele sofrimento a sofrimento para estreitar mais esse Amor que ainda não compreendemos. Abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! O outro (o próximo)! Parabenizamos o nobre irmão Inácio Ferreira (IF) pelo conteúdo escolhido de "Libertação" (FEB), de André Luiz (AL), no que se refere ao trecho "... Em suas palavras (...). As ponderações do instrutor (...) que o amparo mútuo é imprescindível à Evolução (...) ninguém prescinde do outro para evoluir - o outro, o próximo, é o nosso caminho para Deus! (...)" Este caminho lembram-nos a mensagem "Tema sempre nosso" de AL: "Todos nós encontramos problemas. E a vida sempre nos oferece as soluções através do próximo. O outro é... Dos outros obtemos: (...)" Finalizando a comunicação, AL psicografou "...Quando a lei nos observa 'Ame o próximo', está nos avisando que auxiliar aos outros será realmente auxiliar a nós mesmos" (XAVIER, Francisco Cãndido/André Luiz. Respostas da Vida. GEEM/IDEAL, 1974). Na apresentação deste livro, Emmanuel esclarece: "A vida responde sempre às nossas indagações..." Considerando esta orientação, perguntemos a nós mesmos, neste início de mais uma semana: - "Que pergunta endereçarei à vida nesta manhã de quase início de primavera?" A resposta será obtida por cada um de nós em seus momentos de silêncio, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:05)!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia à todos, neste vídeo Eurípedes revela que Chico era Kardec.
    https://www.youtube.com/watch?v=PzsUqOhA04M
    1996/1869 (96,69) Chico quase desencarnou.
    Cirineu Carapicuiba SP

    ResponderExcluir
  4. Bom dia meus amigos

    Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: "só farei caridade quando for por amor"! E fica esperando o amor "aparecer" como por milagre. Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" temos que o Homem " instruído e purificado tem sentimentos e o Amor é o requinte do sentimento". Ora , estamos nos "iniciando" na instrução superior e purificados então , nem precisa falar . Queremos o Amor pronto. Pelo que entendemos dos ensinamentos dos espiritos amigos , é no exercício do Amor ao próximo, na prática da caridade Cristã , ainda por um ato de inteligência , que vamos libertando o Amor em nós , aprendendo a amar. No início é um dever imposto pela consciência que se esclarece a cada dia , para , por fim , "instruídos e purificados" , Amar verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Belas reflexões!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!

    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde dr Inácio e Baccelli
    Muitos de nós não levamos a sério o grande ensinamento de Jesus qdo ensinou:
    Reconcilia-te com o teu adversário...enquanto estás a caminho com ele*
    Muitos desses adversários estão no nosso convívio hoje...não é mesmo dr Inácio?
    Amanhã...poderá demorar esse reencontro...essa oportunidade bendita..pois a necessidade evolutiva de cada um poderá nos levar por caminhos diferentes..e esse novo encontro demorar séculos...
    Aquele que chamamos de estranho...e que muitas vezes evitamos...poderá ser a nossa mais rica experiência...
    O familiar difícil......podera ser o nosso melhor aprendizado..a nossa melhor oportunidade...
    Temos que confiar nos desígnios De Deus..e de Sua perfeição..que nos encaminha para o que precisamos..
    Como ser feliz..vendo tantos sofrendo?
    Isso pra mim explica a vinda de Jesus...
    Como poderemos ensinar..o que ainda não aprendemos na própria pele?...
    Seria apenas teoria..
    E teoria não impulsiona evolução de ninguém...
    Muitos tem grandes oportunidades dentro do próprio lar...de treinar a fraternidade verdadeira..
    E viver perfeitamente o reconcilia-te enqto estás a caminho..
    Porém infelizmente muitos de nós não encaramos...
    Impactar o bem no outro precisa de força de vontade e perseverança...
    Ótima semana
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Amor , eis o remédio das almas. Jesus já disse, ainda não aprendemos, Amai-vós uns aos outros. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Amparo aos semelhantes: um exemplo. Na sua comunicação semanal, Inácio Ferreira (IF) psicografou "...As ponderações do instrutor nos levam a deduzir que o amparo mútuo é imprescindível...". Mais adiante: "...Amparar aos semelhantes, pois, é uma questão de inteligência, e de necessidade mútua..." Considerando este raciocínio de IF, permitam-nos divulgar o artigo "A astrônoma que doará prêmio de R$ 12 milhões para transformar desfavorecidos em cientistas" (10-09-2018 14h50), que foi publicado pelos sites "Terra" (Notícias - Ciência) e BBC Brasil (Ciência). O nome da astrônoma é Dame Susan Jocelyn Bell Burnell (1947-....), que "...foi anunciada este mês como vencedora do Prêmio Breakthrough Especial de Física Fundamental - (...) - e quer, agora, doar o valor da premiação mais mulheres, minorias étnicas sub-representadas e estudantes refugiados se tornem cientistas..." Qual é a ideia nessa ação dessa cientista? Segundo o artigo é "...é converter o montante de 2,3 milhões de libras (equivalente a cerca de R$ 12 milhões)que vai receber em bolsas de estudos para transformar os integrantes desses grupos minoritários em pesquisadores de física..." Não é um bom exemplo a ser seguido em muitas áreas do conhecimento humano espiritual? Pensemos...Pensemos...Pensemos... Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:23)!!!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos!

    Noto que em todas as missões de resgate e ajuda que André Luiz participa existe uma característica tão linda e inspiradora, de a missão abraçar todos os que encontrem pelo caminho, e que em maior ou menor grau, de acordo com a evolução e necessidade de cada um a ela se relacionem. É o contrario de egoísmo, não há exclusividade, há Caridade Pura.

    Isso me remete também a uma cena do filme de Robin Williams "What Dreams May Come" - "Amor Além da Vida" , em que mãos estendidas de dentro da lama procuram por uma mão salvadora que as puxe. Cada um a seu tempo.

    E ao longo destes milhares (milhões?) de anos, quantos de nós não teremos sido essa mão estendida para fora da lama? Dá pra perceber a importância de haver uma mão estendida para puxar para fora da lama esta mão?

    Quantas, por nossa vez, pudermos puxar para fora da lama, não será suficiente para agradecer a uma única vez que nos estenderam a mão.

    Lembra também o trabalho da Legião dos Servos de Maria, do livro de Yvonne Pereira/ Camilo Cândido Botelho que mudou minha visão da vida e abriu novos caminhos.

    O que seria de nós se não fossem nossos Bons Amigos Espirituais?

    Fraterno abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (13-09-2018 06:37). Permita-nos somar algumas dicas interessantes ao seu questionamento "...O que seria de nós se não fossem nossos Bons Amigos Espirituais?..." Nesta manhã, após o nosso café matinal espiritual (prece e leitura de mensagens de Benfeitores Espirituais), pegamos um livro de autor considerado espiritualista, mas admirador do pensamento vivo de Allan Kardec, por um médium encarnado da atualidade e lemos trechos da comunicação dele (Espírito) nos quais falava da importância da rede de apoio espiritual que existe em todo o Universo: anjos da guarda, guias, elementais, e outros seres viventes em várias dimensões terrestres e extraterrestres! Esta leitura lembrou-nos a necessidade de navegarmos nas perguntas 484 a 521 de "O Livro dos Espíritos" a fim de saborearmos o néctar espiritual! Nesse contexto de conexões, podemos compreender as notícias "Estudo científico afirma ser possível gerar chuva e plantar no deserto do Saara" [11-09-2018 06:24-06:45 - Sociedade/Ciência e Tecnologia - Sputnik Brasil - Science nº 6406, vol. 361, 07-09-2018, p. 1019-1022 (Yam Li et al)]. Este artigo sinaliza nossa leitura para "Espíritos Elementais" (LEEPP) e "No Interior" (LEEPP), de Paulino Garcia. Outra notícia boa é "A planta que 'sangra' metal e pode ajudar a limpar solos contaminados" (12-09-2018 05h01-12h33 - Mary Halton - Notícias/Ciência - www.terra.com.br e www.bbc.com/portuguese/internacional-45476876). Esta notícia pode ser lida como "Agromineração: plantas acumulam metais em teores altíssimos" (13-09-2018 - Meio Ambiente - www.inovacaotecnologica.com.br). Como interpretar essas orientações dos seres visíveis e seres invisíveis? Justamente o nosso despertar para as mudanças neste momento de transição planetária! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:27)!!!

      Excluir
    2. Bom dia a todos!!!

      Obrigado CP!!! O final da questão 521 do LE nos leva a meditar sobre o Planeta e o Brasil:

      Nos povos, determinam a atração dos Espíritos os costumes, os hábitos, o caráter dominante e as leis, as leis sobretudo, porque o caráter de uma nação se reflete nas suas leis.
      (...)
      Estudando-se os costumes dos povos ou de qualquer reunião de homens, facilmente se forma ideia da população oculta que se lhes imiscui no modo de pensar e nos atos.

      E as leis são feitas pelo Congresso!!! Valha-me Senhor! Tende piedade dessa nação!!! Haja Congresso!!!

      Abraço fraternal a todos

      Excluir
  10. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Amparo aos semelhantes: um exemplo. Solicitamos a gentileza de corrigir o trecho "...e quer, agora, doar o valor da premiação mais mulheres, ..." para "...e quer, agora, doar o valor da premiação para que mais mulheres,..." Mais adiante, onde se lê "...Segundo o artigo é "...é converter o montante...", leia-se "...Segundo o artigo "...é converter o montante de...". Naquele momento da digitação (10:23), não pudemos revisar o texto por motivo alheio a nossa vontade. Perdoem-nos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (13:30)!!!

    ResponderExcluir
  11. Dr. Inácio, "Amparar os semelhantes é uma questão de inteligência e de necessidade mútua.", não poderei estar mais de acordo. Sim, uma inteligência de alcance espiritual. Quem ampara é amparado pelo Alto e quanto mais ampara maior lucidez o espírito adquire sobre o poder que o fenómeno amar o próximo como a si mesmo exerce sobre nós. E é de tal transcendência que nos faz sentir gratidão a quem amparamos, pela oportunidade que nos concedeu de ser nosso instrumento de crescimento. E a Lei é tão sábia e justa que a todos facilita a mesma oportunidade, ninguém poderá reclamar falta de terreno para sachar. Tomara que não nos demoremos presos a seduções e futilidades de teor material. Desapego é a ordem de marcha. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde e um ótima semana Queridos Doutores Baccelli/Inácio e toda equipe !

    Paz Profunda !

    “E como veremos no decorrer de nossas reflexões sobre o livro “Libertação”, quase sempre, para atender às carências de quem nos é caro, necessitamos de atender às necessidades de outros que, praticamente, nos são desconhecidos, e com os quais não temos maior afinidade.”

    É sempre com a gratidão de estarmos acompanhados por nossos queridos, mesmo esses queridos estando no outro plano, e que nos auxiliam tanto.

    Então, nós suportamos com grande alegria e por amor aqueles a convivência com os que não temos sintonia e nos são conhecidos (estes nos doem mais) ou não, e insistem em se apresentar para nós como desafetos, tentando escurecer os nossos sentimentos e emoções, e assim, se encontram a nós entrelaçados tentando nos desequilibrar em nossos pequeninos passos...

    “Vigiai e Orai” (Irmão José/Baccelli) esta é a orientação, pois ainda lutamos para ter e manter nossas próprias ideias das diversas influências que nós recebemos: esse é o nosso esforço (“Alma do Mundo”, “Egos em Paz”; “Egos em Conflito”, trilogia de Inácio Ferreira/Baccelli).

    Muito trabalho a ser feito, e um passo de cada de vez...


    Sempre a filha agradecida por toda ajuda recebida!

    Que Deus nos abençoe, nos ilumine, nos ampare !

    Um Viva a Alla Kardec, Chico Xavier e os amigos de Chico Xavier !!!
    Fé Raciocinada + Filosofia !

    Acompanhando de perto todas postagens e comentários, pois aprendo muito !!!

    Um grande abraço
    Beijos de Luz

    Cristiane Sonia Arroyo
    Ribeirão Preto - SP

    Observação: não consigo conectar ao meu e-mail arroyo.cristiane@gmail.com.br no blog, então, minha postagem talvez aparecerá como anônimo, infelizmente!!!
    Meu outro e-mail: casarroyo@terra.com.br

    ResponderExcluir