segunda-feira, 17 de setembro de 2018


XVII – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

No desdobramento do capítulo III – “Entendimento” –, André Luiz nos traz impressionantes revelações, qual, por exemplo, a materialização de espíritos no Plano Espiritual (destacamos). Realmente, apenas semelhante detalhe faz uma enorme diferença, de vez que, por dedução, podemos concluir que o Mundo Espiritual é constituído por múltiplas Dimensões, e que os espíritos desencarnados, habitantes do Plano imediato à Crosta Terrestre, também estão rodeados por uma “população” invisível aos seus sentidos.
Os mais diversos Planos Espirituais, ou Planetas Espirituais, se interpenetram, ou, caso prefiram, conectam-se, com a matéria mais rarefeita de uns permeando a matéria mais concreta de outros.
André narra, com minúcias, uma sessão de materialização ocorrida em “gracioso templo” do Mundo Espiritual, com a presença de “doadores de fluidos”, ou seja, de médiuns de ectoplasmia – sim, de ectoplasmia no Além!...
*
Permitam-nos a indagação: o fenômeno de ectoplasmia no Mundo Espiritual, ou de materialização temporária de espíritos habitantes de superior Dimensão, não lhes parece endossar a tese da Reencarnação no Mundo Espiritual?! Se os espíritos, habitantes de Dimensão Mais Alta, para fazerem-se perceber nas Dimensões Espirituais inferiores, carecem de se materializar temporariamente, não careceriam de reencarnar, caso “descessem” para a execução de uma tarefa que nelas lhes exigisse um tempo de permanência mais longo?!...
*
A narrativa de André Luiz não deixa margem a qualquer dúvida: “Os doadores de energia radiante, médiuns de materialização em nosso plano, se alinhavam, não longe, em número de vinte.”
Em seguida, ele descreve a liberação do ectoplasma e a materialização do espírito de uma mulher: “Esbranquiçada nuvem de substância leitosa-brilhante adensa-se em derredor e, pouco a pouco, desse bloco de neve translúcida, emerge a figura viva e respeitável de veneranda mulher.”
Voltamos a insistir: como os espíritas estudiosos podem aceitar o fenômeno da materialização no Mundo Espiritual descrito por André Luiz, e negar a reencarnação no Mundo Espiritual, quando, conforme sabemos, a reencarnação nada mais é que uma materialização do espírito sobre a Terra, em tempo de maior duração?!...
*
Após a materialização da referida senhora que viera de encontro a duas filhas, encorajando-as nas lutas da evolução, André começa a narrar a materialização de Matilde, mãe de Gregório, personagens centrais do livro “Libertação”.
Matilde dirigindo-se, particularmente, a Gúbio, lhe diz: “Irmão Gúbio, agradeço-te o concurso dadivoso. Creio haver chegado, efetivamente, o instante de aceitar-te a ajuda fraterna, em favor da libertação de meu infortunado Gregório. Espero, há séculos, pela renovação e penitência dele.”
Quantas lições preciosas! Sim, por vezes, necessitamos de esperar séculos pela oportunidade de aproximação daqueles que mais amamos, com o intuito de libertá-los... Gregório havia sido o Papa Gregório IX, nascido em 1145, em Anagni, Itália. Chamava-se, então, Ugolino Conti. Fora ele o organizador da Inquisição Pontifícia, e, por ironia, um grande admirador de Francisco de Assis, que ele próprio canonizara dois anos após a desencarnação do Poverello.
Quanto se desviara!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 17 de setembro de 2018.



19 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César17 de setembro de 2018 03:40

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Interessante tal passagem do livro em estudos. Agora me surgiu uma dúvida: Com que relação tem uma materialização de um espírito com a reencarnação do mesmo? Sabemos que numa materialização não tem nada ligado ao espírito que se materializa em determinado lugar, ao contrário da reencarnação em que o espírito nasce ligado à um corpo. Teria lógica o meu pensamento? Um forte abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (17-09-2018 03:40). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente designados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B.! Inicialmente, surpreendemo-nos com o conteúdo de suas observações quando acessamos o blog. É natural esta atitude, não é mesmo? Depois procuramos sapecar algo do que, primeiramente, compreendemos sobre esta mensagem semanal do IF/C.A.B! Acreditamos que, num primeiro momento, a resposta que você deseja se encontra na compreensão do seguinte texto de IF "Este livro, (...). O nosso intuito, ao grafá-lo, foi apenas o de fornecer maiores subsídios aos estudiosos do tem que apresentamos à reflexão de quantos compreendem o espírito de sequência das Leis da Criação Divina, que são as mesmas para todos os seres em todos os mundos, incluindo-se os que vemos e os que não vemos..." (BACCELLI, Carlos Antonio/Inácio Ferreira. Reencarnação no Mundo Espiritual. LEEPP, 1ª edição, jun 2008, prefácio). No capítulo 08 desse livro, o autor psicografou "...Tudo, a rigor, é feito de ectoplasma, ou seja, das variações do fluido cósmico universal, (...). Matéria é energia menos ou mais condensada, dependendo da maneira como as moléculas, os átomos que a compõem são organizados. Sutileza de pensamento, sutileza de matéria.". No capítulo 18, IF discorre sobre o tema "gravidez no Mundo Espiritual" e, no 19, responde à algumas perguntas dos ouvintes no auditório do "Liceu da Mediunidade", numa dimensão do Planeta Espiritual chamado Terra. As explicações e orientações de IF sobre o assunto "Reencarnação no Mundo Espiritual" encontram-se em vários livros publicados pela Didier e LEEPP! Considerando esse contexto da obra citada e os parágrafos: "...Permitam-nos a indagação:... um tempo de permanência mais longo?!..." e "...Voltamos a insistir: como os espíritas (...) e negar a reencarnação no Mundo Espiritual, quando, conforme sabemos, a reencarnação...é...uma materialização de um espírito sobre a Terra, em tempo de maior duração?!...", obteremos uma possível resposta ao que você deseja!. Uma pista interessante encontra-se também nos dois últimos parágrafos do capítulo 9 - Transferência de Mundo: "...O espírito que reencarna...ele demora nove meses. Os quase nove anos, citados por André Luiz, em seu renascimento na Vida Espiritual, não serão uma alusão aos nove meses o espírito gasta em seu período de gestação?!..." (BACCELLI, Carlos Antonio/Inácio Ferreira. Dr. Inácio Ferreira Convida...Você a Pensar! LEEPP, 1ª edição, jul 2015). Percebe-se que as perguntas de IF são direcionadas a cada um de nós para ler, meditar e pensar buscando as respostas transcendentes no que imaginamos saber diante do que se lê!!! Perdoe-nos se não esclarecemos bem as suas indagações! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:39)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César18 de setembro de 2018 05:05

      Obrigado pelo carinho da atenção.

      Excluir
    3. Boa noite !! Na paz!! Tá tudo certo !! Irmão Cadin-Piri. Permita, um destaque ao final de suas elucidações , e, uma pergunta: "...buscando as respostas transcendentes no que imaginamos saber diante do que se lê!!!...". Não seria aí o exercício da : Mediunidade INTUITIVA??. Em alinhamento a FÉ RACIOCINADA!!!

      Excluir
    4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (19-09-2018 17:52). Quase que passamos por cima dessa sua participação! Segundo o que temos lido, acreditamos que a mediunidade intuitiva na sua mais pura compreensão é um patamar a ser alcançado gradativamente, conforme Amigos Espirituais têm ensinado! É parte natural do mecanismo evolutivo. Certamente que a fé raciocinada, no figurino do Espiritismo (ou Doutrina Espírita), auxilia muitíssimo essa aquisição espiritual! No capítulo 1 de "Estudando 'Nosso Lar' (LEEPP, 1ª edição, set 2009, página 12), Inácio Ferreira (IF) esclarece que "...O pessoal é que não tem tido 'olhos de ler'..." Este '...olhos de ler...", em princípio (tese, teoria), estaria alinhado a "...buscando as respostas transcendentes...". Deste fato, é necessário alcançarmos o "desencarnar o pensamento", conforme os Benfeitores Amigos sugerem a todos nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:11)!!!

      Excluir
  2. Bom dia Dr.Inácio e Baccelli!!

    Excelente reflexão!! Gosto muito!!
    Agradeço!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! O invisível tornando-se visível. Saudamos alegremente a narrativa do Além de Inácio Ferreira (IF) neste início de semana quase primaveril! Nele destacamos o trecho "...a materialização de espíritos no Plano Espiritual (destacamos). Realmente, apenas semelhante detalhe faz uma enorme diferença, (...), por dedução, podemos concluir que o Mundo Espiritual é constituído por múltiplas dimensões..." Por que destacamos este trecho? Porque o site https://phys.org publicou o artigo "Gravitational waves provide a dose of reality about extra dimensions" (14-09-2018 - Louise Lehner, University of Chicago - em tradução livre: 'Ondas gravitacionais fornecem uma dose de realidade sobre as dimensões extras'). Este artigo relata as pesquisas de astrônomos da Universidade de Chicago denominado "Limits on the number of spacetime dimensions from GW170817" (23-07-2018 - em tradução livre 'Limites no número de dimensões do espaço-tempo de GW170817'), de Kris Pardo et al e publicado no "Journal of Cosmology and Astroparticles Physics", volume 2018 de Julho de 2018. O que significa GW170817? Fomos buscar a resposta em htt://pt.wikipedia.org/wiki/GW170817 - "...é um sinal de onda gravitacional observado pela colaboração LIGO/VIRGO em 17 de agosto de 2017 e é o primeiro evento similar observado simultaneamente em telescópios com uma contraparte eletromagnética..." Destaquemos bem que esses pesquisadores estão demonstrando claramente que o invisível (as ondas gravitacionais) está tornando-se visível a partir de uma fonte (a GW170817, no caso). Neste assunto científico, aqueles narradores da Ciência estão tratando de assunto pertinente ao laboratório no lado visível do Planeta Espiritual chamado Terra. No caso da narração de André Luiz, em "Libertação", capítulo 3, o invisível (os Espíritos) torna-se visível (a materialização de espíritos) no laboratório real: o Mundo Espiritual! Conclusão lógica: IF nos orienta: "...os espíritos desencarnados, habitantes do Plano imediato à Crosta Terrestre, estão rodeados por uma 'população' invisível aos seus sentidos..."! O Mundo Invisível é o Grande Laboratório do Universo assim como "...a Mediunidade é o laboratório..." do Espiritismo [ou Doutrina Espírita - José Herculano Pires (1914-1979) em "Mediunidade..." (EDICEL, 5ª edição, 1984)! Não nos esqueçamos que o próprio Jesus Cristo, Espírito, apareceu materializado aos próprios apóstolos em várias ocasiões! Pesquisemos e leiamos os Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:51)!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos, muita coisa a aprender sobre o mundo espiritual...
    Num livro da Suely Caldas ela relata sobre psicografia no mundo espiritual...
    Cirineu - Carapicuiba SP

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. ¨Aquele que está de pé, cuide para que não caia.¨ Está lá no Evangelho. Como Gregório, podemos cair de qualquer altura. Me lembro do seu livros¨Anjos decaídos¨ Orai e vigiai! E acrescento: trabalhai! Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde a todos, muito esclarecedor como sempre Dr.Inacio. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Terra, dimensões espirituais e materialização. Inicialmente, nesta manhã meio fria de um final de inverno, depois do nosso café matinal espiritual, sorrimos muitíssimo com o conteúdo que o Inácio Ferreira psicografou sobre o tema "Reencarnação no Mundo Espiritual" - I, II, III e IV, textos digitados neste blog em 24-11-2014 05h10, 01-12-2014 08h19, 08-12-2014 05h29 e 15-12-2014 05h20, que se encontram na obra "Dr. Inácio, ele mesmo!" (LEEPP, 1ª edição, ago 2016)! Não nos esqueçamos de que, mesmo neste blog, estamos dentro do conceito "...Mediunidade é o laboratório..." do Espiritismo (ou Doutrina Espírita), que José Herculano Pires expressou no livro "Mediunidade..." (EDICEL)! Na sua mensagem semanal, IF escreveu, permitam-nos repetir: "No desdobramento do capítulo III - 'Entendimento' -, André Luiz nos traz impressionantes revelações...". Uma pergunta curiosa surge: - "O que André Luiz (AL) quis dizer com o título 'Entendimento' do capítulo III de 'Libertação'?". Encontraremos a resposta que AL esclareceu mais adiante no mesmo capítulo onde se lê "...Ponderando na incomensurável bondade do Pai, recordei os laços afetivos, (...) e observei, mais uma vez, que todas (...), lastimando, intimamente, as oportunidades perdidas noutro tempo, quando o verdadeiro entendimento da vida me não felicitava o espírito..." Este '...verdadeiro entendimento da vida...', muito provavelmente, é aquele que as perguntas 84 a 87 - Mundo normal primitivo - de "O Livro dos Espíritos"! Um questionamento interessante, que cada um de nós faz geralmente, é: - "Onde começa o Mundo Espiritual?". Chico Xavier respondeu que "O Mundo Espiritual começa aqui... A Terra é uma dimensão espiritual materializada. Somos espíritos ocupando um corpo materializado. A morte significa apenas um passo adiante na caminhada. Não adianta trocar de roupa sem tomar banho..." (BACCELLI, Carlos Antônio. Orações de Chico Xavier. LEEPP, 1ª edição, 2003; 10ª edição, fev 2014, tema 'Mundo Espiritual', página 17)! Esta declaração de "Cisco" "...nos traz uma impressionante revelação...", não é mesmo? Como se explica essa impressionante revelação com os conhecimentos científicos atuais? Com a compreensão do que seja a equação matemática E = m.c2, isto é, em palavras, energia é igual a matéria vezes a velocidade da luz ao quadrado! Esta equação é o que Albert Einstein (1879-1955) revelou em suas pesquisas sobre a Teoria da Relatividade Especial (Restrita), em 1905, e a Teoria da Relatividade Geral, em 1915. Ela está expressa na frase "...A matéria, congregando milhares de vidas embrionárias, é também a condensação da energia, atendendo aos imperativos do 'eu' que lhe preside a destinação..." (Flácus - "Libertação", capítulo 1 - Ouvindo elucidações)! Pasmem! Nesta linha de pensamento, salvo melhor juízo, ou até mesmo nossa possível interpretação incorreta, é que as obras do nobre irmão Inácio Ferreira é muitíssima libertadora de nossas consciências também! (IF, não estamos confeitando o seu pão com queijo simplesmente para demonstrar simpatia! É a realidade, perdoe-nos!). Caros Amigos Internautas, não nos esqueçamos de ler, meditar e pensar em "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP, 1ª edição, abr 2016) e outras de IF! Seus conceitos são verdadeiras estradas para o nosso "...verdadeiro entendimento da vida..." (André Luiz)! Perdoe-nos a prolixidade nesta manhã! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:25)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !! Na paz!! Tá tudo certo ! Nobre irmão ! Cadin-Piri. Esse seu café da manhã de ontem , de uma manhã "fria" de final de inverno . Será um , preludio, do que , iremos saborear nos "farelos " desse seu pão , na primavera !!???? Hahahahaha !!! Desculpem!!!pra descontrair um pouco !! Valeu !! Cadin-Piri. Aí quando fui chamá-lo de "enciclopédia" , ficou bravo comigo !! Hahaha! Mas, não esquento não ! Para meus amigos, sempre chamo vice de "enciclopédia " . Qye Deus ! Continue lhe iluminando , com toda essa sabedoria e paciência conosco !! Na paz!!!!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (19-09-2018 17:40). Agradecemos a bondade de suas palavras sobre nós! Nós praticamos o melhor o que supomos saber a respeito das "...coisas do céu..."(Jo 3:), conforme se lê no famoso diálogo entre Jesus Cristo e Nicodemos! Num certo sentido relativo, somos também um Nicodemos na grande jornada do Espírito imortal na vida eterna! Hoje, nesta manhã, recebemos o vídeo "#024 Dr. Paulo César Fructuoso - complexidades irredutíveis" (Pozati Filmes - www.youtube.com/watch?v=E4jiBbCiNtY)! Num estudo superficial aparentemente, sugere-se comparar o conteúdo desse vídeo com "...a matéria mais densa...é...o conjunto de vidas inferiores incontáveis, em processo de aprimoramento, crescimento e libertação..." (Flácus - "Libertação"-l - Ouvindo elucidações - FEB). Mais além, na mesma obra e capítulo 7 - Quadro doloroso -, Gúbio esclareceu "...A mente estuda, arquiteta, determina e materializa os desejos..., e essa matéria que lhe plasma os impulsos é sempre formada por vidas inferiores inumeráveis, em processo evolutivo, nos quadros do Universo sem-fim..."! "Um Pouco mais Além", naveguemos em "A Gênese, os Milagres e as Predições" (Allan Kardec), capítulo II - Deus! Bem, deixemos espaço mental e no blog para que, no momento oportuno, IF e equipe de Amigos Espirituais visíveis e invisíveis possam contribuir com os seus arrazoados do Aquém e do Além, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:46)!!!

      Excluir
  8. Boa tarde meus amigos

    Penso que, talvez , muitos tenham grande dificuldade para libertar o pensamento das algemas que impomos a nós mesmos . Parece-nos que muitos , mas muitos espiritos espíritas ainda guardam a idéia de que a Terra (esfera espiritual que estamos sediados atualmente) é a única "material" e o mundo espiritual, no singular , é fluidico . Não repararam que Kardec usou o termo "espiritual" junto com as palavras corpo e mundo por falta de outro mais adequado . Porque , a rigor , tudo é feito do mesmo elemento mais ou menos condensado . Concluímos que aquilo que para nós é "espiritual" é a realidade objetiva , concreta , material para quem nela se encontra .
    Então material e espiritual é relativo . Depende do ponto de vista . Enquanto não chegarmos à perfeição (relativa) estaremos encarnados ou materializados (como queiram) em algum ponto do universo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Gerson Cecatto (18-09-2018 14:45) Parabenizamos o nobre irmão pelas observações emitidas em torno do conceito de relatividade. Permita-nos somar algo ao seu texto: é a frase "...Tudo é relativo, cabendo à razão regrar as coisas..." [Nota de Allan Kardec (AK) à pergunta 717 de "O Livro dos Espíritos" (OLE)]. Note-se que a Teoria da Relatividade, nessa época, ainda não fora materializada pelo nobre irmão Albert Einstein (1879-1955) no campo da Física. Entretanto, a "...ideia pairava no a..." desde a Antiguidade, não é mesmo? Em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo II - "Meu Reino não é deste Mundo", itens 5 a 7 - O ponto de vista -, AK ilumina este assunto de forma clara e objetiva. Em "Cristo em Nós" (LEEPP, 1ª edição, ago 2017), Bezerra de Menezes presenteou-nos com a página "Desencarnação relativa" (cap. 33) contendo essas noções digitadas por você! Recentemente, neste ano, Inácio Ferreira (IF) psicografou o capítulo 2 - Relatividade - em "Alma do Mundo" (LEEPP, 1ª edição, mar 2018). Outros autores enunciaram a ideia central desse conceito com outras palavras, fato que destaca as "...ideias pairam no ar..." (OLE)! A sua frase "...muitos tenham grande dificuldade para libertar o pensamento das algemas que impomos a nós mesmos..." equivale à noção de "desencarnar o pensamento" (Alfredo, Chico Xavier, IF, Bezerra de Menezes)! Bem, parabéns! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:09)!!!

      Excluir
    2. Bom dia meus amigos

      Obrigado irmão Cadichon Pirilampo pelos esclarecimentos.
      Estamos sempre expressando o nosso entendimento das questões propostas pelo Dr Inácio com nossas próprias palavras com o objetivo de passar pela apreciação dos irmãos . Lembrando que temos por base as leituras das obras do Baccelli que acompanhamos e consequentemente as sugestões de obras principalmente do Chico e Kardec. E assim vamos construindo as imagens relativas a essas questões que transcendem o entendimento vulgar. Sempre preocupado em não criar fantasias distantes da realidade peço que façam os apontamentos necessários para que possamos corrigir eventuais erros de interpretação .
      Mais uma vez , muito pela atenção e carinho.

      Excluir
    3. Há! Mais uma coisa ! Pela primeira vez estarei participando do evento "11 encontro dos amigos de Chico Xavier" . Se alguns dos irmãos aqui do Blog for participar , gostaria muito de trocar idéias sobre a nossa amada Doutrina pessoalmente.

      Excluir
  9. Dr. Inácio, sim, absolutamente, Espíritos de Dimensões mais altas necessitando de permanecer longo tempo em missão terão de reencarnar, posto que a materialização tem curta duração. Lembremo-nos da mãe de André Luiz que, quando o visitou em Nosso Lar, ouve um momento em que teve de apressar o regresso porque a sua materialização começava a desintegrar-se. A natureza dos fluidos difere de plano para plano. O Espírito, para permanecer longo tempo num Plano cujos fluidos diferem dos da constituição do seu perispírito, terá de reencarnar nesse Plano para aonde está designado em missão. Tal tema não me oferece dificuldade de entendimento, muito lógico, muito objetivo. Grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa.Noémia

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Dr Inácio/Baccelli. A minha gratidão é tao profunda aos seus ensinos, não sei como expressar-me. Estudo pela 3ª vez o livro Libertação. mas agora paralelo com seus textos explicativo o que me facilita muito o entendimento. Tenho a coleção dos seus livros e os amo, como também os estudo. Cresci muito com sua ajuda. Deus os abençoe hj e sempre. Paz e muita Luz

    ResponderExcluir