segunda-feira, 1 de outubro de 2018


XIX – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

No diálogo que mantém com o Instrutor, Matilde considera: “... compete-me trabalhar muito e sem desanimo, com incessante aproveitamento das horas. Moverei as cordas da intercessão, mobilizarei meus amigos, rogarei a Jesus fortaleza e serenidade. Iniciaremos a liberação com o teu abnegado concurso na zona abismal.”.
Notemos que não há quem alguma coisa faça sozinho... Matilde, embora a sua elevação espiritual, a fim de lograr a libertação de Gregório, necessitaria mover “as cordas da intercessão”. Gúbio, inicialmente, socorreria a Margarida, que, no passado, fora sua filha e que se encontrava imantada ao verdugo. A dolorosa trama, sem dúvida, também envolvia a Gúbio afetivamente. Margarida, que se encontrava encarnada, vítima de insidiosa obsessão, havia sido sua filha, e Gúbio, ao que tudo indica, igualmente, tinha responsabilidade sobre os desvios de Gregório. O Instrutor não havia sido “escolhido” aleatoriamente para a tarefa da libertação daquele que, um dia, chefiara os destinos da Igreja de Roma.
*
Em resposta à solicitação de Matilde, Gúbio lhe diz: “Socorreste-me com a tua intercessão, amparando-me o zelo afetivo, perante as necessidades de Margarida. Um coração paternal é sempre venturoso, em se humilhando pelos filhos que ama. Sou simplesmente teu devedor, e, se Gregório me flagelasse nos círculos em que domina, semelhante aflição se converteria igualmente em júbilo, dentro de mim.”.
*
Quem realmente ama é capaz de empreender qualquer sacrifício em prol do coração amado.
Não há quem, de fato, consiga avançar, nas sendas da evolução, esquecendo entes amados na retaguarda.
Gúbio desceria até os limites do abismo – “atravessaria” a Dimensão da Crosta, chegando às Trevas, descendo, praticamente, até o limiar do Abismo.
*
Matilde, então, promete que, em momento aprazado, iria à determinada região, nos “campos de saída”, encontrar-se, pessoalmente, com Gregório. (“A expressão “campos de saída” define lugares-limites entre as esferas inferiores e superiores.” – Nota de André Luiz).
Entre as Dimensões diferentes existem vários “pontos de contato”, ou “portais magnéticos”, semelhantes às “passagens” às quais, modernamente, a Física denomina “buracos de minhoca”, que são considerados um “atalho” através do espaço e do tempo.
O termo “buraco de minhoca”, criado por um físico estadunidense, John A. Wheller, em 1957 – um século após o lançamento de “O Livro dos Espíritos” –, é antecipado por André Luiz, em 1949!...
*
Ainda materializada, Matilde considera, em despedida: “Seguir-te-ei a ação e aproximar-me-ei no instante oportuno. Creio na vitória do amor, logo resplandeça o minuto do reencontro. Nesse dia abençoado, Gregório e os companheiros que mais se afinarem com ele serão trazidos por nós a círculos regeneradores e, dessas esferas de reajustamento, conto reorganizar elementos ante o futuro promissor, sonhando em companhia dele as realizações que nos competem alcançar.”.
 A expedição socorrista, em direção às Trevas, estava prestes a partir, com Gúbio, Elói e André.
Não seria fácil a tarefa da “descida”, pois que os três deveriam promover o adensamento de seu próprio corpo espiritual, passando a viver na situação de “agêneres” por tempo mais ou menos longo – caso tal não acontecesse, eles não teriam condições ser “vistos” e “ouvidos” pelos espíritos daquela “cidade estranha”, e, consequentemente, de se entenderem com eles diretamente, através da palavra articulada.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 1 de outubro de 2018.




10 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Só o amor pode vencer o mal. Mas quem ama deve nutrir se do amor maior que é Deus! Quantas almas abnegadas trabalham em silencio, geralmente são as mulheres, mães, esposas e filhas. Será por isso que o feminicidio tem aumentado na pátria do cruzeiro? Há uma força estranha tentando calar as mulheres? Pensemos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!! na paz!!, tá tudo certo!!. Fácil!....., não é não!!! Como diz, Chico ( cisco), " aqui, somos , todos, devedores uns dos outros". Não tem esse, que, se tiver mesmo disposto a olhar a sua volta, não irá se identificar com algo nessas linhas de reflexões!!..... Como escreve, Lourival, em suas anotações do livro "Minutos de sabedoria", na pagina dedicada a 30 de setembro : "... não queira estar em evidência ou sobressair....., melhor mesmo que, perca tempo em buscar melhorar suas mazelas e defeitos, do que ficar tentando se , sobressair....., para sobressair, necessário, tenha condições mentais para isso, porque, virão, muitas provas em consequências dessas atitudes...., se não está preparado mentalmente, esquece!!....." Boa semana a todos!!!!. na paz!!!....

    ResponderExcluir
  3. Boa noite meus amigos

    Além de agradecer ao Baccelli/Inácio pela mensagem que nos faz ,primeiramente, pensar na Lei de Solidariedade Universal, depois ,nos convida a uma reflexão e estudo em profundidade em torno do termo "mundo espiritual"na sua característica de multiplicidade e ,como , ao mesmo tempo , essas esferas estão distantes e próximas umas das outras .

    Também aproveito a oportunidade para parabenizar os organizadores do "11 encontro dos amigos de Chico Xavier" que , pela primeira vez ,tive a oportunidade de participar.
    Podemos dizer que se trata de um evento genuinamente ESPIRITA CRISTAO por sua simplicidade e grandiosidade . Voltei para minha região mais convicto sobre a situação difícil que a Doutrina está passando, correndo o risco de se desfigurar e se desviar do caminho traçado pelo Cristo ,caso os seus adeptos não abram os olhos para certos absurdos que estão ocorrendo atualmente no "movimento espírita, como ,por exemplo, o hábito que se criou de COBRAR inscrições em congressos.
    Lembro-me sempre das advertências do fundador(atualmente desencarnado) da casa espírita que colaboro sobre os perigos de se aceitar doações em dinheiro ou presentes dos assistidos . Dizia Ele : rapidamente acostumamos com essa prática e passamos a achar que é um dever de quem recebeu auxílio.
    Fico pensando , se concordamos que é um absurdo se cobrar por uma palestra na casa espírita , porque está sendo normal cobrar por uma palestra espírita num salão de eventos?
    Aos irmãos que pagam para assistir palestras em congressos e também aos oradores que aceitam participar de congressos pagos ,pedimos que pensem nisso . Onde fica o "Daí de graça o que de graça receberdes"?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Esse termo agênere ainda me faz ter algumas dúvidas. Caso tenha a possibilidade de me esclarecer... O Agênere, quando ele se materializa no caso dos personagens acima narrados, poderiam sentir dor, sede, fome, mesmo em curto espaço de tempo enquanto nessa forma?Obrigado e desculpe-me pela dúvida. Forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo2 de outubro de 2018 04:47

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (01-10-2018 20:38. Permita-nos auxiliar embora não estejamos especificamente autorizados a fazê-lo pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B.! Num primeiro momento, acreditamos que o tema "Os agêneres", contido na Revista Espírita fevereiro de 1859 possa fornecer enfoques interessantes ao seu questionamento. Se digitarmos pelo Google os termos "agêneres - A Gênese", então encontraremos vários pontos de vista sobre o tema! Nas suas obras, IF tem escrito algo a respeito, bem como Odilon Fernandes e outros! Seria muito bom que você mesmo analisasse o caso narrado em Lucas 24:13-49, que se encontra narrado em "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo"-XV:57. Leia-o primeiro procurando separar e entender o conteúdo expresso na narrativa. Depois, delicie-se com a explicação de Allan Kardec! Deliciar-se significa saborear bem um fruto gostoso como a graviola, por exemplo, ou até mesmo uma pinha! Perdoe-nos se não respondemos diretamente ao seu questionamento! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:44)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César2 de outubro de 2018 10:55

      Obrigado pelo carinho da atenção.

      Excluir
    3. Cadichon Pirilampo4 de outubro de 2018 06:19

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (01-10-2018 20:38). No contexto de nossa sinalização em 02-10-2018 04:47, indicamos a leitura dos capítulos 24 - Os agêneres, 34 - Edgar Allan Poe e 35 - Materialização, de "Por Amor ao Ideal" (Didier, 1ª edição, mar 2005). Perdoe-nos não ter mencionado esta obra especificamente em nosso diálogo virtual com o nobre irmão! Naquele momento, nossa 'memória' não funcionou adequadamente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:17)!!!

      Excluir
  5. Cadichon, muito útil a sua sugestão. Segui-a à risca e deliciei-me, sim. Muito grata. Jesus o abençoe.

    Dr. Inácio, muito grata também e muito especialmente à equipa maravilhosa, que tanto se sacrifica em prol de nós. Jesus vos tenha sempre sob o Seu olhar. Abraço carinhoso. Noémia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo4 de outubro de 2018 06:08

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (03-10-2018 14:40). Agradecemos a bondade de suas palavras! Nossas sugestões são apenas um "...portal quântico..." (Inácio Ferreira - "Um Pouco mais Além", capítulo 24) no Universo de "Dr.Inácio Ferreira convida...você a pensar! - LEEPP)! Pensemos...Pensemos e pensemos...Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:05)!!!

      Excluir
  6. Francisco de Assis desencarne dia 03/10 e Kardec reencarna dia 03/10.
    Cirineu.

    ResponderExcluir