segunda-feira, 15 de outubro de 2018


XXI – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

André Luiz faz questão de descrever de maneira pormenorizada o cenário com o qual se depara, assim que atravessa a “fronteira” das Dimensões – ele, Gúbio e Elói haviam “descido” abaixo da Crosta Terrestre. Haviam concluído uma verdadeira “viagem no tempo” – sem dúvida, poderiam ser considerados na condição de “agêneres” na Dimensão visitada, quase mesmo que na condição de extraterrestres!
*
“Lembrando a ‘selva oscura’, a que Alighieri se reporta no imortal poema, eu trazia o coração premido de interrogativas inquietantes.
Aquelas árvores estranhas, de frondes ressecadas, mas vivas, seriam almas convertidas em silenciosas sentinelas de dor, qual a mulher de Lot, transformada simbolicamente em estátua de sal? E aquelas grandes corujas diferentes, cujos olhos brilhavam desagradavelmente nas sombras seriam homens desencarnados sob tremendo castigo da forma? Quem chorava nos vales extensos de lama? criaturas que houvessem vivido na Terra que recordávamos, ou duendes desconhecidos para nós?”
No texto acima, sem dúvida, André Luiz nos leva a refletir nos fenômenos denominados zoantropia, licantropia e cinantropia.
*
 Chico Xavier contava que um filho sempre costumava a espancar a mãe... Um dia, cansada de tanto dele apanhar, a mãe começou a maldizer o filho, dizendo que as suas mãos ainda haveriam de secar... Com o tempo, de fato, os braços do rapaz foram secando, assumindo a forma retorcida dos galhos de árvores ressequidas ao Sol... E ele, o filho agressivo – segundo Chico – haveria de renascer assim – com os braços e as mãos retorcidos, à semelhança dos galhos mortos de uma árvore.
*
Até então – segundo o impressionante relato do autor espiritual –, eles não se faziam notar pelos grupos hostis com os quais se defrontavam...
“...indiferentes, incapazes de registrar-nos a presença. Falavam em alta voz, em português degradado (destacamos), mas inteligível, evidenciando, pelas gargalhadas, deploráveis condições de ignorância. Apresentavam-se em trajes bisonhos e conduziam apetrechos de lutar e ferir.”
Notemos: eles poderiam lutar e ferir... Sim, em seus organismos perispirituais, os três amigos poderiam ser feridos – recomendamos aqui, para maiores esclarecimentos, a leitura do livro “O Rosário de Coral”, escrito pelo Dr.Wylm, editado pela FEB.
*
Gúbio, em seguida, fala com André e Elói sobre a necessidade de se materializarem – na verdade, auto-materilizarem-se!
“Finda a nossa transformação transitória, seremos vistos por qualquer dos habitantes desta região menos feliz.”
*
Então, eles passaram a inalar “as substâncias espessas que pairavam em derredor, como se o ar fosse constituído de fluidos viscosos.
Elói estirou-se, ofegante, e não obstante experimentar, por minha vez, asfixiante opressão, busquei padronizar atitudes pela conduta do Instrutor, que tolerava a metamorfose, silencioso e palidíssimo.”
Percebamos que nem o próprio Gúbio deixou de algo sofrer com a “metamorfose”...
*
Pelo exposto, podem os nossos irmãos encarnados imaginar o sacrifício relativo a que se expõem os desencarnados que sempre estão em contato com a Crosta...
Quando o contato é muito longo, sem indispensáveis intervalos de refazimento, o corpo espiritual, inclusive, pode ser afetado por doenças.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 15 de outubro de 2018.
 


29 comentários:

  1. Cadichon Pirilampo15 de outubro de 2018 04:50

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Mais uma comunicação semanal em que o Dr. Inácio Ferreira (IF) convida-nos a refletir, estudar e meditar na experiência adquirida por André Luiz (AL) junto aos nobres irmãos como Clarêncio, Aniceto, Flácus, Gúbio e outros!!! Na mensagem semanal do IF, destacamos o trecho "...Notemos: eles poderiam lutar e ferir... recomendamos aqui, para maiores esclarecimentos, a leitura do livro 'O Rosário de Coral', escrito pelo Dr. Wylm, editado pela FEB..." Em "Na Casa de Meu Pai..." (LEEPP, 1ª edição, abr 2013), no capítulo 19, encontramos interessantes observações sobre o livro mencionado por IF na sua comunicação semanal de 15-10-2018. Quando relemos o livro indicado e publicado pela FEB, ficamos curiosos de saber algo mais sobre quem seria A. Wylm! Conseguimos saber que A. Wylm é Antoine Wylm, um pseudônimo empregado por Joseph Maxwell (J. Maxwell, 1858-1938), médico e jurista, autor de obras como "Phénomènes Psychiques" ("Os Fenômenos Psiquicos") e "La Magie" ("A Magia"). Esse autor (J. Maxwell) é citado em muitos livros de pesquisadores sobre os fenômenos espíritas e espiritualistas. O "O Rosário de Coral" foi publicado em Paris sob o nome "Le Chapelet de Corail" em 1909, pela editora Félix Juven! Bem, resta-nos ir "Um Pouco mais Além", não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:47)!!!

    ResponderExcluir
  2. Queridos Doutores Baccelli/Inácio e toda equipe

    Paz Profunda !

    Saudações!

    O poder de uma mãe de amar e de destruir. Termine de ler o livro “Alma do Mundo” e a sintonia com este capitulo hoje, o final foi surpreendente, os últimos parágrafos: muito interessante !!!!!!

    Outro assunto, da loucura atual, dos espíritos que voltaram da guerra e não estão desvinculando de seus egos anteriores, oxigenando não a mente, mas coração, com todo o meu respeito Dr. Inácio, o psiquiatra é Sr., sou uma mera observadora, não dou diagnóstico, mas falo do que sinto na pele.

    Vim hoje, falar em um assunto desagradável chamado fake news, isto é, a fofoca, a maledicência gerada em grande massa.

    Esse fake news é criado justamente para você (personalizado) acreditar em uma mentira, feito por meio de um algoritmo de computador que sabe de suas preferências e irá contar para você uma mentira que o levará, igual a maledicência, desacreditar das pessoas e também espalhar o ódio de acordo com que você vê (a imagem ou filme montados muito bem feitos, mas mentirosos).

    Leio os livros do Dr. Inácio escrito por Dr. Baccelli, os acompanho todas terças-feiras, e por isso, reconheço o estilo, pois sim, todo escritor tem seu estilo, sua maneira de dizer e falar bem características...

    Foi colocado no mural do Facebook do Dr. Baccelli uma carta que dizia coisas contraditórias que não é do estilo do Dr. Baccelli, pois Baccelli tem uma linguagem clara, de fácil entendimento, o conteúdo dessa carta optava por um candidato a presidente da república e envolvendo o nome de Chico Xavier, ficou por instantes no mural pessoal do Dr. Baccelli e depois sumiu !

    Baccelli em suas palestras nunca optou por pessoas na política, inclusive já ouvi dele mesmo, pois citou que quando políticos aparecem no Lar Espírita Pedro e Paulo, geralmente, ele não está !!!

    O discurso de Baccelli não condizia com a carta que estava em seu mural !!!

    Quem conhece sabe...

    Nunca vi tantos ataques e palavrões por opinião política, sei que não foi Dr. Baccelli que escreveu aquela carta que apareceu em seu mural pelo seu estilo de conversa, mineiro e jamais falaria que Chico Xavier era a favor do regime do militar ! Chico Xavier seguidor de Jesus Cristo tinha sim as suas opiniões particulares, mas como exemplo de Jesus Cristo trabalha, sabia que a sua opinião tinha força e influenciaria muitas pessoas, muita responsabilidade !!!

    As trevas conforme à trilogia de Norberto Peixoto está infiltrada na alta cúpula dos meios de comunicação, na Internet e representadas também nas altas esferas de decisão!!!

    Na história, verificamos que quando religião e política abraçam resultam nos “

    Está carta no mural de Dr. Baccelli me alertou, foi muito útil, pois sou professora, e o que eu digo, mesmo sendo em pequena escala influencia as pessoas, com isso apenas alguns posts de minhas opinões políticas foram repensados e retiradas de meu mural, filha de Dr. Inácio Ferreira tem responsabilidades, seguindo o pai !!!

    Que Deus nos abençõe, nos ilumine, nos ampare. Que Nossa Senhora nos cubra com o seu manto de amor !!!!
    Uma semana de Amor, Paz e Alegria !


    Um grande abraço para todos
    Beijos de Luz








    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você procurar no youtube, verá o próprio Chico Xavier defendendo o regime militar, por esse nos proteger contra ideologias perigosas.
      Veja aqui: https://m.youtube.com/watch?v=98Y4ibD_XZ0

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo15 de outubro de 2018 15:06

      Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cristiane Sonia Arroyo (15-10-2018 06:17) Paz profunda!!! Inicialmente, parabenizamos o seu dia de hoje - Dia dos Professores - e sinalizamos para o artigo "Dia do Professor: 'Mulheres não devem ensinar Matemática', dizia decreto imperial que inspirou o dia" (14-10-2018 - Edison Veiga - Brasil - BBC Brasil - www.bbc.com/portuguese/brasil-45837273). Muito boa a sua participação, motivo pela qual sugerimos o tema "Brasil, refém das trevas" (29-01-2017 23:56), de Inácio Ferreira e publicado neste blog! Quase todos os dias, rebatemos vários "fake news" (notícias falsas) que algumas pessoas desprevenidas remetem através do WhatsApp para outras! Neste sentido, geralmente mencionamos o artigo "Eleições 20:18: o que TSE está fazendo para combater mensagens falsas?" (11-10-2018 - Juliana Gragnani - Brasil - BBC Brasil.com). Fugindo deste, mencionamos o artigo "As lições da Estônia, país que revolucionou escola pública e virou líder europeu em ranking de Educação" (12-10-2018 - Edison Veiga - Brasil - BBC Brasil)! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:02)!!!

      Excluir
    3. Paz Profunfa Cadichon Pirilampo

      Agradeço os cumprimentos e agradeço as recomendações dos livros.

      Quanto a indústria do fake news, não apenas no TSE, principalmente, conhecimentos históricos da primeira e segunda guerra mundial, mas também, há sites como boato e e-farsa que investigam sobre mentiras, se entrar lá irá se surpreender, pois mentiras repetidas 60.000.000 não deixarão de ser mentiras !!! O tema é tão atual nas eleições que a USP desenvolveu uma ferramenta para detectar fake news que todos nós podemos usar.

      A aposta na mentira é o que hoje levará um candidato a ganhar a eleição e isso é preocupante (para dizer aqui como professora, não estou sendo tendenciosa: o que mais mentir) junto com as alianças com as religiões, como sempre foi na nossa história...

      Sigo Dr. Inácio, pois agradeço sempre por ser uma privilegiada porque refletir, pensar, conhecer, ler história, artes, ler Filosofia Platão (início das ideias dos cristãos) gosto muito, e faço. Como diz Chico o conhecimento é importante, mas o mais importante é amar. Conhecimento é Luz !!! Amar Liberta !

      Hoje em dia, o estudo é desvalorizado, conhecimentos prontos e rasos que veem prontos, sem esforço próprio, não se aprende, apenas repete-se (sobressaem os egos passados que insistem a não oxigenar a mente e nem oxigenar o coração, sobre Egos estudar a trilogia do Dr. Ferreira por Dr. Baccelli).

      Um abraço
      Agradecida pelo carinho fraternal
      Peço orações pois estou muito entristecida !

      Um grande abraço
      Beijos de Luz

      Excluir
    4. Cadichon Pirilampo16 de outubro de 2018 06:07

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (15-10-2018 09:18) e Cristiane Sonia Arroyo (15-10-2018 06:17). O conteúdo apresentado pelo YouTube pode ser lido na obra "Pinga-fogo com Chico Xavier" (Inter-Vidas, 1ª edição, jan 2010), tema "Pinga-fogo II", item 9. Condição social e política brasileira. Relembramos também a pergunta 058 - Reconhecendo-se o Estado o aparelhamento de leis convencionais, é justificável a sua existência, bem como a [existência] das classes armadas. que o sustentam no mundo? (XAVIER, Francisco Cândido/Emmanuel. O Consolador. RJ: Federação Espírita Brasileira, 1ª edição, 1941). R. "Na situação (condição)atual do mundo e considerando a heterogeneidade dos caracteres e das expressões evolutivas das criaturas, examinadas isoladamente, justifica-se a necessidade dos aparelhos estatais nas convenções políticas, bem como das classes armadas que os [aparelhos estatais] mantêm no orbe, como institutos de ordem para a execução das provas individuais, nas contingências humanas, até que o homem perceba o sentido de concórdia e fraternidade dentro das leis do Criador, prescindindo então da obrigatoriedade de certas determinações das leis humanas, convencionais e transitórias." (Emmanuel - em colchetes, nossos esclarecimentos). Neste contexto descrito por Emmanuel é que devemos entender a suposta defesa do regime militar por Francisco Cândido Xavier. Neste aspecto, a leitura e releitura dos capítulos 1 - Ouvindo elucidações, 2 - A palestra do instrutor e 4 - Numa cidade estranha em "Libertação" (FEB), de André Luiz/Chico Xavier devem ser muito bem examinada no contexto da Justiça Divina. Não descartamos a possibilidade de estar enganados nessas questões espinhosas. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:05)!!!

      Excluir
    5. Cadinhon Pirilampo minha gratidão, meus respeitos, por seu trabalho de transcrever aqui e sempre ajudar nos com seus esclarecimentos !!!

      Esse vídeo de Chico Xavier, uma pergunta do pinga fogo, aliás não só essa pergunta mas já estudei o pinga fogo diversas vezes, não agora, mas em outras ocasiões, como também agora fui revê-lo, para responder para o anônimo.

      A resposta de Chico Xavier é maravilhosa e de acordo com o que Chico sempre exemplificou que foi a palavra e os exemplos que Jesus Cristo nos deixou !!!

      Esse vídeosempre é usado quando se tem eleições, que é uma pena né!!!

      O vídeo do Pinga Fogo INTEIRO e as respostas de Chico Xavier são de uma grandeza, amor ao próximo e força espiritual imensa ! Pura Sabedoria, puro conhecimento: Luz, o apóstolo de Jesus Cristo, o Allan Kardec !

      Gratidão ao Dr. Inácio, ao Dr. Baccelli e toda equipe espiritual que tenho grande afinidade !!!

      O mal está dentro de nós e cabe a nós mesmos termos os esforços de combatê-lo. Recomendo novamente a trilogia de Dr. Inácio Ferreira “Egos em Conflitos”, “Egos em Paz” e “Alma do Mundo” para que tratemos nossos egos que resistem a qualquer mudança para o amor !

      Termos Bons olhos como Baccelli diz...

      Que Jesus Cristo nos ilumine, nos ampare, nos proteja e o amor de mãe de Nossa Senhora traga mansidão e Paz para nossos corações!!!

      Vamos fazer nossa parte, como diz Dr. Inácio pegar a vassoura para varrer e não dar paulada no outro, para trabalharmos nossos Egos... varrer principalmente nossa mente !!!

      O esforço cabe a nós mesmos como vocês do Espiritismo que acompanham o Blog e as palestras de Baccelli sabem muito bem !!!

      Chico trabalhava, vamos trabalhar que não é para ninguém, é apenas para nós mesmos como dizia Chico Xavier: pensa que trabalho para vocês ?


      Bênçãos Divinas de Amor, Paz e Alegria !!!



      Um grande abraço
      Beijos de Luz
      Cristiane Sonia Arroyo
      Poços de Caldas




      Excluir
  3. Bom dia! estudo pela terceira vez o livro Libertação mas agora com reforço com os comentários tão esclarecedor do Dr Inácio. Muita gratidão Dr Inácio/Baccelli. Paz e Luz.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli, nem temos ideia de quanto sacrifício é necessário no intercâmbio mediúnico de caráter sério e elevado. Estamos envoltos em um mar de lama negra que são nossas próprias vibrações e haja luz solar para queimar tanto miasma, principalmente nessa época de novas eleições. Obrigada pela sua doação de amor em favor de nós. Sobre o ¨Rosário de coral¨eu já li, muito bom por sinal. E respondendo a uma intuição que tive a resposta é sim, a minha grande amiga que partiu é cor de caramelo, obrigada mais uma vez. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo

    Vi este vídeo de Chico Xavier, jamais na fala de Chico ele defendeu o regime militar, falta interpretação de sua parte. Assiste de novo o vídeo.
    O regime militar não via com bons olhos o espiritismo, naquela época Chico Xavier foi pioneiro no Brasil, espiritismo não era bem visto, a igreja predominava e atuava contra o espiritismo.

    Chico foi entrevistado, a intenção dependesse do que Chico Xavier falasse era prender Chico Xavier.


    Espero que tenha esclarecido o contexto histórico e o que aconteceu.


    Atenciosamente
    Cristiane Sonia Arroyo

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    Mais uma coisa anômio, perigoso é a ignorância.
    Perigoso é falta de amor...
    Perigoso é gerar ódio com fakes news !!! Professor não dá conta de ensinar o básico de tanto trabalho, com certeza não ensinará seu filho a ser gay (um fake news de um mentiroso que prejudicou muitos os professores e relação sociedade e professores).

    Perigoso é misturar (religião + política) = facismo.

    Este vídeo de Chico Xavier, jamais na fala de Chico ele defendeu o regime militar, falta interpretação de sua parte. Assiste de novo o vídeo.

    O regime militar não via com bons olhos o espiritismo, naquela época Chico Xavier foi pioneiro no Brasil, espiritismo não era bem visto, a igreja predominava e atuava contra o espiritismo.

    Chico foi entrevistado, a intenção, dependesse do que Chico Xavier falasse era prender Chico Xavier.


    Espero que tenha esclarecido o contexto histórico e o que aconteceu.


    Atenciosamente
    Cristiane Sonia Arroyo

    ResponderExcluir
  7. Estas lições de André Luiz, são um exemplo caro do que nos espera. Devemos mudar atitudes e sintonia, para que possamos guardar nossa fortuna no lugar certo: no plano espirirual

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Dr Inácio e Carlos

    Imagino que semelhante situação aconteça em diminuta escala conosco também enquanto encarnados. às xs é muito difícil manter nossa vibração ao lidarmos com as provações e situações de potencial conflito. Mesmo com boas intenções é necessário a cautela e o refazimento para não absorvermos o fel das ações há tanto praticadas. esforço educativo e perseverante é o caminho árduo em que tenho tentado encontrar provisões!
    è uma grande alegria ler suas observações e tem sido de grande apoio!
    Um grande abraço de uma irmã que muito o admira!

    ResponderExcluir
  9. boa tarde meus amigos

    Permitam-me um comentário sobre o assunto proposto pela amiga Cristiane.
    O que entendi da fala de Chico é que sem ordem a sociedade volta à barbárie. Como falar de Amor quando ainda se vive a indisciplina , a desordem , o caos . E hoje estamos vivendo um caos social ! não se trata de rivalidade politica , ou de fazer apologia a determinado partido ; se trata de defender o Brasil das forças do Mal , forças anti Cristãs . Não sou fanático religioso, não. Concordo com cada palavra do texto do Baccelli e o parabenizo pela coragem . O mal tem tanta força no nosso mundo porque "os bons são timidos". Lembremos de Moises ; não era um espirito amoroso , não ; a sua missão era a da disciplina junto a um povo barbaro ; inclusive condenava muitos á morte contrariando um dos 10 mandamentos.
    Claro que não defendemos hoje a pena de morte ,mas diante do quadro atual , onde se prega a indisciplina como virtude , e o individuo "fora da lei" por opção (o mal é sempre uma opção ) pretende ter os mesmos direitos do cidadão de Bem ; onde a Lei do Mérito foi esquecida e só se fala em "direito adquirido" como se o "universo" fosse obrigado a nos bancar ; fica claro que o primeiro passo é restabelecer a ordem e fortalecer os institutos responsáveis pela justiça terrena ainda necessários .

    ResponderExcluir
  10. Boa noite !! Na paz!! Tá tudo certo !! Eita!!!, tava faltando aqui o assunto , política , para incrementarmos as participações !! Kkkkkkkkk. Irmãos em Jesus!. Permita-me , dar , meus pitacos ! Kkkkkk
    Muito bonitinho palavras em defesa de ideais que cada um de nós aumejamos ou estejamos sendo individualmente afetados . Sem mais delongas, gostaria apenas de lembrar : Aqui, simplesmente, imiitamos o qye está sucedendo no orbe terrestre , e segundo os espíritas instrutores , aqui, nós ,devemos nos colocar na condição de subalternos aos invisíveis, por qual , são eles quem nos "GOVERNAM" !!! Lembram-se dessa resposta !??? Pois então ! Tá tudo muito lógico : pergunto : Na cidade Nosso Lar , qual teria sido o sistema de governo para que por lá chegasse às boas venturas que nos narrou André Luiz ??..., parafraseando Cadin-Piri, pensemos!...., pensemos!!....e...., repensemos!! ..... Tá tudo certo !! Kkkkkkkk......

    ResponderExcluir
  11. Ah!! E Inácio , nos brindou com a série de estudos de interpretações , sobre os relatos de AL em Nosso Lar . Oh!!! Já se esqueceram !??? Kkkkkkkkkkkk
    Outro detalhe : hoje, nos nossos estudos e vivências numa sala mediúnica , tivemos a visita de uma mãe , desesperada , pedindo ajuda para um filho, qye , estava envolvido com drogas no além túmulo!! Ela , estava indignada e falava: "... nunca podia imaginar que , aqui também existisse drogas ...". Então !!! Vamos parar de lamentações aqui , e confiar mais em Jesus!!! Nada será por acaso !! Vai ser pela dor mesmo !!....

    ResponderExcluir
  12. Alessandra Ricciardi17 de outubro de 2018 05:48

    Ola Meninos, bom dia! ������

    Eu queria dizer que estou lendo fala Dr Inácio e estou cada vez mais convicta que tenho feito pouco, muito pouco. Ahhh como é difícil amar, fazer reforma íntima, quando vou ler uma página do evangelho eu choro, penso: meus guias já estão sem paciência! Muito obrigada meninos por estarem me ajudando, às vezes eu choro, porque a carapuça me veste, há muito a ser feito. Que Jesus nosso maior guia, nos dê força para continuar, a caminho da luz ✨✨. Irmãos, eu estou com uma dúvida intrigante, e gostaria de ajuda. Tenho 2 casos de autismo na família, no plano espiritual ou deficientes continuam deficientes? Sei que a natureza não da saltos, e por isso me intriga, alguém muito velhinho que mal consegue andar, continua da mesma forma? Perdoe a ignorância, eu abracei a doutrina do espiritismo a pouco tempo, e leio muitos seus livros e essa é uma das minhas maiores dúvidas.

    Que a luz do nosso senhor Jesus possa a cada dia despertar mais amor em nossos corações, fazendo o que realmente deve ser feito. Amar a si e ao próximo ❤️ Beijo no coração ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2018 14:57

      Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Alessandra Ricchiardi (17-10-2018 05:48). Olá, jovem! Permita-nos auxiliar no que for possível! Primeiro, parabenizamos seu esforço de alcançar a meta da reforma íntima, mas não se martirize! Viva a vida naturalmente em sintonia o melhor possível com a lei divina inscrita na consciência e na Natureza! Você questionou "...Tenho 2 casos de autismo na família, no plano espiritual ou [deve ser os, imaginamos] continuam deficientes? Sei que a natureza não da saltos, e por isso me intriga, alguém muito velhinho que mal consegue andar, continua da mesma forma?..." Suas dúvidas são perfeitamente compreensíveis! Todos nós as temos dentro de nós! Suas perguntas, inicialmente, tem relação com o conteúdo de "O Livro dos Espíritos": 95. O invólucro semimaterial [perispírito, corpo espiritual, psicossoma, etc.] do Espírito tem forma determinada e pode ser perceptível? Resposta: "Tem a forma que o Espírito queira. É assim que este vos aparece algumas vezes, quer em sonho, quer no estado de vigília [acordado] e que pode tomar forma visível, mesmo palpável." Compreendendo esta explicação, percebemos que naturalmente muitos Espíritos deficientes de todos os tipos continuam da mesma forma no lado invisível (mundo espiritual, extrafísico, causal, et.), mas mudam a forma perispiritual gradualmente conforme se sintoniza com as orientações dos Amigos Espiritual e quando queira. Neste aspecto, as mensagens do Dr. Inácio Ferreira (IF), neste blog, são muito claras quando se estuda o livro "Libertação" (FEB), de André Luiz, atualmente! Logo, a forma de ser velhinho também obedecerá o mesmo princípio (e outros) em estudo. Sugerimos que você leia o capítulo 29 - Envelhecimento do perispírito de "Dr. Inácio Ferreira convida...Você a Pensar!" (LEEPP, 1ª edição, jul 2015); "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP, 1ª edição, abr 2016, capítulo 18 - Longevidade do perispírito) e "Egos em Paz" (LEEPP, 1ª edição, out 2017, capítulo 16 - Longevidade), de IF! Não se espante quando ler "Do Outro lado do Espelho" (Didier, 1ª edição, 2001, capítulos iniciais), onde IF narra que ele remoçara perispiritualmente mesmo tendo vivenciado uma existência até a situação de idoso, quando retornou ao Planeta Espiritual chamado Terra em 27 de setembro de 1988! Não se preocupe demasiadamente com a possível ignorância! Seja uma boa estudiosa das obras básicas e outras também! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:50)!!!

      Excluir
    2. Eu pude compreender. Muito agradecida ❤️ Um abraço carinhoso :)

      Excluir
  13. Bom dia a todos!!!

    Dei uma breve pausa na leitura do Rosário de Coral, para vir ao blog e notar que não estamos ausentes das nossas obrigações como cidadãos.

    E poderia ser diferente? Sair de fininho... oops, me escondo aqui, quietinho. Nunca.

    é tão bom termos liberdade de poder defender nossas ideias. Vale reparar que existem países neste planeta de 2018 em que, independentemente de ser pró um lado ou outro, não se pode exercer esta liberdade.

    Dominância sobre o pensamento. Parece um tanto claro que nesse momento de 2018 em nosso planeta o fake faz sucesso!!! Quanto mais fake,quanto mais choque cause, mais sucesso tem. Quanto ódio. Desnecessário.

    Mas é nesse mundo que vivemos.

    Bondade, Caridade, Paz, Amor, são meus votos para nossa Nação. Mas não voto nulo nem em branco.

    Abraços fraternais, com muita fraternidade para toda a Nação. Porque se a gente não expandir a fraternidade, ninguém fará por nós.

    ResponderExcluir
  14. Dr. Inácio, este "habitat" da cidade estranha descrita por André Luiz me induz de longa data a questionar-me, sem jamais ter obtido resposta concludente. Coloco-a agora em direto, na expectativa de surgir alguma luz ao fundo do túnel. Sabemos, por afirmação de Gúbio a André Luiz, que o perispírito é perecível. Quão longo o perispírito sobrevive nesse meio tão adverso como o é a cidade estranha? Qual a longevidade possível? Desencarnam e reencarnam aí mesmo por curtos períodos, permanecendo na mesmíssima por séculos, até que a Lei intervenha? Muito grata. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo18 de outubro de 2018 05:30

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (17-10-2018 12:05). Permita-nos auxiliá-la no que possível, pois "...nem mesmos os Espíritos de categoria mais elevada possuem resposta definitiva. Porém, conjecturas não são proibidas..." [Inácio Ferreira (IF). Alma do Mundo, 1ª edição, mar 2018, capítulo 8 - Atalho evolutivo, página 82]. Então, leiamos a expressão "...resposta definitiva..." como "...resposta concludente...", de acordo com as explicações descritas no capítulo 2 - Relatividade da mesma obra mencionada. Deste modo, passamos a ajudar na compreensão de suas perguntas interessantes: "...Quão longo o perispírito sobrevive nesse meio tão adverso como o é a cidade estranha? Qual a longevidade possível? Desencarnam e reencarnam aí mesmo por curtos períodos, permanecendo na mesmíssima por séculos, até que a Lei intervenha?..." Num primeiro momento, suas perguntas podem ser respondidas pela leitura da pergunta 223 de "O Livro dos Espíritos" e o comentário de Fernando Miramez de Olivídeo á mesma. Na obra "Libertação", capítulo 2 - A palestra do instrutor, Gúbio esclarece "...Há milhões de almas que se não se afastaram, ainda, da Crosta Terrestre, há mais de dez mil anos. Morrem no corpo denso e renascem nele, ..." Nessa linha de pensamento, compreendemos o que IF apresentou em "Dr. Inácio Ferreira convida...Você a Pensar!" (LEEPP, 1ª edição, jul 2015, capítulo 29 - Envelhecimento do perispírito); " Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP, 1ª edição, abr 2016, capítulo 18 - Longevidade do perispírito) e "Egos em Paz" (LEEPP, 1ª edição, out 2017, capítulo 16 - Longevidade). Sobre a questão de resposta definitiva, leiamos também o capítulo 66 - Opiniões definitivas de "Cristo em Nós" (LEEPP, 1ª edição, ago 2017), de Bezerra de Menezes/Carlos Antônio Baccelli. Entendamos que "...resposta definitiva...", "...resposta concludente..." e "...a última palavra..." são caminhos que nem a Ciência material, nem a Ciência Espírita percorrem conforme se lê em "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", capítulo IV - Papel da Ciência na Gênese, item 17. Aguardemos pacientemente melhores observações esses questionamentos louváveis! Perdoe-nos não ir "Um Pouco mais Além"! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:25)!!!

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo18 de outubro de 2018 05:48

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (17-10-2018 12:05). Opiniões definitivas. Poucos minutos atrás, mais ou menos por volta de 09:25, palpitamos algo sobre opiniões definitivas (= respostas definitivas, respostas concludentes), não é mesmo? Fomos passear pela Internet em busca de esclarecimentos diários sobre os diversos assuntos de nossa realidade mundial e universal. Pasme! Encontramos dois temas interessantes dentro daquele domínio de "opiniões definitivas": "O elétron é redondo...infelizmente para a nova física" (18-10-2018 - Energia) e "Hyperion - descoberto maior proto-superenxame de galáxias" (18-10-2018 - ESO), que o site "Inovação Tecnológica" - www.inovacaotecnologica.com.br - publicou! Mais uma vez, esses assuntos em estudo na Ciência comprovam a questão da relatividade das opiniões definitivas e o cuidado que devemos ter quando as enfrentarmos, não é mesmo? Perdoe-nos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:45)!!!

      Excluir
    3. Muito grata, Cadichon, pela sempre gentileza e fraternidade no apoio a dicas de pesquisa que propõe no sentido de responderem a questões que nós outros colocamos. É muito interessante e desafiador. Mas permita-me a franqueza, ainda não foi desta que consegui encontrar a chave da solução. É que refiro-me exclusivamente à cidade estranha, em tudo diferente de uma Cidade Nosso Lar, não há comparação possível. A vida decorre de modo tão inusitado, que ninguém nos fala dessa realidade no todo. André Luiz nos oculta muito mais do que nos informa. O Dr. Inácio idem. Sei, ele nos ensina a pensar também... Jesus o envolva em bênçãos de muita paz e alegria espiritual. Meu abraço fraterno. Noémia

      Excluir
    4. Cadichon Pirilampo23 de outubro de 2018 06:50

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (19-10-2018 15:52). Você psicografou "...Mas permita-me a franqueza, ainda não foi desta que consegui encontrar a chave da solução. É que refiro-me exclusivamente à cidade estranha, em tudo diferente de uma Cidade Nosso Lar, não há comparação possível. A vida decorre de modo tão inusitado, que ninguém nos fala dessa realidade no todo..." Esclarecemos que, guardada as devidas proporções da narrativa de "Libertação", de André Luiz (AL), nós, alguns anos atrás, passamos por uma das muitas estradas de um determinado município de um estado do Brasil. Pasme! Num determinado local da estrada, numa curva, vimos um lugarejo que pensamos estar envolto na "cidade estranha" daquela descrição de AL. Claro que se tratava de uma observação nossa relativa ao que víamos. Num município vizinho ao visitado, também vimos um lugarejo à semelhança de uma "cidade estranha", com as suas próprias regras, imaginamos. Na atualidade, em todo o nosso Mundo Espiritual visível, encontramos muitas "cidades estranhas" como também muitos "espíritos estranhos", não é mesmo? Visualizemos o Oriente Médio, a Ásia, a África, e outros países, e, provavelmente, teremos surpresas em nossas observações! A fim de ler algo "diferente" de "Nosso Lar", indicamos ler "Alvorada Nova" (O Clarim, 1ª edição, 1992), de Abel Glaser/Cairbar Schutel. Desculpe-nos não ter respondido na ocasião oportuna! Desejamos que você seja feliz nesses seus estudos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:45)!!!

      Excluir
  15. Cadichon Pirilampo17 de outubro de 2018 15:12

    Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! A Divina Comédia e todos nós. Na sua comunicação semanal, Inácio Ferreira (IF) destaca o trecho "...Lembrando a 'selva oscura' a que Alighieri se reporta no imortal poema, e eu trazia o coração premido de interrogativas inquietantes..." ("Libertação", capítulo 4 - Numa cidade estranha). Tempos atrás, relendo este livro de André Luiz ficamos curiosos onde se encontrava a expressão 'selva oscura'. Pesquisando calmamente a obra "A Divina Comédia", Dante Alighieri (1261-1321), encontramo-la no tema "Inferno", Canto I. Muitos autores convidam-nos a ler esta obra e, ela mesma, é objeto de estudos interessantes! Lendo e estudando-a, constata-se que muitos personagens da História Geral relacionada ao mundo europeu, continuam vivendo na lado invisível do Planeta Espiritual chamado Terra! Relativamente, cada um de nós está psicografando a sua divina comédia no grande livro da História Universal, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:10)!!!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde ! Na paz!! Tá tudo certo !!
    Me permitam aqui , relembrar alguns detalhes. Já foi dito isso aqui , vamos reascender : Inácio Ferreira , é, ATUALÍSSIMO!! Aqui, estamos vivendo em um umbral psiquiátrico!! Chamado Brasil ( ou podemos estender, planeta terra). Um verdadeiro , SANATÓRIO. A gente insiste por aqui , espíritas deem um pouco mais de atenção a esse espírito , Dr Inácio !!! Aproveitem, enquanto ele está disponível. Vivinho da silva! Lkkkkkkkk. Mais um detalhe : sem choro , nem velas, vamos encarar a realidade ! Temos um ciclo que os invisíveis, gostam muito de citar , qye é de 50 anos . Assim, já temos 30 desde o desencarne do então Eleito , Tancredo Neves, de uma forma estranha por uma "diverticulite ", em que, assumiu o poder um "vice" , qye , me desculpe a franqueza , mas, se Divaldo for um espírito trevoso !?, esse então , nem tenho um nomenclatura para ele !!! De lá pra cá , temos 30 anos de influência maléficas acontecendo . E , agora , teremos mais 20 anos , que serão necessários de administração OSTERA , para consertar o mau feito. Aí , tendo o ciclo se completado , virão as BONANÇAS!!
    Assim , terá de ser , não adianta , mi, mi, mis !!! Acalmem os espíritos , se apeguem a Inácio , e, bola pra frente ! Porque , vem aí o segundo tempo , e podemos virar o jogo !! 17/10/2018 as 17:17 horário de Brasília....kkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde!! Na paz!! Tá tudo certo!! Ahh!!, sim!!, mais um "pequeno" detalhe: Daqui 20 anos vem a Bonança!!??. Humm!!???...., Devaneando aqui, com meus neurônios mentais, e numa "alucinação" mais apurada, numa linha de raciocínio orquestrada, nos conformes a espiritualidade ( visível/invisível), vem "pitacando", em relação a uma , possível ( sim , possível, porque, é nítido e notório que, de oficial ou certeza, ninguém tem nenhuma para afirmar conclusivamente, alias, o termo : " tudo sei que nada sei" funcionaria perfeitamente no universo espiritual), bom, mas, voltando. Possível reencarnação de Emanuel ( senador publio lentulhos), ele , hoje, estaria aqui no Planeta ( será que no Brasil ?), e pelos pitacos, gozaria de uns 17 anos de idade. Bom, 17 + 20 = 37. Humm!!!??......, seria então, está programado para Emanuel Governar por aqui na BONANÇA!!??? Estaríamos nós a 20 anos de "viver" aqui as "imitações" da colonia "Nosso Lar", com um Governante ao estilo do que narrou Andre Luiz e com as mesmas características, OSTERAS que aconteceu por lá?? Ou seja, seremos amanhã, o nosso lar de ontem??? hum!!....., tá cheirando pólvora!!!. se acham que a coisa tá ruim!!, preparemo-nos, pois, podem piorar!!!. Sim, porque, Nosso Lar, antecedeu o caos para apurar-se. Numa situação que já está pre-destinada pelos 3/4 lá de cima ??. Não adianta me xingar!!, já disse e repito aqui, sou paciente do Dr. Inácio!! hahahaha!!!!. como diz nosso irmão Cadin-piri. Aguardemos!!...........

    ResponderExcluir