segunda-feira, 22 de outubro de 2018


XXII – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

Continuando a descrever a “metamorfose” a qual se submeteram, a fim de que fossem percebidos naquela Dimensão Subcrostal, André Luiz anotou:
“Reparei, confundido, que a voluntária integração com os elementos inferiores do plano nos desfigurava enormemente (destacamos). Pouco a pouco, sentimo-nos pesados e tive a ideia de que fora, de improviso, religado, de novo, ao corpo de carne, porque, embora me sentisse dono da própria individualidade, me via revestido de matéria densa, como se fosse obrigado a envergar inesperada armadura.”
Notemos que interessante, e, mais uma vez, chamamos a atenção do leitor para a questão da Reencarnação no Mundo Espiritual, que nada mais é que um processo de materialização mais demorada em cada Plano que o espírito seja chamado a viver.
Curioso o que diz Gúbio a seguir:
“Nesta cidade sombria, trabalham inúmeros companheiros do bem nas condições em que nos achamos.”
Mas também, de nossa parte, aproveitamos para esclarecer que, mesmo em tais Dimensões sombrias costumam reencarnar espíritos de certo grau evolutivo com a finalidade de instruírem os que lá estejam domiciliados. Afinal, Cristo não veio a Terra?! E, antes Dele, tantos outros, como Sócrates, por exemplo?! E, depois Dele, Francisco de Assis, Teresa d’Ávila, Chico Xavier?!...
*
Gúbio alerta na sequência:
“Se erguermos bandeira provocante, nestes campos, nos quais noventa e cinco per cento das inteligências se encontram devotadas ao mal e à desarmonia, nosso programa será estraçalhado em alguns instantes. Centenas de milhares de criaturas aqui padecem amargos choques de retorno à realidade, sob a vigilância de tribos cruéis, formadas de espíritos egoístas, invejosos e brutalizados.”
A cidade dos “gregorianos” era uma cidade de loucos... E salientemos que ela não era, qual não é, a única existente em tal Plano, ou Dimensão, ou Planeta Espiritual – milhões e milhões de espíritos, mentalmente, ainda vivem no passado, e se organizam como se organizavam os homens nos séculos transatos.
*
Chico Xavier psicografou o livro “Libertação” em 1949. Posteriormente, em conversa reservada com alguns amigos – conversa que, infelizmente, vazou –, ele disse que, a conselho de Emmanuel, André Luiz acabou por retirar muitas páginas da obra, com a finalidade de não criar induções excessivamente negativas na mente dos leitores.
Chico, mais tarde, contou-nos pessoalmente que na cidade dos “gregorianos” eram realizadas verdadeiras orgias, bacanais, com os seus moradores idolatrando como deuses os símbolos fálicos, que carregavam em andores, nas procissões que realizavam...
As explicações de Chico, tendo sido vazadas – um dos amigos aos quais ele havia narrado o fato fora ao conhecido tribuno Newton Boechat, que, inadvertidamente, passara-a adiante, em palestra –, foram, ainda recentemente, plagiados por outro “médium”, que, como de hábito costuma fazer, apresentou em livro a “revelação” como sendo de sua lavra.
*
Em seguida, André pergunta a Gúbio:
“E há governo estabelecido num reino estranho e sinistro como este?”
A resposta do Instrutor, naturalmente, foi afirmativa, pois, afinal, em qual reino – mesmo no reino animal – não existe governo?! Não obstante, Gúbio esclarece: “Qual ocorre na esfera carnal, a direção neste domínio, é concedida pelos Poderes Superiores, a título precário.” Quer dizer: tudo com o Consentimento Divino, pois nada – absolutamente nada – acontece fora da Vontade de Deus.


INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 22 de outubro de 2018.


16 comentários:

  1. Cadichon Pirilampo22 de outubro de 2018 04:17

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (Cirineu, 08-10-2018 01:25). No tema "XX - Reflexões sobre o livro 'Libertação' - André Luiz/Chico Xavier" - 08-10-2018 01:14 -, o nobre irmão questionou "...É verdade que quatro capítulos foram retirados deste livro por não terem sido aceitos pela FEB?". Naquela oportunidade, solicitamos melhores informações sobre a origem do seu questionamento, não é mesmo? Hoje, em sua mensagem semanal, Inácio Ferreira forneceu esclarecimentos no trecho: "...Chico Xavier psicografou ...As explicações de Chico, ..., foram, ..., como sendo de sua lavra..." Acreditamos que algo mais pode ser explicitado lendo-se "Paulo e Herodes: a palavra vibrante de Newton Boechat" (Novo Ser Editora, 1ª edição, 2011, capítulo XIX - A cidade estranha), de Jorge Damas Martins (1957-....) e Pedro Silveira Martins. Também pode ser alcançado outras explicações lendo-se "Sexo e Obsessão" (LEAL, 1ª edição, 2002, Posfácio da Editora: 'A cidade estranha' (extraído de Folha Espírita - jan 1990) Karl W. Goldstein. Bem, cada um de nós tem material suficiente para responder ao questionamento "Como você interpreta?!...", não é mesmo? Bem, os fatos estão diante de todos! Desejamos felicidades em suas pesquisas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:13)!!!

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César22 de outubro de 2018 04:47

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Excelente explicação dessa semana, mas queria se possível, me tirassem uma dúvida. A reencarnação mesmo por alguns minutos pode ser aceita por um espírito encarnado desdobrado aparecendo noutro ponto da Terra? Podemos classificar a reencarnação nesse sentido ou ela se faz tão só quando o espírito é ligado ao corpo. Espero ter explicado a contento. Obrigado. forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo23 de outubro de 2018 03:54

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (22-10-2018 04:47). Nobre pessoa! Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente autorizados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B. Você questionou "...A Reencarnação mesmo por alguns minutos pode ser aceita por um espírito encarnado desdobrado aparecendo noutro ponto da Terra? Podemos classificar a reencarnação nesse sentido ou ela se faz tão só quando o espírito é ligado ao corpo..." Desde que lemos o conteúdo de sua interessante participação, estivemos raciocinando sobre essa possibilidade. Durante a noite, uma dica surgiu em nossa mente: ler "Meu Filho nasceu no Além" (LEEPP, 1ª edição, out 2013), de Paulino Garcia (PG)/C.A.B. Nele, no capítulo 11 - Jamile conosco, Odilon Fernandes (OF), após mencionar a pergunta 180 de "O Livro dos Espíritos" (OLE), psicografou "... E - isto ainda, digamos, é mais estarrecedor: depreende-se: que o espírito, evitando o estágio da infância, pode ocupar um corpo de idade adulta." Mais duas linhas adiante, mencionou o escrito de Lobsanga Rampa (Cyril Hoskins, 1910-1981, autor de "Entre os Monges do Tibet"). Este último escritor é citado por IF em "Reencarnação no Mundo Espiritual" (LEEPP, 1ª edição, jun 2008, capítulo 21). IF, em "Espírito é Gente!" (LEEPP, 1ª edição, out 2014), psicografou: "...Chico Xavier, que, (...), aceitava que um espírito pudesse substituir outro no corpo de um adulto..." (capítulo 36 - Abrindo a cabeça). Esses assuntos, considerados aparentemente sem solução ou impossível, são oportunidades para cada um de nós raciocinar, independentemente estar ou não mencionado nas obras básicas, não é mesmo? Citemos um exemplo recente - é a notícia "Como cientistas chineses conseguiram que ratos do mesmo sexo se reproduzissem" (11-10-2018 12h33-14h35 - Notícias/Ciência - Destaques e Análises - BBC Brasil: www.bbc.com/portuguese/geral-45820910 - Terra). Esses tipos de notícia não são oportunidades para abrirmos a cabeça? Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem a todos nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:47)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César23 de outubro de 2018 21:21

      Obrigado pelo carinho da atenção. Forte abraço.

      Excluir
  3. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Arrepiante é o que posso dizer, que Deus me ajude na hora da passagem. Mas sobre a reencarnação no mundo espiritual é óbvio que existe, mas o pior cego é o que não quer ver, vejamos esse trecho: ¨ A nobre Ismália, esposa do administrador do posto, iniciou comovente oração...¨ ( Do livro Mensageiros) Ora, se no mundo espiritual se casa, porquê se casa? Poderiam permanecer como irmãos e o tratamento seria assim, a nobre Ismália que HAVIA sido esposa de Alfredo... Para bom entendedor meia palavra basta. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Noventa e cinco por cento de criaturas decotadas ao mal ! E tem gente que acredita que o inferno é aqui , nesse planeta espiritual. Imagino que a vida nessas regiões deva assemelhar-se a um pesadelo constante. Deus tenha misericórdia!
    Outra coisa que não podemos esquecer é que o Governo de qualquer local do universo e concedido pela misericórdia Divina ! Um País só tem os governantes compatíveis com o estado evolutivo do seu povo . Esperamos que já estejamos em condições de receber líderes honestos . Lembrando também, que , como responderam os espíritos modificadores, cabe ao povo expulsar os desonestos e maus que estão infiltrados como lobos em meio às ovelhas .

    ResponderExcluir
  5. Queridos Doutores Baccelli e Ferreira e toda equipe

    Paz Profunda !

    Que nós todos cuidemos de nossas mentes (Viva Dr. Inácio Ferreira) sempre com a vassoura de plantão:

    “Emmanuel, André Luiz acabou por retirar muitas páginas da obra, com a finalidade de não criar induções excessivamente negativas na mente dos leitores.”

    Como Dr. Baccelli sempre diz: se os seus olhos forem bons !


    Luz Divina !

    Que Deus nos abençoe, nos ilumine e nos proteja. Que o Amor de nossa mãe Nossa Senhora nos envolva ! E a Paz de Jesus Cristo faça parte de nossa essência!


    Um grande abraço para todos
    Beijos de Luz
    Cristiane Sonia Arroyo
    Ribeirão Preto SP / Poços de Caldas MG


    ResponderExcluir
  6. Dr. Inácio, após o «"parto" para a vida espiritual» (expressão de autoria de Décio Iandoli, que a considero de grande inspiração) o espírito absorve os fluidos materiais do plano para onde vai com a rapidez com que Gúbio, Elói e André Luiz assimilaram se transfigurando?E o espírito cujo "parto" para a vida espiritual se opera em bebé ou criança de tenra idade? Que analogia poderemos fazer com o espírito que reencarna entre nós?Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  7. Prezado Cadichon, acabo de ler a sua última mais-valia relativamente ao blog anterior. Como sempre, muito grata.Sim entendi a sua argumentação. Quanto a "Alvorada Nova", vou na leitura um pouco para lá da metade do livro. Esta cidade que serviu de inspiração a Nosso Lar. Jesus o abençoe com muitas alegrias espirituais. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  8. Cadichon Pirilampo25 de outubro de 2018 05:33

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (24-10-2018 09:05). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente indicados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/o pelo médium C.A.B.! Lemos adequadamente a sua participação, como sempre indagadora! Parabéns! Inicialmente, buscamos pelo Google o tema "Décio Iandoli Jr - parto para a vida futura"! Encontramos algo de sua sugestão em "Como você interpreta - XVIII - 24-07-2017 01:24", no qual você escreveu "...Chamo também particularmente atenção para o tão apropriado título O 'Parto' para a Vida Espiritual, porque, de facto, trata-se do renascimento do Espírito no Mundo Espiritual..." (27-07-2017 05:06). Nesta ocasião, você sugeriu a leitura da obra "Fisiologia Transdimensional", de Décio Iandoli Jr e publicado pela Folha Espírita (FE) Editorial em 2000/2001. Também parabenizamos o nobre autor do livro indicado. Não conseguimos lê-la porque não a encontramos em nossos arquivos e não possuímos uma visão à distância de uma câmara de extrema sensibilidade dos dias atuais! Quanto aos seus questionamentos, acreditamos que a leitura de "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", capítulo XIV - Os fluidos -, itens 13 a 15, contenha dicas interessantes para o que você deseja. Indicamos também a obra "Por um Ideal" (Didier, 1ª edição, mar 2005), de IF, capítulos 34 - Edgar Alan Poe [E.A.P,1809-1849] e 35 - Materialização. Neles, IF narra o seu diálogo mantido com E.A.P durante uma reunião espiritual realizada no Sanatório Espírita de Uberaba e tendo como médium Maria Modesto Cravo (1899-1964). Portanto, quando ambos estavam reencarnados no lado visível do Planeta Espiritual chamado Terra e E.A.P no lado invisível. Da mesma forma que eles estavam em situação de aprendizagem, cada um de nós também se encontra, não é mesmo? Sinalizamos também "Um Pouco mais Além" (Didier, 1ª edição, fev 2015), no qual IF passa para nós as suas observações quando penetra no lado invisível da Uberaba do Além. Nessas suas descrições, tanto IF como André Luiz (AL), não se preocuparam em medir a velocidade e o tempo para descrever os fenômenos observados sob o figurino científico dos dias atuais. Entretanto, as narrativas deles não se tornam inválidas! Você perguntou "...Que analogia poderemos fazer com o espírito que reencarna entre nós?..." Parece-nos que a pergunta 158 e resposta de "O Livro dos Espíritos" seja uma aproximação um pouco acanhada como os Amigos Espirituais indicam. A observação dos Espíritos Amigos não é motivo para que outras analogias apareçam! Talvez, "Entre a Terra e o Céu" (FEB), de AL, forneça sinalizações muito claras para todos nós! Pode ser que "Meu Filho nasceu no Além" (LEEPP, 1ª edição, out 2013), de Paulino Garcia, registre enfoques ampliados! Perdoe-nos, mais uma vez, se não fomos conclusivos em nossa participação! Seja feliz nessa busca de conhecimento! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:22)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos!

      Prezados Noémia e CP, muito interessante o diálogo de vocês aberto a todos nós.

      CP, obrigado pela sua didática original e avançadíssima: não nos brinda com respostas, mas nos abre um mundo de conhecimento indicando como diversas "pessoas" observam o mesmo fato.

      E a finalidade maior fica patente, pois é importante que nós também desenvolvamos a nossa própria visão do fato e não apenas acompanhemos alguém.

      É pra isso que estamos nesse e em todos os outros mundos em que possamos estar: que contribuamos para o TODO com mais uma humilde visão, própria. Pois isso é evolução e não estagnação.

      Abraços fraternais a todos!

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo26 de outubro de 2018 07:11

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (24-10-2018 05:33). Parto para a Vida Espiritual. Nesta manhã, meio fria e chuvosa, após o nosso café matinal espiritual (prece, vibrações e leitura de mensagens de Amigos Espirituais), navegamos no livro "A Mente de Deus: o que as novas pesquisas da Neurociência revelam sobre Espiritualidade e a busca pela Alma Humana" (Cultrix, 1ª edição, 2018; em inglês "The Mind of God - Neuroscience, Faith, and the Search for the Human Soul"), de Dr. Jay Lombard. Uma curiosidade interessante indicou-nos a leitura do capítulo 2 - Deus existe?. Pasme, no item "Como podemos conhecer o Incognoscível", parágrafo final, "achamos" o seguinte trecho "...Todos os atos da criação - a concepção de um filho, a formação de uma persona, o nascimento de uma estrela - precisam de uma separação de espaço, de uma divisão de tempo e de uma individuação eu/outro. Existe um trauma inerente a cada parto, algum elemento de dissociação intrínseca em cada divisão. Isso não é menos verdadeiro na evolução da nossa humanidade e, naturalmente, da consciência humana, a nossa 'expulsão do Éden'. A criação implica um conjunto de circunstâncias em que aquilo que parece indivisível torna-se dividido e fracionado...". Bem, não salpicaremos qualquer comentário sobre essa imagem de um "parto" milenar e, até mesmo, planetário e cósmico! Felicidade em seus estudos e pesquisas! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos os que se encontram no seu campo espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:07)!!!

      Excluir
  9. Boa tarde!! Na paz!! Tá tudo certo!!. Prezados irmãos, em Jesus! permita-me aqui, uma inclusão, que, já a muito eu venho, de forma, meditativa e sem pretensões a versas, registrar, o que considero, a mais pura caridade presta a todos nós, esse nosso irmão Cadinchon Pirilampo!!. Por vezes, até eu me pergunto: será seja ele desse mundo ?? Não se trata de bajulação e /ou qualquer curiosidade banal, mas sim, da mais ávida doutrinação. Pois, não tenho conhecimento, dentro da doutrina espirita, de algum espirito que seja tão devotado e capacitado a instruir e conduzir de forma tão singela e entusiasmante, a nós participantes do blog, excitando-nos o interesse aos estudos na forma de leitura indicativa e meditação!!!. Ou seja, Inácio da a vara e a isca, Baccelli a linha, e Cadin -Piri, ensina a "pescar"!. Assim, só não pega peixe mesmo, quem não quer..... Obvio, Inácio, Andre, Baccelli, Chico, Bezerra, outros tantos..., cada um exerce a caridade conosco na sua maneira , e Cadin-Piri, dá a nítida impressão de estar totalmente "alinhado ", numa sintonia perfeita com uma especie de, "biblioteca" espiritual!!!. Ele, sempre inicia sua participação com a frase :"...Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente indicados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/o pelo médium C.A.B.!...". Imagina então, se estivesse por eles sendo , "autorizado" ( ESPECIFICAMENTE) !!???. Assim, solicito então de vez, Inácio e Baccelli o 'AUTORIZE". Economizando seu tempo de digitação!! hahahahahahah!!!!!Pra descontrair meninada!!, o país tá muito agitado!!, nervos estão a flor da pele, uma semana angustiante a todos nós por aqui, e, ai em cima também né!!!. Vamos nessa!! na paz!!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo26 de outubro de 2018 06:46

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (25-10-2018 09:31). Agradecemos a bondade de suas palavras! Elas nos deixaram muito corados! Você psicografou "...Inácio da a vara e a isca, Baccelli a linha e Cadin-Piri, ensina a 'pescar'..." Não nos esqueçamos de que o verdadeiro mestre é o Mestre dos mestres, que nos orientou "... Eu vos farei pescadores de homens..." no diálogo registrado por Mateus 4:18-22! Diante deste convite auspicioso dirigido aos Apóstolos (o Grupo dos 12), sejamos também estimulados a ser um pescador de nós mesmos e, por tabela, um pescador de almas visíveis e invisíveis! Neste contexto, sempre meditamos no conteúdo da pergunta 495, parágrafo final, de "O Livro dos Espíritos", bem como "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo VII, item 13! Quando nossas sinalizações são aceitas e publicadas no blog, sabemos que Inácio Ferreira e equipe analisaram o conteúdo e autorizaram direta ou indiretamente! Portanto, não há necessidade de uma autorização clara e objetiva, não é mesmo? Permita-nos continuar digitando daquela forma! Sejamos pacientes em todas as situações possíveis em nossa atual existência individual e coletiva! Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem a você e a todos os que se encontram no campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:40)!!!

      Excluir
  10. Muito obrigada, Cadichon, pela sua preciosa cooperação. Vou, sim, rever toda a matéria que assinalou.
    "Parto" para a vida espiritual é um subtítulo do Cap.XII, do livro "Fisiologia Transdimensional, de Décio IandoliJr.
    Este mesmo título ele o repete em seu livro "Da Alma ao Corpo Físico", Cap. XX item 20.3. Gosto imenso de ler e estudar os livros de Décio Iandoli Jr. Muita paz e alegria com Jesus. Noémia

    ResponderExcluir
  11. Bom dia a todos, quanto as alterações feitas por AL no Libertação, o que já li a respeito, foi que a FEB não aceitou ou não concordou com algumas partes do livro. Por isso AL fez as modificações retirando alguns trechos. Segundo o que li(infelizmente não me lembro em qual livro ou jornal) AL teria dito ao Chico: se a FEB não consegue aceitar imagina os mais leigos no assunto.
    Segundo outro médium o Chico teria dito a ele que foram quatro capítulos retirados do livro. Paz a todos e ao nosso Lindo Planeta Azul.
    Cirineu Carapicuba SP

    ResponderExcluir