domingo, 9 de dezembro de 2018


XXVIII – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

No capítulo V – “Operações Seletivas”, de “Libertação”, André Luiz descreve a triagem a que os espíritos eram submetidos, semanalmente, por “juízes implacáveis”, qual se, realmente, tivessem “montado” ali, no palacete de Gregório, um tribunal inquisidor.
Curioso! A ideia que o estudioso mais arguto pode extrair do fato é que os espíritos, que haviam pertencido à Igreja de Roma, não tendo, além da morte, encontrado o Céu e o Inferno, tomavam a justiça em suas próprias mãos.
*
As “operações seletivas”, segundo André, realizavam-se “com base nas irradiações de cada um”, a partir das emanações de seu corpo espiritual, sendo feitas com “instrumentos”, talvez, semelhantes ao chamado “Kirlian”, “acidentalmente” descoberto, em 1939, por Semyon Kirlian, e que ainda esperam por maior aperfeiçoamento na Terra.
*
Entre André e Gúbio, então, desenvolve-se interessante diálogo:
- Todas as entidades vieram constrangidas, conforme sucedeu conosco? Há espíritos satânicos recordando as oleografias religiosas da Crosta, disputando as almas no leito de morte?
O Instrutor respondeu, esclarecendo:
- Sim, André, cada mente vive na companhia que elege. Semelhante princípio prevalece para quem respira no corpo denso ou fora dele. É imperioso reconhecer, porém, que a maioria das almas asiladas neste sítio vieram ter aqui, obedecendo a forças de atração. (...)
Na sequência, indaga o Autor espiritual:
- Oh! – exclamei em voz sussurrante – por que motivo confere o Senhor atribuições de julgadores a espíritos despóticos? Por que estará a justiça, nesta cidade estranha, em mãos de príncipes diabólicos?
Gúbio esclarece:
- Quem se atreveria a nomear um anjo de amor para exercer o papel de carrasco? Ao demais, como acontece na Crosta Planetária, cada posição, além da morte, é ocupada por aquele que a deseja e procura.
*
A esta altura, solicitamos permissão para perguntar aos nossos irmãos e irmãs internautas:
- Como será o Mundo Espiritual dos seguidores do Islamismo, os nossos irmãos fieis à palavra do profeta Maomé, contida no “Corão”?
E o dos seguidores de Buda, os chamados budistas, que acreditam na existência do Nirvana?
E o dos judeus, adeptos do Judaísmo, que, em sua maioria, acreditam na ressurreição em um mundo futuro?
E o de profitentes de outras crenças religiosas, levando-se em consideração que, na atualidade, o número de religiões no mundo ultrapassa dez mil?...
*
André Luiz, Gúbio e Elói estariam, porventura, em visita àquela “cidade estranha”, dominada pelos “gregorianos”, visitando uma cidade habitada pelos adeptos do Espiritismo?!
Pode-se, ainda, dizer que mesmo “Nosso Lar”, situada em plano superior da Dimensão Umbralina, é caracterizada como cidade espírita?!
O Mundo Material que habitam os homens na Terra não lhes será apenas um reflexo do Mundo Espiritual mais próximo, e vice-versa?!...
Recorremos aqui à “bancada universitária espírita” para que, evidentemente, nos socorram nas respostas de semelhantes questões.
- Espíritas! Vamos pensar! Aonde é que vocês andam com a cabeça?!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 10 de dezembro de 2018.

  

30 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César10 de dezembro de 2018 01:30

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Muitas elucidações nessa semana. Ótimo assim. Referente às perguntas o que posso responder é que: Não que seja aquela cidade visitada ppor André Luiz uma cidade onde todos ali seriam espíritas. Podem até ter espíritas mas creio que a sua totalidade, não; Nosso Lar não é uma cidade espírita, pois ela recebe toda e qualquer crença que seja resgatada no Umbral; Sim, o mundo material é o reflexo apagado do mundo espiritual. Quanto ao mundo espiritual dos seguidores de outras religiões creio que são como o nosso, mas o que diferencia um do outro é a crença em que acreditam. Nada mais. Espero ter respondido às perguntas e caso estejam fora da realidade, por favor me corrijam. Forte abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o amigo Aécio. Não acredito que uma cidade seja denominada pela crença que as pessoas, que ali habitam, sigam. É que claro que existem lideranças dessa ou daquela religião em grupos de pessoas. Finalizo com uma pergunta: André Luiz era Espírita quando encarnado? Imagino que não, e nem por isso deixou de aprender com amigos Espirituais de Nosso Lar. Um grande abraço a todos.

      Excluir
  2. Bom dia , boa semana, "Espíritas! Aonde é que vocês andam com a cabeça?!"...
    Espero que a minha esteja sobre o pescoço...rssss

    ResponderExcluir
  3. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Dr Inácio...minha cabeça...meus pensamentos...procuram estar sempre junto ao evangelho do mestre Jesus...sinto que junto dele...mesmo que me perca...me acharei..
    Eu penso querido amigo...que não depende de religião..e sim de intenção...
    Muitos mestres que passaram por esse mundo...certamente desejavam a melhoria do homem..
    Basta a gente olhar Jesus e veremos que nunca instituiu nem nomeou nenhuma *religião*....
    Aquela *dura*...que ele dá nos escribas e fariseus..nós de qualquer religião deveríamos sempre ler...ali está tudo..comportamento..posturas.
    Independente de religião o que vale sao nossas intenções...
    Sabe aquela coisa dr Inácio:
    Vc acena e fala...vai com Deus...Deus te acompanhe...
    Mas lá dentro sente assim:
    Vai prus quintus dus inferno..
    Rsssssssss
    Acho que é isso...rsss
    Que eu chamo de trindade...
    Pensamento...sentimento...ação
    Tem que estar comungadinho..
    Estaremos por onde nossas mais íntimas intenções nos levarem...
    Jesus...é o princípio de tudo...é o meio pelo qual conseguiremos crescer moralmente...
    Extrair sempre o bom..o melhor de cada mestre que já tenha passado por aqui..sem vínculos que não seja a de nossa melhora...
    Penso assim..é assim que sinto
    Linda semana
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  4. levantar-me-ei...e irei ter com Meu Pai...
    (Lucas 15:18 )

    Quando o filho pródigo toma consciência de que está perdido...sem rumo...de que *gastou* oportunidades valiosas de crescimento...
    então reflete... que os trabalhadores Do Pai tem suas necessidades supridas...tem o que necessitam..então resolve retomar sua vida...
    Decide voltar...
    Acontece que para tomar o caminho de volta é muito importante se desfazer da mentalidade que possuía no caminho de ida...ou seja de quando se desviou das Leis De Deus....
    É preciso ter consciência de que a estrada de volta...é um caminho longo...de trabalho interno intenso..
    Então...é necessário ter disposição para mudanças internas...reestruturação de pensamentos...sentimentos
    equivocados....
    No caminho de volta .. a mudança pede esforço...força de vontade...para se retirar do caminho enganoso da ida...
    E então encontrar um novo caminho de refazimento junto Com Deus...
    Muitos ainda vêem a volta do filho que perdeu tudo o que tinha...como uma volta rápida e triunfante...
    E assim será dependendo da vontade de cada...da disposição de cada um...
    A batalha interna pede libertação dos enganos e ilusões do mundo...
    Não adianta apenas dizer...eu quero voltar...e exigir facilidades do céu...
    É importante total desprendimento da mentalidade de quando partiu...
    O céu ajuda a se levantar...porém o reerguimento compete ao filho...só ele pode decidir...tomar novos rumos e se tornar um espírito prodigioso...
    E assim....poderá ouvir dentro de si a voz suave e meiga do mestre Jesus dizendo:
    Oh...quanta alegria sente o céu...quando um pecador se arrepende...
    Então...O Pai feliz dirá:
    O meu filho estava perdido...mas voltou...
    Sim...voltou para os braços de quem o ama muito...
    Assim será com todos os meu filhos amados...

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Pois é, somos atraídos pelas afinidades e merecimentos. Os evangélicos acreditam que dormirão até o juízo final e vão dormir mesmo, como será o ¨Juizo final ¨ deles? E quanto a nós? O que será que nós aguarda? O irmão Jacó, no livro VOLTEI! viu a avó atrás da greta, como dizemos por aqui, era espírita convicto e praticante, se não fosse a filha querida e Dr. Bezerra a socorre-lo poderia ter enlouquecido após a morte do corpo. Nessa hora da travessia a coisa não é tão simples, quem Morrer verá,rsrs. BJS.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli!!
    Ótimas reflexoer.
    Acredito que o mundo espiritual reflete um pouco com a vivência no mundo físico. Penso que sintonia e evolução são características desta relação.
    Abraços e otóto dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!!\O/

    ResponderExcluir
  7. Boa noite! Na paz!! Tá tudo certo !!
    Mestre Inácio Ferreira !! Agora , são duas dúvidas : quem foi e, quem é, Divaldo Franco; e , quem foi e, quem é , Padre Gregório ????? Não posso passar de fase, deixando essas duas dúvidas no vácuo !!! Não é mesmo !!??. Assim, como tudo indica , são assuntos vão ficando pra trás e a doutrina mais exige do que elucida , certamente por ser esse espírito aqui um preguiçoso nos estudos!!! Então, creio, cada vez mais que , seja mais prudente eu , parar de estudar e tratar de trabalhar!!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (10-12-2018 16:22). Permita-nos auxiliar, se for possível! Você escreveu "...Agora, são duas dúvidas: quem foi e, quem é, Divaldo Franco; e, quem foi e, quem é, Padre Gregório?????..." Para responder a essas possíveis dúvidas, sugerimos a leitura da obra "Sublime Expiação" (FEB), de Victor Marie Hugo e psicografia de Divaldo Pereira Franco (1927-....). Nesta, provavelmente, você terá a revelação de uma possível existência dele como um personagem influente na Europa! Use a sua intuição, da qual você frequentemente fala! Quanto ao Padre Gregório, figura mencionada em "Libertação", leia, estude e medite o conteúdo deste livro sob os "...olhos do espírito..." (Emmanuel) e "...olhos de ler..." (Inácio Ferreira)! Estude e trabalhe, naturalmente! Perdoe-nos não ir "Um Pouco mais Além"! Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos Amigos abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:44)!!!

      Excluir
  8. Queridos Doutores Baccelli/Ferreira e Toda Equipe

    Saudações de Paz Profunda !

    Pergunta muito boa: “- Espíritas! Vamos pensar! Aonde é que vocês andam com a cabeça?!...”

    Pensar não é tarefa fácil, pensar por si próprio, mais difícil ainda. Pegar pronto, copiar colar... Ahhh... não invente a roda, faça cópia !!! Estamos virando máquina de xerox !!! E Viva o WhatsApp (pai dos analfabetos e hipnotizados)!

    Então, por que não copiamos o modelo ideal ? Jesus Cristo !!!

    Inteligência Artificial (I.A.) só para computadores, claro que não! Em vez de ficarmos inteligentes, ficamos apenas artificiais! E agora, de tanto não pensar a Terra ficou plana! Meu Deus!!! Acuda-nos !!!

    Diversos mundos, mais e menos matéria (livros de Dr. Inácio Ferreira por Baccelli respondem aonde está a cabeça dos espíritas !!!)... Se aqui na Terra estão distorcendo a História, e distorcem o fato histórico, querendo reescrevê-la, imagina os espíritas que pensam que Nosso Lar é uma cidade espírita...

    Atente que há poucos espíritas em relação a outras religiões, um homem faz a sua religião? Ou a religião faz um homem ? Vamos voltarmos ao exemplo de Chico Xavier: Por que Chico Xavier é respeitado como Homem ?

    Que Deus nos abençoe, nos Ilumine, nos proteja !!!

    Luz Divina !

    Um grande abraço
    Cristiane Sonia Arroyo
    Poços de Caldas - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cristiane Sonia Arroyo (10-12-2018 17:25)! Paz Profunda! Muito boa a sua participação! Perguntas instigantes que possibilitam o pensar e, principalmente, o autopensar (perdoe-nos o neologismo!) Muitos distorcem a História porque os fatos históricos são muito claros quanto à participação desses irmãos que a distorcem, independentemente do lado A, B ou C! É mais fácil jogar o lixo para debaixo do tapete! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:54)!!!

      Excluir
  9. Boa noite meus amigos!

    Não temos nenhuma dúvida que, tanto quanto ocorre aqui neste mundo espiritual chamado TERRA, nos mundos materiais invisíveis aos nossos olhos ou nas TERRAS ESPIRITUAIS mais próximas, os adeptos do Espiritismo são minoria .
    Tudo se repete enquanto o espírito permanece estacionado , às vezes voluntariamente, por preconceito, comodismo , preguiça ou interesses particulares , nas zonas da ignorância.
    Como ocorre por aqui , onde cada comunidade vive o seu mundo particular , com suas crenças e costumes , nas esferas próximas, os espíritos amigos tem nos mostrado que tudo se mostra sem alteração.
    A questão é se os espíritas tem saído do terreno das crendices na busca da convicção plena , no exercício da Fé raciocinada, ou estão tentando dogmatizar e mistificar a Doutrina para que não precisem PENSAR .

    ABRAÇO A TODOS E FIQUEM COM DEUS.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia! Algumas dúvidas sobre o tema: As cidades umbralinas deixarão de existir com a transição? Já ouvi dizer que o vale dos suicidas está sendo saneado, porém o número de suicidios está aumentando, esses novos suicidas estão sendo expurgados? As trevas, o abismo e as regiões sub-crostais deixarão de existir na regeneração? Obrigada pelas respostas anteriores. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anha, respondendo sucintamente: as dimensões inferiores do astral estão sendo saneadas sim, mas esse processo deve terminar apenas no fim do século. Tais dimensões serão repovoadas e reconstruídas segundo padrões mais elevados. O vale dos suicidas naturalmente está sendo saneado também e não existe mais conforme descreveu o espírito Camilo em "memórias de um suicida". Os suicidas atuais estão sendo ajudados segundo as necessidades e o merecimento de cada um. Cometer suicídio, por si só, não resulta em degredo, o exílio ocorre por ausência de bons sentimentos, mau-caratismo e perversidade. Somente suicidas de má índole e perversos serão exilados, um abraço, muita Luz!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (11-12-2018 02:26). Inácio Ferreira (IF) psicografou a obra "Dr. Inácio Ferreira Convida...Você a Pensar!" (LEEPP, 1ªedição, julho 2015), onde se lê, estuda e medita sobre as suas dúvidas (indiretamente) no capítulo 41 - Expurgo planetário. Em 2016, podemos ler a mensagem "Quanto à transição" (25-12-2016 23:43), na qual IF emite algumas considerações gerais sobre este tema. Esta comunicação pode ser acessada no lado esquerdo do seu monitor (lado direito de quem vê) no item "2016(2)". No livro "5ª Terra" (LEEPP,set 2014), Domingas (Maria Rodrigues Salvador, 1940-2005), nos capítulos 12 - O "Vale dos suicidas" e 13 - Outros "vales", brinda-nos com esclarecimentos do IF sobre os seus questionamentos. Evidentemente, não é somente o IF e equipe que fala sobre esses eventos planetários, mas também outros irmãos espirituais! Prossiga nos seus estudos sob a proteção de Deus, de Jesus Cristo e dos Bons Amigos Espirituais! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:05)!!!

      Excluir
    3. Obrigada pelas respostas. Estou a estudar, mas as dúvidas aumentam, por exemplo: a quarta terra já está em regeneração? Grata.

      Excluir
    4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (12-12-2018 11:01). Acredite: sempre as nossas possíveis dúvidas aumentam e aumentarão sempre! É um processo natural em nossos estudos espíritas, espiritualistas, filosóficos e científicos! Você questionou "...a quarta terra já está em regeneração?..." A possível resposta encontra-se em saber o que seja a quarta terra. Segundo as orientações de Inácio Ferreira e amigos, muito provavelmente é a Terra invisível (o Planeta Espiritual chamado Terra, o Mundo Espiritual, "O Outro Lado do Espelho", o Além, etc.) que se segue à Terceira Terra (o lado visível, a Crosta Terrestre, o Aquém, etc.). Logo, se a 3ª Terra está em direção ao Mundo de Regeneração, então a 4ª estará indo na mesma direção nesse contexto! Sugerimos a leitura dos livros "Mundo Espiritual é Planeta!" (LEEPP) e "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP), de Inácio Ferreira! Os outros também de autoria dele devem ser lidos, estudados e meditados! Perdoe-nos não esclarecer melhor! Preferimos que nossos irmãos busquem ler as obras dos autores A, B e C a fim de seguir o pensamento diretor e buscar as conclusões lógicas! Geralmente, as respostas desejadas estão nelas! Por isto, IF alerta-nos que devemos ter "...olhos de ler..." ("Estudando 'Nosso Lar'", capítulo 1, LEEPP)! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos os que estão no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:16)!!!

      Excluir
    5. Obrigada pela atenção! Entendi a resposta e creio que o processo envolve toas as esferas ligada a terra. Nesse momento por exemplo aqui na crosta, estamos na aferição de valores, é o filtro. Abraços.

      Excluir
  11. Bom dia a todos!!!

    Interessantíssimas questões!

    Primeiramente, em meu particular modo de entendimento, Espiritismo não é religião. Qualifico como "ferramenta de trabalho". Tipo um GPS Cósmico.

    Acho que vale citar aqui Emmanuel em Roteiro:
    "Desvendando conhecimentos novos à Humanidade, o Espiritismo incorpora ao nosso patrimônio mental valiosas informações sobre a vida imperecível, indicando a nossa posição de espíritos imortais em temporário aprendizado, nas classes da raça, da nação e do grupo consanguíneo a que transitoriamente pertencemos na Terra."

    indicando: GPS.

    Um fator que cabe analisar é a influência do Tempo. Quanto mais em direção ao Umbral denso, parece que o tempo "passa mais devagar" e acelera quanto mais faixas vibracionais acima considerarmos.

    Portanto, para mim, tanto faz a religião, cultura, época. Somos TODOS Humanidade na Terra, neste momento do Tempo.

    E, levando em conta que essa é uma tarefa Humana e, portanto, de todos nós, a evolução é feita para todos. Não importa quanto tempo leve, pois temos o infinito disponível para isso. Tudo bem, quanto antes melhor, mas para que pressa? tem de ser bem feito. Daí as consequentes limpezas planetárias necessárias para a Evolução, mesmo que a "contragosto" alguns de nós tenham que embarcar nelas... Cá estamos!

    Mas, neste ponto ouso incluir uma pergunta pessoal, dúvida minha, para os colegas: em todos os livros que li de Chico/André Luiz, a não ser que tenha me passado despercebido - o que é bem provável, pois são mais de 20 anos lendo e não terminei - mulheres reencarnam como mulheres, mães principalmente. Homens como homens. Mas, se a finalidade é aprender tudo de tudo, parece meio esquisito isso. Uma proporção tipo 50% pra cada parece mais lógico. Ou talvez, um pouco mais para a mulher, pois ser homem parece muito mais fácil... Se somos um Condomínio de nossas encarnações anteriores, como fica isso? Digamos assim nas faixas vibracionais onde ainda exista perispírito com formas humanas.

    Na citação de Emmanuel acima: "nas classes da raça, da nação e do grupo consanguíneo a que transitoriamente pertencemos na Terra."

    Bom dia a TODOS com um abraço fraternal.

    PS. alguém sabe se existe a obra de Chico/Emmanuel em um único arquivo pdf? Isso facilitaria muito a pesquisa e estudo. O Livro dos Espíritos e o Evangelho ficam muito mais acessíveis em pdf. É só digitar a palavra e está pronto o material para estudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Schico, respondendo sucintamente: a grande maioria dos espíritos que evoluem na Terra permanecem séculos e até milênios reencarnando na mesma polaridade sexual. Por isso, há poucos casos na literatura mediúnica espírita de homens desencarnados que reencanam no sexo feminino e vice-versa. Aliás, é devido a essa pouca experiência na mudança de polaridade sexual que as vivências da homossexualidade e da bissexualidade representam aprendizados necessários e perfeitamente naturais em nosso atual estágio evolutivo. Um abraço, muita Luz!

      Excluir
  12. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (11-12-2018 04:59). Permita-nos auxiliar! Quanto ao seu PS: "alguém sabe se existe a obra de Chico/Emmanuel em um único pdf?..." Bem, ainda não sabemos algo sobre essa possibilidade que você questionou. Pode ser que você possa digitar no Google a expressão "Chico Xavier - livros - ebooks" e acessar o site www.ebookspirita.org/chicoxavier/index.htm. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:51)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado CP ! Já peguei alguns lá.
      Vou iniciar esse trabalho. Vai demorar. Mas é possível fazer. O grande problema é passar os originais para PDF de forma confiável. Tenho encontrado muitos erros.
      Abraço fraternal!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Schico (12-12-2018 10:58). Você escreveu "...Tenho encontrado muitos erros." Não somente você, mas muitos outros também os têm achado! Anos atrás, quando líamos uma das edições antigas de "Os Mensageiros" (FEB), encontramos um trecho que dificultava a leitura. Então, escrevemos uma carta à Editora da FEB alertando a incorreção! Nas edições posteriores, a Editora corrigiu o trecho! O mesmo temos feito com outros médiuns e editoras! Recentemente, alertamos a um médium (permita-nos não mencionar o nome e o livro) sobre um capítulo no qual se encontrava uma referência incorreta sobre o conteúdo de uma das obras de André Luiz! Então, remetemos um e-mail sinalizando o conteúdo correto! Esse médium teve a gentileza de agradecer o apoio! Não temos o hábito de ir aos jornais e periódicos espíritas de comentar e espicaçar os médiuns! Naquelas obras que você leu naquele site mencionado por nós, a maioria delas é datilografada, fato que pode ocorrer erros de digitação. Então, o trabalho de cada um de nós é confrontar as edições desde a primeira. Neste sentido, temos o cuidado de ler atentamente e indicar as páginas corretamente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:45)!!!

      Excluir
  13. Dr. Inácio, "Como será o Mundo Espiritual dos adeptos do Judaísmo... e o de profitentes de outras crenças religiosas...". Ocorreu-me de imediato procurar na minha estante o livro "Quando se Pretende Falar da Vida", de Francisco Cândido Xavier, Robert Muszkat e David Muszkat, editora GEEM.Uma família judaica, residente no Brasil, sofre a dor do desencarne de seu filho Robert Muszkat, de 19 anos, que "foi acometido por um fatal choque anafilático, reação alérgica súbita e extremamente grave, falecendo imediatamente, ao fazer uso de um tópico nasal." Robert descreve belamente o seu "parto para a vida espiritual" e como foi recebido pelo seu avô Moszek que o levou para a Jerusalém espiritual dos judeus, reunindo-se à Grande família de religião judaica. O mesmo sucede com os muçulmanos e outras religiões fanáticas e herméticas principalmente. Querem reunir-se na sua Cidade Santa. Elas se procuram e se alimentam na continuidade. E assim prosseguirá até que a religião do Amor Universal assente morada nos corações de toda a humanidade.A morte não transforma o homem, chega ao destino do mesmo modo que partiu. E sem religião ninguém sobrevive, como ninguém sobrevive abandonado no deserto. Compreender a necessidade de espiritualização deveria ser procura de todos nós porque sem fé o espírito se atrofia demorando a chegada. Muito grata, como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Matéria escura, energia escura e fluido! Permitam-nos "fugir" um pouco dos temas em leitura, estudo e reflexões em torno de "Libertação"! Mas será mesmo uma fuga? Bem, leiamos! Inicialmente, lê-se em "O Livro dos Espíritos", pergunta 22, que "... a matéria existe em estados que ignorais. Pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil, que nenhuma impressão vos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria. Para vós, porém, não o seria." Na questão 27 encontramos pistas interessantes e em muitas outras questões desse livro básico espírita. Também em "O Livro dos Médiuns", em "O Evangelho segundo o Espiritismo", e, sobretudo, em "A Gênese, os Milagres e as Previsões segundo o Espiritismo", capítulo XIV - Os Fluidos! Agora, fiquem estupefatos lendo as seguintes notícias "'Fluido de massa negativa preenche todo o Universo', afirma astrofísico" (07-12-2018 11:32 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - Sputniknews.com - https://br.sputniknews.com), "Segredo por trás de 'matéria escura' pode ser apenas um sinal de menos" (06-12-2018 17:35-17:36 - Sociedade/Ciência - O Globo); "Um modelo controverso promete solucionar o mistério da matéria escura" (Cristina Gallardo - 12-12-2018 01:53 BRST - Ciência - El Pais); e "A teoria do fluido escuro, que tenta explicar a base de 95% do Universo" (12-12-2018 17h05-19h40 - Notícias/Ciência - Terra/BBC Brasil). Segundo o estudo enfocado nesses noticiários, Jamie S. Farnes, astrofísico e autor do estudo, "...afirma que as substâncias [matéria escura e energia escura] formam um 'fluido escuro' de gravidade negativa. E esse fluido, de acordo com a sua teoria, seria a substância da qual 95% do Universo é feito..." O artigo do astrofísico mencionado é "A unifying theory of dark energy and dark matter: Negative masses and matter creation within a modifified LambdaCDM" (em tradução livre: "Uma teoria unificadora de energia escura e matéria escura: massas negativas e criação de matéria dentro de uma estrutura modificada de LambdaCDM") Perguntar-se-á: - "Como interpretar esse noticiário à luz do Espiritismo (Doutrina Espírita)?" Num primeiro momento, mencionamos algumas pistas interessantes nas obras básicas! Podemos somar a esse contexto em reflexão o capítulo 1 - Fluido cósmico (Plasma divino, Co-criação em plano maior, Impérios estelares, Nossa galáxia, Forças atômicas, Luz e calor, Co-criação em plano menor), bem como os conceitos sobre matéria existentes em "Libertação" (FEB), capítulo 1 - Ouvindo elucidações - de André Luiz, no qual se lê "...a matéria mais densa...é...o conjunto das vidas inferiores incontáveis, em processo de aprimoramento, crescimento e libertação..." (Ministro Flácus). Mais adiante, "...A matéria, congregando milhões de vidas embrionárias, é também a condensação da energia, atendendo aos imperativos do 'eu' que lhe preside à destinação...". Páginas adiante, Flácus esclarece que "...De milênios a milênios, a região em que respiram padece extremas alterações,... A matéria que lhes estrutura a residência sofre tremendas modificações e precioso trabalho seletivo se opera na transformação natural, dentro dos moldes do Infinito Bem..." (Flácus). Quantos ensinamentos a entesourar, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:18)!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Missões e ocupações dos Espíritos. Em sua comunicação semanal, Inácio Ferreira iniciou suas reflexões sobre o capítulo 5 - Operações seletivas (perdoem-nos a repetição, que também é um método de ensino, não é mesmo?!). Então, nessa reflexão, destacamos o trecho "...Ao demais, como acontece na Crosta Planetária, cada posição, além da morte, é ocupada por aqule que a deseja e procura..." Como devemos interpretar esse pensamento vivo de Gúbio à luz da Doutrina Espírita? Parece-nos que essa elucidação é um convite para todos nós navegar em "O Livro dos Espíritos", Segunda Parte, capítulo X - Das Ocupações e Missões dos Espíritos! Acreditamos que nesta busca encontraremos muitas pistas para as nossas possíveis dúvidas, que são do tamanho do Universo visível e do invisível!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:44)!!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Bactérias 'zumbis'! Permitam-nos 'desviar' ou não do tema em estudo nesta semana de Inácio Ferreira (IF)! Será que realmente é uma fuga das "Reflexões sobre 'Libertação'..."?! Em muitos de seis livros, IF relata algo sobre o conteúdo da notícia "Geólogos acham universo imenso de 'bactérias zumbis' nas profundezas da Terra" (11-12-2018 08:40-09:30 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - Sputniknews). Nela, lê-se que "Pela primeira vez, geólogos e biólogos encontraram e determinaram o peso das 'bactérias zumbis' que habitam no núcleo de nosso planeta, bem como todos os outros habitantes das profundezas subterrâneas, e definiram que pesam centenas de vezes mais do que todas as pessoas...". Relacionemos, indiretamente, essa notícia com o trecho "...Comparada à grandeza, inabordável para nós, de milhões de sóis que obedecem a leis soberanas e divinas, em pleno Universo, a nossa Terra, (...), e nós outros, (...), não passamos, por enquanto, de bactérias, controladas pelo impulso da fome e pelo magnetismo do amor. Entretanto, guindadas a singelas culminâncias da inteligência, somos micróbios que sonham com o crescimento próprio para a eternidade..." [Ministro Flácus - "Libertação" (FEB), capítulo 1 - Ouvindo elucidações]. Aliás, esse pensamento vivo de Flácus foi objeto de estudo nestas "Reflexões...." de IF, não é mesmo?!!! Um abraço fraternal!!! Cadichon Pirilampo (10:17)!!!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fluidos. Na comunicação semanal de Inácio Ferreira (IF), selecionemos o trecho "...As 'operações seletivas', segundo André Luiz, realizavam-se 'com base nas irradiações de cada um', a partir de seu corpo espiritual, sendo feitas com 'instrumentos', (...), e que ainda esperam maior aperfeiçoamento na Terra..." (IF, 09-12-2018 23:30). Perguntar-se-á: "Como ampliar nossos conhecimentos a respeito dessas irradiações do corpo espiritual?" Para auxiliar nesse saber, uma obra interessante é "O Livro dos Fluidos" (Editora Farol das Três Colinas), de Ismael Alonso y Alonso et al. Ela pode ser consultada pelo Google, digitando "O Livro dos Fluidos - A Casa do Espiritismo". Sobre Semyon Kirlian (= Semyon Davidovich Kirlian, 1898-1978) podemos seguir o mesmo caminho de conhecer! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:56)!!!

    ResponderExcluir