domingo, 27 de janeiro de 2019


XXXII – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

No capítulo VI – “Observações e Novidades” – do livro “Libertação”, André Luiz afirma que, por ordem de Gregório, os três – Gúbio, Elói e ele – foram alojados num aposento de janelas gradeadas, que os mantinham em condição de cativeiro.
O texto a seguir, na palavra de Gúbio, enseja, sem dúvida, muitas reflexões aos estudiosos:
“Não mediste ainda – respondeu, prestimoso –, a extensão do intercâmbio entre encarnados e desencarnados. A determinadas horas da noite, três quartas partes da população de cada um dos hemisférios da Crosta Terrestre se acham nas zonas de contato conosco e a maior percentagem desses semi libertos do corpo, pela influência natural do sono, permanecem detidos nos círculos de baixa vibração qual este em que nos movimentamos provisoriamente.”
Vejamos: passadas algumas décadas do que Gúbio disse a André, a situação por ele exposta ainda não se alterou... Durante o sono físico, “três quartas partes da população” encarnada, praticamente, “invade” as zonas espirituais mais próximas, que, então, fica superpovoada – na atualidade, mais de cinco bilhões de almas, semi libertas do corpo, mantém contato mais direto com o Plano Espiritual ao redor... Imaginem os nossos irmãos o que, então, é suscetível de acontecer. Notemos, ainda, como a existência de Leis que regulem o contato do Mundo Físico com o Mundo Espiritual, e vice-versa, são imprescindíveis, pois, caso contrário seria uma calamidade...
*
Continuando, esclarece o Instrutor:
“Por aqui, muitas vezes se forjam dolorosos dramas que se desenrolam nos campos de carne. Grandes crimes têm nestes sítios as respectivas nascentes e, não fosse o trabalho ativo e constante dos Espíritos protetores que se desvelam pelos homens no labor sacrificial da caridade oculta e da educação perseverante, sob a égide do Cristo, acontecimentos mais trágicos estarreceriam as criaturas.”
Talvez, aqui, devêssemos apenas silenciar para pensar nos “dramas” que se entabulam entre os Dois Mundos – as tramas terríveis, as sugestões, as hipnoses, o vampirismo, o assédio/contato sexual, etc... Mais uma vez, aproveitamos para recordar ao homem a importância da oração antes de ele se entregar ao repouso físico! – a importância de sanear, psiquicamente, os seus aposentos, valendo-se de pensamentos elevados, de leitura edificante, de conversas sobre assuntos nobres...
*
Gúbio, logo adiante, acentua com sabedoria:
“O homem encarnado vive simultaneamente em três planos diversos. Assim como ocorre à árvore que se radica no solo, guarda ele raízes transitórias na vida física; estende os galhos dos sentimentos e desejos nos círculos de matéria mais leve, quanto o vegetal se alonga no ar; e é sustentando pelos princípios sutis da mente, tanto quanto a árvore é garantida pela própria seiva. Na árvore, temos raiz, copa e seiva por três processos diferentes de manutenção para a mesma vida e, no homem, vemos corpo denso de carne, organização perispirítica em tipo de matéria mais rarefeita e mente, representando três expressões distintas de base vital, com vistas aos mesmos fins.”
Habitualmente, nem mesmo os estudiosos do Espiritualismo mais avançado costumam pensar que o homem vive, simultaneamente, em três planos diversos!
No livro “No Mundo Maior”, no capítulo 3 – “A Casa Mental” –, André Luiz se refere à transcendente questão do Inconsciente, do Consciente e do Superconsciente, que possibilita ao espírito certa onipresença no tempo, abarcando Passado, Presente e Futuro.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 28 de janeiro de 2019.


11 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César28 de janeiro de 2019 00:14

    BOM DIA DR, INÁCIO E BACCELLI. POIS É. EU ANALISEI BEM ESSE LIVRO O QUAL FIZ ALGUNS COMENTÁRIOS A RESPEITO DOS "TRÊS CÉREBROS" SE É QUE PODEMOS CHAMÁ-LOS ASSIM, MAS A VERDADE É QUE UM E OUTRO SE INTERAGE NAS PERSONALIDADE DO ESPÍRITO EM ASCENSÃO PROCURANDO AINDA DESVENDAR O "CONHEÇA-TE A TI MESMO". UM FORTE ABRAÇO. ÓTIMO ESTUDO ESSE DESSA SEMANA.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos, teremos ainda algumas encarnações pela frente para assimilarmos todo o conteúdo da Obra de André Luiz, assim como a Obra Kardequiana.
    Paz e Luz nnesta semana que se inicia.

    ResponderExcluir
  3. Cadichon Pirilampo28 de janeiro de 2019 02:32

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nossas emancipações da alma noturnas. O texto selecionado pelo nobre Dr. Inácio Ferreira (IF), em sua mensagem semanal, convida-nos a refletir no conteúdo da questão 402 de "O Livro dos Espíritos: - Como podemos julgar da liberdade dos Espíritos durante o sono? - Então, os Espíritos Orientadores responderam: "Pelos sonhos...." André Luiz e esclarecedores espirituais sinalizaram nessa linha de pensamento, somando detalhes adequados a nossa compreensão do chamado mundo moderno físico e natural! Diante de cada um de nós, o mundo natural invisível está franqueado a todos nós durante o período do sono, motivo pelo qual se diz "...todos os dias morreis, como disse um santo...." Este santo que declarou esse fato natural de emancipação (viagem astral, projeção, etc...) da alma (mente, consciência, Espírito, inteligência, psique, etc...) é Santo Agostinho (Aurelius Augustinus Hipponensis, 354-430), bispo de Hipona, personagem que contribuiu, contribui e contribuirá sempre com os seus irmãos terráqueos e não terráqueos em busca da prática de que todos nós somos irmãos: a fraternidade universal! Muito obrigado, nobre irmão IF pelos seus escritos instigantes, mais uma vez! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:29)!!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. Como se não bastasse a humanidade encarnada ¨ Emporcalhar ¨ a crosta, de noite ainda vão fazer o mesmo nas regiões vizinhas, aff!! Quando vamos aprender a lição de que não adianta enrolar, temos que evoluir gente. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Silvano/sorocaba/sp29 de janeiro de 2019 02:46

    Olá a Todos, "...como a existência de Leis que regulem o contato do Mundo Físico com o Mundo Espiritual, e vice-versa, são imprescindíveis, pois, caso contrário seria uma calamidade...", com esta informação nos que estudamos e/ou lemos um pouco, da para entender que vai demorar muito um contato mais estreito de intercambio entre as Terras física e espiritual, o qual poderia trazer a nós um estado de avanço moral e intelectual pode nos prejudicar mais.Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde! Será que Dr Inácio poderia nos trazer elucidações espirituais sobre a tragédia de Brumadinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo31 de janeiro de 2019 14:32

      Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Unknown (29-01-2019 08:20). Permita-nos auxiliar embora não estejamos especificamente autorizados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B.! Num primeiro momento, parece-nos que essa questão da tragédia de Brumadinho, MG, deva ser lida e estudada à luz do que o Espiritismo (ou Doutrina Espírita) esclarece em "O Livro dos Espíritos", capítulos sobre a Lei de Conservação e de Destruição, bem como em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo V - Bem-aventurados os Aflitos. Seguindo esta linha de pensar, sugerimos ler "Vida Imortal" (Didier, novembro 2018), de IF, entre os capítulos 16 a 22. Nestes capítulos, você lerá a opinião de IF e amigos do "Grupo dos Seis" sobre o tema "...a concentração das forças das Trevas sobre o Brasil, na tentativa de impedir que ele venha a se transformar na Pátria do Evangelho...". Também pode ler "Dr. Inácio, Ele Mesmo!" (LEEPP, 1ª edição, ago 2016), itens "Estou de cara pintada!" (mensagem de 06-07-2013 05h11) e "Pobre rico Brasil" (mensagem de 15-02-2015 18h05). Inclua nessa leitura outros Amigos Espirituais sobre esses fatos trágicos no Brasil e no mundo. Seria interessante ler "'O que eu faço é apenas transmitir o trabalho destes grandes heróis', diz Aihara, porta-voz dos Bombeiros. Conheça o jovem tenente de fala precisa que tem levado o resultado do trabalho dos militares em Brumadinho para o país e para o mundo." (30-01-2019 05h00 - Raquel Freitas - G1 Minas - https://g1.globo.com). Neste artigo, a autora assinalou "...Para que não haja falhas nesse processo de unificação e repasse de informações, quatro elementos são fundamentais para o tenente: serenidade, tranquilidade, paciência e tolerância..." Esta reportagem deve ser lida com "Um rosto sereno na tragédia de Brumadinho" (29-01-2019 21:09 CET - Heloísa Mendonça - Brasil - https://brasil.elpais.com/....). Por último leiamos "Tragédia em Brumadinho: decisão da Justiça proibindo barragens como as que romperam em MG chega com dois anos de atraso." (30-01-2019 19h53-19h57 - Brasil - Terra/BBC Brasil.com - www.bbc.com/portuguese). Não nos esqueçamos de orar por todos os envolvidos no acontecimento! Perdoe-nos se não aprofundamos o assunto como desejado! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a todos nós neste momento triste! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:29)!!!

      Excluir
  7. Bom Dia. Lendo ¨Mundo Espiritual Chamado Terra¨ encontrei a resposta sobre as organizações políticas e econômicas no além. Não sei se considero tudo isso desanimador ou esclarecedor, a natureza não dá saltos, disso todos sabemos, mas a mesmice é muito incomoda, entretanto as palavras de Jesus são claras: ¨A cada um de acordo com suas obras¨ ou seja, o que nós espera é o que fizemos por merecer, assim como moramos no Brasil por nosso próprio merecimento. Não adianta reclamar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anha, não sei se você percebeu a importância do que disse. Aqueles que apoiam e idolatram governos ditatoriais tanto de extrema-direita quanto de extrema-esquerda, sonhando com a implantação ou o retorno de ditaduras, estabelecem sintonia com governantes despóticos e cruéis do astral inferior, ficando sob o talante dessa malta de facínoras desencarnados após desencarnarem. Apoiemos sempre os governos democráticos, pois a democracia, apesar das falhas resultantes de nossa pouca evolução espiritual, ainda é a forma de governo menos pior. Um abraço, muita Luz!

      Excluir
  8. Queridos Doutores Baccelli/Ferreira e Toda equipe

    Saudações de Paz !

    A palavra é sintonia (frequência em que nós vibramos), somos energia, um conceito que vai além da matéria... Sintonia não é apenas pensamento, significa pensamento + ação.

    A pergunta é: O que vocês faz com você mesmo ? É isso que você faz com outros !

    Jamais devemos perder a razão+coração, usar o filtro do filósofo famoso chamado razão. Atenção, aprofundar no conhecimento para não cair no pseudo-intelectualismo (no blá blá blá sem fundamento).

    Lembre-se sempre desta ferramenta magnífica que é a Vassoura do Dr. Inácio Ferreira e não esqueça a humildade de aprender sobre o assunto, para que nós não critiquemos o que temos conhecimento raso (pouco ou quase nada), ou seja, o que não conhecemos...

    Um Viva a Kardec, Chico Xavier e todos amigos !

    A Paz e benções de Jesus Cristo para todos ! O Amor da mãe Maria nos corações !


    Abraço forte e fraterno
    Beijos de Luz !

    Cristiane Sonia Arroyo
    Ribeirão Preto -SP

    ResponderExcluir
  9. Dr. Inácio, no passado, presente e futuro, ou seja, no subconsciente, consciente e superconsciente, se localiza a nossa verdadeira identidade, segundo o uso que demos do livre-arbítrio. Iremos colher o que semeámos. Poderá existir maior justiça? Seu a seu dono. Vale pelos estudos de revisão que nos sentimos obrigados a realizar, para não perdermos a oportunidade de mais aprender com as reflexões que nos traz. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir