domingo, 10 de fevereiro de 2019


XXXIV – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

No capítulo VI, do livro em estudo, as informações prosseguem reveladoras, com Elói e André recebendo esclarecimentos de Gúbio, que se refere aos “corpos ovóides”, ou aos espíritos que regrediram no que tange à forma, pois, psiquicamente, não lograram sustentar a forma humana, que, no entanto, lhes permanece intrínseca.
O espírito, conforme ensina Kardec, não regride moralmente, mas, transitoriamente, pode, sim, não mais exercer controle mental sobre a sua forma humana.
André descreve: “... reparei, não longe de nós, como que ligadas às personalidades sob nosso exame, certas formas indecisas, obscuras. Semelhavam-se a pequenas esferas ovóides, cada uma das quais pouco maior que um crânio humano. Variavam profusamente nas particularidades. Algumas denunciavam movimento próprio, ao jeito de grandes amebas, respirando naquele clima espiritual; outras, contudo, pareciam em repouso, aparentemente inertes, ligadas ao halo vital das personalidades em movimento.”
Tais “corpo ovóides”, em sua forma “concentrada”, podem ser comparados às “mônadas” da evolução inicial dos seres. Imaginemos um ovo de qualquer ave que, essencialmente, encerra a forma da espécie a que pertence. Não nos esqueçamos, de outro lado, que, praticamente, todo espírito reencarnante se transfigura em “ovóide”, tendo suprimido em seu corpo espiritual os implementos característicos do corpo humano.
Avançando um pouco mais, podemos dizer que o espírito, ao transcender a sua humanidade, retorna ao estado de origem, ou seja, de mônada, porém completamente lúcido. Em “O Livro dos Espíritos”, quando discorrem sobre a forma dos espíritos, os Autores da Codificação afirmam que, em si, o espírito é “uma flama, um clarão ou uma centelha etérea”.
*
O “ovóide” nada mais que a expressão do “corpo mental”.
*
No livro “Evolução em Dois Mundos”, atestando, em passant, a tese da Reencarnação no Mundo Espiritual, André Luiz escreveu no capítulo II, da lavra mediúnica de Chico Xavier: “Esse corpo (perispírito) que evolve e se aprimora nas experiências de ação e reação, no plano terrestre e nas regiões espirituais que lhe são fronteiriças, é suscetível de sofrer alterações múltiplas, com alicerces na adinamia proveniente da nossa queda mental no remorso, ou na hiperdinamia imposta pelos delírios da imaginação, a se responsabilizarem por disfunções inúmeras da alma, nascidas do estado de hipo ou hipertensão no movimento circulatório das forças que lhe mantêm o organismo sutil, e pode também desgastar-se, na esfera imediata à esfera física, para nela se refazer, através do renascimento, segundo o molde mental preexistente, ou ainda restringir-se à fim de se reconstituir de novo, no vaso uterino, para a recapitulação dos ensinamentos e experiências de que se mostre necessitado, de acordo com as falhas da consciência perante a Lei.”
No texto acima está clara a questão da Reencarnação no Mundo Espiritual.
Não raro, para se reconstituírem, em seus corpos perispirituais, os corpos “ovóides” carecem de renascer no Mundo Espiritual, antes que voltem a reencarnar na Esfera Física.
O assunto, sem dúvida, é intrigante e maravilhoso, não obstante apenas para aqueles que não se encontram presos a preconceitos, ou que insistem em seus velhos dogmas doutrinários – dogmas que a Doutrina, em absoluto, não possui, mas nos quais muitos ainda sentem necessidade de se apoiarem endossando interesses de ordem pessoal.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 11 de fevereiro de 2019.



16 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Saudamos mais um texto semanal do nobre irmão Inácio Ferreira (IF) esclarecendo os palpitantes temas ovoides e Reencarnação no Mundo Espiritual! Esses temas foram iluminados relativamente em várias obras de IF, portanto sejamos curiosos buscando esses esclarecimentos nelas e em outras de outros autores encarnados e desencarnados! Muito interessante a frase "...O ovoide nada mais que a expressão do 'corpo mental..."!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:50)!!!

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César11 de fevereiro de 2019 02:16

    Bom dia e ótima semana para o Dr. Inácio e Baccelli. Interessante tal passagem. Porém me surgiu uma dúvida. Poderemos reconhecer que ao reencarnar o espírito passaria à sua forma ovóide ante o seu desenvolvimento no útero materno? Espero ter me expressado bem. Ótimo comentário semanal. Aguardo se possível a resposta dos senhores. Forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aécio Emmanuel Cesar , seguindo o exemplo do amigo Cadichon Pirilampo, recomendo a leitura do cap. 7 - "O pavilhão do restringimento" do livro IMAGENS DO ALEM de Heigorina Cunha pelo espírito Lucius . É altamente esclarecedor .

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (02:16) e Gerson Cecatto (11-02-2019 11:40). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente autorizados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B.! Primeiramente, agradecemos a bondade da observação feita pelo irmão Gerson Cecatto! Segundo, Aécio, acreditamos que o trecho "...Tais 'corpos ovoides', (...),...a que pertence. Não nos esqueçamos, (...), ...os implementos característicos do corpo humano. Avançando um pouco mais, (...), ...porém completamente lúcido. Em 'O Livro dos Espíritos', (...), os Autores da Codificação afirmam que...", responde ao seu questionamento. Parece-nos que a pergunta 088 é a mencionada por IF. Sugere-se que você leia o livro "O Resgate pelo Amor" (Contagem, MG: Instituto Editorial D'Esperance, 2018), de Adolf Fritz e Joseph Gleber pela médium Angelina Motta Sales, onde você encontrará um caso ilustrativo do assunto que você deseja. Então, você mesmo concluirá o melhor possível. Perdoe-nos não aprofundar melhor! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos os que se encontram no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:24)!!!

      Excluir
    3. Aécio Emmanuel César13 de fevereiro de 2019 14:05

      Obrigado pela atenção.

      Excluir
  3. Bom dia a todos, tudo que aparentemente é novo existe uma forte rejeição por parte de muita gente. Herculano Pires não aceitou existência dos Ovóides quando da publicação do Livro Libertação.

    ResponderExcluir
  4. Queridos Doutores Baccelli/Ferreira e toda equipe

    Saudações!

    Os ovóides descritos por médium de vidência... Ouço falar desde pequena quando escutava minha mãe descrever... Mais tarde, fui saber sobre o que ela descrevia.

    Só passei para deixar minha observação para o Dr. Inácio Ferreira, o que está acontecendo em algumas casas espíritas que já frequentei.

    A observação é a seguinte: Necessita de muito estudo e conhecimento que se leva a vida toda para adquirir para se deixar uma opinião conclusiva sobre o mundo espiritual. Temos dificuldades de entender o mundo aqui e agora...

    Acontece que pessoas sem conhecimento, em todas áreas (“sem especialização”), pessoas curiosas estão dando pitacos sem o mínimo de ter vergonha na cara, com conhecimentos rasos adquiridos no YouTube, leu poucos livros ou leu muitos livros sem reflexão alguma.

    Muito triste ver que a Ciência está sendo desconsiderada... Deus não nos dará nada pronto... Ainda, há muito a ser estudado e descoberto !!!

    Agradeço a oportunidade das reflexões que são incentivadas e motivadas neste Blog... Um estudo sério e argumentativo que nos leva a aprender !

    Um Viva a Kardec, Chico Xavier e amigos de Chico Xavier !!!

    Bênçãos Divinas nesta semana com o amor de Maria e Paz de Jesus Cristo em nossas vidas !


    Imenso carinho fraterno
    Beijos de Luz
    Cristiane Sonia Arroyo
    Ribeirão Preto-SP


    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meus amigos

    A necessidade de entender o mecanismo das coisas me obrigou , de certa maneira , a uma "busca" intensa de conhecimento . Interessante que , paulatinamente , as obras do Dr Inácio foram esclarecendo e continuam numa crescente . A cada obra uma nova revelação, ou melhor , uma dica para encontrar , nas obras do Chico principalmente, as revelações que estavam e muitas ainda estão "escondidas". É fascinante essa busca . O Texto é esclarecedor e esse trecho do livro "Evolução em dois mundos" resolve a polêmica sobre reencarnação no mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  6. Dr. Inácio, o Cap. II de "Evolução em Dois Mundos" fascina-me, apesar da dificuldade em penetrar o penúltimo parágrafo, não só pela sua extenção que nos leva a perder o sentido total, mas também por uma pontuação que considero mal colocada: "pode também desgastar-se na esfera imediata à esfera física, para nela se refazer." Eu tirei a vírgula em desgastar-se. Tenho refletido muito sobre este parágrafo e ainda não encontrei ninguém que entenda o real pensamento de André Luiz. Só se aderindo à ideia da reencarnação no Mundo Espiritual se consegue entender o que André Luiz diz neste texto. Muito grata. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noemia Jose (11-02-2019 13:51). Realmente, a frase assinalada por você poderia ser reescrita como "...Esse corpo que evolve e se aprimora nas experiências de ação e reação, (...), ..., e pode também desgastar-se, na esfera imediata à esfera física para nela se refazer, através do renascimento..., de acordo com as falhas da consciência perante a Lei..." (LUIZ, André/Francisco Cândido Xavier/Waldo Vieira. Evolução em dois Mundos. FEB, 25ª edição, 06-2010). No último parágrafo do capítulo 11 - Existência da alma, encontramos a mesma ideia assinalada por você. Note que o capítulo 2 foi psicografado por Chico Xavier em 19-01-1958, em Pedro Leopoldo, e por Waldo Vieira em 05-03-1958, em Uberaba! Parabenizamos pela sua participação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:36)!!!

      Excluir
    2. Cadichon, obrigada por partilhar o seu ponto de vista. Aliás, esqueci dizer que tirava também a vírgula em refazer. O texto desse período é demasiado compacto. Precisava de uma linguagem mais perceptível, menos enrolada, pela importância da revelação que contém, a qual passa absolutamente despercebida. O que é uma pena! Abraço, Cadichon. Noemia

      Excluir
    3. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noemia Jose (11-02-2019 13:51). Por gentileza, apliquemos o VAR (Video Assistent Referee = Árbitro Assistente de Vídeo) ao nosso texto de 12-02-2019 05:37: onde se lê "...e por Waldo Vieira em 05-03-1958...), leiamos "...e o capítulo 11 por Waldo Vieira em 05-03-1958...". Desta forma, o nosso escrito ficou mais claro! Perdoe-nos a incorreção, pois datilografamos velozmente e, ao mesmo tempo, fazemos as correções! Depois, revisamos, mas nesta pode ocorrer omissões! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:59)!!!

      Excluir
  7. Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. Por aqui também tem muitos ovoides, parasitas, sanguessugas do povo brasileiro, quando desencarnarem vai dar até para fazer omelete gigante. Li o lançamento VIDA IMORTAL, se alguns já consideravam o senhor meio lelé, agora vão ter certeza,rsrs, dinossauro no mundo espiritual, conta bancária, documentos, crimes, acidentes, morte. Nossa amizade continua a mesma,rsrs e lá no livro CARTAS DE UMA MORTA ela diz assim: ¨ Os mundos são a CONTINUIDADE dos outros mundos...¨ Quem estuda e lê as obras do Chico não se assustará com as obras do Dr. Inácio/Baccelli. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Dia, outros dois livros que eu li falando dos Ovóides, um falava do tratamento dado a eles depois de recolhidos, eram colocados em uma "piscina" de um tipo de gelatina para drenar as energias negativas. No outro falava do processo de ovoidização, da perda do perispírito passando por todo processo de evolução do mundo animal.
    Autores, espíritos Luiz Sergio e Ângelo Inácio.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cristiane Sonia Arroyo (11-02-2019 03:23). Parabenizamos o seu texto muito esclarecedor sobre o que acontece no Movimento Espírita. Também nos constatamos esse fato. Não somente nós, mas também os Amigos Espirituais! Leiamos a mensagem "A conclusão da pesquisa", de Ignácio Bittencourt (1862-1943), inserida na obra "Seareiros de Volta" (FEB, 1ª edição, 1966). No parágrafo final lê-se: "...Por esses e outros motivos, reconhecemos o acerto da opinião indiscutível dos Excelsos Dirigentes do Espiritismo, nas Esferas Superiores, que, após minuciosa pesquisa, chegaram à conclusão de que, (...), destaca-se em posição de espetacular e doloroso relevo, a preguiça mental." Nesse contexto, os livros de Odilon Fernandes, Inácio Ferreira e outros são "marteladas" nos cérebros físicos e espirituais daqueles que tem "...preguiça mental." no Movimento Espírita e não querem sair da mesmice da vida cotidiana! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:24)!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, queridos amigos! Infelizmente a maioria de nós prefere viver na superficialidade das coisas. Quando a gente se propõe a enxergar mais longe, tem que fazer a tão protelada reforma íntima. Preferimos gastar o tempo com a TV a cabo, com os joguinhos de celular,com as baladas etc,etc. Mas não adianta adiar. Mais cedo ou mais tarde, ou muuuuuuito mais tarde todos nós sentiremos necessidade de sair deste marasmo e de encarar a vida como ela é. Não me lembro qual espírito já nos alertou que a Terra não é uma colônia de férias.
    Abraços fraternos a todos!

    ResponderExcluir