domingo, 5 de setembro de 2021

 

?!...

 

O que, até agora, um SUPOSTO conhecimento do Espiritismo tem feito por você?!...

 

Aumentado a vaidade intelectual?!

Sobrexcitado o personalismo?!

Elevado a ambição de poder?!

Convencido de que é o dono da Verdade?!

Transfigurado em moralista extremo?!

Servido de palco à necessidade de holofotes?!

Endossado na intolerância aos outros?!

Exasperado por tudo e por nada?!

Iludido quanto às limitações evidentes?!

Despertado as mazelas dormentes?!

Cumulado de aparentes privilégios?!

Colocado acima dos relés mortais?!

Tornado mais teórico que prático?!

Incrementado a autossuficiência?!

 

Se, porventura, em uma análise honesta, você sentir que se enquadra em qualquer uma das questões acima, melhor que você procure outro templo religioso mais próximo de sua casa e, ajoelhado em seus duros bancos de madeira, comece a orar para que Deus faça por você o que o Espiritismo não está conseguindo, e ninguém sabe quando conseguirá.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 5 de Setembro de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

19 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César5 de setembro de 2021 às 03:09

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Isto tudo que o senhor disse é a pura verdade e creio diante da minha pequenez ainda estou longe de ser chamado de espírita, que para mim o único e genuíno espírita foi Chico Xavier. Concorda comigo? Abraço forte aos dois. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
  2. Um maravilhoso 7 de setembro aos brasileiros daqui e aos brasileiros "daí".

    Brasil acima de tudo.
    Deus acima de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Na paz! Tá tudo certo !
      Meu sustentáculo de entendimento , só posso entender que: A colonia Nosso Lar , chegou às características de Patria do Evangelho. E não foi com reza não !

      Excluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Neste ano, uma pessoa amiga questionou-nos sobre o papel do conhecimento do Espiritismo em nossas vidas! Então, indicamos que esse conhecimento ampliava nosso suposto saber no mundo atual. Possivelmente, ela percebera alguma mudança desde nossa convivência na realização de um curso de formação e de aperfeiçoamento profissional. Depois dele, cada um da turma seguiu o caminho a trilhar e praticar bem o conhecimento adquirido! Nessa ocasião, nossos irmãos sabiam que éramos espíritas (ou espiritista)! Nesse caminho de relacionamento com outros irmãos é que somos desafiados a enfrentar o que somos realmente. Nesse sentido, essas questões propostas por Inácio Ferreira são certeiras para a nossa compreensão pessoal. Essas perguntas guardam relação com a orientação de "O Livro dos Espíritos", pergunta 919, juntamente com "O Evangelho segundo o Espiritismo", capitulo XVII - Sede perfeitos. Lendo-o, consegue-se ver uma luz na caverna de nós mesmos ao longo das vidas sucessivas, no passado, no presente e no futuro! Ainda estamos construindo o saber espírita dentro de nossa consciência! Somos espíritos comuns nessa jornada evolutiva! Muito obrigado nobres Amigos Espirituais por abrir nossas percepções de espíritos imortais! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a cada um de nós é a todos aqueles em nosso campo de energia! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:36 = 04:36)!!!

    ResponderExcluir
  4. Como é bom sentir a segurança de um conhecimento sério, autêntico e objetivo...identifiquei-me. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Vou começar ajoelhar no milho......

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. O Espiritismo tem me tornado uma pessoa melhor. Me trouxe esperança e conforto. Através DA DOUTRINA consegui ajudar algumas pessoas e ter mais coragem diante das provas da vida. Trabalho em uma Fraternidade de forma anônima, com um nome fictício, trabalho de formiguinha mesmo, porém que muito tem me ensinado e me feito sentir útil. Sobre ser moralista não tenho ¨ moral¨ para isso. Pobre de mim, não fosse a discrição dos benfeitores eu seria apedrejada por alguns menos tolerantes confrades. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. O pouco que tenho aprendido me faz ter mais preocupação da responsabilidade q este conhecimento m traz e de saber q tenho q fazer uma mudança, muito grande, uma reforma íntima procurando ser uma pessoa melhor. Obrigada Inácio por tudo q vc faz escreve e manda p nós! Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Dr Inácio e Baccelli
    Meu amígo..nesse planeta tão lindo..tem que ter o *coro duro*..e muita fé Em Deus..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  9. Caro Dr. Inácio e respectiva equipe dupla, meu cordial boa-noite. Com relação ao tema exposto acima (BLOG), cito as palavras do apóstolo Paulo, em Rom. 12.2., em outra passagem, o Apóstolo Pedro, afirma que as " Escrituras Sagradas ", não são de interpretação pessoal, mas em sintonia, com a necessidade exigida do momento da leitura. Em Jeremias ( " Antigo Testamento "), está escrito " Maldito, o homem, que confia no homem ", e agora , com todo o devido respeito ao Dr. Inácio,( O que é o Espírito desercarnado, senão homens, sem as vestes carnais, às vezes pensando, que tem tôda a sabedoria espiritual, achando que é tal , que sabe tudo, opina e critica os semelhantes que ainda , estão encarnados. Como disse o " Mestres dos mestres ", sejamos mansos e humildes, na realidade, os nossos corações, ainda tem as paredes de vidros ( na Terra ). Atenciosamente, Antônio C Custódio - Avaré-SP. " No contexto do Universo Cósmico, o homem, é apenas um átomo pensante. "

    ResponderExcluir
  10. Aí ai ai ai ...
    Socorro , tropeço em alguns itens , mas não consigo deixar de ser espírita , amo , amo de coração bendita doutrina , mas , o homem velho , me joga no chão.

    ResponderExcluir
  11. Salve lá! Os irmãos me permitam um pitaco, já que não sou espirita. A melhor religião é a caridade. Porém dentro da Doutrina que sigo, procuro me melhorar a cada dia. Aqui no terreiro nem cavalo, nem égua, nem ninguém canta de galo não. Somos tementes a Deus e sabemos que Yemanjá filma os nossos passos e haveremos de dar conta de todos os nossos atos. Portanto é melhor ser prudente, nada de jogar purpurina em ninguém. Livros só publicamos com a permissão do mais alto. Nossas mazelas são trabalhadas por nós mesmos, de pés descalços e trabalho duro de socorrer os eguns. Trabalhamos quase ás escondidas pois teimam em fechar nossos terreiros e perseguir nossa gente. Nosso nome ninguém sabe, usamos um nome de batismo com o qual nos apresentamos no terreiro. As entidades são índios, pretos e pretas velhas, crianças, ciganos, mesmo que sejam doutores, assim se apresentam. Portanto nada pode subir á cabeça. Saravá. Salve as espadas de São Jorge que servem para dar uma surra em filho metido a besta. Ogum Iê!!!

    ResponderExcluir
  12. Verdade Doutor. Pior que agimos assim em total cegueira onde apenas a dor faz que despertamos dessa insânia. Oh orgulho e personalismo milenar.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde dr Inácio e Baccelli. Há pouquíssimo tempo eu estaria enxergando nessa lista muitas pessoas conhecidas. Hoje eu estou me enxergando nesta lista. E eu acho que eu devo isso a doutrina, dr Inácio. Eu cresci. Não tudo que eu necessito, falta muito ainda, mas pelo menos eu consigo enxergar uma parte do muito que ainda falta para ser corrigido em mim. E eu tenho certeza absoluta que se não fosse a doutrina espírita, a minha situação estaria mais difícil. Como o senhor mesmo ensinou, dr Inácio, eu ainda tenho muitas vassouras pela frente. Meu caminho é muito longo. Mas sou grata a doutrina espírita e vou continuar nela. Gratidão dr Inácio por me fazer pensar mais uma vez na minha situação como espírito encarnado, pra quem muito ainda falta para caminhar. Gratidão Baccelli, por nos trazer a lucidez do dr Inácio.

    ResponderExcluir
  14. Eu disse sobre isso em 1999. Excelente reflexão!

    ResponderExcluir
  15. Caros Irmãos e Irmãs! A presença da Doutrina Espírita em minha vida trouxe a oportunidade de finalmente começar a me conhecer e de me trabalhar para transformar o meu ego. Me mostrou como fazer minha reforma interior e transmutar as minhas inúmeras máscaras, a fim de enxergar que a existência física é abençoada e o ser humano pode ser rico em alegrias e realizações interiores. Após percorrer até aqui por verdadeiros labirintos emocionais e espirituais, finalmente encontrei o Evangelho do Divino Mestre. É algo que não tem volta. Agradeço a Deus por esta oportunidade de crescimento da minha consciência. Depois das buscas de um caminho que realmente pudesse me apegar para minha autotransformação, encontrei no Espiritismo, em Jesus Cristo, para ser mais preciso, o mais completo código de ética que se tem notícia, apesar dele estar aqui a mais de dois mil anos. Encontrei no Evangelho o portador de propostas libertadoras para a minha mente e meu coração. É um roteiro de segurança onde busco a paz e a plenitude. Hoje percebo que Jesus esteve sempre presente, com o seu método e a sua lição de vida. Nunca me deixou a sós e prossegue, atendendo às minhas misérias espirituais. Tenho tudo a aprender Fazendo uma autoanálise, percebo, claramente, que a Doutrina Espírita já fez muito por mim nesta encarnação. Reconheço que tenho, ainda, tudo a aprender, mas já estou matriculado na escola e estudando as primeiras cartilhas do Bem e do Amor. Peço a Deu que fortaleça a minha vontade e determinação neste caminho. Sei, também, que com paciência e humildade, tenho a eternidade para me transformar gradativamente, encarnação pós encarnação, a fim de, cada vez mais, me aproximar de Deus. É isso, Dr. Inácio, que o (suposto) conhecimento da Doutrina Espírita tem feito por mim. Hoje tenho comigo que isso é real e válido. E faço aqui o meu testemunho que dentre muitos, o senhor e os demais irmãos e irmãs que fazem a Grupo dos 6, têm me ajudado de forma avassaladora nesta conscientização, dando a mim conhecer conceitos evolucionários e realmente transformadores. A cada livro publicado a beleza e utilidade dos conceitos firmados. Sempre aguardo com agradável expectativa um novo livro seu, do Paulino, D. Modesta, Dr. Odilon e Domingas. Aguardo, também, com a mesma expectativa e alegria, um livro do Dr. Manuel Roberto. Obrigado. Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  16. Gratidão pelo alerta e esclarecimento de sempre. Desde que me tornei Espírita ou ainda espírita, venho percebendo que o burilamento de minha consciência não mais se tranquiliza, em face dos questionamentos, aqui citados. É como se minha alma convesasse com meu corpo e dissesse, para que me foi dada a inteligência. Descubro cada vez mais que em detalhes simples como reciclar o lixo, não me é possível desconsiderar a ideia de jogar pote plástico de iogurte no lixo orgânico. Digo a mim mesma: ____Volte! Sem preguiça. Converso com a Espiritualidade pedindo perdão pelo atraso. Ouvindo a radionovela do livro "Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho " nesse momento em comemoração à Independência chorei. Vejo quanto trabalho existe do lado de lá, para salvar o lado de cá. Que cada vez mais, possa o estudo, a educação estimular o que há de melhor nas criaturas de Deus. Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos. Todos somos imperfeitos e tropeçamos muito. Porém alguns tropeçam de forma consciente e ainda desviam alguns do caminho. Falsos profetas, lobo em pele de ovelha, vendilhões do templo, fariseus e sepulcro caiado de branco, tem aos montes no movimento. Importante não esquecer que a cada um será dado segundo as suas obras. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Meu caro Dr. Inácio, depois de muitos anos de estudo e trabalho na lida pautada nos ensinamentos de Jesus e tendo a base do saber em Kardec, e querendo ser útil no que era possível, me aventurei a entrar nas redes sociais para tentar ser o semeador... entrei com um pseudônimo de um preto velho, apesar de não ter como fugir do meu rosto. Me coloquei como espiritualista, até porque muitos dos livros que gosto não são bem vistos pelo Espirita raiz, mas descobri um mundo sem nenhum conhecimento espiritual, com conhecimentos beirando o fanatismo e muitos que nos comentários se intitulavam , eu sei sou espirita...
    A cada tentativa de dar um consolo, orientação ou mesmo esclarecimento sob a ótica espirita observei que por mais que respondesse sempre genericamente, sempre utilizavam o exemplo como unica, quando sugeria procurar uma casa espirita na sua cidade, descobri que essas casas principalmente kardecista quase não existem alem do sudeste e sul...me resguardo de levar alguma informação que seja difícil de ser entendida, até porque os maiores ataques seriam de quem mais acha que sabe...
    O seu texto de hoje é sempre o maior dos desafios de quem se propôe a dividir seu pouco conhecimento, pois a cada informação nova, mais tenho certeza do que nada sei.
    Grande Abraço a essa equipe espiritual e ao Caro Carlos Baccelli

    ResponderExcluir