domingo, 12 de setembro de 2021

 

Reencarnação e Aproveitamento

 

A reencarnação do espírito, na Terra ou em qualquer outro orbe, numa das muitas moradas da Casa do Pai, no que tange a aprendizado, diz respeito ao aproveitamento de cada um.

Somente através das vidas sucessivas, nas múltiplas experiências vivenciadas, nos desencontros e encontros que estabelece consigo, é que o espírito, gradativamente, consegue modificar ideias e concepções.

Não raro, para que modifique certa visão da vida, o espírito carece de inúmeras existências, porque, a rigor, essa mudança não acontece de fora para dentro, e sem que se alicerce na vontade individual.

Palavras e atitudes alheias não passam de material pedagógico para que o espírito, através de reiteradas reflexões, em seus erros e acertos, possa moldar-se, ajustando-se aos alvitres da consciência.

Muitas vezes, por orgulho, ou interesses outros, o espírito costuma demorar séculos na condição evolutiva que ocupa, simplesmente porque não admite capitular, insubordinando-se, inclusive, por tempo indefinido, diante da Lei.

Carecemos, pois, quanto possível, não nos afligirmos em demasia pela renovação que, antes de a esperarmos de alguém, devemos tomar a iniciativa de promovê-la em nós mesmos, e seguirmos adiante, na certeza de que todos, invariavelmente todos, no seu devido tempo, haveremos de ter a destinação para a qual fomos criados, emergindo da treva para a luz.

Os Espíritos Superiores, evidentemente, não relegam os retardatários à sua própria sorte, todavia, compreendem que, para eles, a fim de que se despojem de suas ilusões, determinados e repetidos reveses são inevitáveis

Todos somos potencialmente bons, podendo, claro, estarmos transitoriamente equivocados, sem que, em absolutamente nada, nos demos conta disto.

Assim é que, em essência, a experiência reencarnatória, para milhões de espíritos, deixa de ser proveitosa quanto poderia vir a ser, caso o espírito, pelo menos, se revestisse da necessária humildade para, pelo menos, considerar a possibilidade de estar seguindo na contramão nesse ou naquele trecho de caminho...

Deveríamos, pois, livres de influências do pensamento alheio, de quando em vez, efetuar exercícios de introspecção, sustentando um diálogo sincero conosco, a fim de que, no corpo carnal ou fora dele, alegando cegueira, não prosseguíssemos caminhando às escuras, quando, àqueles que têm olhos de ver, há tanta claridade a ser vista.

Meditando sobre o assunto, fácil nos será chegar à conclusão de que uma ou duas, três ou quatro, cinco ou mais encarnações, para o espírito em evolução, realmente, é um espaço de tempo demasiadamente curto para que ele adquira o bom senso necessário para que, de uma vez por todas, alije de si o ranço herdado de suas vidas anteriores.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 12 de Setembro de 2021.

 

 

 

 

 

 

12 comentários:

  1. Bom dia Dr Inácio e Baccelli
    Que Deus Nosso Pai Nos Ajude Dr Inácio..a não nos iludirmos quanto à nós mesmos..
    Porque seria muito prejudicial para nosso crescimento..provavelmente estacionando em nosso progresso...
    Somos os filhos pródigos...
    A maioria de nós..ainda estamos no caminho da ida..
    Ainda não caiu a ficha..
    Vamos sim todos voltar..porém como nos ensinou Jesus..ninguém coloca remendo velho em roupa Nova..
    Ou não vestiremos nova roupa colocando remendo velho..
    É como o Senhor disse..é individual..e há muito a aprender..
    Não ter essa ilusão..é um passo importante..
    E são nossas experiências..que nos impulsionam..que nós ensinam..
    Como diz André Luiz..quantas existências ainda necessitaremos?
    Há muito caminho a percorrer..
    Jesus..nos ensinou a utilizar uma ferramenta importantíssima..
    Vigilância...
    Essa maravilhosa qualidade Divina de nossa inteligência..
    Atenção..
    Observação..
    E quando enxergarmos alguma teia de aranha..olharmos com carinho..por que se conseguimos enxergar..
    é pq um pouco de luz se acendeu dentro de nós..
    A volta do filho pródigo..não é fácil..pq haveremos de recolher..tudo o que deixamos na ida..
    Não esquecendo..que o tempo de dizer como ele..eu vou voltar para Os Braços De Meu Pai..é de cada um..
    Sem Jesus..a gente não consegue..Dr Inácio..
    Se pensarmos em uma só virtude..a conquistar..por exemplo a paciência..qto tempo levaremos para realmente possuí-la?
    E que para a possuirmos..há outras..
    Tolerância..compreensão..contenção..
    Que a maravilhosa vigilância pode nos ajudar..

    Ótima semana
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nesta manhã, surpreendemo-nos com o título da mensagem inaciana e perguntamos mentalmente "será que Inácio Ferreira (IF) ofertou-nos algo semelhante anteriormente?". Poucos minutos atrás, a pista surgiu como "Pega o livro "Dr. Inácio Responde" (Didier, 1a edição, mar 2020). Folheando o indice, inicialmente, encontramos o capítulo 5. Reencarnação no Mundo Espiritual. Não nos contentamos. Nossos olhos pousaram no 21. Aproveitando a reencarnação. Lemos este texto e escrevemos o título da comunicação de hoje como referência cruzada! Aquele capítulo 21 é riquíssimo como a psicografia desta manhã! Neste atual momento da nossa história planetária, todos nós temos aproveitado realmente nossa reencarnação? Pensemos... pensemos e pensemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:13 = 06:13)!!!

    ResponderExcluir
  3. Chegou-me às mãos a obra de sua esposa: CHICO XAVIER O MÉDIUM DO SÉCULO.
    Muito boa!!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr.Inacio e Baccelli. Sim, a evolução não dá saltos. Entretanto somos renitentes no erro e o tempo está se esgotando. 2057 está chegando devagarinho. Muitos de nós precisará dos flagelos destruidores para acordar ou para partir. A escolha será de cada um. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César12 de setembro de 2021 às 16:04

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. É... O que se dá nisso tudo é que o ser humano tem preguiça de pensar. O espírita então... Aprecia tudo que lhe vem mastigado pelos outros e isso tanto coisas boas quanto ruins. Por isso aproveitando a situação os espíritos nadam de braçada. E vi entender esse povo... E hajam reencanrações para que acordem. Um forte abraço aos dois. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos. Infelizmente estamos dormindo. Muitos de nós nem sabe que reencarnou ou desencarnou. Nesse estado onírico vamos indo sem saber para onde ou porque. Mas como o progresso é inexorável, teremos que defrontar com a realidade. Somos senhores do nosso destino. Muitas vezes esse não saber é apenas uma fuga tendenciosa do espírito, que ao ignorar essas transformações se julga mais ¨ livre¨ para agir, geralmente a caça de prazeres inferiores. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo !
    Lei 14.201 de : 06/09/2021

    Art: 1 - Inscreva-se o nome de Francisco Cândido Xavier , o Chico Xavier, no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria . Depositado no Panteão da Pátria e da liberdade Tancredo Neves , em Brasília .
    Art. 2 - Essa Lei entra em vigor na data de sua publicação .
    Brasília , 06 de Setembro de 2021 ( publicado no DOU em 08/09/2021)
    JAIR MESSIAS BOLSONARO.
    Anderson Gustavo Torres

    ResponderExcluir
  8. Caro Dr. Inácio e o meu abraço fraternal telepático , atingindo o espaço-tempo, nas vias dos pensamentos entrelaçados, em sintonia com os assuntos acima (BLOG). Com referência ao burilamento interior, é instrutivo e salutar, lermos em Aos Romanos (12.2), o conselho do Apóstolo dos Gentios, em que a renovação dos nossos entendimentos, sejam transformados e gravados, nos caminhos insondáveis do coração. O mundo atualmente, é comparável a legendária " Tôrre de Babel ", descrita no Antigo Testamento, em que os homens, não mais se entendem, nas diversas instituições humanas e espirituais, um caos quase total, em que a " Doutrina dos Espíritos ", seja o caminho, a verdade e vida. Atualmemte, similar a Igreja de Filadélfia, de tôdas, a escolhida. ( Vide em " Apocalipse ". Ao término, agradeço a oportunidade de livre opinião neste. Antônio C Custódio - Avaré-SP- " Os caminhos divergem , mas a direção é a mesma ; No contexto do Universo Cósmico, o homem é apenas um átomo pensante. "

    ResponderExcluir
  9. Caros Irmãos e Irmãs!
    Através da Doutrina Espírita, sabemos que nas pregressas encarnações, todos vivemos inconscientes das Leis Divinas, seguindo os caminhos da evolução, que não dá saltos. Consequentemente, ao sabor das forças criativas para sustentar a sobrevivência da espécie, temos utilizado de extrema violência no relacionamento com as criaturas.
    Muitas das atitudes para preservar a vida e a boa saúde, como se alimentar, não se expor a situações de perigo, manter-se em segurança, entre outros, foram executadas de forma inconsciente das Leis Superiores que governam a vida e lhe dá rumo.
    “Onde encontrar a orientação segura para a necessária mudança capaz de elevar a humanidade a níveis evolutivos sólidos e definitivos? Na Lei Divina ou Lei Natural. A Lei Natural abrange todas as circunstâncias da vida, e essa máxima é apenas uma parte da lei. Os homens necessitam de regras precisas; os preceitos gerais e muito vagos deixam muitas portas abertas à interpretação. São elas: Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade.” KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questões 647 e 648.
    Ainda hoje, em pleno século XXI, com o Evangelho de Jesus Cristo ao nosso dispor há mais de 2000 anos, “observamos que os homens, mesmo reconhecidamente lúcidos e de discernimento, instruídos e educados, não são capazes, ainda, de através da livre vontade, de, conscientemente, respeitar a vida dos demais semelhantes e seres vivos que coabitam o planeta que lhe serve de casa.
    Não são capazes de respeitar o direito do próximo e reconhecer os deveres para com o próximo.
    Não conseguem seguir normas e condutas da vida em sociedade ditadas por representantes muitas vezes eleitos por eles próprios e, nem mesmo cumprir com deveres elementares que objetivam o bem comum.
    Por esta realidade, chega-se a conclusão que, coletivamente, vivemos de acordo com o que somos em Espírito, ou seja, com nossas imperfeições, nossas limitações, nossos comportamentos atávicos.”FEB A Lei Humana e a Lei Divina
    Pelo dito do Dr. Inácio acima “o espírito, pelo menos, se revestisse da necessária humildade para, pelo menos, considerar a possibilidade de estar seguindo na contramão nesse ou naquele trecho de caminho…” e “uma ou duas, três ou quatro, cinco ou mais encarnações, para o espírito em evolução, realmente, é um espaço de tempo demasiadamente curto para que ele adquira o bom senso necessário para que, de uma vez por todas, alije de si o ranço herdado de suas vidas anteriores.”
    Assim, Joanna de Ângelis também nos proporciona uma lembrança que deve nortear as nossas vidas para acelerar o nosso crescimento consciencial quando diz “Jesus não modificou nem o ensino dos profetas nem o estabelecido pela Lei Antiga. Antes adotou-os, acrescentando a sublime Lei do Amor, como sendo a única que poderia facultar ao homem a paz e a felicidade almejadas, propiciando-lhes desde a Terra o sonhado Reino de Deus.” FRANCO, D.P. Estudos Espíritas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis, cap. 8. “Situando no ‘amar ao próximo como a si mesmo’ a pedra fundamental da felicidade, o Cristo condiciona a existência humana ao supremo esforço do labor do bem em todas as direções e latitudes da vida, dirigido a tudo e a todos, e elucida que cada um possui o que doa. O ‘eu’ se anula, então, para que nasça a comunidade equilibrada, harmônica e feliz.” FRANCO, D.P. Estudos Espíritas. Pelo Espírito Joanna de Ângelis, cap. 17.
    Necessário se faz, urgente, que desenvolvamos olhos de ver, ouvidos de ouvir e coração de fazer!
    Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Geralmente, cada um de nós está habituado a uma visão do Universo construída em sintonia com os conhecimentos adquiridos nesta e em outras existências. Um exemplo é aquela ofertada por Galileu Galilei (1564-1642), Espírito, através de Nicolas Camille Flamarion (1842-1925), que se encontra em "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", capitulo VI - Uranografia Geral. Uma viagem pelo Universo pelo pensamento vivo daquele nobre irmão! Na atualidade, todos nós dispomos de instrumentos ampliadores de nossas percepções. Neste contexto, a notícia "Simulação virtual mais realista de sempre do Universo é revelada (FOTO, VÍDEO)" (Sociedade - Ciência e Tecnologia - 15-09-2021 05:48 - Sputniknews.com). Assim, conheça a ferramenta "... 'Uchuu' (espaço exterior, em japonês)...". Segundo este artigo, lê-se que "um dos aspectos mais incríveis da simulação é que mostra a evolução da matéria durante praticamente os 13,8 bilhões de anos de história do Universo, desde o Big Bang até a atualidade...". Nesta linha de pensamento, naveguemos na obra "Dimensões da Mente" (LEEPP, 1a edição, nov-dez 2020), de Inácio Ferreira. Este, aliás, também psicografou "No Princípio era o Verbo..." (LEEPP, 1a edição, jun 2012) e "A Vida viaja na Luz" (LEEPP, jan 2011)! Ih! Temos muito que aprender e apreender nessa viagem ou simulação virtual de nossas jornadas existenciais neste Planeta Espiritual chamado Terra e em outros planetas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:23 = 04:23)!!!

    ResponderExcluir
  11. Salve lá! Muitos de nós prefere não saber se está encarnado ou menos encarnado. Acontece que somos espertalhões e preferimos esse não saber. Muitos desencarnados se tornam eguns e fingem não saber de nada, até que a patrulha dos guardiões passe e os leve para as prisões. Fato esse tão bem representado no livro Memórias de um suicida, quando a patrulha levou a turba de uns 200 eguns para as cavernas. Mas não adianta nada fingir de égua, pois das leis divinas ninguém escapa e fingindo ou não, vai da terra e volta para terra, até que queira se libertar da roda das reencarnações. No nosso terreiro muitos chegam em pandarecos e imploram ajuda, mas não querem nem
    saber se já bateram as botas, querem é ser ajudados e isso fazemos, desde que sejam humildes e reconheçam a misericórdia de nosso Pai Oxalá. Saravá!.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ciência e Uberaba Geralmente, a cidade de Uberaba, MG, tem como referência Francisco Cândido Xavier (1910-2002), que lá residiu a partir de 1959 até o retorno à vida invisível em 2002. Todavia, aquela cidade registra conhecimento no campo da Paleontologia. Notícia setembrina mostra que "Fóssil de crocodilo que viveu há 80 milhões de anos é achado em Uberaba. Descoberta da primeira espécie fóssil na Formação Uberaba valoriza ainda mais a 'Terra dos Dinossauros'" [Paleontologia - Gustavo Werneck - 08-09-2021 18:59-19:37 - Jornal "O Estado de Minas" e "Correio Braziliense" (10-08-2021 00:13). No livro "Vida Imortal" (Didier), lê-se noticiário sobre fatos semelhantes naquela região mineira! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:15 = 05:15)!!!

    ResponderExcluir