domingo, 23 de maio de 2021

 

A Situação do Brasil

 

- Dr. Inácio, podemos conversar a respeito da situação atual do Brasil, país fadado a ser o Coração do Mundo e a Pátria do Evangelho?!...

- Se a conversa não descambar para assuntos de natureza político- partidário, podemos.

- Por que, “se não descambar para assuntos de natureza político- partidária”?!...

- Porque todos os partidos possuem erros e acertos, alguns mais erros que acertos, estando, sim, necessitados de maior dose de ideal em defesa da comunidade.

- No entanto, o senhor acredita que o país esteja melhorando?...

- Em minha concepção pessoal, sim, embora muito, e muito, esteja para ser feito, em todas as áreas: Educação, Saúde, Trabalho, Segurança...

- No que o senhor acredita que o Brasil esteja melhorando?!...

- No campo da solidariedade, por exemplo, entre os brasileiros comuns, e, ainda, pelo anseio popular de que o Brasil continue a ser um país livre, sem tantas injustiças sociais.

- Ainda há muita injustiça social no Brasil?!...

- Claro, e, infelizmente, ela começa de cima para baixo – as pessoas certas, ou mais certas, ainda não estão colocadas nos lugares que devem ocupar. Daí, para o brasileiro, a importância do voto nas próximas eleições.

- Como acabar com a criminalidade no país?!...

- Primeiro, pela educação, e, depois, pelo trabalho – necessário que se tenha escola e trabalho para todos.

- Os Espíritos Superiores têm procurado auxiliar o Brasil?!...

- Assim como a todos os demais países – neste sentido, o Brasil não é um país privilegiado. Claro que este auxilio passa pelo crivo do livre arbítrio dos encarnados, e, muitas vezes, nele esbarra.

- O Brasil está se saindo bem na condução da atual pandemia?!...

- Creio que os partidarismos, em geral, têm atrapalhado muito, pois, caso contrário, poderia, sem dúvida, estar se saindo muito melhor – é uma realidade a “politização” da pandemia do Coronavírus.

- “Politização”?!...

- Generalizada, na qual todos os partidos se encontram envolvidos, não priorizando o coletivo. Falta-nos, aos brasileiros, um pouco mais de civismo, de idealismo, enfim, de amor ao próximo.

- O senhor crê no futuro do Brasil?!...

- Claro que sim. Não teremos retrocesso, o que, convenhamos, seria contra a Lei do Progresso. Volto a repetir, no entanto, que a minha palavra é destituída de coloração política. O futuro está sempre batendo às portas, e é impossível que não caminhemos em sua direção.

- Teremos que lidar com outras pandemias?!...

- Possivelmente. Creio que, neste sentido, a pandemia atual esteja sendo um alerta para todos os países, a fim de que melhor se preparem e não venham a ser surpreendidos.

- O senhor crê numa guerra de grandes proporções?!...

- O meu otimismo me leva a responder que não.

- E sem o seu otimismo?!...

- Segundo estatísticas, somente no ano de 2020, a Terra sofre com 10 conflitos preocupantes – três deles estão acontecendo na África. Na América do Sul, outros conflitos bélicos estão em gestação. Fiquemos por aí.

- O senhor pretende reencarnar?!...

- Eu não sei porque vocês se preocupam tanto com a minha reencarnação! Estou incomodando muito?! Perguntar a um espírito se ele pretende reencarnar é o mesmo que perguntar a outro se ele pretende desencarnar.

- Se reencarnar, será no Brasil?!...

- Eu sou um mero cumpridor de ordens.

- Para encerrar, que o senhor acha do espírita na Política?!...

- Que Deus o auxilie a se manter dentro de suas convicções de fé, não consentindo que a tentação do poder desvirtue o seu ideal de servir.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 23 de Maio de 2021.