segunda-feira, 4 de junho de 2018




II – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

O primeiro capítulo do livro “Libertação”, cujo prefácio de Emmanuel é de 1949 – a obra, portanto, está prestes a completar os seus 70 anos! -, nos deparamos com a belíssima e substanciosa prelação do Ministro Flácus, que estava na condição de um dos Ministros de “Nosso Lar”.
Sob o título “Ouvindo Elucidações”, André Luiz transcreve, em síntese, a palavra do Ministro, que, sem dúvida, mereceria uma “separata”, ou seja, uma impressão à parte, pois que, em nossa opinião, ela vale por um livro.
*
Na companhia do Instrutor Gúbio, André se pôs a ouvir a preleção de Flácus, que, em sua palavra, aborda a questão das Dimensões Inferiores do Mundo, ou Planeta Espiritual – dando-nos a conhecer a existência da denominada Dimensão das Trevas, que, “geograficamente”, se localiza logo abaixo da Crosta Terrestre.
*
À determinada altura de sua peroração, Flácus considera:
“A rigor, portanto, não temos círculos infernais, de acordo com os figurinos da antiga teologia, onde se mostram indefinidamente gênios satânicos de todas as épocas e, sim, esferas obscuras em que se agregam consciências embotadas na ignorância, cristalizadas no ócio reprovável ou confundidas no eclipse temporário da razão”.
Começa, pois, com André Luiz, a se detalhar, com informações mais precisas, o que ele havia dito, em “Nosso Lar”, sobre as regiões subcrostais, dando-nos outra visão do significado teológico do chamado Inferno. André, que, com “Nosso Lar”, nos levara a efetuar uma “viagem ao futuro”, com “Libertação” começa a nos levar a realizar uma “viagem ao passado”.
*
E, em seguida, o Ministro considera:
“... a nossa Terra, com todas as esferas de substância ultrafísica que a circundam, pode ser considerada qual laranja minúscula, perante o Himalaia, e nós outros, confrontados com a excelsitude dos Espíritos Superiores, que dominam na sabedoria e na santidade, não passamos, por enquanto, de bactérias, controladas pelo impulso da fome e pelo magnetismo do amor. Entretanto, guindados a singelas culminâncias da inteligência, somos micróbios que sonham com o crescimento próprio para a eternidade.”
Sabemos que, praticamente, não há distinção entre bactéria e micróbio. Mas, o que o Ministro quer dizer é que, um pouco mais avançados, até mesmo espiritualmente, deixamos de sermos bactérias, para, simplesmente, sermos micróbios – e, por vezes, micróbios que se vestem de terno e gravata e que sabem falar inglês!
*
A preleção de Flácus, belíssima, considera, um pouco mais adiante, que não passamos de “micróbios” lidando com a razão há quarenta mil anos...
O quanto evoluímos?!
O quanto temos a evoluir?!
E, não obstante, nos consideramos... Ah, deixa para lá, pois é melhor nem dizer.
E o pior é que exigimos, dos outros, respostas definitivas, quando sequer sabemos, ao certo, como se forma o bolo fecal em nossos intestinos físicos e perispirituais.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 4 de junho de 2018.





15 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Excelente obra: Libertação. Será muito interessante refletimos por aqui.
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Gratidão!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César4 de junho de 2018 04:43

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Muita coisa ainda aprenderemos nas nossas idas e vindas de um planeta a outro do Universo. O quanto nos espera de sabedoria e sentimento irmanados todos no Augusto Pensamento Cósmico de Deus. Somos Seus filhos de fato e sendo os tais, deveremos percorrer as trilhas da insensatez de onde nos distanciamos do Criador. Micróbios, amebas ou bactérias ainda somos amados por Deus e com um objetivo certo: a perfeição relativa de Deus em nós. Um forte abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  3. kkkk, com todo respeito Dr. Inácio, hoje o senhor está com a macaca hein? rsrs. Realmente de nada sabemos e em atitude de defesa do nosso pobre ego, tentamos controlar a vida alheia, exigindo deles respostas e atitudes que geralmente não soubemos aproveitar. Beijos em ti e no Baccelli.

    ResponderExcluir
  4. Cadichon Pirilampo4 de junho de 2018 06:18

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Interessante o último parágrafo da mensagem semanal do Dr. Inácio Ferreira (IF): "...E o pior é que exigimos, dos outros, respostas definitivas,..." (omitimos o restante da frase propositalmente. Qual foi o motivo? Ficamos curiosos porque tínhamos lido algo como "Bill Gates experimenta água extraída de fezes humanas" (07-01-2015 10h27 - Tecnologia - Victor Caputo - Exame) e "Bill Gates experimenta água obtida a partir de fezes humanas. E gosta." (08-01-2015 15h39 e 06-05-2016 16h07 - Redação - Veja). O artigo sinaliza a invenção do "Omniprocessor" criada e inventada pela empresa "Janicki Bioenergy". Mais adiante dessa época, a BBC Brasil divulgou o artigo "As empresas que transformam fezes humanas em lucro" (26-11-2016 - Kate Hope). Nesse contexto de inovação e tecnologia, alguém perguntará, talvez: - "Como transformar o bolo fecal perispiritual em bioenergia?" Acreditamos que cada um de nós obterá a resposta na direção da ideia de "...lerem estudando..." (Odilon Fernandes - "Um Pouco mais Além", de IF, capítulo 1)! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:15)!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meus amigos

    Chamar a gente de ameba é um desaforo!!! Aí já é demais .kkkkk

    Mas somos a raça mais evoluída do planeta . Estamos no " topo" da cadeia .
    Sim!,somos , mesmo , os animais mais evoluídos do planeta Terra -talvez em mundos superiores estaríamos na condição de animais de estimação , só que teriamos que estar sempre na coleira pra não morder ninguem .kkk. já , como humanidade ...


    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  6. Olá, só uma correção: o livro, publicado em 1949, está prestes a completar 70 anos, e não 90 como consta. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. DR. INÁCIO EM UM POST O SENHOR FALOU QUE A OBRA "LIBERTAÇÃO" ESTÁ PRESTES A COMPLETAR 70 ANOS, E NO OUTRO 90 ANOS, SERÁ QUE OS INTERNAUTAS PRESTAÇÃO ATENÇÃO NESSE DETALHE? O QUE JÁ É IMPORTANTE
    (rsrsrsrs)
    BEIJOS DA IRMÃ VERINHA
    P.S - CREIO QUE ANDRÉ LUZ SE REFERIU A MIM, QUANDO FALOU DO "PEIXINHO VERMELHO", O SENHOR NÃO ACHA?
    BEIJOS PARA O MEU AMIGO BACCELLI E FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, me fez lembrar quando Chico se compara a um verme e Emmanuel o corrige dizendo: não ofenda o verme, porque ele cumpre sua parte na Natureza e Nóa não. Boa semana a todos.
    Se Nosso Lar nos leva ao futuro em Libertação voltaremos à Idade Média.
    Cirineu...

    ResponderExcluir
  9. Cadichon Pirilampo5 de junho de 2018 06:02

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Terra, Universo e nós. O Inácio Ferreira (IF) destacou em sua psicografia semanal o trecho "...a nossa Terra, (...), somos micróbios que sonham com o crescimento próprio para a eternidade." de "Libertação" (FEB). Para ilustrar essa comparação do Ministro Flacus, sugerimos a leitura do artigo "O cérebro humano é pequeno demais para compreender a escala do Universo" (03-06-2018 - n3m3 - http://ovnihoje.com/2018/06/03/o-cerebro-humano-e-pequeno-demais-para-compreender-a-escala-do-universo). Nesse artigo, o autor (n3m3) assinalou os seguintes temas: "...O Universo estende dezenas de bilhões de anos-luz...A Lua é o mais longe que os seres humanos penetraram no Universo...O Universo não pode ser explorado até que a animação suspensa chegue...A luz das estrelas que os astrônomos veem viajou por 13 bilhões de anos...A Terra é apenas um pequeno planeta no Universo..." E concluiu que "...A realidade é que o cérebro humano é pequeno demais para poder entender a escala completa do Universo." O artigo de n3m3 é a tradução de "Human brains are too small to fully understand the scale of the Universe" (31-05-2018 - em tradução livre "Os cérebros humanos são pequenos demais para compreender totalmente a escala do Universo" - www.disclose.tv) Nessa abordagem (comparação) de grandeza (amplidão, extensão, vastidão, etc.), cada um de nós é convidado a meditar na sua condição de "...micróbios...". Bela comparação desse Amigo Espiritual, que não nos ofende de forma alguma. Uma outra maneira de entender esse pensamento vivo de Flacus é ler o artigo "O Universo e seu cérebro crescem da mesma maneira" (28-11-2012 - Natasha Romanzotti - https://hypescience.com) Neste, a autora comenta a conclusão resultante de simulações computacionais dos pesquisadores Dmitri Krioukov et al em "Network Cosmology" (algo como: "Cosmologia em rede") publicado na revista de divulgação científica "Scientific Reports" 2, artigo 793 de 16-11-2012. Essa equipe mostrou que "...a rede causal que representa a estrutura em grande escala do espaço-tempo em nosso universo em aceleração é um gráfico de leis de poder com forte agrupamento, semelhantes a muitas redes complexas como a internet, redes sociais ou biológicas...". Essas "...leis de poder com forte agrupamento..." entendem-se como "...leis soberanas e divinas..." conforme o pensamento vivo do Ministro Flacus no início do trecho de "Libertação" citado por IF em sua comunicação semanal, até prova em contrário. O parágrafo completo de Flacus é "...Comparada à grandeza, inabordável para nós, de milhões de sóis que obedecem a leis soberanas e divinas, em pleno Universo, a nossa Terra..." Bem, naveguemos naturalmente nesses estudos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:00)!!!

    ResponderExcluir
  10. Bela mensagem, rezar e praticar o bem para que não caiamos nessas camadas subcrostais inferiores novamente.

    ResponderExcluir
  11. Dr. Inácio, que abstração sem sentido o Inferno teológico! Que beleza, lógica e justiça encerra a Doutrina Espírita!. E, claro, somos controlados pelos impulsos biológicos dos automatismos, a anos-luz das Inteligências Superiores. Como não, se adoramos brincar com a bola, quais crianças espirituais. E como é divertido ver o touro sacrificado na arena para alarido de dementes.Que prazer destroçar nacos de carne na boca, quais carnívoros. Adora-se o recreio. O não fazer nada é a felicidade suprema.Não nos enchergamos ainda, infelizmente.Que Deus e Jesus tenham muita piedade, porque nada sabemos e disso não nos damos conta. Muito grata. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Queridos Doutores Baccelli/Ferreira e Todos

    Paz Profunda !

    Para saber se evoluímos precisamos olhar o passado e comparar com o agora.
    Essa análise e reflexão são de nossa consciência e muito difícil de ser feita porque dói fazé-la (confrontar a razão: A Verdade!).

    Agora, o quanto tem para evoluir precisaríamos ter o conhecimento do TODO (e essa medida ainda não temos: visão maior), mas temos o Modelo Ideal deixado por Jesus Cristo, que é ainda tido como Ideal e inatingível...

    Desculpe-me minha simplicidade de aprendiz ! Agradeço todos vocês, pois gosto muito de ler este Blog do Dr. Inácio e os comentários que são deixados.


    Que Deus nos abençoe, nos ampare, nos ilumine !

    Um grande abraço
    Cristiane Sonia Arroyo - SP
    Ribeirão Preto - SP

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos!!!

    Sobre o assunto abordado nos comentários da semana passada e que bem se ajusta ao texto dessa semana (E o pior é que exigimos dos outros respostas definitivas...), estava agora lendo o livro Pensamento e Vida, Emmanuel/Chico, capítulo 25 TOLERÂNCIA

    "Pedir que os outros pensem com a nossa cabeça seria exigir que o mundo se adaptasse aos nossos caprichos, quando é nossa obrigação adaptar-nos, com dignidade, ao mundo, dentro da firme disposição de ajudá-lo."

    "Tolerar é refletir o entendimento fraterno, e o perdão será sempre profilaxia segura, garantindo, onde estiver, saúde e paz, renovação e segurança."

    Boa semana a todos!!!

    ResponderExcluir
  14. Cadichon Pirilampo10 de junho de 2018 18:57

    Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cristiane Sonia Arroyo (09-06-2016 11:05). Paz Profunda! Não se incomode com a sua simplicidade de aprendiz! Todos nós também somos! Continue nesse ritmo de compreensão e entendimento! Imaginamos o que seja a saudação "Paz Profunda" (rsrs...rsrs...rsrs...)!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:56)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Queridos Baccelli/Ferreira e Todos !

      Amor, Luz e Paz !


      Cadichon Pirilampo: certeza que sabem 😉!

      Gratidão por todos vocês... Uai 😊☺️😊

      No momento, assistindo uma palavra de física tema Vida e Extraterrestre em que os cientistas estudam se há Vidas em outros planetas, se há água em Marte, provavelmente há Vida ! 😉
      E sobre as certezas da Vida, as respostas definitivas?
      Vamos estudar, refletir e agir... O pensamento, a ideia, para iniciar o desejo, e termos a vontade de sermos melhores que nós somos hoje (Livro Pensamento e Vida por Chico Xavier).

      Paz Profunda !

      Que Deus nos abençoe, nos ampare e nos ilumine !
      Um abraço fraternal
      Beijos de Luz

      Cristiane Sonia Arroyo
      Ribeirão Preto - SP

      Excluir