segunda-feira, 23 de julho de 2018


IX – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

Quase a encerrar a preleção, um companheiro, que estava assembleia, questionou o Ministro:
- “Grande benfeitor, reconhecemos a veracidade de vossas afirmativas; todavia, porque não suprime o Senhor Compassivo e Sábio tão pavoroso quadro?”
Flácus respondeu:
“Não será o mesmo que interrogar pela tardança de nossa própria adesão ao Reino Divino? Sente-se o meu amigo suficientemente iluminado para negar o lado sombrio da própria individualidade? (destacamos) Libertou-se de todas as tentações que fluem dos escaninhos misteriosos da luta interna? (...)”.
As Leis Divinas respeitam o livre arbítrio da criatura, embora ainda não detentora do livre arbítrio absoluto – nem poderia ser diferente, pois, caso contrário, a criatura, em sua imperfeição, haveria de fazer com que o mal, ou a ignorância, que existe em si, viesse a se perpetuar.
Não obstante, precisamos convir que, pela sua liberdade de escolha, o homem, indefinidamente, pode ser opor às Leis da Evolução.
Portanto, não creiam os nossos irmãos encarnados que o Mundo Espiritual possa tomar providências radicais na mudança do cenário da vida sobre a Terra, nem tampouco interferir nos rumos que o espírita imprimir ao Movimento – que não representa a Doutrina, mas que pode fazer com que a sua assimilação e entendimento se atrase na mente popular.
*
Flácus acentua:
“Somos simplesmente alguns bilhões de seres perante a Eternidade. E estejamos convencidos de que se o diamante é lapidado pelo diamante, o mau só pode ser corrigido pelo mau. Funciona a justiça, através da injustiça aparente, até que o amor nasça e redima os que se condenaram a longas e dolorosas sentenças diante da Boa Lei”.
 Diante do exposto, cremos que, encarnados e desencarnados, carecemos de nos preparar para ainda enfrentar muitas dificuldades na senda evolutiva, e que, de fato, a transformação da Humanidade, com a consequente transformação do mundo, é trabalho laborioso, no qual, porém, cada qual, pelo seu esforço, pode se destacar e, assim, se for o caso, elevar-se a Planos mais altos.
*
Quase a concluir a sua conferência, Flácus anota:
“... o Planeta, por enquanto ainda não passa de vasto crivo de aprimoramento, ao qual somente os indivíduos excepcionalmente aperfeiçoados pelo próprio esforço conseguem escapar, na direção das esferas sublimes”.
E cita Paulo de Tarso, em sua Epístola aos Efésios:
“... não temos de lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas e contra as hostes espirituais da maldade, nas próprias regiões celestes”.
Os espíritos infelizes organizam-se nas “regiões celestes”, ou espirituais, e, contando com os agentes de sua vontade na carne, pelejam contra a vitória definitiva do Reino Divino. Claro que não podem lograr o seu intento, porém, realmente podem conseguir retardá-la, qual o tem feito com a Doutrina nos tempos atuais, que, no Brasil, segundo as estatísticas, da desencarnação de Chico Xavier para cá, conseguiu, inclusive, perder adeptos. (*)

(*) Vide na Internet os vários Institutos de pesquisa.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 23 de julho de 2018.





23 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!
    Excelente reflexão!!

    Muito agradecido!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Pois é, a coisa tá feia mesmo e no Brasil parece que perdemos o rumo da Boa Nova. ¨O diamante é lapidado pelo diamante e o mau é lapidado pelo mal.¨Muito apropriada tal observação. Entretanto há os que resistem e não desistem, mesmo com a partida do luminoso Chico Xavier. Pode demorar mas a terra será transformada, não por nenhuma religião, mas pela dor, ¨O mal é corrigido pelo mal.¨ Aguardemos trabalhando e reencarnado sempre para servir. Queria fazer um pedido particular ao Dr. Inácio, tenho em casa uma guerreira, boa, dócil, amiga, é a Bolinha, minha vira-lata nobre, ela está com 12 anos e alguns problemas sérios de saúde, embora nunca faltou ao dever de vigiar a casa. Prevejo que partirá em breve, peço que o Dr. Inácio que a encaminhe para a chácara São Francisco quando isso acontecer, irei avisar. Muito grata. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Aécio Emmanuel César23 de julho de 2018 04:10

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Com certeza o Movimento Espírita está um caos. Se os espíritas - aqueles que realmente sabem distinguir burrice do conhecimento espiritual - tem que puxar as rédeas desses vendilhões do templo dos dias atuais. Está uma falta de respeito tantos ditos romances espíritas na bancas que ditam o nome que as obras de Chico Xavier estão encantoadas num cantinho enquanto os romances que de espíritas não tem nada ganham espaço e mais espaço. Vergonha absoluta. Onde a FEB que nada faz? Não me diga que ela não está vendo o crescente movimento de livros que usam a tarja "Romance Espírita", sem que não tem nada nem de romance quanto de doutrina espírita. Forte abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Baccelli/ Dr Inácio por essas maravilhosas reflexões. Voltando a ler o livro com outros olhos. abçs ; Paz e bem a todos. Magali C Blecha.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde meus amigos

    "Sente-se o meu amigo suficientemente iluminado para negar o lado sombrio da própria individualidade? (destacamos) Libertou-se de todas as tentações que fluem dos escaninhos misteriosos da luta interna? (...)”
    Olha que maravilha! De minha parte , somente agora consigo avaliar o alcance dessas palavras do instrutor Flacus , após ter lido "Egos em Conflito" e "Egos em Paz" e iniciei a leitura de " A Alma Do Mundo". Com a clareza do Dr Inácio fica fácil até pra eu . Sem termos complicados entendemos a complexidade da Alma nas suas múltiplas experiências encarnatorias dentro do contexto da imortalidade . Uma amiga psicóloga que de a muito estudava a coleção psicológica do Divaldo leu "Egos em Conflito" atendendo a nossa sugestão . Resultado; disse que não vai mais perder tempo com aquelas obras .

    Temos que evitar as obras "truncadas" (como diz Dr Inácio)
    Obras com palavras difíceis e pouco aproveitamento são de autores pseudo-sábios . Assim vamos aprendendo a separar o joio do trigo .

    Em relação ao movimento estamos seguindo a recomendação do Dr Inácio. (Não é idolatria não) Não incentivamos a participação em eventos espíritas pagos e explicamos o motivo . "Daí de graça o que de graça receberdes"

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a todos! Agradeço a reflexão, como sempre, válida e atual. Falta-nos mesmo o estudo. Não conhecemos sequer a Doutrina que dizemos professar. Preferimos, majoritariamente, ler "romances" e um amontoado de obras de cunho pretensamente psicológico. Poucos sabem do significado de "Psicologia" na época de Kardec. Sugiro a todos a leitura da recentemente publicada tradução de A Gênese, feita a partir da edição única feita pelo Codificador, com três reimpressões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde

      Quando editora está publicando a GÊNESE ORIGINAL ?

      Excluir
    2. Bom dia, Irmão! Bom dia a todos! Informo que a tradução do original de 1868 (1a. à 4a. impressões) foir recentemente editada pela FEAL Fundação Espírita André Luiz.

      Excluir
  7. Boa tarde !! Na paz!! Tá tudo certo !!
    PSICOLOGIA x ESPIRITISMO: Essa possibilidade , estourou como uma bomba na alma desse lascado aqui !! Que situação crítica estamos vivenciando , não bastasse as mazelas políticas , ainda vem as da doutrina dos espíritos!! Fica na ponta da língua a pergunta : que diferença tem o católicos para os espíritas!?? Respondo eu mesmo , sem pestanejar : NENHUMA!!!
    Alguns fatos são interessantes de análise : Emanuel (públio lentulios) um , dramaturgo , gosta de um "sofrimentos " portador de uma postura austera , não se tem relato dele sorrindo ou no mínimo descontraído , numa mesma linha de Jesus!! Porque !? Aí , vêm vertente do espiritismo, que diz , não concordar com uma aproximação do espiritismo com a psicologia !! E a psicologia , tem na sua base de apoio, a descontração , alegria , pois , a doença da tristeza , ela é ,depressão!! Então , vem aqui outra questão : teria então , o homem de ser "deprimindo " ??? Seguindo o exemplos de Jesus e Emanuel ??? Já Chico , é um espírito descontraído , o que o levou por vezes a tomar uns puxões de orelha de seu "pai" Emanuel (senador ). Intrigante , algumas questões !! Discordo veementemente, com essa vertente dos espíritas, que são contra uma aproximação mais amiúde da doutrina e a psicológica!! Outra questão : A meu entender , um Médium nada mais é que , um psicólogo doutrinado !!!! Sinceramente!! Me recuso a aceitar seja Joana de Angeles , um espírito , "trevoso "!!! Se assim for, e Divaldo e sua mentora , forem uma farca! ...Essa pobre alma aqui , desgoverna os raciocínios lógicos de uma doutrina sustentado pela : FE RACIOCINADA!! Nessa linha de raciocínio , considerando as informações até aqui nos trazida pelos espíritos do mais alto !, que, pensamento , mente , é materia, entao teremos ou podemos ter novidades nesse campo, de que, Alegria , descontração , não combinam com evolução e santificação de um espírito !! ???, ou seja , tá aí uma das muitas , pergunta eu faria aos invisíveis nobres , no caso de uma complementação da codificação : " teria Deus , criado os espíritos para serem "deprimidos " ??? . Sinceramente !! , queria muito ver Chico de volta aqui no planeta , mas, sem a "influencia " do Senador !!!! Não descarto , óbvio , a possibilidade de estar enganado , e , creio , seria de bom senso ouvir ou ler, essa mesma frase , sempre lembrada aqui por , Cadin -Piri , vinda também desse braço da vertente que entende seja , senador públo lentulos um "santo " e Joana o "diabo "!!! ...Dentro deste contexto , foi que eu coloquei aqui a possibilidade de : Divaldo e Chico se complementando !! Porque, fica bem nítido pra mim que: faz-se necessário , estudarmos , observarmos , e ..., trabalharmos , no sentido do mais amplo seja o que seja para cada um de nós a CARIDADE!! , pois, podemos nos surpreender com muitos "dogmas espíritas " existentes nesse sentido !!! ...Credo viu !!! Que trauma e aversões despropositadas tem os espíritas em relação ao , abençoado, papel moeda !!! Só podem ser traumas !!!! Temos de aceitar as condições do planeta em que conseguimos se revestir de encarnações , e tirar proveito delas , o contrário , seria , aleijar o tripé de sustenção da doutrina , Religião - Filosofia - Ciência. Elas estão se desmembrando . O que fatalmente está ocorrendo no mundo invisível ( e Inácio está vivenciando ) , e nos retransmitindo , e fatalmente chegará aqui, pois, literalmente, emitamos o que ocorre por lá !! Hahahaha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meus amigos


      Eu me rendo Don Tamer!rssss
      Só posso dizer , com todo respeito(não é cinismo) , acredito , que está fazendo uma confusão danada. Está dizendo que Jesus é um espírito deprimido!? E Emmanueltambém!?
      Seriedade não é sinônimo de tristeza meu amigo. Nós é que não conseguimos encarar a realidade dos fatos sobre nós mesmos sem nos deprimirmos.
      Em relação ao Chico concordo com Baccelli/Inácio. O "Mentor" não era Emmanuel (senador). O mentor sempre foi o próprio Chico. Ele era e é o Chefe , abaixo de Jesus , é claro .
      Em relação a Espiritismox psicologia também vejo de forma diferente. A Doutrina espirita não compete com as vertentes científica ou filosófica que estão por aí. É REVELAÇÃO ! Adepta da VERDADE! Os espíritos Superiores só se interessam pela Verdade . Nós espíritas (cabeças de bagre- sou um deles) sinceros , temos a obrigação de identificar o joio que o inimigo semeou à noite no meio do trigo , porque depois de semeado , ele crescerá junto até a hora da colheita , onde será feita a separação . Mas se identificarmos um e outro não correremos o risco de nós alimentarmos de joio pensando que é trigo.

      Excluir
    2. Boa tarde!! Na paz!! Tá tudo certo!!. Meu Jovem, Gerson Cecatto. Não se "renda"!!!!. hahahaha!!!. Escuta-se o que não quer!, quem fala o que quer!! Não é mesmo!!?. Esse, o meu caso. Pois, no exercício da prerrogativa de espirito criado para exercer a Fé Raciocinada ( pelo qual, esse pobre aqui, escolheu seguir a Doutrina dos Espíritos, porque, seja ela a UNICA a permitir e nos dar condições a isso), nos submetemos na condição desse paradigma!. Pode crer!!, não irei me "render" tão facilmente!! hahahaha. Jesus!!, é meu "foco" de estudos e balizar. Quando li a opinião do nosso respeitado trabalhador da caridade absoluta, Dr. Inácio Ferreira, que publicou sua "opinião" ( certamente, exerceu ele a prerrogativa da Fé raciocinada) de que: "..Jesus seria o único espirito a ter tido uma acessão direta a Deus, após ser criado...". Não me "rendi" a essa opinião, do nosso mestre Psiquiatra!! hahahah. Nessa linha de raciocínio, considerando que, somos todos "farinha do mesmo saco", anseio entender mais amiúde Jesus ( homem!, encarnado a 2.000 anos e que não deixou nada escrito e nem procuração para outro, o que sabemos, simplesmente que "seguidores", teriam registrado em pergaminhos, palavras e atos que teriam presenciado - lembrando ainda que, durante as traduções, milhares, e influencias, recebidas, as bíblias existentes, estão na categoria de, não, totalmente confiáveis. Na codificação, inclusive, os próprios espíritos responderam a uma pergunta , dizendo que, os mandamentos, seriam os anunciados, de resto, não poderiam "autenticar" em 100% os escritos nos evangelhos - assim, unica ferramenta tenho para meus questionamentos, é, Todos os ATOS registrados, que temos do mestre Jesus, são revestidos do do mais sublime, BOM-SENSO!!!. ). E é partindo dai, que vejo Jesus!!, maior praticante do BOM-SENSO, E ESPIRITO MAIS ELEVADO, pisou nesse planeta até hoje. Dentro desse bom-senso, alguns itens, carecem de minha meditações: Esse, de jesus "deprimido", está dentre eles, como também, o de que: Judas, pode ter sido o "escolhido" e tenha feito uma preparação junto a Jesus, para encarnar e exercer o maior exemplo de CARIDADE poderiam deixar para nós!?, porque, seu espirito ficou "manchado" para a "eternidade", junto ao UNIVERSO, como sendo o "TRAIDOR", e , traição, é a meu ver, o maior ATO de significante ATRASO ESPIRITUAL, o homem, aqui na terra precisa se livrar, aceitando essa condição em prol da lealdade caridosa a causa traçada no alem quando dos preparativos da vinda de Jesus ao Planeta terra; outra, as palavras teriam pronunciado Jesus "... vocês podem fazer tudo que eu faço, e..,muito mais...", interessantíssimo isso não é mesmo???; outra, em sendo a terra, um "planetinha", em relação ao universo!!, qual seria o grau de evolução que tenha outros espíritos a mais do que Jesus!!???; e por ai vai!!.....Por i que, euzinho aqui, não DESCARTO NADA!!!. Ate mesmo porque, se eu PENSAR, já estarei publicando aos invisíveis minhas "opiniões", não é!!?, então, entre : Pensar e Escrever!, não existe diferença nenhuma, hahaha, e não irei me "render" hahahahahah. Irmão Gerson, não entenda aqui, como uma retrucação as suas palavras!!, por favor!!, muito pelo contrario, agradeço-lhe , e muito, a deixa que me destes, para NÓS, aqui transcrevermos nossas "neuras". E não tenha duvidas, SOU UM DOS PACIENTES, do psiquiatra, Dr Inácio Ferreira!!. hahahahahahaha!! Só Jesus na causa viu!!! kkkkkk

      Excluir
    3. Tranquilo meu irmão Don Tamer. Como você diz:"Na Paz!!tá tudo certo"!!rsss. Estamos no mesmo barco . Buscando uma compreensão mais ampla das coisas . Não é . Vamos seguindo com perseverança e desenvolvendo a humildade. Podemos até discordar em alguns pontos mas tenho aprendido muito com o irmão . Obrigado .
      Há! Não desistimos não. Rssss

      Excluir
    4. Boa tarde !! Na paz! Tá tudo certo !!
      Hahaha!! Por aí mesmo , irmão ! Gérson !! Esse aprendizado mútuo , gratificante!! Nos é proporcionado nesse , bendito blog !! Entre , malucos e desajustados , a gente vai interagindo com o "velho" psiquiatra !! , também , "maluco"!. Sim , porque , doido ele não é não!!! Pois, doido, na minha terra, é o que come merda e rasga dinheiro ! O resto é: maluco !!! Hahahaha.

      Excluir
    5. Queridos Dr. Baccelli/ Dr. Ferreira e equipe e todos

      Paz Profunda !

      Nesta quarta-feira, dentro do ônibus, assisti uma cena interessante, em que um senhor pegou um amontoado de moedas e notas de dinheiro e jogou as moedas no chão perto da roleta dos passageiros e as notas para cima, o ônibus estava cheio, alguns pegaram as moedas e devolveram ao senhor, este senhor não aceitou, outro moço que estava mais para frente catou a nota que voou e após devolver para o senhor, este senhor pegou a nota e jogou novamente pra cima, foi pela janela com o vento.

      Fiquei pensativa diante da situação e observando a reação das pessoas.

      Na quinta-feira, após passar pela roleta do ônibus, havia uma idosa sentada, parei em pé perto pois não havia lugar para sentar, logo a idosa puxou assunto comigo e disse-me, eu tenho uma filha que morreu com 42 anos e deixou filhos, preciso de ajuda. Olhei para idosa, retirei uns trocados e entreguei a ela.
      Após, o cobrador disse-me que a idosa tinha duas aposentadorias, pois recebia a aposentadoria dela e da filha que morreu, que ela entrava no ônibus, fazia o percurso e pedia dinheiro, e saia desse ônibus com um rolo de dinheiro. O cobrador do ônibus disse-me que a idosa era sua vizinha, que ela sempre distribuía o dinheiro para alguns homens em um bar para beberem uma pinga, que se fingia de mendiga para conseguir dinheiro... E de tanto de se fingir de mendiga, eu a vi como uma mendiga !!!

      Quanto ao dinheiro, posso dizer que gosto muito do dinheiro, muito bom quando se consegue dinheiro com o próprio trabalho. Penso que o dinheiro é para servir ao homem e não o homem servir o dinheiro. Quando fala-se em dinheiro, lembro de Jesus Cristo expulsando os vendilhões do templo e que Jesus Cristo chama o templo de “casa de meu pai” e usa de força física.

      Sobre a questão do dinheiro: você serve o dinheiro ? ou o dinheiro serve você ? Outra passagem, sobre dinheiro, Jesus Cristo diz “Dai a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César.”

      Chico Xavier não cobrava a sua participação (em palestras, em mega eventos caríssimos...) e sobre o que li ele distribuía dinheiro... Chico Xavier era um homem rico, rico no que ele dava, rico no que ele doava !!!

      Nesta última terça-feira, no estudo que acontece nas terças-feiras, às 20:00 horas no Facebook, Dr. Baccelli cita sobre o empresário brasileiro Antônio Ermírio de Moraes e da sua conduta em ajudar Dona Aparecida do hospital fogo selvagem, em Uberaba-MG.

      Uma semana abençoada
      Luz !

      Que Deus nos ampare, nos ilumine e nos abençoe!


      Gratidão Dr. Baccelli e família!

      Dr. Inácio Ferreira receba minha gratidão por toda a sua ajuda, com imenso carinho, de sua filha do coração que o ama !


      Um abraço paras todos
      Cristiane Sonia Arroyo
      Ribeirão Preto-SP

      Excluir
  8. Bom dia a todos!!!

    Há algum tempo atrás, quando ainda militava naquilo que acho uma das atividades mais importantes do Espiritismo - a cabine de passes - sempre terminava mentalmente os passes com a seguinte frase:

    "Gente é pra ser feliz!"

    Das muitas atividades de um Centro Espírita, uma das que entendo ser das mais importantes é a cabine de passes. Só quem já esteve perdido no mundo, desesperado, necessitado, sabe da importância de ser recebido pela Espiritualidade Amiga com um pouco de alívio, mostrando o caminho da Luz.

    Benditos sejam todos os Amigos Espirituais, desencarnados e encarnados, que diariamente trabalham nas cabines de passe deste planeta Terra!!!

    Prezado Dom Tamer: Gente é pra ser feliz!!!

    Abraços fraternais a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! na paz!!, tá tudo certo!!. Irmão, Schico!!. Concordo com tigo, m , numero, gênero e grau!!. Gente ( espirito), é para ser FELIZ!!. Minha maior "recompensa", é justamente, quando , exerço a prerrogativa do passe e ao final, consigo, um "sorriso" do atendido!!. Dai, tenho algumas dificuldades de relacionamento, com meus colegas de "trabalho", pois, acham eu esteja de "gracejo" com a chamada , espiritualidade, pois, consideram eles que, eu, só posso me colocar na condição de "instrumento" dos invisíveis!!. ( o que é muito, introvertido) não posso , querer INOVAR!!!. Por essas e outras, que, exerço o passe, no meu dia a dia com aqueles que acotovelo nas labutas diárias. Do meu "jeito" vou exercendo minhas relações com os VISÍVEIS/INVISÍVEIS!!. Graças a Deus!!!, Obrigado!!! , meu Pai!!!....

      Excluir
  9. Prezado Irmãos: Quando me referi anteriormente ao significado do termo "psicologia" à época de Kardec faltou-me explicar que naquela época ele se referia às "Ciências da Alma" então estudadas nas escolas e na universidade. Hoje, o termo se refere a uma Ciência de base materialista que busca uma prática terapêutica dos conflitos íntimos como se eles fossem fisiológicos, o que leva a uma abordagem paliativa. Acaba não funcionando, pois os conflitos da alma se resolvem com esclarecimento e muito amor. Induzir uma falsa sensação de alegria leva a resultados efêmeros. O equilíbrio se alcança com a noção de responsabilidade e a mudança consciente de atitudes que, esta sim afasta o sentimento de culpa, a vitimização, etc. lavando à verdadeira alegria. Somente a prática do bem pelo bem - e é isto o que Jesus e a nossa Doutrina ensina - leva à felicidade, que é uma conquista gradual de cada um. Toda ajuda é bem vinda, mas a cura vem de dentro de cada um. Seriedade não exclui alegria, a fundamenta. Muita paz a todos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! na paz!!, tá tudo certo!!! Irmão!, Unknown. Então!!!, salvo eu esteja enganado com suas colocações!!. É justamente, essa, minha duvida quanto ao "episodio" aqui criado, em relação a Divaldo Franco e Joana de Angeles: NÃO ESTARIAM ELES EXERCENDO EXATAMENTE ESSA PSICOLOGIA QUE VOCÊ DESCREVEU!!????? porque!!, se for essa !?, em nada tem de "trevosos" ai!!!...

      Excluir
    2. Prezados Irmãos: Bom dia! Não me coloco na posição de julgar a quem seja, favorável ou desfavoravelmente. Na dúvida, fico sempre com Jesus e Kardec (chico Xavier), nesta ordem. Meu entendimento, a partir de ambas fontes é o de que o sofrimento (e consequente infelicidade) é inerente à imperfeição. Somos todos espíritos perfectiveis que, ora encarnados, ora desencarnados conduzimos um processo de evolução (aperfeiçoamento) da simplicidade e ignorância até a angelitude. Nesta linha, de conduta, o esclarecimento e o aprimoramento da conduta precedem a felicidade, que é uma consequência do esforço empreendido e proporcional a ele. Simples assim. Ela é um estado íntimo e não uma consequência do meio externo. Cito Jesus: "Procurai primeiro o Reino de Deus e sua Justiça e todo o mais vos virá por ACRÉSCIMO". Muita paz a todos!

      Excluir
  10. Boa tarde!!, Na paz!!, tá tudo certo!!. Irmãos!!, não estou aqui, defendendo A ou B. Estou buscando aqui, que se faça JUSTIÇA!!!. Essa, é minha "bandeira", JUSTIÇA!!. Afinal!!, foi isso, o que , mais eu aprendi com JESUS!!! Não é questão de , pseudo-sábio, mas de, "... um dos aflitos..." de entender, fazendo uso do BOM-SENSO!!, Estudando.., observando...., e, trabalhando..., conforme instruções dos espíritos!!!

    ResponderExcluir
  11. Cadichon Pirilampo29 de julho de 2018 07:17

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Movimento Espírita e obras mediúnicas. Muitos de nós estranhamos o aparecimento de livros mediúnicos de autores A, B ou C como sendo ligado direta ou indiretamente ao Espiritismo (ou Doutrina Espírita), não é mesmo? Como cada um de nós deve ou deveria comportar-se diante de tal fato? Bem, acreditamos que, num primeiro momento, a leitura da mensagem "Obras mediúnicas", de Francisco Cândido Xavier, Espírito, seja interessante: "Uma obra mediúnica não tem que ser, necessariamente espírita. O intercâmbio com o Mundo Espiritual não é privilégio nosso. Os espíritos, em afinidade com os médiuns, escrevem o que pensam - é um direito que lhes assiste. Não podemos reivindicar, sobre a mediunidade, direito de propriedade... Agora, de fato, o que não se coaduna com os nossos princípios, ou seja, com os fundamentos da Doutrina, carece de ser lido com certa cautela. Porque provém de um espírito, não significa que tenha o selo da Verdade. Os espíritos são os próprios homens fora do corpo, e a desencarnação, por si só, não modifica os pensamentos de ninguém. Em nossa Doutrina, a linha de pensamento se concentra em Jesus e Kardec. Não podemos censurar, criando uma espécie de tribunal inquisitorial. Os espíritos têm o direito de dizer o que pensam; nós é que precisamos separar o joio do trigo...A mediunidade irá se generalizar cada vez mais e, deste Outro Lado, não há uniformidade de opiniões. Como ocorre aos escritores encarnados, os espíritos são livres para exporem as suas ideias...O perigo está na mistificação. Espiritismo autêntico só com Jesus e Allan Kardec!" (BACCELLI, Carlos Antonio/Francisco C. Xavier. Doutrina Viva. Didier, 1ª edição, jun 2008, páginas 143-144). Na linha desse pensamento, imaginamos que a frase "...Proibir um livro é provar que se o teme;..." (Allan Kardec. Penúria de médiuns. Revista Espírita fevereiro de 1861). Perdoe-nos a digitação longa! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:12)!!!

    ResponderExcluir
  12. Dr. Inácio, estou passando por aqui muito a correr, apenas para dizer olá a todos. Sim, também concordo que o Mundo Espiritual não vai interferir no rumo que os espíritas dão ao Movimento. A Doutrina segue o rumo com ou sem Movimento, porque é o Cristo quem imprime o andamento ao Consolador. Há poucos dias, alguém me perguntou a que Movimento espírita fulano de tal pertencia. Fiquei preocupada, pois não sabia que o Movimento espírita estava se estatelando ravina abaixo. Que há um grande dissidente no nosso Movimento e que tem feito estragos sem conta eu já sabia... Não podemos mesmo desgrudar do Cristo sob pena de perdermos a lucidez. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  13. O que ele quer dizer com o "mau só pode ser corrigido pelo mau"?

    ResponderExcluir