segunda-feira, 6 de agosto de 2018


XI – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

Os nossos estudos do livro “Libertação”, nesta semana, bem que poderiam ter por título: A Pergunta de André Luiz.
Continuando a dialogar com Gúbio, André lhe inquiriu: “Com que fim - perguntei – essas legiões retardadas se mancomunam, além da morte, se despidas da vestimenta grosseira de carne devem saber, mais que nunca, que se empenham em combates inúteis?”.
De fato, ao espírito encarnado, muito difícil compreender que, na Vida de além-túmulo, os homens fora do corpo não assimilem a realidade, capitulando diante de sua própria ignorância...
Não seria de se esperar que, pelo menos, deste Outro Lado da Vida, os espíritos lograssem tomar consciência de seus erros, inclusive de ordem dogmática, no campo da fé, em que, ao longo dos séculos, tanto temos errado?
Gúbio, o sábio Instrutor, sorriu, e a sua resposta, embora óbvia, não deixou de soar com o ineditismo que a Verdade sempre soa aos ouvidos de quem, voluntariamente, busca ignorá-la:
- “Reportamo-nos a espíritos perfeitamente humanos, não obstante desencarnados, e tais perguntas, André, poderiam ser formuladas, mesmo na Crosta da Terra. Por que razão, nós mesmos, antes de acordar a consciência para a revelação divina, nos precipitávamos nas linhas inferiores, todos os dias, contrariando espetacularmente a Lei? (...)”.
Sim, por que nós mesmos, quando no corpo carnal, não compreendemos a inutilidade do mal?! Como não considerarmos ilógico que o espírito, apenas por conta de seu desenlace do envoltório denso, possa renovar-se intimamente?!
E Gúbio questiona André:
“Ante as sugestões do Plano Divino que te povoam, agora, o pensamento, lembras-te de algum tempo passado em que tivesses cogitado sinceramente da própria sublimação?”.
*
A verdade é que o homem, moralmente, não se transforma mais além da morte do que possa se transformar na Terra, desde agora.
Por que ocorreria alguma mudança moral significativa no espírito, pelo fenômeno da desencarnação, e não lhe ocorreria, assim, alguma mudança de ordem intelectual?! Pode o espírito com inclinações inferiores, deixar de ser o que é de hora para outra?! Pode alguém de intelecto obtuso, transfigurar-se em espírito erudito, apenas por, supostamente, ir contemplar as estrelas mais de perto?!
*
Vejamos que André Luiz, após ouvir as considerações do Instrutor, ainda confessa o que, sem dúvida, nos é difícil de aceitar, quando não nos aprofundamos nos temas que não conhecemos se não superficialmente:
“A argumentação de Gúbio era bela e sugestiva; entretanto, eu sentia dificuldades para aceitar a ideia de purgatórios e infernos dirigidos.”.
Sobre a Terra, não os temos?! A criminalidade não é organizada e dirigida, muitas vezes, de dentro das penitenciárias, ou do interior dos palácios?!...
Quadrilhas de espíritos encarnados, no mundo inteiro, escravizam o poder, submetem os povos, incrementam a guerra, tramam tão somente em favor de seus próprios interesses... Tais legiões, sob o jugo de legiões outras, que as controlam do Invisível, mantém, em todos os aspectos, a Humanidade em longo cativeiro de ignorância, porquanto o seu objetivo é o da “conservação do primitivismo mental da criatura humana”.
Esta é uma das mais graves denúncias que o Moderno Espiritualismo já pode fazer ao homem em todas as épocas da Humanidade.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 6 de agosto de 2018.

17 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli.Por quê é tão importante a ¨conservação do primitivismo mental¨dos encarnados? Puro desejo de escravidão? Orgulho? ou brincar de Deus? Seja o que for é sempre perda de tempo! Deus é mais! Bjs

    ResponderExcluir
  2. "Pode o espírito com inclinações inferiores, deixar de ser o que é de hora para outra?!" - devolvo a pergunta, pois estou me lembrando de Saldanha, em Libertação, e da conversão Saulo/Paulo. Então, fico na dúvida. Não sei apreender os detalhes de cada processo e os cotejar. Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo9 de agosto de 2018 04:55

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Unknown ((06-08-2018 07:36). Em casos semelhantes ao que você mencionou (o de Saldanha e o de Saulo/Paulo) os detalhes estão na nossa compreensão do que seja amadurecimento espiritual, embora eles não estivessem dispensados de cumprir a Lei de Deus em reencarnações futuras. Mudaram de atitudes infelizes para comportamentos felizes, mas não estariam isentos às exigências da Lei Divina através da reencarnação! O caso de Saulo/Paulo é explicado nessa linha de pensar lembrada por você! Deus, Jesus e os Bons Espíritos abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:50)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde! na paz!!, tá tudo certo!! hahahaha!!!, nobre irmão, Unknown!. Eis, ai uma questão, bem interessante , que também me "agonia". Dr. Inácio, por exemplo ( e se partindo dele, me agonia mais ainda), afirma : "... Jesus, teve acessão direta a Deus". Essa , "besta" aqui, tem muitas duvidas a essa possibilidade!!.....

      Excluir
    3. Cadichon Pirilampo10 de agosto de 2018 04:49

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (09-08-2018 08:43). Você psicografou "...Dr. Inácio, por exemplo (e se partindo dele, me agonia mais ainda), afirma: '...Jesus teve acessão direta a Deus". Como interpretar essa noção expressa pelo Dr. Inácio)? Em todos as livros psicografados por ele, Inácio Ferreira raciocina em sintonia com o pensamento de Emmanuel contido na pergunta 243 de "O Consolador" (FEB): "Todas as entidades espirituais (...), com exceção de Jesus Cristo, fundamento de toda a verdade neste mundo, cuja evolução se verificou em linha reta para Deus, e em cujas mãos angélicas repousa o governo espiritual do planeta, desde os seus primórdios." Perguntemos, inicialmente, essa opinião de Emmanuel está em desacordo com a Doutrina Espírita expressa em "O Livro dos Espíritos? Não, porque a resposta dos Orientadores Espirituais é claríssima! O problema encontra-se em nossa compreensão em não aceitar Jesus Cristo como um irmão que ascendeu (evoluiu, elevou-se) em direção a Deus mais rapidamente do que nós, seres espirituais encarnados neste Planeta Espiritual chamado Terra. Queremos que Jesus seja igual a nós, não é mesmo? Por isso, sempre afirmamos que não descartamos estar enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:48)!!!

      Excluir
    4. Boa tarde!!Na paz!!, tá tudo certo!!! Nobre irmão, Cadin-piri. Cremos, o irmão, esteja, digamos, um tanto atarefado, nas leituras e compromissos, e não tenha se elucidado bem ao que eu relatei, ou..., eu mesmo esteja me expressando mal. Então, para que não fique duvidas, vamos aqui, algumas observações: 1 - Não tenho dificuldade nenhuma em admitir que Jesus, tenha evoluido bem mais rapidinho ( e poe rapidinho nisso) que eu, muitíssimo pelo contrario; 2 - De acordo com os "históricos", que nos foram permitidos ter conhecimento, sobre encarnações de espíritos já elevados e angélicos ( hoje), não, tenho Emanuel ( senador Publio Lentulios), como sendo um dos mais elevados não!!; 3 - Os espíritos (codificadores) , não disseram "tudo", alias, nem mesmo sabem tudo ( afirmaram isso também); 4 - Com relação, a tal " linha direta para Deus", afirmo, não teem angélico que me deixa confortável e convencido quanto a essa possibilidade, ( sendo isso possível ou real, então, por simples analogia, teremos de admitir que Jesus foi um espirito criado diferente de mim, e todos os outros... hahahaha) pois, Jesus mesmo, nos dá algumas dicas de que: sem duvidas, é perfeitamente possível evoluir "rapidinho", mas, em linha DIRETA!!!?????. Bom, pode se também, que eu, tenha pela minha pequenez, interpretado mal o uso do termo "linha direta" observado por Dr. Inácio!!!, bem provável seja isso mesmo viu!!!. Eu que não entendi nadica!!!. preciso ficar mais atento as minhas leituras,interpretações, e , aceitar a possibilidade de estar enganado!!!...

      Excluir
    5. Cadichon Pirilampo10 de agosto de 2018 10:58

      Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Onde se lê "...Perguntemos, inicialmente, (...), está em desacordo com a Doutrina Espírita expressa em "O Livro dos Espíritos?..." Leiamos "...Perguntemos, inicialmente, (...), está em desacordo com a Doutrina Espírita expressa em "O Livro dos Espíritos" pergunta 115?...". Perdoe-nos a incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (14:55)!!!

      Excluir
  3. Aécio Emmanuel César6 de agosto de 2018 11:14

    Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. com certeza demoramos muito na senda da primitividade, pois que é difícil para nós extinguir a inferioridade de milênios em algumas poucas reencarnações. Louvado a Deus seja rápida essa conscientização de forças invisíveis que comandam o mal no mal que fazem os homens escravos deste. Forte abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr.Inácio e Baccelli!!

    Agradeço pela reflexão, me fez refletir bastante!!

    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  5. Oláaa!!! Não perdi tempo, saí do meu município e fui até ¨BELZONTE¨ comprar o ultimo livro do Dr. Inácio ¨A ALMA DO MUNDO¨, e até queria perguntar se acabaram os gatos do hospital dos médiuns pois tem muito tempo que não temos notícias a respeito. E só para relaxar lá vai essa: sabem por que em Minas não tem mar? `É porque quando Nois reza fala assim: e livrai nos do MAR amém,rsrs Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado sobre os gatos!!!

      Excluir
    2. Boa tarde!, na paz!!, tá tudo certo!!. Nobre irmão, pascale!. hahahahahahah!!!!, vocês são privilegiado, pois, suas orações são atendidas, e não tem MAR em Belzonte!!!.haha!! Já aqui em Brasilia, minhas orações , NÃO SÃO ATENDIDAS, pois, a gente pede: "... nos livre de todos os MALAMEN!!!, e no entanto, vocês, do pais inteiro, vão mandando cada vez mais esses "malasmem" pra cá!! kkkkkkkkkkkkkkkkhahahahahahahaha!!!, não sei é pra rir, ou chorar!!... Nem Jesus!! na causa!!

      Excluir
  6. Boa tarde meus amigos

    O mais difícil pra nós é cair a fixa da nossa real condição de espíritos ainda muito inferiores e por vezes bem trevosos . Para a satisfação de nossos desejos egoístas agimos , muitas vezes, com crueldade , simplesmente esquecendo os nossos irmãos em humanidade .
    Ora , vivemos no planeta espiritual que se encontra logo acima da dimensão Trevas e logo abaixo da dimensão Umbral .
    Podemos concluir que até ontem vivíamos nas trevas mais densas ; hoje estão vivendo em trevas menos densas e , caso venhamos a merecer , amanhã estaremos percebendo a tênue luz das esferas umbralinas um pouco acima de nós .
    E tem gente que imagina que ao desencarnar se elevará aos planos superiores!
    Graças a Deus estamos tomando consciência de nossa inferioridade e assim não criando mais fantasias a nosso respeito .
    De minha parte gostaria de poder , ao desencarnar , permanecer trabalhando -em qualquer função ; pode ser varrer o chão - no " outro lado" da nossa casa espírita .

    ResponderExcluir
  7. Cadichon Pirilampo7 de agosto de 2018 05:47

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Parabenizamos o nobre irmão Inácio Ferreira (IF) pelo esclarecimento do texto de André Luiz em "Libertação" através do seu amigo e médium C.A.B.! Realmente, no atual estágio de transição planetária, observa-se claramente a ação de "...Quadrilhas de espíritos encarnados, no mundo inteiro, escravizam o poder, submetem os povos, incrementam a guerra, tramam tão somente em favor dos seus próprios interesses...". Este cenário (palco, panorama, etc.) está claríssimo diante de todos os espíritos visíveis e invisíveis habitantes deste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Portanto, ninguém desconhece esse cenário doentio! Como identificar esses "...próprios interesses..."? Leia-se, medite-se e estude-se as falas, os discursos de cada um desses espíritos, filhos de Deus, em desarmonia com a lei de Deus inscrita na consciência! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:42)!!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos!!!

    Ah, se pudéssemos subir na montanha e enxergar o caminho completo!

    Pois é, as coisas acontecem no momento certo. Estou estudando A Caminho da Luz de Emmanuel/Chico e uma das coisas que mais me chamou a atenção é a sequencia de ciclos progressivos que a Humanidade desenvolve na Terra.

    E mais marcantemente isso se me apresentou, talvez por estar mais próximo de nossa época, foi o ocorrido no período após a vinda de Jesus e o trabalho dos primeiros cristãos até o crescimento da igreja católica e os papados, a funesta e tenebrosa idade média, que me dá calafrios só de ler.

    Exatamente como grifado por Dr. Inácio, tudo tendo o objetivo da “conservação do primitivismo mental da criatura humana”.

    Hoje não é diferente! É até mais! E fenômeno similar, embora ainda em escala menor mas conceitualmente igual,está acontecendo com o Espiritismo/Espiritualismo. Sem papados, por favor!

    Este é o processo. Este é o caminho. Esta é a Construção. Cada vez mais trabalhosa, por isso mesmo, mais importante!

    E Jesus nos deu o caminho: Caridade! Não só dos importantes pão e sopa (tantos famintos nesse mundinho perdido no espaço!) mas também de alimentação espiritual e melhoria da Alma Humana.

    Vamos, sim, vivenciar esta Humanidade em processo de Regeneração neste planeta Terra!!!

    Abraços fraternais a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! na paz!!, tá tudo certo!!!, Nobre irmão, Schico!. me permita, acrescentar algo em seu relato : "... Caridade! Não só dos importantes pão e sopa (tantos famintos nesse mundinho perdido no espaço!) mas também de alimentação espiritual e melhoria da Alma Humana..." Tem de andar de mãos dadas, pão , sopa e INSTRUÇÃO!!!. Assim, SÓ A EDUCAÇÃO DE FORMA OSTENSIVA, trará mudanças em tempos mais expressivos !!, assim, minha "tese", vai se consolidando : Emanuel/Chico-Joana/Divaldo, se complementam!!!...

      Excluir
  9. Bom dia dr Inácio e Baccelli...
    A auto observação ou vigilância...que Jesus nos ensinou é um dos mais poderosos recursos do espírito...para que o crescimento real de qualquer um de nós comece a se processar de verdade...
    Só podemos modificar o que conseguimos enxergar...
    Em qualquer situação no nosso dia a dia...em casa..no trabalho..na rua..nós seremos protegidos por nós mesmos se estivermos com nossa vigilância ligada...
    Não há mudança no mundo..se nós não mudarmos..
    Há muito a descobrir dentro de nós...
    Enquanto esse processo não se iniciar...nenhum de nós pode descortinar a luz imensa que existe dentro de cada um...
    E é observando nossas intenções em cada pequena ou grande ação que realizamos..
    O que sentimos...os pensamentos que produzimos são nossas melhores ferramentas para conseguirmos caminhar sem receios...
    A vigilância é o nosso breque...é o nosso farol..ela descortina nossa alma..
    Ela é a base do progresso do espírito...
    Se aprendermos a nos perguntar em todas as situações que vivemos... A Lei De Deus que Jesus nos ensinou...que é fazer aos outros o que gostaria que me fizessem..ou..não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem..estaríamos nos protegendo de nossa própria ignorância...
    Trevas ou luz são escolhas nossas...do nosso mundo íntimo que ainda se encontra doente e precisa de remédio..
    Qual remédio?
    JESUS.....
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir