segunda-feira, 15 de abril de 2019


XLIII – REFLEXÕES SOBRE O LIVRO “LIBERTAÇÃO” – ANDRÉ LUIZ/CHICO XAVIER

No capítulo VIII – “Inesperada Intercessão” –, André Luiz, Gúbio e Elói são, finalmente, recebidos por Gregório, que “rodeava-se de mais de cem entidades em atitude adorativa”.
Qual seria o poder que Gregório exercia sobre tais espíritos?! Hipnótico?! Que espécie de dependência, por certo, continuavam a ter dele?! O próprio André questiona: “Quem seria Gregório naquele recinto? Um chefe tirânico ou um ídolo vivo, saturado de misterioso poder?”
Gregório era ali adorado como se fosse um deus, à feição dos antigos imperadores romanos... E o mais incompreensível é que ele tinha perfeita noção de que se encontrava desencarnado, mas continuava em seu “jogo ilusório”, submetendo aos seus caprichos tantos espíritos que se lhe obedeciam...
O sacerdote, então, passa a arguir Gúbio, que confirma ali estar em nome de “Matilde”, e, ao simples enunciar de seu nome, experimenta certo abalo.
Gúbio lhe diz:
- Asseverou-nos querer-te com desvelado amor materno.
Então, o sacerdote esclarece que ambos, ele e sua mãe, estavam separados há alguns séculos, sentenciando:
- (...) Ela serve ao Cordeiro, eu sirvo aos Dragões. (*)
(*) Aqui solicitamos a permissão de nossos irmãos e irmãs internautas para indicarmos a leitura da obra de nossa lavra espiritual, “Do Outro Lado do Espelho” – edição Didier.
*
Esclarecendo sobre os “Dragões”, André Luiz acrescenta uma nota de rodapé:
“Espíritos caídos no mal, desde eras primevas da Criação Planetária, e que operam em zonas inferiores da vida, personificando líderes de rebelião, ódio, vaidade e egoísmo; não são, todavia, demônios eternos, porque individualmente se transformam para o bem, no curso dos séculos, qual acontece aos próprios homens.”
Duas observações de nossa parte:
1 – “... desde épocas primevas da Criação Planetária...”, portanto, muitos deles, são espíritos rebelados há séculos e milênios.
2 – “... não são, todavia, demônios eternos...”, mas, dentro da relatividade do tempo, podem ser considerados “demônios”, espíritos que se colocam a serviço de inteligências que buscam “a perversão dos processos divinos que orientam a evolução planetária.” (Cap. I, de “Libertação” – “Ouvindo Elucidações”)
*
Aduzimos que os denominados “Dragões” possuem numerosos “agentes”, no corpo e fora do corpo, que, ao longo dos séculos, têm procurado entravar o avanço da Humanidade – nem mesmo a própria Doutrina Espírita lhes têm escapado à perniciosa influência, na tentativa de lhe deturpar os Princípios.
*
Entre Gregório e Gúbio, estabelece-se, então, quase um confronto de ordem intelectual, como se passassem a duelar com invisíveis floretes – Gúbio, evidentemente, procurava terçar com as armas do amor, que outras não poderiam ser as que ele portava.
- Criticas, porventura, os Dragões, que se incumbem da Justiça? – perguntou Gregório, duramente.
- Quem sou para julgar? – comentou Gúbio com simplicidade – não passo dum servidor na escola da vida.
- Sem eles – prosseguiu o hierofante, algo colérico, que seria da conservação da Terra?
*
Sim, existem espíritos que se arvoram em tomar uma suposta justiça em suas mãos, e, no caso dos “Dragões”, a Justiça, escrita com J, querendo significar a Justiça Divina!
Esses espíritos, que conhecemos, repetindo, no corpo e fora do corpo, valem-se de sofismas que, não raro, chegam a convencer aqueles que não estejam fortemente amparados pelos seus propósitos no Bem.
São eles que, com falsos milagres e prodígios, quase chegam a enganar os próprios “escolhidos”...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 15 de abril de 2019.



17 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César15 de abril de 2019 03:07

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... o mal tem dessas artimanhas, como o Bem tem conhecimento de como agir nesses casos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cadichon Pirilampo15 de abril de 2019 03:50

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Saudamos alegremente mais uma página convidativa a pensar que o nobre irmão Inácio Ferreira (IF) psicografou neste início de semana. Nela, ele assinalou "...(*) Aqui solicitamos a permissão...a leitura da obra de nossa lavra espiritual, "Do Outro Lado do Espelho" - Edição Didier..." Também sugerimos a leitura, o estudo e a meditação dos livros "As Duas Faces da Vida" (LEEPP) e "Entre a Sombra e a Luz" (LEEPP), de Paulino Garcia, nos quais encontramos referências a esses irmãos denominados 'dragoneses' ou "Dragões"! Não somente nessas obras e autores, mas em outras de escritores espíritas e espiritualistas, seja com esse termo ou não! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:51)!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Se são espíritos endurecidos desde
    os primórdios da criação planetária, devem ter vindo de outros planetas, pois os terráqueos ainda não tinham o amadurecimento intelectual para escolher o mal de propósito, faz me lembrar aquela passagem do Evangelho: ¨ Então Lúcifer foi lançado na Terra.¨ Mas se eles são tão inteligentes sabem que não podem vencer o Cordeiro, por que insistem? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Na paz! Tá tudo certo ! Pascale: muito boas, suas reflexões e indagações !! Permita - me , comungar contigo !

      Excluir
  4. Boa tarde a todos, lendo livro ESPÍRITO É GENTE, Inácio/Baccelli, pude me admirar cm questões tão complexas são tratadas cm tamanha leveza, vocês estão de parabéns, não estão ¨humanizando¨o mundo espiritual e sim descomplicando. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo! Conshuá : Permita-me , comungar também contigo!. Sim, este a meu ver, é o tema atual : DESCOMPLICAR!!!...., entendendo e praticando isso!, simples assim, a humanidade de Espíritos, visíveis e invisíveis, saem da mesmice, e solidificam a tão esperada REGENERAÇÃO!!...

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dr Inácio e Baccelli
    Nosso mundo ainda é assim Dr Inácio..
    Conseguem ter capacidade para cultuar ídolos falíveis e ainda não conseguem ter como mestre Jesus..
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Baccelli! Acabei de ler "Caravelas do Cristo" e gostaria de ler as mensagens da Irmã Francisca, de Bragança/Portugal. Seria possível? Obrigado. Leonardo (Centro Saber Amar - Geraldo Lemos - BH/MG).

    ResponderExcluir
  8. Cadichon Pirilampo17 de abril de 2019 05:58

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Visão sobre o Universo! Permitam-nos divulgar uma notícia descomplicadora sobre o nosso modo de ver os fenômenos da Natureza! Trata-se de "Buracos negros: o Universo revela sempre mais os seus segredos" (16-04-2019 14:57 - Ciência e Tecnologia - Federico Piana, Andressa Collet - www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2019-04/buraco-negro-observatorio-vaticano-entrevista.html). Nela, os autores entrevistam o Pe. Guy Consolmagno, diretor do Observatório do Vaticano, sobre a foto do consórcio "Event Horizon Telescope" [foto de buraco negro revelada no dia 10-04-2019 em rede mundial], que "...confirma a Teoria da Relatividade. De agora em diante, os estudos científicos não serão mais os mesmos." No contexto dessa notícia e reflexão, relembremos a pergunta 35 de "O Livro dos Espíritos" (OLE): 36. O vácuo absoluto existe em alguma parte no Espaço universal? "Não, não há o vácuo. O que te parece vazio está ocupado por matéria que te escapa aos sentidos e aos instrumentos." Nesta reflexão, estudo e meditação, não nos esqueçamos das perguntas 4 e 37-42 de OLE, como trabalho pessoal de casa! Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:59)!!!

    ResponderExcluir
  9. Dr. Inácio, algo me deixa muito confusa:se há tantas reencarnações compulsivas por que motivo Gregório se esconde por séculos e outros por milénios, sem que a Lei os obrigue a sair do refúgio? Cada um não é livre de fazer o que simplesmente quer. Que conclusão retirar deste enigma? A Lei de facto está a ser imparcial? Abraço carinhoso à equipa. Noemia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! Na paz!! Tá tudo certo!! Noemia, Boa, Boa pergunta..., boas reflexões!!!. Creio, não encontraremos respostas nos anais do Espiritismo!! ..., Será, lá em cima povo também é,... "caolho" ???, como aqui em baixo a gente imita os lá de cima!, bem provável, a justiça lá também só serve para alguns!!!...???? hum!!???...

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo18 de abril de 2019 16:03

      Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noemia Jose (17-04-2019 09:10). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos designados especificamente pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B.! Suas observações são interessantes e pertinentes considerando a condição espiritual e evolutiva de Gregório (G). Certamente que G. tem os seus motivos pessoais e coletivos para manter-se na situação narrada no livro "Libertação" (FEB), de André Luiz (AL)! Ao longo de suas reflexões, IF desenvolverá seu pensamento vivo como tem feito até este momento. Creia que a Lei Divina não violenta qualquer um dos filhos de Deus, pois respeita o seu livre arbítrio e inscreveu a responsabilidade de cada um na consciência em sintonia com a Lei! Estivemos navegando pelo Google digitando a expressão 'reencarnações compulsórias'. Neste mergulho, encontramos o texto "Reencarnações compulsórias - O Consolador", de Eurípedes Kühl e publicado em "O Consolador", nº 456, de 13-03-2016. É um texto muito elucidativo! Sugerimos que você leia, estude e medite no caso de Flávio, espírito, descrito em "A Escada de Jacó" (LEEPP, 1ª edição, jul 2004), de IF! Não deixe de estudar a Lei de Justiça, Amor e Caridade de "O Livro dos Espíritos"! O enigma deve ser esclarecido por todos nós, não é mesmo? Perdoe-nos não ir "Um Pouco Mais Além"! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:04)!!!

      Excluir
    3. Cadichon Pirilampo18 de abril de 2019 16:34

      Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noemia Jose (17-04-2019 09:10). Poucos minutos atrás, sapecamos um texto simplificado sobre as suas observações interessantes. Então, lembramos de um trecho da obra "Obreiros da Vida Eterna" (FEB), de André Luiz (AL), que se encontra no capítulo IV - A Casa Transitória. Nele, lê-se o pensamento vivo de Zenóbia quando observou a angústia íntima de AL diante do que estava observando no local espiritual onde estavam: "A tragédia bíblia da queda dos anjos luminosos, em ambientes de trevas, repete-se todos os dias, sem que percebamos em sentido direto..." Mas adiante, Zenóbia esclareceu "Alguns séculos de reencarnações terrestres constituem tempo escasso para reeducar inteligências pervertidas no crime...". Diante desse contexto, parece-nos "necessário" ler o livro "Anjos Decaídos" (LEEPP), de Inácio Ferreira! Bem, boa leitura e pesquisa! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:31)!!!

      Excluir
    4. A reencarnação compulsória não pode ser efetuada com espíritos detentores de grande potencial mental, como era o caso do Gregório. Tais espíritos, ao serem forçados a reencarnar, podem interromper o processo gestacional com sua mente poderosa e saturada de energias pesadas, colocando em risco a vida da gestante.

      Portanto, nesses casos é necessário esperar que o espírito demonstre algum nível de receptividade. A própria Matilde comente na obra em questão que o Gregório finalmente dava mostras de tédio, cansaço e dúvida acerca de tudo que fazia. Por isso sua "libertação" no último capítulo teve êxito.

      Excluir
    5. Bom dia! Na paz! Tá tudo certo! Unknown, elucidações bem compreensíveis!! Grato! Pela luz!

      Excluir
  10. Cadichon Pirilampo17 de abril de 2019 14:39

    Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Correção no texto de 17-04-2019 05:58). Onde se lê "...relembremos a pergunta 35 de "O Livro dos Espíritos" (OLE): 36..."; leiamos "...relembremos a pergunta 36 de "O Livro dos Espíritos": 36..."! Perdoem-nos a incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:40)!!!

    ResponderExcluir
  11. Cadichon Pirilampo17 de abril de 2019 18:09

    Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Ciência e animais. Permitam-nos divulgar a notícia "Cientistas conseguem reativar cérebros de porcos quatro horas após morte" (17-04-2019 1h08 - James Gallagher - Notícias - Ciência - Destaques e Análises - Terra - BBC Brasil - www.bbc.com/portuguese/geral-47965862). O site Terra assinalou em sua manchete "As descobertas devem ampliar o debate sobre a barreira entre a vida e a morte, além de fornecer novas maneiras de pesquisar doenças como a de Alzheimer." (digressão de James Gallagher) No seu artigo, o autor sinalizou os seguintes temas interessantes: - o que os cientistas fizeram? - o que o estudo mostrou? - O que podemos entender a partir disso? - Esses experimentos são éticos? - Qual é o objetivo? - O estudo muda o significado da morte? - Os cérebros dos porcos poderiam estar conscientes? Bem, parece até que esse articulista está em sintonia mental com o Dr. Inácio Ferreira no que se refere a questionar os seus leitores! (rsrs...rsrs...rsrs...)! Não deixem de ler "Egos em Conflito" (LEEPP), "Egos em Paz" e "Alma do Mundo" (LEEPP)! Neste último, tem o capítulo "Cérebro e mente"! Mãos à obra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:09)!!!

    ResponderExcluir