domingo, 27 de setembro de 2020

 

A FIGUEIRA EXUBERANTE

 

A figueira que, segundo os Evangelistas, Jesus ordenou secasse até à raiz, por certo:

Era exuberante...

Tronco vetusto...

Galhosa...

Folhas saudáveis...

Porém, sem frutos!...

O Senhor disse a ela que secasse até à raiz, para que não tornasse a brotar estéril...

Enganando a quem, faminto, dela se aproximasse, na esperança de colher algum figo...

Que ela, a figueira exuberante, já que não produzia frutos, servisse, pelo menos, de adubo orgânico para a terra de que apenas estava sugando vitalidade...

Sim, a figueira exuberante vivia de sugar nutrientes da terra e do ar...

Para ela, com certeza, nunca seria tempo de produzir – em qualquer estação queria apenas ser admirada pela sua beleza, contrastando com as demais figueiras, mirradas, que tinham os seus frutos arrancados por mãos necessitadas.

Infelizmente, há muita gente assim:

Possui exuberante cultura...

Exuberante inteligência...

Saúde exuberante...

Exuberante capacidade...

Todavia, em sua exuberância, nada produz –

Figueira exuberante destinada a secar até à raiz –

Sem frutos, sem sementes, sem prole...

Inútil, ocupando espaço...

A figueira exuberante que Jesus “amaldiçoou”, “renasceria” outra figueira, talvez, não com tanta exuberância, mas, por certo, mais produtiva.

Aprenderia que ser estéril pode lhe custar muito.

Inclusive, a perda da exuberância, ou, em outras palavras, da vaidade.

Resta-nos indagar:

O que estamos sendo na vida:

Figueira exuberante, ou figueira mirrada, feia, dilapidada, mas que não hesita produzir segundo a sua capacidade de se oferecer, em qualquer época da existência, ao faminto que lhe apanha os frutos?!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 27 de Setembro de 2020.

 

16 comentários:

  1. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Qdo li sua postagem hoje..achei interessante que alguns dias atrás lendo Lucas..no cap.13 vers.6 a 9..refleti ou melhor os bons amigos me fizeram refletir sobre isso..
    É que antes de eu fazer o estudo do evangelho..leio um trecho do novo testamento..é pra treinar meu entendimento..essa bela qualidade de nossa inteligência..
    Começo em mateus..e assim vou até o apocalipse..termino e começo novamente..
    Já faço isso algum tempo
    E só dessa vez percebi como Lucas é detalhista..
    É interessante perceber como cada um narra segundo o seu entendimento..
    Talvez seja por isso que Jesus diz quem tem olhos de ver veja..quem tem ouvidos de ouvir ouça..
    Porque qdo vamos capacitando nossa inteligência com as qualidades divinas..vamos expandindo nossa capacidade de entender..
    O estudo vai fazendo isso..vamos aprendendo a *prestar atenção*..
    Era dia de ler esses versículos..e Lucas narra assim:
    *A parábola da figueira estéril*:
    E dizia esta parábola:
    Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha..e foi procurar nela fruto..não o achando;
    E disse ao vinhateiro:
    Eis que há 3 anos venho procurar fruti nessa figueira e não o acho; corta-a;por que ocupa ainda *A TERRA*..inutilmente?
    E respondendo ele disse-lhe:Senhor..deixa-a este ano..até que eu a escave e a esterque;
    E se der frutos ficará e se não..depois a mandarás cortar..
    Nesse momento os bons amigos me fizeram perceber justamente o que o senhor falou acima
    Que ocupamos lugar de algum espírito que deseja reencarnar disposto a crescer..
    É dr Inácio..deve ter fila para reencarnar..e muitos de nós que estamos aqui estamos estamos tirando o lugar de alguém..disposto a crescer..
    *Pelas barbas do profeta*!!!!
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nesta semana inicial primaveril, Inácio Ferreira (IF) convida-nos a pensar no conteúdo da parábola da figueira seca contada por Jesus Cristo e ampliada em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo XIX - A fé transporta montanhas. O pensamento vivo de IF encontra sintonia com o item 9 deste capítulo e, certamente, com a mensagem "Ostentação", de Irmão José em 20-09-2020 neste blog! Muito assunto para nossa meditação! Uma outra pista é ler "A parábola da figeira", psicografada por Paulino Garcia (LEEPP, 1a edição, jun 2009), trazendo enfoques iluminativos sobre a nossa realidade planetária! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:37)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Apliquemos um VAR no nosso texto: "... Uma outra pista é..., trazendo enfoques sobre a nossa realidade planetária..."; leiamos: "... Uma outra pista é..., capítulo 17 da obra "Viver é para sempre", psicografada por ... (LEEPP, 1a edição, jun 2009), trazendo enfoques iluminativos sobre a nossa realidade planetária...". Pensamos ter digitado, mas não o realizamos. Perdoem-nos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (23:25)!!!

      Excluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Essa parábola sempre me intrigou. Como Jesus poderia amaldiçoar uma planta se ele era somente amor? Materialmente falando, creio que o princípio vital da mesma foi transplantado a título de aprendizado para nós. Talvez não passamos de relés vegetal que nem sabe cumprir sua tarefa. Cada um pense se está a produzir figos ou abrolhos. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Inácio
    Boa tarde!
    Hoje aqui é Domingo e aí?
    Eu sinceramente tenho sido Filgueira, o que JESUS espera que eu seja.
    Abraços carinhosos da irmã em Cristo
    Vera Lúcia da Silva Filgueira

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César27 de setembro de 2020 às 19:19

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Aconteceu comigo certa vez numa Casa Espírita aqui da minha cidade - Sete Lagoas, MG, quando um amigo espiritual suspendeu a reunião de psicografia porque tinha um médium que há muito tempo escrevia mensagens sem nexo algum que não tinha nenhuma essência evangélica, que não dava frutos no sentido de auxiliar irmãos necessitados de uma palavra amiga. A presidente até tinha visto tal acontecimento mas ficou sem jeito de dizer alguma coisa para o médium alimentando seu ego doentio. Resultado: Quando o amigo espiritual veio explicar mais diretamente sobre a mediunidade, que ela não poderia ser uma figueira estéril, nas mãos de médiuns que não analisa sua mediunidade, suspendendo as reuniões de psicografia houve um alvoroço na Casa. Disseram que aquele mentor era um espírito mistificador e o médium estava obsedado. Até uma reunião de desobsessão fora marcada por todos os integrantes dessa Casa. Assim sendo, para não ser conivente com o erro, decidi sair dessa Casa Espírita. Absurdo, não? Pois é.... Vivendo e aprendendo com os erros. Não é meus caros amigos? Lição de casa para ser estudada. Ótimo assunto dessa semana. Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Dr.Inácio e Baccelli!
    Tem um jeito muito bom da Figueira começar a produzir frutos: joga uma vassoura na mão dela, não é dr? Ah abençoada vassoura. Quero apenas agradecer imensamente aos dois, por tudo que ensinam, com tanto amor.

    ResponderExcluir
  7. Nosso maior medo é esse , de estar nesse padrão da figueira seca , mas, estamos tentando acertar , mesmo com tantas deficiências. Ajuda nos pacientemente a espiritualidade em nome do Senhor , mas:- esforcemo nos , diariamente nessa luta para que não paremos no meio do caminho.
    Gratidão pelo seu trabalho do despertar das consciências. Sinto necessidade de progresso maior.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia drt inacio gratidão. Então no meu simples entender a figueira foi apenas o símbolo p Jesus nos trasmetir os ensinamentos .estamos a cada um a seu tempo de entendimento mas façamos agora o que tiver no alcance. Gratidão gratidão

    ResponderExcluir
  9. Paz e luz a todos!
    O texto é por demais reflexivo. Creio que Jesus não amaldiçoa a Figueira, mas dá uma oportunidade ao renascimento. O renascimento que nào é apenas morte,fim, mas possibilidade em refletir sobre o que está sendo, e o que de fato é a natureza humana. Essência. Quantas Figueiras ora destinadas a produzir bons frutos estão em desviantes caminhos esquecendo o compromisso. Aprender é Recordar.
    Li recentemente no livro de Chico: Brasil Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, sobre a escada de Jacó, creio que precisamos entender que o nosso destino tem dois objetivos importantes. Ser feliz é ser bom. Se, a preocupação for essa,obstáculos virão, mas a significativa obra estará naquilo que somos, não naquilo que temos.... Tudo mais vos será acrescentado. Pura Essência. Árvore transplantada significa oportunidade.
    Gratidão sempre pela possibilidade do estudo. Abraços de luz

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No final de seu texto, Inácio Ferreira (IF) indaga: "... Resta-nos indagar: O que estamos sendo na vida: Figueira exuberante ou figueira mirrada, feia, dilapidada, mas que...". São duas ideias em aparente oposição nesta nossa atual transição planetária. Por quê? Porque, geralmente, ora oscilamos numa direção (figueira exuberante), ora noutra (figueira mirrada, feia, dilapidada), por sermos, cada um de nós, espíritos em diferentes graus de evolução intelecto e moral no cumprimento da Lei Natural e divina inscrita na nossa consciência e na Natureza. Coletivamente, como Humanidade terrestre, o conteúdo da mensagem "A figueira seca e a Humanidade", que está publicada no livro "O Cristo Consolado" (Didier, 1ª edição, fev 2019, capítulo 38), de Irmão José, que comenta a pergunta 791 de "O Livro dos Espíritos" (OLE). Essa questão de figueira seca ainda está muito explícita em posições arraigadas como 'pessoas de berço' e outras ideias preconceituosas defendidas por muitos seres espirituais terrestres. Uma outra pista para nossas observações é a mensagem "Médiuns de toda parte", que foi publicada na obra "Livro da Esperança" (CEC, 1964), de Emmanuel, que ampliou o conteúdo de João 17:18 e ESE-XIX:9. Não nos esqueçamos de que todos nós somos seres imortais, espíritos em evolução e, portanto, seres integrantes da Natureza ("OLE-87, 132 nota de AK). Considerando o questionamento de IF, cada um de nós deve autoavaliar como "... figueira exuberante ou figueira mirrada, feia, dilapidada...". Devemos trabalhar muito dentro de nós e coletivamente. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:08)!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite a todos. Na minha religião tem uma cantiga assim: ¨ Pau Pereira é um pau de opinião, todo pau flor dá, só o pau pereira não. ¨ De figueira estéril e pau Pereira o mundo anda cheio! Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Sabemos que as trevas usam o comunismo como meio pra atuar no mundo material, sendo assim, vocês no plano espiritual, conseguem visualizar agentes trevosos influenciando o Papa Francisco, uma vez que ele é comunista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante sua pergunta Leandro , tenho lido e observado as atitudes e falas do Papa Francisco , coerentes com o comunismo , infelizmente .
      Na Itália , alguns já o denominam de Che Gue Papa.
      A postagem dessa semana Dr Inácio , ilustra a do Irmão José , postada na semana anterior .
      As duas belíssimas .

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Leandro (01-10-2020 04:25). Inicialmente, o Espiritismo esclarece que todos nós (seres visíveis,Almas, Espíritos, gente, mentes, etc), individual e coletivamente, podemos ser influenciados pelos seres invisíveis (Espíritos, gente, pessoas, mentes, almas, etc.). Ler "O Livro dos Espiritos" e "O Livros dos Médiuns". Um exemplo desse fato é o conteúdo da capítulo 1 - Ouvindo elucidacoes - em "Libertação" (FEB), de André Luiz pelo médium Francisco Cândido Xavier (1910-2002). Considerando esse contexto, sugerimos ler "O Papa Francisco é comunista?" (08-12-2013 - www.ihu.unisinos.br/noticias/526473-o-papa-francisco-e-comunista) e "Seria o Papa Francisco comunista?" (Ed Stourton - 08-06-2015 - www.bbc.com/portuguese/2015/06/150608-papa_francisco_comunista_lgb). Sobre a opinião de Inácio Ferreira (IF) em relação ao Papa Francisco, indicamos a mensagem "Mudando de opinião" (28-10-2013 05h09), publicada no antigo blog e nas páginas 58 a 60 de "Dr. Inácio, ele mesmo!" (LEEPP, 1a edição, ago 2016). Em 2019, IF, neste atual blog, psicografou "Espírita de 'centro'" (28-10-2019 01:15). Pelo que imaginamos saber, os Espíritos invisíveis mais experientes não estão 'preocupados' com essa linguagem de 'esquerda', 'direita', 'centro', 'centro-esquerda', ou 'centro-direita', etc, própria aos seres visíveis e invisíveis de acordo com o grau de evolução intelectual e moral. Trata-se de uma questão de relatividade moral. Todavia, não descartamos a possibilidade de estar enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:13)!!!

      Excluir
  13. Bom dia amigos do Blog do Doutor Inácio Ferreira. Bom dia irmão de doutrina Carlos Baccelli. Desculpa pela demora em responder. Parabéns Doutor Inácio pelo texto: A FIGUEIRA EXUBERANTE. Muitos espíritas que militam no espiritismo elitista, podemos dizer que se encaixam na Figueira Exuberante, que não rende frutos. A maior de todas as Figueiras Exuberantes, na minha atrasada opinião é aquele que foi o coveiro do espiritismo na França após o desencarne do Codificador Allan Kardec. Muito obrigado pela atenção dispensada. Um grande e fraternal abraço para todos do Blog. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir