segunda-feira, 11 de setembro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXIV

No capítulo 32 de “Nosso Lar”, André Luiz nos traz importantes informações a respeito da extraordinária figura de Veneranda, Ministra da Regeneração. Veneranda, em uma de suas últimas encarnações sobre o orbe terrestre, ficou conhecida como Isabel de Aragão, rainha de Portugal, e, com justiça, considerada na condição de Rainha Santa Isabel. Ela era um dos espíritos que integrava a Falange que oferecia retaguarda espiritual à tarefa do médium Chico Xavier.
Poderíamos aqui, evidentemente, tecer os mais diferentes comentários em torno de sua extraordinária personalidade, que, até hoje, se encontra, igualmente, nos Dois Planos da Vida, empenhada no progresso espiritual do povo lusitano, sendo ela, sem dúvida, um dos iluminados espíritos que, junto a Portugal, representa Jesus. Todavia, nos limitaremos, neste post, a destacar alguns tópicos do capítulo referido acima, endereçando-os, principalmente, àqueles nossos irmãos e irmãs de Ideal que insistem na equivocada tese de que tudo o que existe no Mundo Espiritual seja fruto da mente. Infelizmente, o objetivo de semelhante argumento, inspirado pelos espíritos adversários da Doutrina Espírita, é o de reduzir a Obra Mediúnica de Chico Xavier à mera obra de ficção!...
*
“Aquelas árvores acolhedoras, aquelas virentes sementeiras, reclamavam-me a todo momento.”
- “No grande parque – dizia ela (Narcisa) – não há somente caminhos para o Umbral ou apenas cultura de vegetação destinada aos sucos alimentares.”
“Trata-se dos ‘salões verdes’ para serviço de educação. Entre as grandes fileiras das árvores (...). Periodicamente, as árvores eretas se cobrem de flores, dando-nos ideia de pequenas torres coloridas, cheias de encantos naturais. Temos assim, no firmamento, o teto acolhedor, com as bênçãos do Sol ou das estrelas distantes.”
“Todos os Ministérios pediram cooperação, inclusive o da União Divina, que solicitou o concurso de Veneranda na organização de recintos dessa ordem, no Bosque das Águas.”
Vejamos: em apenas sete parágrafos, inúmeras referências à Natureza em o Mundo, ou Planeta, Espiritual! Tudo seria simples projeção da mente de Veneranda, provocando ilusões na mente de André Luiz?! Alias, frequentemente, neste espaço mesmo temos indagado aos nossos leitores: o que, sobre a Crosta, não será construção da mente?! O Universo é plasmado pela Mente do Criador!...
*
Na atualidade do mundo, alguns irmãos e irmãs, no Brasil e, também, em Portugal, têm se deixado levar por aqueles que, inclusive, andam dizendo que “Emmanuel” não passa de uma “invenção” de Chico Xavier, enquanto outros afirmam que André Luiz, escrevendo a série “Nosso Lar”, era um espírito obsessor de Chico! São eles, em maioria, a reencarnação de sacerdotes da Igreja de Roma, que admitiam que as comunicações mediúnicas pudessem ocorrer, mas que, então, somente o Demônio pudesse comunicar-se! O assunto, pois, é antigo, e Kardec, com autoridade, o contesta, em “O Livro dos Médiuns”. Os ataques ao Evangelho do Cristo, periodicamente, se travestem de modernidade, mas continuam os mesmos de outrora, conseguindo envolver os incautos.
*
Por pensar assim, dias atrás, tivemos oportunidade de saber no Youtube, o depoimento de um confrade anunciando que não é mais espírita, qual se ele for, ou não, espírita, viesse a fazer alguma diferença para a Doutrina. Impressionante, a importância que o referido irmão se dá em seu depoimento, com o qual procura influenciar a opinião alheia. A sua ideia está tão fixa nos postulados espíritas, que, temos certeza, não conseguirá ele produzir filmes, para exibir em seu canal, sem buscar no Espiritismo a sua fonte de inspiração, nem que seja para escrachá-lo. Realmente, notamos que a porta, que já era estreita, anda se estreitando ainda mais – creio que o Senhor, devido à grande insanidade reinante entre os espíritos encarnados, e também desencarnados, deliberou encostá-la mais um tanto junto ao batente do portal em que ela se descerra.
*
O que vocês acham, ou não acham, sobre o exposto?! Vocês acham que o Mundo, ou Planeta, Espiritual seja uma ilusão, qual o Budismo considera ser a existência do homem na Terra?! Em que sentido, a vida humana no orbe terrestre seria uma ilusória aventura?!...
Semana que vem voltaremos a nos encontrar, e, então, com um pouco mais de espaço, continuaremos no assunto.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 11 de setembro de 2017.