domingo, 10 de setembro de 2023

Espiritismo, Única Esperança da Humanidade

 

O Espiritismo, sem dúvida, em seu tríplice aspecto, na revivescência do Cristianismo, é a única esperança da Humanidade para dar sentido à existência do homem na Terra.

Infelizmente, neste aspecto, todas as demais concepções religiosas falharam, e, na atualidade, apenas vêm ampliando a influência das ideias materialistas.

Sem a concepção espírita da Vida, da imortalidade humana e a evolução do espírito, através da multiplicidade das existências, não veríamos causa transcendente na Criação, que, então, careceria de lógica em face do sofrimento que, desde o berço, o homem é constrangido a amargar.

Sem os postulados da Doutrina Espírita que, por agora, o mundo vem rejeitando, tendo em vista os interesses imediatos da sociedade, a explicação mais consentânea para a vida seria a ação do acaso – de um acaso cruel, tendo em vista as injustiças que predominam na Terra, com a opressão exercida pelo mais forte sobre o mais fraco, sempre.

Até o presente momento, desde o surgimento do homo sapiens, de cerca de 300 mil anos para cá, não surgiu no cenário intelectual da Humanidade inteira, explicação que justifique o existir da criatura encarnada, ou/e desencarnada, pois que, infelizmente, todas as demais concepções religiosas, e somadas, não passam de ingenuidade diante dos profundos enigmas da existência, e das milhares de perguntas que ficam sem respostas.

O Espiritismo, em seus Princípios Básicos, é a única doutrina, inclusive científica, que, repetimos, dá sentido à Criação, justificando-a como Divina.

Por este motivo, cremos, firmemente, que mais cedo ou tarde, a Humanidade, para continuar sobrevivendo na Terra, “herdando-a” como disse o Cristo, deverá se inclinar para o Espiritismo, e não importa com que terminologia ela venha a adotar os seus Princípios, que dão sustentação moral à Vida.

E por termos esta convicção, oriunda da Fé aliada à Razão, continuaremos a trabalhar para afastar da Doutrina codificada por Allan Kardec o misticismo e o sobrenatural, o preconceito e o fanatismo, que foram os responsáveis pela morte das religiões tradicionais – que estão, sim, literalmente, mortas!...

 

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 10 de Setembro de 2023.