segunda-feira, 15 de novembro de 2021

 

Um Texto de Kardec

 

Comentando a resposta dada à questão 340, de “O Livro dos Espíritos”, Kardec escreveu interessante texto que, nesta semana, oferecemos à reflexão de nossos leitores, esperando, se possível, que cada um se manifeste com a sua interpretação a respeito, porquanto nos parece que, para significativa maioria dos espíritas, ele permanece inédito em sua mais profunda compreensão.

 

O viajante que embarca sabe a que perigos se expõe, mas não sabe se naufragará. Assim se dá com o espírito: ele conhece o gênero de provas a que se submete, mas não sabe se sucumbirá.

Da mesma maneira que a morte do corpo é um renascimento para o espírito, a reencarnação é para ele uma espécie de morte, ou antes de exílio e de clausura. Ele deixa o mundo dos espíritos pelo mundo corpóreo, como o homem deixa o mundo corpóreo pelo mundo dos espíritos. O espírito sabe que se reencarnará, como o homem sabe que morre; mas, como este, não tem consciência do fato senão no último momento, quando chega o tempo desejado. Então, nesse momento supremo, a perturbação o envolve, como no homem em agonia, e essa perturbação persiste até que a nova existência esteja nitidamente firmada. O início da reencarnação é uma espécie de agonia para o espírito. (De “O Livro dos Espíritos”, Edição Especial – Editora e Encadernadora Lumen Ltda., tradução de J. Herculano Pires)

 

Vocês acham que o texto acima tem algo a ver com que Chico Xavier revelou à Heigorina Cunha, no livro “Imagens do Além”, edição IDE – Araras – SP, em seu capítulo 7?!

 

- Assim que se inicia a fase do sono letárgico, o corpo espiritual vai se despojando da matéria grosseira, ficando o perispírito sutil, sem trazer-lhe prejuízo algum. Por exemplo: “A cobra que deixa a casca.”

Olhando-nos com uma pausa, acrescentou, depois:

- Este despojo grosseiro é enterrado em lugar próprio, num Cemitério.”

 

Comparem os textos e, talvez, quem sabe?, possamos continuar conversando sobre o assunto, que nos parece envolver reencarnação e desencarnação em diferentes Planos existenciais.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 15 de Novembro de 2021.