segunda-feira, 15 de novembro de 2021

 

Um Texto de Kardec

 

Comentando a resposta dada à questão 340, de “O Livro dos Espíritos”, Kardec escreveu interessante texto que, nesta semana, oferecemos à reflexão de nossos leitores, esperando, se possível, que cada um se manifeste com a sua interpretação a respeito, porquanto nos parece que, para significativa maioria dos espíritas, ele permanece inédito em sua mais profunda compreensão.

 

O viajante que embarca sabe a que perigos se expõe, mas não sabe se naufragará. Assim se dá com o espírito: ele conhece o gênero de provas a que se submete, mas não sabe se sucumbirá.

Da mesma maneira que a morte do corpo é um renascimento para o espírito, a reencarnação é para ele uma espécie de morte, ou antes de exílio e de clausura. Ele deixa o mundo dos espíritos pelo mundo corpóreo, como o homem deixa o mundo corpóreo pelo mundo dos espíritos. O espírito sabe que se reencarnará, como o homem sabe que morre; mas, como este, não tem consciência do fato senão no último momento, quando chega o tempo desejado. Então, nesse momento supremo, a perturbação o envolve, como no homem em agonia, e essa perturbação persiste até que a nova existência esteja nitidamente firmada. O início da reencarnação é uma espécie de agonia para o espírito. (De “O Livro dos Espíritos”, Edição Especial – Editora e Encadernadora Lumen Ltda., tradução de J. Herculano Pires)

 

Vocês acham que o texto acima tem algo a ver com que Chico Xavier revelou à Heigorina Cunha, no livro “Imagens do Além”, edição IDE – Araras – SP, em seu capítulo 7?!

 

- Assim que se inicia a fase do sono letárgico, o corpo espiritual vai se despojando da matéria grosseira, ficando o perispírito sutil, sem trazer-lhe prejuízo algum. Por exemplo: “A cobra que deixa a casca.”

Olhando-nos com uma pausa, acrescentou, depois:

- Este despojo grosseiro é enterrado em lugar próprio, num Cemitério.”

 

Comparem os textos e, talvez, quem sabe?, possamos continuar conversando sobre o assunto, que nos parece envolver reencarnação e desencarnação em diferentes Planos existenciais.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 15 de Novembro de 2021.

 

 

 

 

 

29 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César15 de novembro de 2021 às 02:08

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. O perispírito em si ainda demanda grandes esforços dos estudiosos do espírito, isso tanto nos planos físicos quanto nos planos espirituais. Creio que o perispírito se comunga segundo a região em que se posiciona. Se nos planos espirituais usa um tipo de perispírito mais etéreo; se no mundo físico um que seja mais grosseiro. Foi o caso de Segismundo. Ele deixou seu perispírito que utilizava nos planos espirituais e ganhou um novo sdendo idealizado no útero da sua futura mãe. Não sei o porque que muitos confrades e confreiras fazem disso uma polêmica. Creio que é falta de estudos mesmo. Forte abraço. Fique em paz. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  2. Exatamente assim.
    As religiões criadas por muitos tem retardado o nosso crescimento espiritual.os medos e as promessas descabidas precisam ser desmisticadas.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Mais um convite de Inácio Ferreira (IF)! Pelo conteúdo, parece-nos que necessitamos navegar em "Reencarnação no Mundo Espiritual" (LEEPP, 1a edição, jun 2008), que tem pistas interessantes sobre essa comunicação nos capítulos 31 e 32! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:18 = 06:18)!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Seria reduzir demais as possibilidades, se imaginarmos que a reencarnação somente existe nesse plano que vivemos. Acredito inclusive que ela se faz nas outras esferas da terra, ou seja, a quarta, quinta e sexta esfera. Entretanto, creio que na sétima esfera ela não seja mais necessária. Obviamente ela se torna menos grosseira a medida que sobe de dimensão e mais grosseira se faz em nossa dimensão e outras abaixo da nossa. Lembrando que em relação a segunda dimensão e a primeira, somos desencarnados e aqui pode ser considerado um mundo espiritual superior. Se aqui já existe a reencarnação sem sexo, através da fertilização in vitro, imagina nas esferas mais evoluídas. Talvez a resistência em aceitar esse fato, seja devido ao preconceito de acreditar que toda reencarnação tenha que ser sexuada. Embora creio que nas dimensões próximas da terra, a reencarnação se dá por esses moldes também. Sabemos que o espírito reencarna até em outros planetas. Quanto ao cemitério no mundo astral, creio que dependendo da dimensão ele será mais tecnológico ou não. Vai depender do avanço de tal sociedade. Talvez existam os ¨ cemitérios¨ que não precisam de enterrar no solo, o corpo passaria por uma decomposição química, por exemplo. Aqui na nossa terceira terra, as coisas ainda são muito grosseiras, ou enterra ou incinera. Obviamente a medida que sobe, melhora os processos. Nas esferas inferiores, bom será se não servir de alimento para as aves ou para algum ser que um dia foi humano. É isso então. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr. Inácio! Não há dúvidas de que há reencarnação e desencarnação no plano espiritual próximo. É tudo uma questão de frequência vibracional. Os "desencarnados" de seu plano são, na verdade, encarnados em outra frequência vibratória. Nascem, crescem, se reproduzem, envelhecem e morrem. Não são anjos nem tampouco demônios, mas seres humanos em marcha ascensional. Isso para alguns espíritas vai ser uma decepção, para outros, uma esperança de que as transformações decorrentes da morte não serão tão bruscas e, portanto suportáveis. Para mim pessoalmente, uma advertência para não fantasiar tanto a morte e saber que minha vida futura é construída no hoje, sem solução de continuidade. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante! As publicações me servem como estudo. Fui ler o capítulo 7 do livro mencionado. Fiquei pensando em um caso, pelo qual passamos. Minha filha engravidou. Fez exame confirmado. Após o primeiro ultrassom não havia feto. Houve um a hemorragia. O útero foi limpo e menos de um mês veio para nós o pequeno Joaquim, que lutou bravamente para nascer, e continua com aprendizagens prodigiosas. Considerando o que nos fala Kardec, Chico e a reflexão de hoje, Joaquim precisou esperar por mais tempo, porque do lado de cá não havia preparo suficiente? Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Denise Lombardi (15-11-2021 09:40). A sua descrição, a princípio e em tese, corresponde a um possível abortamento espontâneo. Sobre este, indicamos digitar no Google o tema "abortamento espontâneo - Espiritismo" e ler a pergunta 344 de "O Livro dos Espíritos". Você questionou "... Considerando..., Joaquim precisou esperar por mais tempo, porque do lado de cá não havia preparo suficiente?..." A questão de haver ou não preparo suficiente é muito relativa ao que o casal vivenciou durante o processo anterior a possível fecundação nesta atual existência física ou a fatores existentes em vida anterior dos Pais. Agradecemos a Deus, a Jesus e aos Bons Espíritos a solução adequada ao caso e em sintonia com a Lei de Causa e Efeito da Justiça Divina! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:21 = 03:21)!!!

      Excluir
    2. Gratidão pela devolutiva amorosa. Estarei lendo sim. Abraços Fraternos!

      Excluir
  7. Querido Dr Inácio, admiro muito o seu trabalho nesse blog.
    Suas mensagens são sempre muito instrutivas!



    ResponderExcluir
  8. Boa noite, na chamada segunda morte,qdo o espírito ascende a quinta dimensão tbm acontece o mesmo. No Livro a Segunda de Morte de Ranieri descreve a de Francisco de Assis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cirineu (15-11-2021 18:14). Você escreveu "... No livro a Segunda de Morte de Ranieri...". Parece-nos que seja "A Segunda Morte" (EDIFRATER), de Rafael Américo Ranieri (1919-1989). Perdoe-nos o esclarecimento! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:58 = 05:58)!!!

      Excluir
  9. Salve lá!!! Dia 15 de Novembro celebra se a proclamação da República e também o Dia Nacional da Umbamda. Como não existem coincidências, sabemos que foram os caboclos guerreiros, os pretos velhos, que aos 30 anos de idade, já eram velhos, que estavam lá ajudando a essa nação a ser autônoma, Além de Ismael e sua grande falange. Viva a nação brasileira. Terra de Santa Cruz. Sobre o texto é o seguinte; claro que reencarnamos em outras terras. Tudo é questão meritória. Estamos aqui no final de ciclo porque não somos flor que se cheira. É bom abrir bem os olhos do espírito, pois do contrário, ainda podemos acordar bem longe daqui, em mundos ou dimensões terríveis. Sarava, Ogun Ie, Kao Kabecile, Ôdoiah.

    ResponderExcluir
  10. Estou sempre lendo suas palavras toda semana Dr Inácio que são escritas por Carlos Bacelli que tanto me ajudou com a psicografia autêntica (a letra era idêntica) que eu tanto precisava ouvir e tanto mudou a minha vida pra melhor me tirando do fundo do poço.

    Seu pedido é uma ordem pra me manifestar a respeito, principalmente pelo significado especial das suas palavras nessa semana e conforme suas palavras, permanece “inédito em sua maior compreensão“.

    As “araras” é algo muito particular pra mencionar aqui, muito obrigado por saber que se preocupa com o medo mais íntimo e particular de cada um, algo divino.

    Como agradecimento eu faço um alerta de forma humilde ainda aprendendo ou tentando estabelecer uma relação difícil de fazer, como raras pessoas estão fazendo.

    Os perigos inéditos que os viajantes indo pro exílio ou clausura não sabem se sucumbirão ou se “naufragrarão”.

    Eu acho que tem a ver com o “sono letárgico” que muitos ainda não acordaram pra tentar escapar (sem saber se nessa viagem naufragarão) do perigo causado pela grande cobra que troca de pele. A cobra que vai perseguir os cristãos e não vacinados.

    O naufrágio que muitos sucumbirão e desencarnarão e de certa forma você tenta amenizar o sofrimento, se refere ao tsunami por causa das atividades dos vulcões que a cobra sorrateiramente por baixo dos panos ou do mar, iniciou (sem interferência divina e sim humana) exatamente em 11/9.

    Fonte oficial do governo do Brasil pra confirmar:
    https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/atividade-do-vulcao-cumbre-vieja-apresenta-risco-para-o-brasil

    Essa que é uma data tão significativa que representa destruição, roubo e morte para os discípulos da “cobra” que tem 11 regras e 9 declarações e pecados na Bíblia satânica.

    Todos deveriam ler e reler Lucas 21, prestando atenção em tudo, especialmente na parte que fala pra fugir pros montes e no desespero que as grandes ondas irão causar.

    Tudo planejado pra que em 2030 você não tenha nada com o grande reset e eles quase tudo; tudo apenas no limitado mundo material que é bastante limitado e insignificante principalmente comparado ao tempo da eternidade.

    Tempo esse de justiça divina que eles não vão conseguir encurtar igual fizeram e farão com tantas vidas.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Dr. Inácio! É impressionante como encontramos interpretações incompletas sobre as infinitas moradas e, o reencarnar/desencarnar nelas. Afinal, como iremos seguir na evolução, se isso não acontecer? Como a maioria dos espíritas estão equivocados quanto às ideias de que a vida continua, se ela continua, o que faço nessa dimensão, enquanto gente, farei na próxima, que está aqui bem perto. E, assim, penso que iremos mudando de dimensão, mudando nosso perispírito para nos adequarmos a nova dimensão e, assim sucessivamente. Afinal, espírito é gente e sua evolução se dá nas dimensões entorno deste orbe, ou, persistindo no caminho do mal, outros planetas nós aguardam. Não damos conta dessa dimensão, grosseira, que, ainda retornaremos para ajustar nossas atitudes, buscando seguir no caminho do Bem e do Amor. Avante! Sem desmorecer...Jesus está conosco hoje e sempre. Um abraço fraterno para todos os 6 e, em especial para o senhor e D.Modesta.

    ResponderExcluir
  12. Depois que tive covide..e meu esposo deu avc.. tenho precisado tomar anti depressivo..alguns espiritas me dizem que isso é fraqueza e falta de fé..
    Mas...enquanto eu sentir que tenho necessidade vou tomar sim!
    Chico Xavier em algum momento precisou tomar esse tipo de medicamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Deborah.mesquita (16-11-2021 07:15). Você perguntou "... Chico Xavier em algum momento precisou tomar esse tipo de medicamento?" Chico Xavier responde "Quando a depressão me ameaçava, Emmanuel me recomendava deixar o que estivesse fazendo e ir à periferia, efetuando demorada visita aos lares em situação de penúria. Depois de conversar com aquelas mães sofridas, eu voltava para casa com vergonha de mim...". Mais adiante, ele disse "Depressão se cura à custa de trabalho. Às vezes, o remédio é necessário, mas o trabalho é indispensável, sempre." (BACCELLI, Carlos Antônio. Orações de Chico Xavier. LEEPP, 10a edição, dez 2014, temas "Depressão" e "Remédio", páginas 75-76). Acreditamos que a leitura do item 289 de "O Evangelho de Chico Xavier" (Didier, 1a edição, mar 2000) poderá entender o problema da depressão. Todavia, você pode pensar diferente em relação ao seu caso particular. Rogamos a Deus, a Jesus Cristo e aos Bons Amigos Espirituais as vibrações de amor, luz e paz para você e a outros no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:03 = 15:03)!!!

      Excluir
  13. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo! Reencarnação, pra mim não existe , o que existe é uma gradual DESENCARNAÇÃO, vivemos o tempo todo desencarnando, independente do estado ou fase estejamos, até chegar de volta ao desencarne total. Porque , Deus , criou o espírito , totalmente desencarnado , e lhe deu Energia , e a condição de relacionar-se , dai você se ENCARNOU, e irá iniciar seu próprio processo de volta a ser espírito puro , como foi criado .
    A msg Inácio dessa semana e o chamamento para os estudos sobre o assunto , muito bom . Nós, somos TOTALMENTE INFLUÊNCIAVEIS, tudo por conta dos tais relacionamentos, tanto para o bem como para o mal , aliás, o que seria o mal ? Tá aí uma outra pergunta interessante para filosofar kkkkkkk.
    O fato , e isso é fato - pois vivenciamos nos trabalhos - é que , 90% dos comunicantes ou entidades , não tem ideia do seu estado atual . E é justamente aí , que oferecem base para essas filosofias de tentativas explicar a reencarnação e nossa ancestralidade de forma vampírica mitológica dos ancestrais, etc... existam os tais "deuses ", muita coisa faz sentido . Os Atlantis por exemplo , o livro do Roger Paranhos é muito instrutivo e existem comprovações científicas na filosofia dele. Porque, isso não tenho dúvidas, a primeira coisa que aprendemos nas primeiras relações após a criação , é o jogo do PODER dominante. Sim , porque , essas estória de ameba , ela é com Es, e não com Hi
    Tenho meus pitacos , atualmente , muito bem fixadas na lógica do bom senso . Por exemplo : o tema do evangelho , ESE Capitulo XXIII itens 4 a 6 – Deixai Pai, Mae e Filhos- tenho opinião formada sobre o que Jesus quis transmitir usando aquelas metáforas fortes. Usou a família, os bens..., para fixar o interesse dos ouvintes no assunto, mas, a msg ele quis deixar foi a de justamente o desapego as coisas terrenas, e apego as coisas do espirito, mas, não ali, naquela hora, sair abandonando tudo loucamente, isso seria irresponsabilidade. Ele chama todos a deixarem seus familiares e promete como a única possibilidade de alcançar o reino dos céus. Ora!, Jesus, não iria afirmar que todos terão de virar “santo” aqui e agora, mas, sim, irem se preparando para não entrar no desespero quando da “separação” carnal ( se preparem para deixar, Pai, Mãe e Filhos, sem chororô ). E isso, será um exercício, que temos de fazer, se quisermos evoluir e ai sim, atingimos o reino dos céus. Obvio, Jesus, não almejava ali, que todos teriam de segui-lo na trajetória carnal – porque seria uma loucura, todos santos, e “ quem amansa os burros ? ” kkk - e sim na espiritual, onde ai sim, está a verdadeira família. Inclusive, temos outras passagens que complementam essas filosofias nesse sentido. Se a gente for atentar com paixões cegas a todo o evangelho, iremos chegar a conclusão de que Jesus chamava a todos para o seguirem e largar tudo. Ora gente!! Como ficaria o Planeta numa situação capenga dessas ? Indiscutível que isso não faz sentido não é mesmo!? Então, no evangelhos temos de buscar o sentido único ESPIRITUAL, ou seja, SEM CARNE.
    Essa a parte que amo na filosofia : você pode voar e ninguém pode afirmar você esteja errado , pois ninguém tem certeza de nada , podem lhe sugerir descer do voo e pisar no chão kkkkkk . Se realmente quer se LIBERTAR, primeiramente se liberte de achar-se um sabichão kkkkkk . Seja humilde para aceitar controversas , porque, são elas que vão lhe tirar da ignorância .
    Bom ! A gente tem 2,opções : lúcidos, te liberta, ou..., te enlouquece. Não consigo enxergar isso de outra forma, já tentei, mas não digere.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos!!!

    "O quanto de mim sou eu?" era uma pergunta que me fazia lá pelos tempos da faculdade. Continuo fazendo, principalmente depois de perceber que "eu" sou a somatória de todas as minhas encarnações.

    E, com relação ao que Dr. Inácio relata sobre as etapas anteriores a uma reencarnação isso fica mais intrigante, pois qual desses egos serão escolhidos para virem para a Terra nossa de cada dia, em forma de "eu"?
    Como será essa escolha? Muitos provavelmente nem tem chance ou vivência para participarem dessa escolha. Mas alguns terão e têm, a oportunidade de estudar e participar disso.

    Pensar que, talvez, eu mesmo tenha participado das escolha que resultaram nesse “eu” aqui, me deixa com a ligeira impressão que não sou muito bom para escolhas.
    Vai saber...

    Um grande abraço fraternal a todos!!!
    PS. O filme Made in Heaven me voltou à mente ao escrever isso. Recomendo assistirem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é difícil de conseguir. Nesse filme existe um personagem que veio para a dimensão imediata acima dessa nossa de encarnados, pela primeira vez. Ou veio de fora ou veio de cima. E para encarnar na dimensão acima veio através de uma relação sexual normal entre pai e mãe - ela e o irmão. E veio com um objetivo. Daí vem muita coisa mais. Por isso que o filme me veio à mente pois o processo anterior à reencarnação é abordado para os dois personagens principais.

      Excluir
  15. Boa tarde a todos. Fico confusa...Quem reencarna em outras dimensões fica livre do processo da evolução dos mundos? Por exemplo, se eu reencarnar na quarta dimensão ou em outra qualquer, deixarei de passar pelo mundo de regeneração? Como isso se faz? Reencarnando em outros planetas, fujo da regra geral da transição dos mundos que vão desde ao mundo primitivo ate mundo perfeito? Uma curiosidade também me instiga, as colônias espirituais como Nosso Lar e outras já estão na regeneração? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (17-11-2021 09:00). Hoje, pela manhã, uma intuição surgiu para buscar algo para auxiliá-la nessas questões: ler e reler o livro "A 5a Terra" (LEEPP, 1a edição, set 2014), de Domingas (Maria Rodrigues Salvador, 1940-2005)! Inicialmente, relemos o prefácio "A 5a Terra", de Odilon Fernandes (OF), que nos sinaliza "... a 5a Terra... é o mundo dos que,..., se encontram superdesencarnados..." (página 8). No capítulo 9 - O Reino de Deus, na página 75, OF esclarece "... A Evolução não é realizada aos saltos, mas, sim, passo a passo.". Na página 76, Inácio Ferreira diz "- Nem o chamado 'salto quântico' acontece sem cumprir etapas. Nenhuma partícula ganha energia de uma hora para outra...". No final desta página 76 e início da 77, IF responde a um questionamento de Paulino Garcia feito na página 74. Esta resposta lança luz sobre o que você deseja! Nesse livro mencionado, Domingas também ficou com a cabeça meio confusa, mas compreendeu os esclarecimentos de OF e IF. Sobre "Nosso Lar", você pode ler "Dr. Inácio Responde" (Didier, 1a edição, mar 2020), capítulos 27 - "Nosso Lar" é Cidade Espírita? e 32 - Perguntas e respostas! Um abraço fraternal! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Cadichon Pirilampo (19:06 = 15:06)!!@

      Excluir
  16. O 'tsunami' de ondas gravitacionais que pode mudar o que sabemos do Universo
    Uma investigação global descobriu um número recorde de ondas gravitacionais, um fenômeno que Einstein previu, mas nunca pensou que poderia ser detectado. - Um fenômeno que Einstein previu há mais de 100 anos e que foi observado pela primeira vez em 2015 agora bate um novo recorde.

    Trata-se das ondas gravitacionais, ondulações na estrutura do espaço-tempo que ocorrem quando dois objetos hipermassivos, como buracos negros, colidem violentamente. - Essa descoberta pode ajudar a resolver alguns dos quebra-cabeças mais complexos do universo, incluindo os componentes fundamentais da matéria e o funcionamento do espaço e do tempo. BBC News - Site Terra.com

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo!
    Nas reflexivas dessa semana, um pitaco a mais surgiu: destacando "...e essa perturbação persiste até que a nova existência esteja nitidamente firmada...". Creio, essa perturbação persiste um pouco mais. Talvez , seja essa uma das logicas de porque os bebês nascem chorando! hehehe!!

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, amigos dr Inácio e Baccelli. Suas obras são muito esclarecedoras, pois mostram algumas entrelinhas dos livros de André Luiz, tão completos pro nosso aprendizado. "Morrer pra cima", deixar o perispirito e adentrar em outra dimensão. " Morrer pra baixo " deixar o perispirito e adentrar o corpo de carne novamente. Assim entendi. Corrijam- me se estou equivocada. Obrigada pelos livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Unkwon (18-11-2021 16:32). Muito boa a sua participação! Para completar esse seu entendimento, indicamos ler "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP, 1a edição, abr 2016), de Inácio Ferreira, capítulos 8 - Para cima e para baixo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:42 = 03:42)!!!

      Excluir
  19. O Dr Inacio fez eu me apaixonar pela doutrina espirita, novamente...

    ResponderExcluir
  20. Olá a Todos, ....no livro Evolução de Andre Luiz da uma explicação sobre a evolução espiritual/fisico do simples a complexo,
    o qual vamos automatizando os processos (respiração; bater do coração e outros) com o Espirito e Corpo Fisico.
    Então acredito que estas fazes de Restringimento para Encarnação e Desencarnação do espirito, será no futuro cada vez normal,
    agora as diferenças destas será pela nossa evolução MORAL e a Lei da Ação e Reção. Iremos tendo as mesmas desencarnação e
    encarnações melhores. Silvano/Sorocaba/SP.

    ResponderExcluir
  21. Irmãos e Irmãs!

    A pergunta a que o Dr. Inácio se refere está no Capítulo VII – Da volta do Espírito à vida corporal.

    340. É solene para o Espírito o instante da sua encarnação? Pratica ele esse ato considerando-o grande e importante?

    Há outros sinônimos para a palavra solene: acontecimento pomposo, suntuoso.

    O Dr. Inácio, por diversas vezes, em seus livros, comentou este assunto e nos ensinou que a maioria das pessoas não tem lucidez para acompanhar a própria reencarnação. Muitos sequer sabem que desencarnaram. São pessoas que não entendem e não se interessam pelo assunto. É um “vai e vem”, de forma compulsória.
    Assim, também, se dá quanto ao conhecimento do instante da reencarnação. É para poucos, os mais adiantados, mais lúcidos.

    Perguntas esclarecedoras do Livro dos Espíritos, FEB, 09/2004:

    331. Todos os Espíritos se preocupam com a sua reencarnação?

    “Muitos há que em tal coisa não pensam, que nem sequer a compreendem. Depende de estarem mais ou menos adiantados. Para alguns, a incerteza em que se acham do futuro que os aguarda constitui punição.”

    341. Na incerteza em que se vê, quanto às eventualidades do seu triunfo nas provas que vai suportar na vida, tem o Espírito uma causa de ansiedade antes da sua encarnação?

    “De ansiedade bem grande, pois que as provas da sua existência o retardarão ou farão avançar, conforme as suporte.”

    Pela literatura esotérica, através dos ensinamentos do Mestre Tibetano Dwjhall Kul, podemos aprender que:

    Lei do Renascimento – Esta lei deriva, principalmente, da Lei da Evolução.
    Se a meta das corretas relações humanas for ensinada universalmente, a ênfase de seu ensinamento deve recair, então, na Lei do Renascimento. Isso é inevitável devido a que o reconhecimento desta lei trará, paralelamente, a solução de todos os problemas da humanidade, e a resposta a muitas de suas indagações.
    – A Lei do Renascimento é uma grande lei natural de nosso planeta.
    - É um processo estabelecido e lavado a cabo de acordo com a Lei de Evolução.
    – Está intimamente relacionada com a Lei de Causa e Efeito e por ela condicionada.
    – É um processo de desenvolvimento progressivo que permite ao homem avançar desde o materialismo irracional mais grosseiro, até uma perfeição espiritual e uma inteligente percepção, que lhe permitirá chegar a ser um membro do Reino de Deus.
    – Explica as diferenças que existem entre os homens e – em conexão com a Lei de Causa e Efeito (denominada Lei do Karma no Oriente) – explica as diferentes circunstâncias e atitudes para com a vida.
    – As almas encarnam, ciclicamente, em grupos, de acordo com a Lei, a fim de estabelecer corretas relações com Deus e com seus semelhantes.
    – Sob a Lei do Renascimento, o ser humano lentamente desenvolve sua mente, logo esta começa, a controlar o sentimento, a natureza emocional e, finalmente, revela ao homem sua alma, natureza e meio ambiente.

    Com este ensinamento, possuiremos um conhecimento mais realista e verdadeiro, saberemos que estamos eternamente vinculados às almas de todos os homens e definitivamente relacionados com aqueles que reencarnam conosco, que estão aprendendo as mesmas lições e experimentando e passando pelas mesmas experiências que nós.
    Este reconhecimento, comprovado e aceito, regenerará a própria origem da vida humana. Sabemos que todas as nossas dificuldades e problemas provêm do fato de não aceitar as nossas responsabilidades e obrigações impostas por esta Lei fundamental.
    Através dela aprendemos, gradualmente, a reger nossas atividades por seu justo poder restritivo. A Lei do Renascimento encerra em si o conhecimento prático de que os homens necessitam, atualmente, para conduzir, reta e corretamente, suas vidas, nos aspectos religioso, político, econômico, comunal e privado, estabelecendo, assim, corretas relações com a vida divina que existe em todas as formas.
    Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  22. Penso q é como embarcar num avião no Brasil e desembarcar nos Estados Unidos, ou Japão ou Rússia.

    ResponderExcluir