sábado, 31 de agosto de 2024

 

O Brasil já é a Pátria do Evangelho

 

Pode-se dizer, no crepúsculo do primeiro quartel deste primeiro século do Terceiro Milênio, conforme escreveu Humberto de Campos, através da mediunidade ímpar de Chico Xavier, em seu excelente “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, que O BRASIL JÁ É A PÁTRIA DO EVANGELHO!

Não se trata mais de uma esperança a ser alcançada, mas de uma expectativa que se concretizou, e, a cada dia, ainda mais se concretiza, devido, de fato, ser o Brasil o país mais fraterno da atualidade terrestre.

No que pesem todos os problemas sociais que ainda o Brasil enfrenta, problemas que, na esfera política, se estendem ao campo ideológico, somente no Brasil as mais diversas religiões cristãs coexistem em clima de paz, e as diferentes raças convivem sem os preconceitos que se observam no resto do mundo.

Somente no Brasil, embora a resistência do mal, o Bem, a pouco e pouco, vai prevalecendo, na justiça social que vem combatendo a fome e o desemprego, esforçando-se para que toda criança tenha acesso à escola.

Muito ainda, é verdade, há para ser feito, não negamos, mas, gradativamente, o país está mostrando ao mundo a sua capacidade de trabalho sem recorrer à violência que impera em muitos outros países – e, com queimada ou sem queimada em suas matas, como escreveu Humberto de Campos, o Brasil é o Celeiro do Mundo, sendo o responsável, sozinho, por alimentar cerca de um bilhão de pessoas, e, nos próximos anos, muito mais.

Tropeços têm ocorrido, sim, em sua trajetória, porém, eles devem ser considerados normais, porquanto para ser o que o Brasil já é existe um preço a pagar, e, não raro, pequenos retrocessos aparecem, sendo, no entanto, logo superados pela força do povo brasileiro, que, em suas veias, possui a mescla do sangue de todos os povos da Terra.

Equivocam-se os que intentam desmerecer a OBRA PROFÉTICA de Humberto de Campos, escrita em 1938, portanto, há quase noventa anos, às vésperas da Segunda Grande Guerra Mundial, que dizimou perto de 90 milhões de pessoas, ensandecendo incalculável número pelas dilacerações físicas e psíquicas que provocou.

O BRASIL JÁ É A PÁTRIA DO EVANGELHO, porque, é um país de maioria cristã, onde todos os cristãos possuem os seus templos e convivem sem os atritos do fanatismo – ao passo que, em muitos outros países do mundo, nesta hora que passa, os cristãos estão sendo perseguidos e mortos.

Não foi sem razão de ser que, após 1869, ano da desencarnação de Allan Kardec, a ÁRVORE DO EVANGELHO começou a ser transplantada longe do berço em que florescera, porque, em 1870, a França já entrava em guerra contra a Prússia, hoje Alemanha.

O Espiritismo, que é a revivescência do Cristianismo, fora escorraçado até Portugal, e, então, tendo somente a imensidão das águas oceânicas à frente, viu-se obrigado, de novo, a tomar as caravelas místicas dos descobridores e atravessar o Atlântico, chegando a Salvador, ao Rio de Janeiro e a São Paulo.

O Brasil, pois, não será o que já é, tocando-nos agora a grave responsabilidade de continuar acolhendo o CRISTO, que, igualmente, teve que exilar-Se da terra em que nasceu, onde fora mandado crucificar pelo seu próprio povo, e onde até hoje não é considerado o Messias.

No sentido espiritual, afirmamos que O BRASIL É A ÚNICA ESPERANÇA DA HUMANIDADE DE QUE O EVANGELHO EM SUA PUREZA PRIMITIVA possa prevalecer.

Com todo o respeito que as demais religiões nos merecem, a verdade é que elas estacionaram no espaço e no tempo, e tanto se afastaram do EVANGELHO que a ele não mais conseguem se adequar, e devem, como a Mitologia, apenas integrar as páginas da História da Humanidade.

Somente JESUS E A REENCARNAÇÃO E A REENCARNAÇÃO COM JESUS são capazes, UNINDO FÉ E RAZÃO, de derrotar, para sempre, o materialismo, esse polvo monstruoso que, com os seus tentáculos, ainda procura escravizar os espíritos.

DEUS SALVE O BRASIL, A PÁTRIA DO EVANGELHO!...

 

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 31 de agosto de 2024.