domingo, 10 de julho de 2022

A Mágoa do Apóstolo

 

“Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.” – 2 Timóteo – cap. 4 – v. 14

 

A mágoa é uma emoção com a qual carecemos de tomar muito cuidado, pois, do que depreendemos do texto de sua Segunda Epístola a Timóteo, nem mesmo Paulo, o Apóstolo dos Gentios, conseguiu isentar-se dela.

Indiretamente, ele chega, inclusive, a clamar ao Senhor para que lhe faça justiça, em face dos muitos males que o referido latoeiro havia lhe causado.

Que espécie de males, teria o latoeiro proporcionado a Paulo para que tivesse se sentido tão ferido no espírito, ele que, em inúmeras ocasiões, sofrera as mais injustas agressões?!

Com certeza, não fora mais uma das ofensas físicas que, ao longo de seu apostolado, o ex-doutor da lei, haveria de sofrer, culminando com o golpe de espada que lhe retirou do corpo físico.

O infeliz latoeiro deve ter ocasionado a Paulo prejuízos morais de significativa monta, espalhando, talvez, inverdades a seu respeito, calúnias que lhe afetaram as atividades no labor de difundir a Boa Nova.

Seja como for, carecemos, de nossa parte, tomar muito cuidado para que a mágoa, à semelhança de nuvem borrascosa, não nos permaneça no espírito, dele subtraindo a lucidez de que necessita para seguir adiante sem se prender ao passado.

Cremos que Paulo, escrevendo ao discípulo, estivesse mais lamentando a atitude de Alexandre, que, pelos males que lhe infligira, a si mesmo sentenciara à penosa quitação dos débitos contraídos perante a Lei.

Não obstante, a mágoa do que sofrera, em prejuízo da Causa a que consagrara a própria vida, ainda estava presente em seu íntimo, demonstrando o quanto, de fato, é difícil esquecer e perdoar...

Olvidando, sobretudo, qualquer referência à identidade daqueles que, ao longo de nosso percurso, nos ocasionam gratuitas lesões, que, se não nos conseguem deter na jornada, podem nos afetar em nosso rendimento espiritual.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Julho de 2022.

 

NOTA: Por motivo de viagem, estaremos voltando com as páginas publicadas no Blog no próximo dia 01 de Agosto.