domingo, 10 de julho de 2022

A Mágoa do Apóstolo

 

“Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras.” – 2 Timóteo – cap. 4 – v. 14

 

A mágoa é uma emoção com a qual carecemos de tomar muito cuidado, pois, do que depreendemos do texto de sua Segunda Epístola a Timóteo, nem mesmo Paulo, o Apóstolo dos Gentios, conseguiu isentar-se dela.

Indiretamente, ele chega, inclusive, a clamar ao Senhor para que lhe faça justiça, em face dos muitos males que o referido latoeiro havia lhe causado.

Que espécie de males, teria o latoeiro proporcionado a Paulo para que tivesse se sentido tão ferido no espírito, ele que, em inúmeras ocasiões, sofrera as mais injustas agressões?!

Com certeza, não fora mais uma das ofensas físicas que, ao longo de seu apostolado, o ex-doutor da lei, haveria de sofrer, culminando com o golpe de espada que lhe retirou do corpo físico.

O infeliz latoeiro deve ter ocasionado a Paulo prejuízos morais de significativa monta, espalhando, talvez, inverdades a seu respeito, calúnias que lhe afetaram as atividades no labor de difundir a Boa Nova.

Seja como for, carecemos, de nossa parte, tomar muito cuidado para que a mágoa, à semelhança de nuvem borrascosa, não nos permaneça no espírito, dele subtraindo a lucidez de que necessita para seguir adiante sem se prender ao passado.

Cremos que Paulo, escrevendo ao discípulo, estivesse mais lamentando a atitude de Alexandre, que, pelos males que lhe infligira, a si mesmo sentenciara à penosa quitação dos débitos contraídos perante a Lei.

Não obstante, a mágoa do que sofrera, em prejuízo da Causa a que consagrara a própria vida, ainda estava presente em seu íntimo, demonstrando o quanto, de fato, é difícil esquecer e perdoar...

Olvidando, sobretudo, qualquer referência à identidade daqueles que, ao longo de nosso percurso, nos ocasionam gratuitas lesões, que, se não nos conseguem deter na jornada, podem nos afetar em nosso rendimento espiritual.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Julho de 2022.

 

NOTA: Por motivo de viagem, estaremos voltando com as páginas publicadas no Blog no próximo dia 01 de Agosto.

 

 

  

 

13 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito sugestiva para o nosso autoconhecimento o conteúdo da mensagem "A mágoa do Apóstolo" de Inácio Ferreira! Navegando pelo Google digitando a expressão "Chico Xavier - mágoa", encontramos o vídeo "Chico Xavier e a mágoa - como se livrar dela", no qual José Raul Teixeira, ....-...., médium, narra o que Francisco Cândido Xavier lhe contara. Muito a apreender e aprender com esses discursos iluminativos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:551 = 04:51)!!!

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emanuel César Fonseca10 de julho de 2022 às 12:22

    Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Sim... A mágoa é uma chaga que custa a ser cicatrizada em nós. Em nada do que ocorre conosco que tenhamos como a mágoa como resposta a mais acertada. Difícil também é perdoar. Não estamos com esse cacife para tanto. Contudo um dia a deixaremos de lado, não é mesmo?. Mas haveria a mágoa como resquicío o esquecimento das ofensas através do coração? Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Alguém???? Um forte e carinhoso abraço aos dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Dr Inácio e Baccelli. Talvez Paulo estivesse abstendo-se de julgar o latoeiro, entregando a cobrança nas mãos da justiça divina. Não sei se teria guardado a mágoa, pois então teria que guardar de todos que o espizinharam. Quem leu Paulo e Estevão, da lavra de Chico Xavier, verá como Paulo terminou os seus dias. Além de pobre, quase cego, abatido e desprezado, guardava em si a saudade escaldante de Abgail e o remorso das atrocidades por ele praticadas. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Paulo Roberto Vieira de Aguiar10 de julho de 2022 às 15:41

    sentiremos falta dos seus posts nas semanas de sua viagem..ótima viagem e regresso

    ResponderExcluir
  5. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo .
    Perdão, é exercício diário . Nesse sentido que , é muito favorável quando pronunciamos : “ tá!! Eu perdoo, mas, não quero nem ver a cara dele “ kkkk . É muito válido essa atitude , pois , você já pelo menos pronunciou a palavra PERDÃO. Tá exercitando , um dia mais adiante , o ato será natural em nós .
    Pessoal !! Quem vai viajar ? Não ficou bem claro pra mim : Inácio ou Baccelli? Entendi seja Inácio. Se for ? Será pra onde o cabra veio tá indo agora ? Hum!!!! … bem novidades aí hehehe!!

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelas palavras, doutor Inácio!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Lembrando que não há lesões gratuitas. Recebemos o que damos e se não merecemos, não seremos lesados. Sentiremos a ofensa tanto quanto mais orgulhosos havemos de ser. Quem é humilde não se ofende. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! População planetária. Permitam divulgar a notícia "O dia em que a Terra vai atingir 8 bilhões de habitantes, segundo a ONU." (Notícias - Mundo - 11-07-2022 08:21 -03 - BBC Brasil.com - www.bbc.com/portuguese/internacional-62067710). Segundo essa notícia, a data será "quinze de novembro de 2022....". Conforme noticiado, "... A população global será de 8,5 bilhões em 2030; 9,7 bilhões em 2050 e 10,4 bilhões em 2100...". Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:18 = 16:18)!!!

    ResponderExcluir
  9. Salve lá. Viva Zambi. Que Pai Oxalá tenha misericórdia de nós. Diante de tanto sofrimento na terra só posso dizer que estamos todos muito magoados com nós próprios. Torço para que o extremismo de direita ou esquerda, não sobreponha a soberania democrática. Em um mundo onde as mulheres mães são ultrajadas no ato de dar a luz, meu Deus!!! Só me resta olhar as imagens do James Webb e entender que somos nada, absolutamente nada. Sarava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Conshuá (12-07-2022 07:48). Realmente, o trecho "... Só me resta olhar as imagens do James Webb e..." de sua participação é muito sugestiva para pensar, sentir, agir e reagir sobre a importância do Univerdo! Parabéns! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:58= 16:58)!!@

      Excluir
    2. Obrigada. Um axé para você.

      Excluir
  10. Grande parte da violência que vemos hoje em dia tem origem no ressentimento. Se nem um Espírito da envergadura de Paulo escapou dele, o que se dirá de nós criaturas na infância evolutiva? Todavia, o apóstolo não transformou esse sentimento em violência, em intolerância ou em extremismo como vemos todos os dias aqui no Brasil e em outros lugares do mundo. Concordo com Conshua. As imagens desse telescópio nos dão a verdadeira dimensão do nosso ego, isto é, somos quase nada e felizmente este planeta é insignificante na obra do Criador.

    ResponderExcluir
  11. Querido Dr. Inácio,

    É preciso realmente tomar muito cuidado com a mágoa para seguir adiante sem se prender ao passado.
    É muito difícil esquecer e perdoar mas quem planta mágoa só colhe decepção, amargura e rancor.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir