domingo, 16 de abril de 2023

Depois de “O Livro dos Espíritos”

 

Sempre considerei, depois de “O Livro dos Espíritos”, a obra “Nosso Lar”, de André Luiz, psicografia de Chico Xavier, como sendo a mais reveladora de nossa bibliografia.

“Nosso Lar” começou a mostrar a vida como ela é, de fato, no Mundo Espiritual...

Allan Kardec não teve tempo suficiente para mais amplas informações a respeito da Vida além da morte – foram apenas quinze anos – de 1854 a 1869 – de trabalho com a Codificação, lançando os seus Fundamentos Inamovíveis.

A desencarnação o alcançou em plena robustez intelectual, quando contava apenas 65 incompletos de idade...

O “projeto”, no entanto, não podia sofrer solução de continuidade... Em 1910, Kardec volta ao corpo e, na personalidade de Chico Xavier, dá sequência à Obra ciclópica, coordenada pelo Espírito Verdade.

Caberia a André Luiz, sob a tutela de Emmanuel e outros espíritos de escol, falar em torno da existência de cidades (colônias) no Mundo Espiritual, com destaque para “Nosso Lar”, fundada no século XVI, por “distintos portugueses desencarnados”...

Muitos adeptos da Doutrina empregam o termo “colônia” de uma maneira equivocada, porque, em verdade, o que se tem aqui, deste Outro Lado, são cidades, menores e maiores, habitadas por imensa população fora do corpo.

“Colônia” dá ideia de um “grupo de pessoas”, esquecidos muitos, por exemplo, de que a Índia, hoje com quase um bilhão e quinhentos milhões de habitantes, já foi colônia da Inglaterra.

Conforme já tivemos oportunidade de estudar, em dois trabalhos anteriores (“Mundo Espiritual é Planeta” e “Um Mundo Espiritual Chamado Terra”), Mundo Espiritual é planeta, e de dimensões muito mais amplas que as da Terra – a Terra seria colônia do Mundo Espiritual, e não o Mundo Espiritual colônia da Terra...

Hoje, o Mundo Espiritual que rodeia o orbe terrestre possui uma população flutuante de vinte e cinco a trinta bilhões de “almas”, ou espíritos.

Carecemos de levar em conta que a imigração de espíritos entre os diferentes mundos, conforme ensina o Codificador, é constante, sendo ainda que muitos espíritos passam séculos sem retornarem à Terra – há um século, a Terra possuía apenas um bilhão e meio de habitantes, aproximadamente.

Então, sem nos alongarmos, repetimos que “Nosso Lar”, o primeiro da série escrita por André Luiz”, é um livro revolucionário, que, sem dúvida, veio revolucionar o Pensamento Espírita sobre o Mundo Espiritual.

Infelizmente, poucos são os que já conseguiram assimilar algumas das informações que a referida obra contém, chegando ao cúmulo de dizer que ela teria sido escrita por um espírito obsessor do médium.

E porque não suportaram que a “pontinha do véu” se levantasse, defendem um retorno ao que denominam “Kardecismo Puro”, sendo, com todo o respeito, que Kardec nada mais tem a dizer do que já disse no Pentateuco.

Esses nossos confrades, com certeza, a reencarnação de protestantes, querem que os espíritas, em geral, apeguem-se aos cinco livro da Codificação como os judeus são apegados a Torá – sem dúvida, que muito deles estão à serviço de inteligências desencarnadas que não desejam o progresso do Espiritismo, que se caracteriza por ser uma doutrina dinâmica.

“O Livro dos Espíritos” está prestes a completar 170 anos, e, à exceção de Chico Xavier, de lá para cá, nada e ninguém foi capaz de algo acrescentar à Revelação Espírita.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba, 2 de Abril (*) de 2023.

(*) Salve a Data Natalícia de Chico Xavier, nascido a 2 de Abril de 1910, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.