sábado, 16 de abril de 2022

 

Demasiadamente Humano

 

Sendo a desencarnação tão somente o desenlace do espírito, ou seja, a sua liberação do casulo de carne, psicológica e intelectualmente ele continua sendo o mesmo...

Poucos são os espíritos que, com o seu retorno ao Mundo Espiritual, logram acessar as suas existências pregressas, entrando, assim, em nível mais profundo de consciência com o despertar de certas faculdades adormecidas.

Assim, possivelmente, aquele que deixar o corpo com determinadas convicções, e todo o universo intelecto-moral que delas seja decorrente, não se verá em outra identidade – não se apequenará e nem se engrandecerá, continuando a ser do exato tamanho que, na Terra, tem se revelado.

Do espírito encarnado, ao longo dos séculos, sendo esta a melhor experiência física por ele vivenciada, não convém esperar que de sua personalidade atual emerja “algo” muito diverso do que venha demonstrando ser.

O pensamento de que, após o decesso físico, do homem, por exemplo, pertencente à média evolutiva da Humanidade, possa ressuscitar um gênio, ou um santo, tem concorrido para que o espírito se acomode dentro de sua limitada realidade existencial.

As conquistas do espírito, incluindo as suas virtudes, jamais se perdem, todavia, elas ainda não assim tão expressivas quanto se imagina...

Não faz muito, poucos eram os homens que poderiam ser considerados realmente civilizados – e mesmo que tenham conseguido realizar algum progresso em outro orbe, dentro ou fora do Sistema, ele não evitou que fossem parar em um mundo de provas e expiações, ou que viessem encarnar em um mundo de provas e expiações (inclusive, agora habitando as suas imediações), que guarda estreita relação com a sua recente condição primitiva.

Portanto, lógico deduzir-se que o Mundo Espiritual, do qual muitos esperam maravilhas, como a extinção de todos os problemas sociais e todas as desigualdades que imperam na comunidade dos encarnados, infelizmente, ainda é demasiadamente humano.

Quase que os mesmos conflitos que os homens faceiam na Terra haverão de prosseguir faceando no Mais Além das proximidades, porque, em suma, a sua realidade íntima não se altera com o simples fenômeno da morte.

Na extensão do pomar, enquanto nascer e renascer da mangueira, guardando, sobretudo, as mesmas características na forma e no sabor, a manga não tem como deixar de ser manga...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 16 de Abril de 2022.

(Na antevéspera do lançamento de “O Livro dos Espíritos”, o Livro-Esperança de que, um dia, as concepções humanas sobre a Vida e a Morte venham, realmente, a mudar).

 

 

 

 

 

 

 

 

domingo, 10 de abril de 2022

Nos Dois Planos

 

Para que a Humanidade melhore, torna-se necessário que o homem melhore nos Dois Planos da Vida – que melhore na condição de encarnado e de desencarnado.

As duas Humanidades coexistem e, todos os dias, milhares e milhares de espíritos deixam a Terra pelo Mundo Espiritual e vice-versa.

O denominado exílio não atingirá apenas e tão somente a Crosta, mas, igualmente, as Dimensões Espirituais que lhe são mais próximas.

A Esfera, ou Planeta Espiritual que habitamos ainda não é um Mundo de Regeneração.

Deste Outro Lado, sobrevive a criatura humana, e não o anjo.

Muitos dos problemas que acometem o homem na Terra são reflexos dos problemas existenciais com os quais ainda lidamos deste Outro Lado.

Daí a necessidade de nos integrarmos no esforço conjunto de renovação íntima, porque sem espírito melhorado o homem renovado será uma utopia.

Carecemos de homens espiritualizados que deixem o corpo e venham enriquecer a comunidade dos desencarnados, quanto carecemos daqueles que possam retomar o corpo físico fazendo a diferença para melhor entre os encarnados.

Difícil, no entanto, que os encarnados algo venham a acrescentar ao Mundo Espiritual, e muito mais difícil que o contrário aconteça, de vez que, quando envergam o corpo pesado, a maioria olvida os seus compromissos e se corrompe nos valores que vem alicerçando.

Sem Jesus Cristo, por norte, ou por foco de suas maiores aspirações éticas, o espírito, esteja encarnado ou não, se perde com grande facilidade, marcando passo nas sendas da evolução.

Torna-se, pois, urgente que o homem considere a sua natureza imortal para que não se deixe aprisionar tão facilmente pelas ilusões do mundo material – e tal urgência torna-se indispensável dos Dois Lados da Vida, porque milhões e milhões de espíritos fora do corpo, infelizmente, ainda não têm consciência do por que e do para que vivem.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Abril de 2022.