sábado, 16 de abril de 2022

 

Demasiadamente Humano

 

Sendo a desencarnação tão somente o desenlace do espírito, ou seja, a sua liberação do casulo de carne, psicológica e intelectualmente ele continua sendo o mesmo...

Poucos são os espíritos que, com o seu retorno ao Mundo Espiritual, logram acessar as suas existências pregressas, entrando, assim, em nível mais profundo de consciência com o despertar de certas faculdades adormecidas.

Assim, possivelmente, aquele que deixar o corpo com determinadas convicções, e todo o universo intelecto-moral que delas seja decorrente, não se verá em outra identidade – não se apequenará e nem se engrandecerá, continuando a ser do exato tamanho que, na Terra, tem se revelado.

Do espírito encarnado, ao longo dos séculos, sendo esta a melhor experiência física por ele vivenciada, não convém esperar que de sua personalidade atual emerja “algo” muito diverso do que venha demonstrando ser.

O pensamento de que, após o decesso físico, do homem, por exemplo, pertencente à média evolutiva da Humanidade, possa ressuscitar um gênio, ou um santo, tem concorrido para que o espírito se acomode dentro de sua limitada realidade existencial.

As conquistas do espírito, incluindo as suas virtudes, jamais se perdem, todavia, elas ainda não assim tão expressivas quanto se imagina...

Não faz muito, poucos eram os homens que poderiam ser considerados realmente civilizados – e mesmo que tenham conseguido realizar algum progresso em outro orbe, dentro ou fora do Sistema, ele não evitou que fossem parar em um mundo de provas e expiações, ou que viessem encarnar em um mundo de provas e expiações (inclusive, agora habitando as suas imediações), que guarda estreita relação com a sua recente condição primitiva.

Portanto, lógico deduzir-se que o Mundo Espiritual, do qual muitos esperam maravilhas, como a extinção de todos os problemas sociais e todas as desigualdades que imperam na comunidade dos encarnados, infelizmente, ainda é demasiadamente humano.

Quase que os mesmos conflitos que os homens faceiam na Terra haverão de prosseguir faceando no Mais Além das proximidades, porque, em suma, a sua realidade íntima não se altera com o simples fenômeno da morte.

Na extensão do pomar, enquanto nascer e renascer da mangueira, guardando, sobretudo, as mesmas características na forma e no sabor, a manga não tem como deixar de ser manga...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 16 de Abril de 2022.

(Na antevéspera do lançamento de “O Livro dos Espíritos”, o Livro-Esperança de que, um dia, as concepções humanas sobre a Vida e a Morte venham, realmente, a mudar).

 

 

 

 

 

 

 

 

20 comentários:

  1. Pois é,
    Nem tão depreciados por completa emersão na obscuridade das trevas - causa comum aos de posição de"ignorância" atemporizada pela natural desmemorizacao. O que prova a sabedoria da existência à chamada Misericórdia Divina. Às criaturas de claustro a posições primitivas. Tudo por mau usança do Livre-arbítrio. No texto o Dr. Inácio Ferreira o afirma, com outras palavras, de forma qual, em sapientes propriedades.
    Ninguém, quer seja manga se transforma em abacate num passe de mágica. Necessário esforço, na decisão em permuta de ócio por esclarecimento e trabalho.
    Afinar com a Luz depende a nossa felicidade. Estacionar é regressão. Kardec nós diz "...a Evolução não dá saltos..." Quantificar as possibilidades depende só de nós. Pela bela teoria, já um passo... Mas subir degrau evolucional cabe a todos agir pelo que nós diz um trecho de assertiva atribuída ao preclaro Espírito Emmanuel - através do consciente mediúnico-espiritual de quilate imedivel. Cujos padrões ultrapassam todos os níveis cabíveis aos conhecimentos produzidos e acumulados pela Humanidades. Em todos os gêneros e níveis conhecidos.
    A assertiva diz assim: "Um dia o Homem se erguerá das sombras e se harmonizar com as outras criaturas do Universo..."

    Assim, conciso, o disposto no texto por nós lido e aconselhados estão de não apenas meramente lê-lo mas estudado e compreendido. Para cotejarmo-lhe. Pois, ser humano é benção, mas admitir como eternamente fatídico errar enquanto sinônimo ou mesmo homonímia à condição restritamente humana, de forma estacionária é mera e até covarde acomodação.
    Jesus nos ilumine.

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César16 de abril de 2022 às 16:08

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. Consideravelmente se preparando a ser... humano, não é mesmo? Muitas provas e expiações ainda serão impostas a nós outros até que paguemos o último ceitil, não é mesmo? Essas idas e vindas compulsórias nos fornecerão meios para que saiamos desse pântano de imperfeições que alimentamos a grosso modo há bastante existências, não é mesmo? Então, creio, que procuremos nos vigiar mais para que as nossas orações quando feitas abalizadas na fé raciocinada, nos promova a demasiadamente humanos... espiritualizados. Um forte abraço aos dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lemos "Do outro lado do Eterno Espelho da Vida, o homem sempre deparará co a imagem real de si mesmo. Liberto dos contornos ilusórios da matéria, os seus autênticos traços intelecto-morais se lhe acentuarão no espírito. A voz da consciência lhe falará sem qualquer subterfúgio e ele não conseguirá, por mais tempo, ignorar a Verdade. Em vão, no confronto consigo mesmo, intentará subtair-se à contemplação da própria realidade, que os interesses subalternos e as conveniências o fizeram olvidar. Ao choque da morte física, ao qual, sem dúvida, se submete incontável número de vezes, ao longo das vidas sucessivas, o homem gradualmente desperta e, aos poucos, começa a se enxergar em sua essência, tomando as rédeas do destino nas mãos. É longo e íngreme o caminho a ser percorrido... A obra do aperfeiçoamento íntimo é resultado do esforço intransferível..." Inácio Ferreira (IF) - Uberaba, MG, 12-10-2001 (BACCELLI, Carlos A./Inácio Ferreira. Do Outro Lado do Espelho. Didier, 3a edição, abr 2002, Prefácio 'Do Outro Lado do Espelho'). Essas palavras resumem a experiência de IF quando retornou à vida invisível em 27-09-1988! Essa obra está dividida em duas partes e cada com 25 capítulos. Desde essa época, IF oferece a todos nós suas opiniões sobre diversos temas do dia a dia do Espírito imortal! Muito obrigado, nobre irmão! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:19 = 04:19)!!!

    ResponderExcluir
  4. Dr. Inácio

    Fácil é acrescentar um vicio aos muitos que já temos, difícil é acrescentar uma nova virtude ás poucas que possuímos, e muito difícil é a transformação de um vicio numa virtude. Não quero eu dizer com isto que o ser humano deixe de travar o bom combate, muito pelo contrario, até porque uma vitoria muito difícil transporta-nos para um estado de Paz e felicidade interior impossível de quantificar e descrever.

    Se a evolução espiritual exige um grande sacrifício a nível individual, trabalhando o Amor, a renuncia a humildade, exemplificado na perfeição pelo caminho percorrido por Jesus Cristo quando esteve fisicamente entre nós, então desencarnar e adquirir uma nova vibração energética com mais virtudes e qualidades, para as quais não nos esforçamos vai completamente contra a lógica, o bom-senso e a Lei Universal do Merecimento.

    Se passamos uma reencarnação "preocupados" apenas com as coisas terrenas, relativas ao planeta que se encontra debaixo dos nossos pés, e exteriores ao nosso ser, como esperar estar preparado para os aspetos espirituais ou celestiais?!

    Tenta-se transformar a difícil escalada ao cimo da montanha, num passeio agradável numa planície verdejante ao fim da tarde, envolvido numa temperatura amena e sentido a brisa perfumada contra o rosto de face tranquila.

    Para os que esperam desencarnar e vir a ser génios, encontram a triste noticia que mais de 40% dos seres encarnados neste momento serão transportados para outro orbe, e que a muitos mais lhes foi dada a ultima oportunidade...

    Eu já vim de outro orbe, sinto-o gravado em meu ser imortal, e fico triste cada vez que penso nisso, pelas oportunidades perdidas...
    Mas pelo menos já não desejo mal a ninguém, e esforço-me para aproveitar as oportunidades de evolução espiritual que me são concedidas, e se não for suficiente para ficar neste planeta, pelo menos levo Jesus em meu coração.

    Francisco José
    Portugal

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Dr. Inácio e Baccelli. Intrigante complemento de frase: " ...dentro ou fora do sistema" , seria o sistema solar ou o sistema ubaldiano? Aff, se a eternidade não existisse, teria que ser inventada pois dela precisamos afim de que possamos prosseguir. Que Deus me dê amor no coração ao encontrar do lado de lá, uns e outros que conseguiram escapar dos meus tablefes, rsrs, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Pascale (17-04-2022 15:33). Digitamos em 18-04-2022 02:58) a possível compreensão sobre o seu questionamento. Perdoe-nos ter escrito seu nome sem o "e" no fim. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:17 = 04:17)!!@

      Excluir
  6. Caríssimo Dr. Inácio, bom-dia. Com relação ao tema acima (Desencarnação), gostaria de tirar a minha dúvida, referente a citação, no livro ' Nicodemos, do Irmão José. A Parábola do "Bom Samaritano", na página 375, o personagem assaltado e ferido gravemente, não teria acontecido nos dois planos existênciais. Como disse o principal personagem da narração " O Senhor Jesus ", 'A Verdade tem o tamanho do Infinito'. Caro Dr.Inácio, até o próximo 'Blog'. Um abraço 'dimensional'. (Antonio C Custódio -(752069)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz, e Paz! Anônimo (Antonio C. Custódio, 17-04-2022 21:33). Permita-nos auxiliar, embora não estejamos designados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B.! Sobre sua dúvida, o último parágrafo da página 375 está claro "... Nicodemos, no entanto, embora, (...), não fora exatamente o homem surpreendido pelos assaltantes que de tudo o despojaram e o deixaram semimorto...". Portanto, os fatos narrados na Parábola do Nom Samaritano (Lucas 10:25-37) aconteceram em outra ocasião no plano físico no século I da Era Cristã. Logo, a leitura da narrativa da página 374 "... Um dos soldados... O corpo de Nicodemos, já sem vida, (...), quase no mesmo local em que se desdobrara os fatos narrados por Jesus na Parábola do Bom Samaritano..." conduz à outra interpretação diferente.Conclusão: as duas ocorrências foram observadas no plano físico em épocas distintas. Não descartamos a possibilidade de estar enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:25 = 16:25)!!@

      Excluir
  7. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Pascal (17-04-2022 15:33). Permitam-nos auxiliar! Você escreveu "... intrigante complemento da frase '... dentro ou fora do sistema', seria o sistema solar ou o sistema ubaldino?..." Relendo o texto a partir de "... Não faz muito, (...), e mesmo que tenham realizado algum progresso em outro orbe, dentro ou fora do Sistema...", percebe-se, até prova em contrário, que a palavra "... Sistema..." está relacionada ao Sistema Solar. Não descartamos a possibilidade de estar enganados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (06:58 = 02:58)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela resposta. Pascal foi um grande filósofo, sinto me lisonjeada.

      Excluir
  8. Bom dia a todos! Sinceramente não me preocupo com o além. Vejamos o que acontece por aqui e já teremos bastante material de estudos e campo de ação. Basta ver as desigualdades sociais, machismo, pedofilia, prostituição infantil, guerras, conflitos e pior, a máfia religiosa em nome de Deus. Por aqui já temos bastante problemas e o que fazemos para minorar os mesmos? Sendo assim somente me ocupo com o que está aqui e tento fazer o que posso para melhorar a vida de alguém, mesmo que seja retirando uma casca de banana do caminho onde alguém irá passar. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. > Assim, possivelmente, aquele que deixar o corpo com determinadas convicções,
    > e todo o universo intelecto-moral que delas seja decorrente, não se verá em
    > outra identidade.

    Este assunto é otimo e é realmente uma pena que não será explorado aqui.
    Em um de seus livros, não me lembro qual, o dono deste blog, descreve a contraparte astral de um templo indiano onde devotos adoravam Ganesha, o deus indiano com tromba de elefante, que estava VIVO E PRESENTE no templo. Como viam com seus proprios olhos, estes devotos nada podiam senão acreditar mais ainda nas suas convicções que trouxeram da terra, alimentando a forma-pensamento coletiva que criaram.

    Se um medium brasileiro psicografasse um destes devotos,
    ouviria dele que Ganesha existe.

    De forma semelhante, em certas regiões do astral, pessoas veem nada mais, nada menos, do que Deus, sentado num trono, como descrito na Biblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Livro "O Céu e o Inferno" de Kardec temos:

      "Um fenômeno muito freqüente entre os Espíritos de
      certa inferioridade moral é o acreditarem-se ainda vivos,
      podendo esta *ilusão* prolongar-se *por muitos anos*,
      durante os quais eles experimentarão todas as necessidades, todos os tormentos e perplexidades da vida"

      Como é isto possivel? O nosso cotidiano consiste de
      muitas coisas como shampoo e sabonete para tomar banho,
      toalha para se enxugar, roupa lavada e passada, cadeiras
      para sentar, lapis para escrever. A falta de qualquer destas coisas indicaria para o espírito que algo esta' diferente. Como pode então permanecer nesta ilusão por muitos anos? Donde vem estas coisas então?

      No Livro " A Genese", Kardec explica:

      "Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais
      empregando o pensamento e a vontade. Para os Espíritos,
      o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem.
      Pelo pensamento, eles imprimem àqueles fluidos tal
      ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam,
      organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência."

      "Algumas vezes, essas transformações resultam de uma
      intenção; doutras, são produto DE UM PENSAMENTO INCONSCIENTE. Basta que o Espírito pense uma coisa, para que esta se produza."

      "Apresenta-se com o vestuário, os sinais exteriores —
      enfermidades, cicatrizes, membros amputados,
      etc. — que tinha então. Um decapitado se apresentará
      sem a cabeça. Não quer isso dizer que haja conservado essas aparências, certo que não, porquanto, como Espírito,
      ele não é coxo, nem maneta, nem zarolho, nem decapitado;
      o que se dá é que, retrocedendo o seu pensamento à época
      em que tinha tais defeitos, seu perispírito lhes toma
      instantaneamente as aparências, que deixam de existir logo
      que o mesmo pensamento cessa de agir naquele sentido."

      "Por análogo efeito, o pensamento do Espírito cria
      fluidicamente os objetos que ele esteja habituado a usar.
      Um avarento manuseará ouro, um militar trará suas armas
      e seu uniforme, um fumante o seu cachimbo, um lavrador
      a sua charrua e seus bois, uma mulher velha a sua
      roca. Para o Espírito, que é, também ele, fluídico, esses
      objetos fluídicos são tão reais, como o eram, no estado
      material, para o homem vivo; mas, pela razão de serem
      *criações do pensamento*, a existência deles é tão fugitive quanto a deste."

      No Livro a Natureza do Mundo Fisico,
      Sir Arthur Stanley Eddington faz uma afirmacao extraordinaria para um fisico:

      "E' dificil para um fisico sensato aceitar que a camada
      subjacente de tudo que existe é de natureza mental"

      A mente é tudo. O que você pensa, você se torna.
      nós nos tornamos aquilo que pensamos - Sidarta Gautama

      Excluir
    2. Ainda neste tema de "convicções", vale a pena analizar
      os acontecimentos ocorridos no endereco 112 da Ocean Drive
      na cidade de AmityVille nos EUA. O caso teve repercussão
      nacional e resultou em livro e filme.

      A casa foi local de um crime brutal onde toda uma familia
      foi assassinada. Um acontecimento destes estigmatiza a casa, ninguém a quer, mas eventualmente o preco cai tanto que se torna irrecusavel e alguém paga para ver não podendo deixar passar uma grande oportunidade por causa de superstições.

      E assim aconteceu, uma familia comprou a casa, sabendo,
      e isto é importante, sabendo do seu historico sinistro.
      Gradativamente, e isto tambem é importante, eventos
      paranormais começaram e foram crescendo de intensidade.

      Padres, mediums e toda sorte de investigadores foram
      ao local e atestaram sentir a presença de uma força
      maligna. Detetores de mentira foram usados e confirmaram
      que a familia *acreditava* estar dizendo a verdade.
      Eventualmente a coisa tomou tal dimensão que familia
      quase que literalmente fugiu correndo da casa apesar
      de sentir que a casa queria que eles ficassem. A coisa
      não terminou com a fuga, so' terminou mesmo com o exorcismo feito por um padre na Inglaterra.

      O que aconteceu aqui?

      Parece ter sido um caso de:

      Jó 3:25: "Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu."
      Ou ainda
      Mateus 9:29 "Que seja feito segundo a fé que vocês têm!"

      Sabedor do historico da casa, a mente ficou atenta
      a qualquer coisa e amplificou o medo gradativamente.
      Cada pequeno acontecimento como que comprovava o que
      se temia até que o medo se materializou numa
      forma-pensamento que se alimentava de medo.

      Se esta é a explicacao correta para o caso nunca
      saberemos, mas é preciso ter cuidado com o medo
      e os "monstros da Id" que sao solidificacoes da
      energia psiquica criadas por pensamentos
      subconscientes.

      Como disse Franklin Delano Roosevelt:

      "A unica coisa que devemos ter medo é do proprio medo"

      Pensamento Positivo.

      Excluir
  10. Bom dia. Tentando editar o comentário pela terceira vez, o aparelho não funciona bem. Hoje é o dia que civilizado comemora o dia do Índio. Muito ridiculo isso, somos massacrados, violentados, invadidos por garimpeiros e ninguém toma providencia. Não temos nada a comemorar, nosso povo está morrendo. Paz!

    ResponderExcluir
  11. Salve lá! Viva Zambi. O certo é que continuamos os mesmos depois da morte. Se a criatura não seguir os ensinamentos de Jesus, continuará rolando de mundo em mundo sem conseguir a paz! E não se enganem, morto não é santinho não, a grande maioria estão em trevas pela própria vontade. Que nosso Pai Omolu carregue esses eguns para longe de nós. Sarava.

    ResponderExcluir
  12. Posso reencarnar em outro orbe se for merecimento???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nici Vargas Lopes (23-04-2022 13:07). Se cada um de nós, filhos de Deus, adquirir méritos para reencarnar num orbe (mundo, planeta) superior a Terra, então encontraremos os pais adequados. Para uma compreensão melhor sobre o tema, indicamos ler "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo III - Há muitas moradas na Casa de Meu Pai. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:15 = 18:15)!!!

      Excluir
  13. Querido Dr. Inácio,

    Temos sempre no amanhã uma nova chance de melhorar, uma oportunidade de abandonar vícios antigos que atrasam tanto a nossa vida. Geralmente, por interesse material, medo e preguiça, optamos por adiar o enfrentamento. E vamos levando a vida até que a consciência cansa de enganar-se. Nessa hora, a reforma moral ganha força e o presente torna-se mais proveitoso. Uma nova forma de ver a vida através da renovação íntima é erguida para durar. O tempo vai passando, plantamos cada vez mais coisas boas e começamos a colher coisas boas também. Com a confiança abastecida, não perdemos mais tempo com as tentações. O bom senso é o guia e fazer o bem a motivação.

    Grande abraço

    ResponderExcluir