domingo, 24 de outubro de 2021

 

Sem Grandeza

 

Poucos são, raríssimos, os que são capazes de reconhecerem os seus equívocos de opinião, e, consequentemente, de atitude, e se predisporem a voltar atrás, revendo conceitos e decisões.

Talvez que, pela falta de humildade em admitir os seus enganos, é que o espírito pode permanecer, por longo tempo, estacionado nas sendas da evolução.

Muitos, entretanto, sabendo estarem, parcial ou completamente, enganados, insistem em continuar sustentando determinados pontos de vista, porque, a eles renunciar significaria abrir mão de interesses de natureza pessoal.

Quem procura colocar a Verdade acima de si mesmo, não compactua com a mentira, e não se permite manipular pelas opiniões convenientes de grupos e segmentos considerados poderosos.

O orgulho, expressando-se através da vaidade e do personalismo, impede que muitos espíritos adquiram a indispensável isenção para, mesmo quando equivocados, sejam autênticos em seus pontos de vista.

Saulo de Tarso, caso não estivesse agindo com sinceridade em defesa da lei antiga, não se prestaria ao serviço da Boa Nova para o qual foi designado pelo próprio Senhor.

Há um abismo a ser transposto entre os que, por interesse, defendem equivocadas ideias pessoais, e os que assim o fazem pela imaturidade de suas convicções.

Em matéria de aprendizado, todos os espíritos, presos às condições evolutivas do orbe terrestre, encontram-se em transição, sendo natural que, hoje ou amanhã, necessitem capitular diante de certas concepções.

Todavia, revela-se sem grandeza o espírito que, em reconhecendo os seus erros, prefere mantê-los, exclusivamente, por amor próprio, e, não raro, de pensamento mercenário, prosseguir ofertando-se em leilão a quem mais puder lhe pagar.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 24 de Outubro de 2021.