domingo, 24 de outubro de 2021

 

Sem Grandeza

 

Poucos são, raríssimos, os que são capazes de reconhecerem os seus equívocos de opinião, e, consequentemente, de atitude, e se predisporem a voltar atrás, revendo conceitos e decisões.

Talvez que, pela falta de humildade em admitir os seus enganos, é que o espírito pode permanecer, por longo tempo, estacionado nas sendas da evolução.

Muitos, entretanto, sabendo estarem, parcial ou completamente, enganados, insistem em continuar sustentando determinados pontos de vista, porque, a eles renunciar significaria abrir mão de interesses de natureza pessoal.

Quem procura colocar a Verdade acima de si mesmo, não compactua com a mentira, e não se permite manipular pelas opiniões convenientes de grupos e segmentos considerados poderosos.

O orgulho, expressando-se através da vaidade e do personalismo, impede que muitos espíritos adquiram a indispensável isenção para, mesmo quando equivocados, sejam autênticos em seus pontos de vista.

Saulo de Tarso, caso não estivesse agindo com sinceridade em defesa da lei antiga, não se prestaria ao serviço da Boa Nova para o qual foi designado pelo próprio Senhor.

Há um abismo a ser transposto entre os que, por interesse, defendem equivocadas ideias pessoais, e os que assim o fazem pela imaturidade de suas convicções.

Em matéria de aprendizado, todos os espíritos, presos às condições evolutivas do orbe terrestre, encontram-se em transição, sendo natural que, hoje ou amanhã, necessitem capitular diante de certas concepções.

Todavia, revela-se sem grandeza o espírito que, em reconhecendo os seus erros, prefere mantê-los, exclusivamente, por amor próprio, e, não raro, de pensamento mercenário, prosseguir ofertando-se em leilão a quem mais puder lhe pagar.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 24 de Outubro de 2021.

 

 

19 comentários:

  1. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Sim, há entre todos nós, aqueles que são equivocados por imaturidade espiritual e aqueles que fingem ser equivocados em proveito próprio. Interesses mesquinhos e materialistas são sempre a base de tais comportamentos. Não querem mudar. Aproveitam cada momento da situação. O orgulho, essa hidra pestilenta que o ser agasalha no intimo, sempre de bom grado. Aqueles equivocados pela ignorância, um dia irão aprender. Porém aqueles que se deleitam nos próprios vícios do caráter, colherão frutos amargos no porvir. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nesta tarde, em nossa região, vento de grandeza de 50 a 60 km/h balança as árvores e, talvez, uma fiação pendurada numa árvore com uma união oscilando pra lá e pra cá. Como se fosse um ioiô. Essa vibração deixa-nos sem a famosa energia elétrica da concessionária! Sinal dos tempos. Após realizarmos uma pequena tarefa braçal, estamos nesta tarefa de energia mental. Lemos e relemos a comunicação de Inácio Ferreira (IF) nesta manhã. Que mensagem ela lembraria? "Abrimos a cabeça" (IF) e nossos olhos espirituais pousaram em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo VII - Bem-aventurados os pobres de espírito, item 13 - Missão do homem inteligente na Terra (Ferdinando, Bordéus, 1862). Então, compreendemos que os dois textos têm uma conexão. Estivemos também lendo dois outros autores espirituais! Bem, deixemos para outro momento esses achados! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:47 = 12:47)!!!

    ResponderExcluir
  3. Aécio Emmanuel César24 de outubro de 2021 às 17:54

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. Senti isso na pele aqui na minha cidade. Em um grupo de estudos a pessoa que liderava a palava disse várias vezes que Chico Xavier não é um espírito superior. Diante dessa afirmação entre vinte pessoas presentes, somente eu contra-ataquei essa pessoa perguntando o que faltaria para que Chico Xavier - para ela - fosse um espírito superior. Todas as vezes que lhe perguntei ela silenciou. Decidi então sair desse grupo, pois somente eu estava ali "fora do ninho". Preferem alimentar uma ideia absurda que procurar corrigir certos erros. O pior que levam muito para o mesmo buraco da ignorância. O que o senhor teria a me dizer nessa situação Dr. Inácio? Agi bem saindo do grupo? Um forte abraço aos dois. Fiquem em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (24-10-2021 17:54). Permita-nos auxiliá-lo, embora não estejamos designados especificamente pelo Dr Inácio Ferreira e/ou pelo médium C.A.B.! Como Chico Xavier (CX) responderia caso fosse questionado sobre o conteúdo de sua narrativa? Consultemos a obra "O Evangelho de Chico Xavier" (Didier, 1a edição, mar 2000, item 53): "As pessoas dizem, por bondade delas, que eu sou isto ou aquilo, mas eu sempre soube o que sou - um cisco! É esta consciência de minha própria pequenez que tem me conservado de pé, para não dizer de rastro...". Essa mesma ideia de "cisco", CX repetiu nas obras "O Espírito de Chico Xavier" (LEEPP, 1a edição, mar 2004) e "Doutrina Viva" (Didier, 1a edição, jun 2008, mensagens "Sinceramente", "Queda dupla" e "Estas palavras". Neste livro, lê-se "... Um grão de poeira para um cisco será melhor médium que uma estrela!..." (p. 80); "... Ser um cisco com Jesus é melhor do que ser uma estrela sem Ele!" (p.134) e "... Sempre fui e continuo sendo... um cisco, mas um cisco com muita vontade de melhorar, para mais bem servir!..." (p. 287). Considerando esse contexto, acreditamos que CX não ficaria melindrado com a declaração daquele palestrante! Bem, não descartamos a possibilidade de estar enganados! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:10 = 06:10)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César26 de outubro de 2021 às 21:25

      Bom dia Cadichon. Estou consciente o bastante para acreditar que Chico Xavier é um Espírito Iluminado; um dos apóstolos do Senhor e tendo tanta sintonia com Ele, o próprio Cristo veio buscá-lo no seu desencarne segundo o que relatou Dr. Inácio. Não sei o que mais tem que fazer Chico Xavier para se tornar um espírito de luz para alguns confrades. É triste encontrar espíritas que tem uma mentalidade tão aquem da realidade. Vamos estudar gente. Forte abraço Cadichon e mais uma vez obrigado pela atenção. Aécio Emmanuel César

      Excluir
    3. Prezado Aécio, concordo com o Cadichon no sentido de que o Chico não ficaria melindrado com a opinião do palestrante. No entanto, Chico não se melindraria justamente pelo fato de ser um espírito superior. Agora chegamos ao ponto crucial: qual era a intenção do palestrante ao questionar o grau evolutivo do Chico? Desqualificar e desacreditar de sua lavra mediúnica? Insinuar que o exemplo de vida deixado pelo Chico não seria tão importante para a história da DE? Inveja que ele sente do Chico por não possuir competência moral para lhe seguir os passos?
      Por tudo isso e muito mais razões, deixo aqui minha opinião pessoal: você acertou ao abandonar tal grupo mediúnico. Um abraço de seu amigo Abrahão do RJ, muita Luz!

      Excluir
    4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (AEC, 26-10-2021 21:25). Você psicografou "... Não sei que mais tem que fazer Chico Xavier para se tornar um espírito de Luz para alguns confrades. É triste encontrar espíritas que tem uma mentalidade tão aquém da realidade. Vamos estudar gente...". Sim, o relato de Inácio Ferreira (IF) sobre o retorno de Chico Xavier (CX) "... à Pátria de origem...", descrita nos capítulos 7 a 10 de "Na Próxima Dimensão" (LEEPP, 1a edição, nov 2002). Será que aquela teria lido esse livro do IF ou de outros autores espirituais ou sabido o que AEC sobre quem seja realmente CX em várias reencarnações? Provavelmente não. Por quê? Porque aquele palestrante se encontra na condição de relatividade de conhecimento é que IF declara "... Passada a euforia da desencarnação, a Lei da Relatividade se encarregava de fazer com a vida voltasse aonormal;..." (página 11, capítulo 1 dessa obra). Como este não tem um título, poderíamos nomeá-lo como "Espíritos humanos limitados". Aliás, essa noção de relatividade está sinalizada no livro "Alma do Mundo" (LEEPP, 1a edição, mar 2018, capítulo 2 - Relatividade). Neste contexto, aquele irmão merece o nosso respeito quanto ao silêncio que demonstrou ao não responder aos questionamentos feitos por você naquela ocasião. A atitude dele não desmerece o grau de evolução intelecto e moral de CX. Perdoe-nos expressar essas linhas de pensamento. Para ilustrar essa questão, indicamos ler "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", capítulo XV -, item 2, onde Allan Kardec psicografou "Sem nada prejulgar sobre a natureza do Cristo, cujo exame não está no objetivo desta obra, e considerando-o, por hipótese, apenas um Espírito superior, não se pode deixar de reconhecer nele um de ordem mais elevada, e colocado, por suas virtudes, bem acima da humanidade terrestre...". Pensemos... pensemos e pensemos! Reafirmamos não descartar nosso engano de interpretação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:52 = 06:52)!!!

      Excluir
    5. Aécio Emmanuel César27 de outubro de 2021 às 13:35

      Boa tarde Cadichon. Nesse sentido tenho opinião formada, não que precise estudar, não é mesmo? Estudando a gente ainda tropeça e cai em muitos assuntos, não é mesmo? Mas tudo que você disse é verdade e agradeço o carinho da interpretação. Um abraço fraterno. Fique em paz amigo. Aécio Emmanuel César

      Excluir
    6. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo !
      O amigo , pediu opinião . Tentei ao máximo segurar a minha, mas.... rsrs!
      De supetão , teria também sido a minha atitude . Abandonar o centro . No entanto , se eu conseguisse controlar os impulsos em um primeiro momento, e fosse esfriar a cabeça em um estudo das obras do Pentateuco. Depararia com três situações bem difíceis :
      Primeira, algumas instruções que dizem : "...troquem de grupo mediúnicos e até mesmo casa espírita , até se adaptar a alguma em que sua mediunidade tenha como desenvolver-se ..."
      Segunda : temos instruções que dizem : "... conforme suas necessidades atuais , você sempre estará , no lugar certo , na hora certa , com os espíritos certos ..."
      terceira : tem uma passagem evangélica , que envolve Jesus , em "que ele manda seus discípulos irem levar a boa nova as casas de família , e que aqueles que quiserem ouvir e lhes receber com grado , ali eles deveriam pregar , mas, se fossem mal recebidos , que virassem as contas e se fossem embora "
      E agora José !? Devamos buscar coragem pra "enfrentar " ? , porque é justamente ali onde devamos burilar , ou , de fato virar as costas ?
      Sinceramente, eu particularmente, tenho muito apreço por uma frase do Dr Inácio , a qual busco nela consciência espiritual para me policiar , qual seja : " E QUEM AMANSA OS BURROS!?" . Perdão ! Só botei graveto na fogueira né ! Rsrsrs. Ah! , e tem também a parábola da figueira seca ....., dai fico pensando : a quantos nós não conseguiríamos "alimentar " com bons frutos , se " peitássemos " tais espíritos, desqualificando-os, e livrando alguns companheiros de ouvirem tais babozeiras ? Ou até mesmo começarem a formar opinião desajustada .
      Esse assunto , requer mais reflexões viu !!
      Atualmente , as casas espíritas , estão muito no tal : " vai da valsa ", qualquer um com opiniões diferenciaras , são considerados " patinhos feios ", e eu mesmo , no meu comodismo de preguiça , tenho deixado muita coisa passar para não bater de frente . Mesmo porque , como diz Cadin Piri : " posso estar enganado " . Vamos lá, vida que segue ....

      Excluir
    7. Pra esse espírito aqui , tá nítido e notório, que estamos voltando às nossas origens . Qual seja : O CATOLICISMO. Só que agora tá pior , pois seremos "católicos " conscientes. E alguns de nós somos considerados polêmicos, ou , hereges espíritas ! Affe!!

      Excluir
    8. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio Emmanuel César (27-10-2021 13:35). Nesta sua participação, você indicou indiretamente uma pista para leitura e estudo do livro "Na Próxima Dimensão" (LEEPP, 1a edição, nov 2002), capítulos 11 e 12, nos quais IF registrou as observações de Sebastião Fernandes Carmelita (1917-1981), Yvonne do Amaral Pereira (1909-1984), Cairbar de Souza Schutel (1868-1938), Antônio Gonçalves da Silva Batuira (1839-1909), José Gonçalves Pereira (1906-1989), Weaker Baptista (1921-1989), Clóvis Tavares (1915-1984), e outros. Na página 79, IF narra como pensava sobre Chico Xavier. Esses capítulos não têm um título, mas poderíamos nomear como 11 - Grandeza e valor de Chico Xavier e 12 - Que fazeis de especial?. Bem, caminhemos na direção de nossa reforma íntima! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:34 = 13:34)!!!

      Excluir
    9. Aécio Emmanuel César29 de outubro de 2021 às 09:36

      Boa tarde amigos. Quero agradecer profundamente pelo carinho, atenção e seus pontos de vista que para mim foram bem recebidos. Não pensei que o meu exemplo aqui fosse bem recebido. Obrigado Cadichon, Dom Tamer e o Abrahão meus fraternos agradecimentos. Forte abraços a todos vocês. Fiquem em paz.

      Excluir
  4. Quando estudamos.. Amadurecemos nosso raciocínio.... Nosso pensamento se torna mais claro..lúcido..e vai adquirindo capacidade de novas formulações..novos conceitos..novas reflexões...inquiriçoes..

    O mental se renova...

    O espírito conquista discernimento...coerência..e aprendizado...

    ResponderExcluir
  5. Salve Lá! Em qualquer área da sociedade humana, inclusive na área das religiões, existem os ¨ vira casaca.¨ São os espertalhões que mudam de opiniões e atitudes, conforme lhe sejam mais vantajosos. Geralmente compactuam com os eguns, de livre e espontânea vontade, desde que sejam mais vistos, mais lidos, ou qualquer outro ganho. Não são convertidos de verdade. Vivem ao sabor dos ventos e brincam com as forças sagradas da vida. Jamais admitem seus erros e dizem apenas que mudaram de opinião. Quando pegos em flagrante delito, se dizem perseguidos, vítimas. Não sabem que Pai Xangô tá de olho e anota tudo. Na ciência isso se chama registros Achasicos, ou impressões do éter cósmico. No fim das contas, terão que dar contas de si mesmos e de suas indecisões. Saravá.

    ResponderExcluir
  6. Em qual obra do Dr. Inácio está aquela situação da jovem suicida no cemitério?
    É em uma das mais recentes!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente Dr. Inácio. Quem diz que é firme nas convicções e não muda de ponto de vista estacionou na senda evolutiva. Se recusa a aprender. Uns o fazem por imaturidade, mas com sinceridade de propósitos, mas a grande maioria é por vaidade e orgulho em não admitir os próprios erros.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Na paz! Tá tudo certo !
    Agora , sobre o assunto da semana : A babaquice tá tanta que , nos templos espíritas - pelo menos no que frequento ou frequentava , porque agora , só com tal passaporte da vaChina - as mensagens edificantes só podem advirem de espíritos desencantados , e , famosos . As que possam vir de espíritos encarnados não dão ouvidos . Uai! Por acaso , encarnado não e espírito ? Desencarnou virou santo ? Ou , é orador de palanque , é santificado ?
    Pior , que tá desse jeito pra pior ! Vai acabar de lascar tudo , quando essa tal vaChina começar a fazer os efeitos que se propõem .
    Situação tá tão estranha que , uma relação entre sexos iguais, é considerado natural quando se expressa , já quem se expressa de forma contrária , é considerado homofóbico. E é punido .
    Uai!! A liberdade de expressão tem lado ?

    ResponderExcluir
  9. Ao Dr. Inácio, para meditar: O homem é escravo de suas próprias convicções.(752069)

    ResponderExcluir