domingo, 27 de agosto de 2023

Lição da Natureza

 

Entre as ruínas de uma velha casa, reduzida a escombros pelo tempo, existia um pé de orquídea, que, agarrado a pequeno coqueiro, resistia bravamente...

Ambos estavam, literalmente, maltratados, naquela estação em que não caía uma gota de água do céu.

Ao redor, crescia o matagal, que, semelhante à sombra, não necessita mais do que sombra para se tornar ainda mais espessa.

Contudo, para surpresa de quantos puderam ver o pé de orquídea quase morto, imaginando que não escaparia da morte, ei-lo que, de repente, se abre em flores, atraindo um pequeno enxame de abelhas.

Carecemos, quanto possível, imitar o pé de orquídea sobrevivente nas ruínas do velho casarão, e, reunindo as forças remanescentes no espírito, florescer, glorificando a Vida.

Ignorando a erva daninha que, por vezes, nos intenta sufocar no esforço do Bem, e a falta de ânimo que nos encoraje a prosseguir, não olvidemos que, de maneira imperceptível, o Senhor Todo Misericordioso, quando cai a noite, nos rega com o orvalho de sua Infinita Bondade.

Por mais ressequidos nos vejamos, pelas provações da existência, podemos, sim, nos comparar ao mirrado pé de orquídea que, quantos viam agarrado ao humilde pé de coqueiro, criam que, agonizante, ele não mais conseguiria produzir flor alguma.

 

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 27 de Agosto de 2023.