terça-feira, 11 de agosto de 2020

 

AVISO AOS INTERNAUTAS

 

QUEREMOS AVISAR AOS NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS INTERNAUTAS QUE, A PARTIR DESTA DATA, NÃO ACOLHEREMOS MAIS OPINIÕES DE QUEM AS MANIFESTE UTILIZANDO-SE DE ANONIMATO, NEM DE PSEUDÔNIMOS, PORQUANTO, INFELIZMENTE, MUITOS TÊM SE VALIDO, NESTE BLOG, DE COVARDE ANONIMATO PARA NOS DIRIGIREM OFENSAS DE CARÁTER PESSOAL.

PEDIMOS A COMPREENSÃO DOS AMIGOS, MAS TODAS AS OPINIÕES QUE NÃO SE IDENTIFICAREM, COM NOME E SOBRENOME, NÃO SERÃO LIDAS E, IMEDIATAMENTE, DELETADAS.

 

CARLOS A. BACCELLI

Uberaba – MG, 11 de Agosto de 2020.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

 

“COM A RAPIDEZ DE UM RELÂMPAGO”

 

187. A substância do perispírito é a mesma em todos os globos?

- Não: é mais eterizada em uns do que em outros. Ao passar de um para outro mundo, o espírito se reveste da matéria própria de cada um, com mais rapidez que o relâmpago. (De “O Livro dos Espíritos”)

 

Com base na resposta que os Espíritos forneceram a Kardec na questão acima, há quem conteste a tese da Reencarnação no Mundo Espiritual, ignorando que, muitas vezes, os Espíritos Superiores carecem de recorrer a determinadas metáforas na tentativa de elucidarem certas questões.

Infelizmente, mesmo na condição de espírita, ou se dizendo que o seja, há ainda quem, exageradamente, se apegue à letra, não logrando efetuar raciocínios para além do que, nesse ou naquele texto, as palavras sugerem.

Em a Natureza – trata-se de uma Lei – nada dá saltos – a não ser, obviamente, o grilo, o sapo e... os que, para negarem a Verdade, dão-se a inúmeras acrobacias de ordem mental...

Os primeiros ancestrais do homem “apareceram” cerca de 4 milhões de anos atrás! A Terra, que começou a se formar de um único átomo, qual o Universo de um “ovo”, conta com a idade de 4,5 bilhões de anos! – no dizer de André Luiz, em “E a Vida Continua...”, antes de se “coagular”, a matéria não passava de energia dispersa nos Cosmos...

A reencarnação de um espírito para se completar, por exemplo, no orbe terrestre, leva um tempo aproximado de nove meses – embora anotemos a tendência para que este tempo de gestação venha a se encurtar... Todavia, concordamos, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, figuradamente (em cinco minutos ele alcança a Trompa de Falópio), dá-se “com a rapidez de um relâmpago”... Alguém conhece alguma semente que passa à floração sem antes ter germinado?!

O próprio fenômeno da desencarnação não acontece, na liberação do espírito dos liames que o retém à matéria, de um momento para outro – alguns, fisicamente, até que logram desencarnar rápido, mas não “desencarnam” o pensamento com a mesma velocidade – chegam a reencarnar de novo, sem que tenham “desencarnado” o pensamento!...

Carecemos, sim, de movimentar as forças da inteligência e nos despirmos de dogmatismos, pelo menos, parcialmente, ou, ainda, de interesses pessoais, para atinarmos com o espírito certos ensinamentos. Vejamos: Allan Kardec e os Espíritos da Codificação inúmeras vezes mencionam que “os tempos são chegados” – tempos, que passados 163 anos de seu prenúncio, ainda não chegaram... O Codificador teria se equivocado e... os Espíritos também?! Claro que não. Tomemos a informação do ponto de vista da relatividade, porque, de fato, ante as centenas de séculos que se foram, “os tempos são chegados” – tempos esses que, caso venham a se referir a mais quatro séculos, ou cinco, são para “daqui a pouco”...

Façamos, ainda, outra consideração. Os espíritos mais evolvidos, quando passam de um mundo inferior a outro superior, não se demoram tanto quanto os “humanos” se demoram para regressarem ao orbe terrestre... Os processos da Reencarnação vão se aperfeiçoando, ao ponto de os Espíritos dizerem na questão de número 183, da Obra Basilar da Doutrina: - Passando de um mundo para outro, o espírito passa por nova infância? Resposta: - A infância é por toda parte uma transição necessária, mas não é sempre tão ingênua como entre vós.

Para encerrar, queremos dizer o seguinte: o fenômeno da fecundação ocorre “com a rapidez de um relâmpago”, ou seja, quase que com a velocidade da luz, mas a formação do novo corpo que o espírito haverá de habitar acontece “com a velocidade do som”...

Todavia, o exposto neste pequeno post terá proveito apenas para aqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir – quanto aos voluntariamente cegos e surdos, de nossa parte, nada podemos fazer.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Agosto de 2020.