segunda-feira, 10 de agosto de 2020

 

“COM A RAPIDEZ DE UM RELÂMPAGO”

 

187. A substância do perispírito é a mesma em todos os globos?

- Não: é mais eterizada em uns do que em outros. Ao passar de um para outro mundo, o espírito se reveste da matéria própria de cada um, com mais rapidez que o relâmpago. (De “O Livro dos Espíritos”)

 

Com base na resposta que os Espíritos forneceram a Kardec na questão acima, há quem conteste a tese da Reencarnação no Mundo Espiritual, ignorando que, muitas vezes, os Espíritos Superiores carecem de recorrer a determinadas metáforas na tentativa de elucidarem certas questões.

Infelizmente, mesmo na condição de espírita, ou se dizendo que o seja, há ainda quem, exageradamente, se apegue à letra, não logrando efetuar raciocínios para além do que, nesse ou naquele texto, as palavras sugerem.

Em a Natureza – trata-se de uma Lei – nada dá saltos – a não ser, obviamente, o grilo, o sapo e... os que, para negarem a Verdade, dão-se a inúmeras acrobacias de ordem mental...

Os primeiros ancestrais do homem “apareceram” cerca de 4 milhões de anos atrás! A Terra, que começou a se formar de um único átomo, qual o Universo de um “ovo”, conta com a idade de 4,5 bilhões de anos! – no dizer de André Luiz, em “E a Vida Continua...”, antes de se “coagular”, a matéria não passava de energia dispersa nos Cosmos...

A reencarnação de um espírito para se completar, por exemplo, no orbe terrestre, leva um tempo aproximado de nove meses – embora anotemos a tendência para que este tempo de gestação venha a se encurtar... Todavia, concordamos, a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, figuradamente (em cinco minutos ele alcança a Trompa de Falópio), dá-se “com a rapidez de um relâmpago”... Alguém conhece alguma semente que passa à floração sem antes ter germinado?!

O próprio fenômeno da desencarnação não acontece, na liberação do espírito dos liames que o retém à matéria, de um momento para outro – alguns, fisicamente, até que logram desencarnar rápido, mas não “desencarnam” o pensamento com a mesma velocidade – chegam a reencarnar de novo, sem que tenham “desencarnado” o pensamento!...

Carecemos, sim, de movimentar as forças da inteligência e nos despirmos de dogmatismos, pelo menos, parcialmente, ou, ainda, de interesses pessoais, para atinarmos com o espírito certos ensinamentos. Vejamos: Allan Kardec e os Espíritos da Codificação inúmeras vezes mencionam que “os tempos são chegados” – tempos, que passados 163 anos de seu prenúncio, ainda não chegaram... O Codificador teria se equivocado e... os Espíritos também?! Claro que não. Tomemos a informação do ponto de vista da relatividade, porque, de fato, ante as centenas de séculos que se foram, “os tempos são chegados” – tempos esses que, caso venham a se referir a mais quatro séculos, ou cinco, são para “daqui a pouco”...

Façamos, ainda, outra consideração. Os espíritos mais evolvidos, quando passam de um mundo inferior a outro superior, não se demoram tanto quanto os “humanos” se demoram para regressarem ao orbe terrestre... Os processos da Reencarnação vão se aperfeiçoando, ao ponto de os Espíritos dizerem na questão de número 183, da Obra Basilar da Doutrina: - Passando de um mundo para outro, o espírito passa por nova infância? Resposta: - A infância é por toda parte uma transição necessária, mas não é sempre tão ingênua como entre vós.

Para encerrar, queremos dizer o seguinte: o fenômeno da fecundação ocorre “com a rapidez de um relâmpago”, ou seja, quase que com a velocidade da luz, mas a formação do novo corpo que o espírito haverá de habitar acontece “com a velocidade do som”...

Todavia, o exposto neste pequeno post terá proveito apenas para aqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir – quanto aos voluntariamente cegos e surdos, de nossa parte, nada podemos fazer.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 10 de Agosto de 2020.

 

 

 

19 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. A nossa dificuldade em aceitar a reencarnação no mundo espiritual deve ser a seguinte: Imaginamos que já somos tão perfeitos, que ao sair da terra habitaremos o paraíso, voltando a ela somente em condições missionárias, rsrs No mundo espiritual seremos diáfanos, leves e angelicais, kkk. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César10 de agosto de 2020 às 04:42

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Tudo é verdadeiro no que o senhor disse. A Natureza realmente não dá saltos. E quanto à era em que a mulher deixará de ficar grávida. O período de gestação será o mesmo de nove meses ou encurtará ainda mais o processo reencarnatório? Um show o post dessa semana. Vivendo e aprendendo um pouco mais. Forte abraço aos dois. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  3. Olá, a Todos o Post anterior e este estão corretíssimos, só confirmam como alguns estudaram e reafirmam em seus livros o qual estou relendo "O Perispírito e suas Modelações do Luiz Gonzaga Pinheiro" abraçus a Todos.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia dr Inácio e Baccelli
    Muito bem explicado dr Inácio
    A Magnanimidade De Deus é um espetáculo né dr Inácio..
    Foi muito legal sua explicação com relação ao tempos são chegados..
    Esse capítulo ..pluralidade das existências..é muito rico de informações..temos que matutar muito..
    Outro capítulo que temos que reler muitas vezes é o cap.6 vida espírita...
    * Os Espíritos mais elevados..qdo nos vêm visitar..revestem-se do perispirito terrestre..então suas percepções operam como nos espíritos vulgares*...
    E Kardec/Chico com sua humildade..diz que Emmanuel mandava ler o livro dos Espíritos..e qdo ele terminava mandava ler de novo..nos ensinando que temos que ler muitas vezes..
    Acho que é pq..qdo estudamos vamos amadurecendo nosso raciocínio...abrindo nosso entendimento..que são qualidades de nossa inteligência...que precisam crescer..
    Penso que is olhos de ver e os ouvidos de ouvir que Jesus ensinou dr Inácio é isso..desenvolver as qualidades de nossa inteligência que O Pai Deu A Todos...
    Então..estudando desenvolvemos essas qualidades...observação..
    discernimento..compreensão...raciocínio...razão...entendimento..e por aí vai...aumentando nossas capacidades de entender..
    Acho interessante tb qdo os espíritos falam da morte nos mundos superiores...que não há sofrimento..tristeza e sim alegria...
    É como se o Baccelli fosse reencarnar em outro mundo..e o Senhor dissesse a ele..que bom..vai trocar o corpo..novas experiências...boa jornada amigo...
    A Vida é espetacular..
    Gratidão dr Inácio..pelos esclarecimentos..e vamos seguir os conselhos de Emmanuel..com o livro dos Espíritos..acaba de ler...lê de novo..e de novo..e de novo..
    Ótima semana
    beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Gratidão pela reflexão. O ostracismo espiritual, dentro da Doutrina, me parece, ainda em minha ignorância que reside numa questão de poder, em detrimento do conhecimento. Quando tratamos da questão dos sentidos é visível que, as obras de Kardec, ainda escritas há tanto tempo, não desperta os sentidos (visão e audição), para muitos na sua compreensão educativa. Toda palavra orientadora,se for assimilada com pré conceitos, não será absorvida, pois haverá sentimento de orgulho. O autoconhecimento é prática que precisa ser desenvolvida. Esse exercício seria profilático, na obsessão de nós mesmos. O prefácio do ESE deveria ser lido quantas vezes necessário para depois seguir adiante às instruções dos Espíritos. Eu creio na reencarnação no mundo espiritual, porque se trata de um fato lógico. Não basta aprender a ler e escrever é preciso chegar a interpretar (fase iluminati). Gratidão mais uma vez! Paz e luz!

    ResponderExcluir
  6. Dr Inácio...uma lição inesquecível..acho que foi sob as cinzas do tempo..
    O Senhor andando com dr Odilon..conversando..
    Olha para um lago...e diz..EU ESTOU COM DENTES..
    É mais ou menos isso...
    bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  7. Bom dia drt inacio e Carlos baccelle gratidão pelos ensinamentos. E não podemos muda os outros só a mi mesmo .

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos!!!

    Assunto controverso, então vamos pesquisar na origem. Fiz isso com a prece de Caritas e pude melhor entende-la, portanto vou pelo mesmo caminho.

    Books.google.com.br e digite Le Livre des Sprits e temos acesso a um original publicado em 1863!!!

    Bom, de cara o LE nas versões originais era bem diferente das versões atuais. Esta pergunta é a 138 nesta versão e é bem diferente da atual. São três perguntas em uma.

    Sou muito ruim de francês, então usei o tradutor do próprio Google. Vou colar abaixo o original e a tradução. Peço ajuda aos leitores do blog que sejam versados no vernáculo francês para me corrigirem - fiz o que pude.

    Mas já adianto que não tem nada de relâmpago. Pelo que entendi Kardec perguntou e os Espíritos responderam para o caso de um Espírito se materializar momentaneamente em outra "faixa vibracional" e aparecer sob uma determinada forma. Ora, isso se faz mais ou menos rapidamente, dura pouco e cumpre o objetivo.

    Não tem nada a ver com reencarnação em mundos espirituais, que parece óbvio, me desculpem mas é óbvio, se fará pelos métodos tradicionais de procriação de cada mundo.

    Spoiler do "Made in Heaven":

    Quando o cara encontra a sua "paixão eterna" ( que é Made in Heaven!!!), ele pergunta quando ela veio da Terra para lá, ela responde que não veio da Terra, nunca esteve lá, veio de um mundo superior e nasceu ali.

    Ele pergunta: então quer dizer que seus pais fizeram "aquilo" (plagiando a Escolinha do Professor Raimundo).

    Ela responde: Sim e pelo menos duas vezes porque tem meu irmão também.

    Um grande abraço fraternal a todos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aécio Emmanuel César10 de agosto de 2020 às 07:41

      Teria como me enviar o link dessa edição de 1863? Se houve a troca de numeração, qual seria então a de número 187? Obrigado

      Excluir
    2. Carmo do Cajuru, MG, 17/08/2020

      Uma excelente fonte de consulta e um ótimo site - e vinda de Uberaba pelo Konrad:
      http://bibliadocaminho.com/ocaminho/TKardequiano/TKP/Lde/LdeP2C04.htm#Q172a188

      Excluir
    3. Aécio Emmanuel César19 de agosto de 2020 às 02:04

      Bom dia Schico. Quanto às suas considerações a respeito da numeração da pergunta feita por Dr. Inácio quando comenta a questão 187 do "O Livro dos Espíritos" A substância do perispírito é a mesma em todos os globos?
      - Não: é mais eterizada em uns do que em outros. Ao passar de um para outro mundo, o espírito se reveste da matéria própria de cada um, com mais rapidez que o relâmpago. (De “O Livro dos Espíritos”) VOCÊ DIZ ESTAR ERRADA e você coloca a mesma questão mas com a numeração sendo 138, você se EQUIVOCOU MUITO, pois analisei uma versão em francès do "O Livro dos Espíritos" e a questão em que você disse ser a questão 138 e não a 187 comentada por Dr Inácio seria essa:
      138. Que penser de l'opinion de ceux qui regardent
      l'âme comme le principe de la vie matérielle?
      « C'est une question de mots; nous n'y tenons pas;
      commencez par vous entendre vous-mêmes. »
      E A DE DR INÁCIO SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS,
      187. La substance du périsprit est-elle la même dans
      tous les globes ?
      « Non; elle est plus ou moins éthérée. En passant d'un
      monde à l'autre, l'Esprit se revêt de la matière propre de
      chacun; c'est d'aussi peu de durée que l'éclair. ». COMO PODEMOS NOTAR ELE ESTÁ CERTO E VOCÊ ERRADO. VOCÊ DISSE TAMBÉM QUE ESTA QUESTÃO 138 NO ORIGINAL FRANCES SÃO TRÊS PERGUNTAS EM UMA (????) PORTANTO ANTES DE JULGAR ALGUÉM VAMOS ANALISAR MAIS O QUE ESCREVEMOS POIS ISSO PARA MIM É FALTA DE ESTUDOS.
      OUTRA COISA ABSURDA É QUANTO A VOCÊ DIZER "Mas já adianto que não tem nada de relâmpago", DA QUESTÃO 187, VOCÊ ESTÁ INDO CONTRA AO QUE OS ESPÍRITOS RESPONDERAM A KARDEC. SABERIA VOCÊ MAIS QUE OS ESPÍRITOS? FIQUE EM PAZ.

      Excluir
  9. Questão 138

    — La substance qui compose le périsprit est-elle la même dans tous les
    Globes?

    138 — La substance semi-matérielle dont le périsprit est formé est inhérente à chaque globe, et sa nature est plus ou moins éthérée selon le monde auquel elle appartient.

    Les esprits, dans leurs transmigrations d'un monde à l'autre, se dépouillent du périsprit du monde qu'ils quittent pour revêtir instantanément celui du monde où ils entrent.

    C'est sous cette enveloppe qu'ils nous apparaissent quelquefois avec une forme humaine ou toute autre, soit dans les rêves, soit même à l'état de veille, mais toujours insaisissable au toucher.

    "A substância que compõe o perispírito é a mesma em todos os Mundos?

    138 - A substância semimaterial da qual o perispírito é formado é inerente a cada globo, e sua natureza é mais ou menos etérea de acordo com o mundo ao qual pertence.

    Os espíritos, em suas transmigrações de um mundo para outro, são despojados do perispírito do mundo que deixam para vestir instantaneamente o do mundo em que entram. É sob este envelope que às vezes eles aparecem para nós com uma forma humana ou qualquer outra, seja em sonhos ou mesmo no estado de vigília, mas sempre evasivo ao toque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. > Les esprits, dans leurs transmigrations d'un monde à l'autre,
      > se dépouillent du périsprit du monde qu'ils quittent pour revêtir
      > instantanément celui du monde où ils entrent.

      So' nao entende quem nao esta' interessado em entender.

      Um cientista descobriu um meio de comunicacao com uma pulga,
      de forma que quando ele comandava "pula!" a pulga pulava.
      Ai retirou duas pernas da pulga, ordenou "pula!" e a pobre
      pulga pulou com certa dificuldade. O cientista foi tirando
      as pernas da pulga ate' que ela nao pulou mais.

      Ai o cientista propos uma TESE para explicar as observacoes feitas:
      Concluiu que os ouvidos de uma pulga estao distribuidos pelas pernas,
      e que sem pernas a pulga fica surda e nao consegue mais ouvir o comando para pular.

      Excluir
  10. > questão de número 183: Passando de um mundo para outro, o espírito passa por nova infância?
    > Resposta: - A infância é por toda parte uma transição necessária,
    > mas não é sempre tão ingênua como entre vós.

    E o que tem isto a ver com reincarnação no mundo espiritual????

    Vemos isto a toda hora por aqui com o nascimento de crianças prodigios.
    Obedecem aos mesmos metodos de reincarnação em corpo fisico
    como os demais, so' que o surgimento da razão ocorre muito
    mais cedo e "não é sempre tão ingênua como" a da maioria.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde a todos! Ilógico seria que o único polo de reencarnação universal fosse a terra. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Saudações aos irmãos Inácio e Baccelli, bem como aos colegas internautas!

    Tipicamente, os mentirosos dizem o que as pessoas querem ouvir. Neste ponto, o Inácio está livre de qualquer suspeita, pois ele parece nunca desistir de bater nessas mesmas teclas que incomodam tanto a tantos! hahahaha...

    Agora falando sério, tenho a seguinte dúvida com relação à questão 187: se um espírito de um ET quisesse apenas fazer uma curta visita ao Nosso Lar, ele precisaria "nascer" no plano "extrafísico terrestre" ou ele poderia fazer como a mãe do André Luiz fez quando o visitou, ou seja, com "a rapidez de um relâmpago" ela "tomou emprestado" os elementos necessários para se apresentar a seu filho?

    De um jeito ou de outro, a resposta dada à pergunta 187 não parece confirmar nem contradizer a hipótese da reencarnação no plano espiritual. Já a resposta dada à pergunta 183 parece confirmar essa hipótese de forma bastante evidente. Bingo!

    A ideia de haver reencarnação no plano espiritual, á primeira vista, é contra-intuitiva, o que é absolutamente natural ocorrer com toda ideia nova. Mas analisando com cuidado, faz todo sentido.

    Se fosse o Chico Xavier psicografando sobre isso, talvez a ideia seria melhor aceita (sem demérito algum ao Baccelli, que eu tenho à conta de Professor), embora muitos continuassem a negar, sem dar nenhum contra-argumento mais convincente. Mas por maior que fosse a obra mediúnica do Chico, a verdade toda não cabe em algumas centenas de livros. Quem quiser ficar para trás que fique! Eu prefiro olhar o mais longe que eu puder!

    Obrigado e parabéns pelo trabalho, Inácio e Baccelli!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Chegado (12-08-2020 11:44). Permita-nos chegar (= alcançar, auxiliar; um trocadilho com o seu apelido - perdoe-nos) a sua dúvida na terceiro parágrafo de seu texto"... Agora falando sério, (...), para se apresentar a seu filho?...". André Luiz narra essa experiência nos capítulos 15 - A visita materna e 36 - O sonho - de "Nosso Lar" (FEB). Inácio Ferreira (IF) comentou esses eventos na série "Como você interpreta?", que pode ser lida entre os anos de 2017 a 2018, no lado esquerdo do blog (no lado direito de seu computador), bem como em vários de seus livros psicografado. Lendo-os, "chegaremos" (rsrs...rsrs...rsrs...) a compreender o fenômeno natural da alma ao sair de um corpo físico de "carne" ou espiritual nas "n" dimensões do Planeta Espiritual chamado Terra ou outros planetas habitados ou habitáveis. Sugere-se assistir ao filme "Avatar" e ter-se-á O entendimento próximo da realidade da emancipação da alma (= viagem astral, projeção mental e outros nomes) em "O Livro dos Espiritos", perguntas 400 a 421 e, também, a 132! Boa leitura! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:02)!!!

      Excluir
    2. Carmo do Cajuru, MG, 17/08/2020.

      Excelente o filme AVATAR! Vi-o há uns dois anos, creio, e fiqui bastante emocionado. Como todos nós sabemos, os filmes chamados de ficção-científica são, na verdade, obras psicografadas a pessoas que tenham mediunidade intuitiva, algum verve literária e condição de arcar com os custos de produção (como em Guerra nas Estrelas, Inimigo Meu - que nos mostra a "auto-gravidez" - E. T. O Extraterrestre, e até mesmo o Homens de Preto, entre outros). Avatar é um esplendor e eu o cito constantemente para servir de fonte de esclarecimento ao respeito que devemos ter pela VIDA! Muito bom.
      Achá-lo, já não é tão fácil e quase sempre, mediante pagamento que nem todos os ouvintes de palestras em casas espíritas tem condição de fazê-lo - e muitos não possuem o aparato tecnlógico necessário para tal.
      Excelente, Dr Inácio.
      Minha esposa Margarida sempre lembra de suas visitas entre nós e somos-lhe muito gratos!

      Aroldo José e Margarida Maria C Piacesi

      Excluir
  13. João Augusto- Para começarmos a entender a "reencarnação" no Plano Astral, primeiramente precisamos entender a função dos corpos mental inferior e superior, que ao fim ao cabo , são os responsáveis pela moldagem do corpo astral. Precisamos estudar muito.

    ResponderExcluir