domingo, 8 de dezembro de 2019


MEDIUNIDADE,
CALOS E GALOS

Mediunidade boa
Produz calos – e muitos –,
Nas mãos.
Calos da caridade.
Na cabeça também.
Calos do pensar.
Do refletir.
Calos benignos.
Frutíferos.
Porém, mediunidade,
Pode ainda
Ocasionar galos –
Uma coleção deles.
De toda espécie.
E gravidade.
Edematosos.
Malignos.
Purulentos.
Causados por quedas.
Atritos
Cabeçadas.
Personalismo.
Vaidade.
Obsessão.
Mediunidade
Não vem sozinha.
Surge e se acompanha –
De calos, ou galos...
Bendito, porém,
O médium calejado.
Surrado.
Humilhado.
Calado.
Cravos nas mãos.
Cravos nos pés.
Calos –
No corpo e na alma.
Calos da cruz.
Na traição.
Na ingratidão.
Na solidão.
No coração.
Calos de redenção.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 8 de dezembro de 2019.


















15 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito interessante a mensagem de IF nesta semana convidando-nos a pensar! Imaginamos que o termo "...calos..." significa trabalho em todos os campos do conhecimento humano e, principalmente, no íntimo de cada um de nós! Quanto aos "...galos..." representa aquelas dificuldades, desafios, obstáculos enfrentados no dia a dia como resultado de nossos relacionamentos tóxicos de todos os tipos! Muito imaginativa a comunicação espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:45)!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Mediunidade é coisa séria. Pena que em muitos Centros Espíritas esse dom está sendo interpretado como sendo igual às Mesas Girantes antes de Kardec. Todo mundo quer desenvolver a mediunidade mas a grande maioria não quer saber como que o fenômeno mediúnico em si se desenvolve entre o médium e o espírito. É uma lástima. Um forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  3. Queridos Doutores Inácio e Baccelli, a verdade é que a gente quer que tudo seja fácil, " extremamente fácil" como diz uma música do J Quest . Mas ser médium não é apenas aparecer na televisão, fazer palestras para plateias enormes, ser paparicado, ser tratado como anjo encarnado.Ser médium é trabalhar pra caramba, é ser calejado. E isso pouquíssimos querem, né? Mas o brilho das boas obras é o que vale. O brilho dos holofotes são enganosos e passageiros. Abração de Ana Lúcia Gobbi.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nosso abençoado tempo. Muitos de nós habituou-se a falar que não tem tempo para isso ou aquilo. Pedimos permissão para divulgar um artigo publicado hoje. Trata-se de "Lei de Parkinson, a curiosa norma social que explica por que não temos tempo para nada" (09-12-2019 08:06 - Economia - Tiffanie Wen (BBC Worklife). Nele, a autora explica "'O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização'". O historiador Cyril Northcote Parkinson [1909-1993], especialista na Marinha Britânica, cunhou essa frase para a abertura de um ensaio para a revista The Economist, em 1955. O conceito, conhecido como 'Lei de Parkinson', ainda vale hoje em dia..." A jornalista amplia nossa compreensão desse assunto através de temas como "obtenha mais subordinados, crie mais trabalho", "gabinete gigante, governo ineficiente" e "produtividade x tempo". Muito interessante o artigo sugerido, pois permite-nos ampliar o que se apreende e aprende em "O Livro dos Médiuns", 2ª Parte, capítulo XXIX - Das reuniões e das Sociedades Espíritas. Bem, aproveitando o tema sinalizado por Inácio Ferreira nesta semana, podemos dizer, guardada as devidas proporções, não deixemos que o tempo seja um galo, mas seja um calo em nossas vidas espirituais! (rsrs...rsrs...rsrs...)!!! Um abraço fraterna! Cadichon Pirilampo (09:49)!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!! Na paz!! Tá tudo certo!! Então , vamos lá:
    NADA DE COITADINHO...

    Nascido em Ituiutaba (MG)a vida do médium Jerônimo Mendonça (1939-1989) foi um exemplo de superação de limites. Totalmente paralítico há mais de trinta anos, sem mover nem o pescoço, cego há mais de vinte anos, com artrite reumatoide que lhe dava dores terríveis no peito e em todo o corpo, era levado por mãos amigas pelo Brasil afora, para proferir palestras. Foi tão grande o seu exemplo que foi apelidado "O Gigante Deitado" pelos amigos e pela imprensa.

    Houve uma época, em meados de 1960, quando ainda enxergava, que Jerônimo quase desencarnou. Uma hemorragia acentuada, das vias urinárias, o acometeu. Estava internado num hospital de Ituiutaba quando o médico, amigo, chamou seus companheiros espíritas que ali estavam e lhes disse que o caso não tinha solução. A hemorragia não cedia e ele ia desencarnar.

    - Doutor, será que podemos pelo menos levá-lo até Uberaba, para despedir-se de Chico Xavier? Eles são muitos amigos.
    - Só se for de avião. De carro ele morre no meio do caminho.

    Um de seus amigos tinha avião. Levaram-no para Uberaba. O lençol que o cobria era branco. Quando chegaram a Uberaba, estava vermelho, tinto de sangue. Chegaram à Comunhão Espírita, onde o Chico trabalhava então. Naquela hora ele não estava, participava de trabalho de peregrinação, visita fraterna, levando o pão e o evangelho aos pobres e doentes.

    Ao chegar, vendo o amigo vermelho de sangue disse o Chico:
    - Olha só quem está nos visitando! O Jerônimo! Está parecendo uma rosa vermelha! Vamos todos dar uma beijo nessa rosa, mas com muito cuidado para ela não "despetalar".

    Um a um os companheiros passavam e lhe davam um suave beijo no rosto. Ele sentia a vibração da energia fluídica que recebia em cada beijo. Finalmente, Chico deu-lhe um beijo, colocando a mão no seu abdome, permanecendo assim por alguns minutos. Era a sensação de um choque de alta voltagem saindo da mão de Chico, o que Jerônimo percebeu. A hemorragia parou.

    Ele que, fraco, havia ido ali se despedir, para desencarnar, acabou fazendo a explanação evangélica, a pedido de Chico, e em seguida veio a explicação:

    - Você sabe o porquê desta hemorragia, Jerônimo?
    - Não, Chico.
    - Foi porque você aceitou o "coitadinho". Coitadinho do Jerônimo, coitadinho... Você desenvolveu a autopiedade.

    Começou a ter dó de você mesmo. Isso gerou um processo destrutivo. O seu pensamento negativo fluidicamente interferiu no seu corpo físico, gerando a lesão. Doravante, Jerônimo, vença o coitadinho. Tenha bom ânimo, alegre-se, cante, brinque, para que os outros não sintam piedade de você.

    Ele seguiu o conselho. A partir de então, após as palestras, ele cantava e contava histórias hilariantes sobre as suas dificuldades. A maioria das pessoas esquecia, nestes momentos, que ele era cego e paralítico. Tornava-se igual aos sadios.

    Sobreviveu quase trinta anos após a hemorragia "fatal". Venceu o "coitadinho".

    Que essa história nos seja um exemplo, para que nos momentos difíceis tenhamos bom ânimo, vencendo a nossa tendência natural de autopiedade e esmorecimento.

    Extraído do Jornal Espírita de Setembro de 2007

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, me fez lembrar do Apóstolo Paulo em suas viagens, muitos calos e galos, mas só que de pedradas, açoites e prisões...
    Ótima semana para todos!

    ResponderExcluir
  7. Dr. Inácio, ótima tarde pro Senhor.
    Quanto mais leio as suas palavras, mais alento recebo. Que Jesus nos ajude a fazer jus a essas tarefas que em primeiro lugar nos auxiliam SEMPRE a nós mesmos... que possamos contar sempre com seu ombro amigo a nos alertar com a firmeza e objetividade que necessitamos.
    Abraço fraterno! Jesus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde dr Inácio e Baccelli
    Estou relendo o livro os mensageiros de André Luiz
    E estou no comecinho..ele está todo grifado mas qdo a gente relê..percebemos que não lembramos de nada..rssss
    Estou na pagina onde Aniceto está falando da preparação de muitos para ajudar aqui no planeta..
    Ele diz:
    *Não preparamos pois nesse centro...simples postalistas..mas espíritos que se transformem em cartas vivas De Jesus..para a humanidade encarnada..
    Qdo li esse trecho me lembrei do trabalho de Baccelli..
    Ele diz tb:
    *Raros triunfam..porque quase todos estamos ainda ligados a extenso pretérito de erros criminosos que nos deformaram a personalidade*..
    Fiquei aqui pensando dr Inácio..que sem o Cristo..poderemos apenas erguer a crista de galo.. (orgulho..vaidade) e nos perderemos pelos caminhos da mediunidade..
    A mediunidade sem Jesus..não produz bons frutos dentro de nós..
    Por que a árvore boa só dá frutos bons..
    Ele nos acautelou dos falsos profetas que vestidos em pele de ovelha..são lobos devoradores..
    Ele disse acautelai-vos..isto é porque a arvore boa produz frutos bons..
    Nesse alerta..ele nos ensina que só é bom o que nos incentiva a ser melhores..
    Olha meu querido amigo..ser médium..muitos podem ser..
    Porém..aqueles que caminham juntinho com Jesus..criam calos..principalmente nos pés..
    Talvez seja por isso que Jesus lava os pés dos discípulos..
    Além de ensinar a humildade..ele já sabia que a caminhada daqueles que o seguem não seria fácil..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cris mammana (09-12-2019 13:39). Permita-nos auxiliar no esclarecimento de um possível 'galo' de citação no techo "... Estou na página onde Aniceto... Ele diz: '... de Jesus para a humanidade." Acreditamos que você esteja lendo (ou tenha lido) o capítulo 3 - No Centro de Mensageiros - de "Os Mensageiros" (FEB). No capítulo 2 - Aniceto, na parte final, o instrutor apresenta Tobias para acompanhar André Luiz (AL) àquele local do Ministério da Comunicação. Lá, Tobias dialoga com AL mostrando as dependências do centro e o motivo de sua existência. Nesse esclarecimento encontramos o pensamento vivo de Tobias expresso no texto que você mencionou. Na parte final do capítulo 3, Aniceto reencontra AL '... no departamento de instrutores...' e dispensa a presença de Tobias por um motivo justo. Quando digitarmos um texto que apresente alguma inconsistência ('galo') de citação, você pode corrigi-lo tranquilamente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:59)!!!

      Excluir
  9. Boa noite Dr Inácio e Baccelli!
    O texto exemplifica o Chico , o médium dos pés descalços, tão bem retratado no livro escrito pelo Baccelli , com esse mesmo título .
    E nos faz lembrar tb , de Sinhô Mariano , Maria Cantora , Prof Eurípedes Barsanulfo e tantos outros médiuns , que seguiram a trilha de Jesus , em lugares tão simples como Santa Maria , Conquista , Sacramento .
    E em que condições precárias , realizaram um trabalho fantástico !
    As palestras do Prof Eurípedes , contava minha tia avó , eram ouvidas à distância , mesmo sem qualquer tipo de amplificação de sua voz .
    Nossa bisa explicava : “ era
    o Espírita falando no Colégio Allan Kardec “.
    Agora imaginem se o Professor , cobraria por essas palestras ?!
    Mas , acredito que tudo é uma questão de afinidades .. pois quem paga para ouvir palestras em congressos , concorda e justifica , com tal procedimento .
    A maioria não é de ingênuos , porém coniventes com a situação .
    Tais eventos são transformados em lucros para os palestrantes .
    Ótima semana para todos .


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde minha amiga !
      Concordo contigo !
      Tem quem vende lugar no Céu porque tem muita gente querendo comprar.

      Excluir
  10. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fractais. Em alguns livros de Inácio Ferreira (IF) e de outros autores (Domingas, etc...), lê-se alguma coisa sobre o "...Universo fractal...". Considerando este contexto, permitam-nos divulgar o artigo "O que são os fractais, padrões matemáticos infinitos apelidados de 'impressão digital de Deus'" (04-12-2019 - Ciência - Dalia Ventura (BBC News World) - BBC Brasil - www.bbc.com/portuguese/geral-50656301). Nele, a autora registra sua compreensão escrevendo sobre os temas "o que as galáxias, as nuvens, o sistema nervoso, as montanhas e o literal têm em comum? - "o pai da geometria fractal", "celebrando o caos", "autossimilaridade", "o fim é o começo" e "algo para ter em mente". Na linha de pensar dessa autora, sugere-se ler "O Tao da Física" (Cultrix), de Fritjof Capra, autor muito citado no Movimento Espírita e Espiritualista! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:18)!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Graças a Deus existem os médiuns incorruptíveis. Bjs a todos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No início do mês, neste blog, no tema "O problema do 'eu'" (01-12-2019 02:39), solicitamos postar um artigo sobre os neandertais (02-12-2019 17:36). Agora, pedimos publicar o artigo "Pintura rupestre indonésia lança luz sobre espiritualidade humana" (12-12-2019 - Arqueologia - Revista Planeta - Nature). Segundo esse artigo, "... Uma equipe de arqueólogos liderada pela Universidade de Griffith (Austrália) descobriu uma pintura em uma caverna na Indonésia pelo menos 44 mil anos de idade e que retrata um grupo de figuras parcialmente humanas e parcialmente animais - teriantropos - caçando mamíferos com lanças ou cordas, o que joga uma nova luz sobre a origem da cognição moderna..." Também informa que a revista "Nature" publicou o artigo "Earliest hunting scene in prehistoric art" (11-12-2019 - em tradução livre "Cena de caça mais primitiva na arte pre-histórica"), de Maxime Aubert et al - www.nature.com/articles/s41586-019-1806-y. Esclarece que "... A representação figurativa de caçadores como teriantropos também pode evidência mais antiga de nossa capacidade de imaginar a existência de seres sobrenaturais, uma pedra angular da experiência religiosa..." Segundo o Espiritismo, sabe-se que todos esses fenômenos têm como base a existência dos espíritos, seres pertencentes ao mundo natural, isto é, o Mundo dos Espíritos. Um abraço fraternal!!! Cadichon Pirilampo (10:16)!!!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Permitam-nos divulgar o artigo "Desvendada área do cérebro em que guardamos as palavras" (11-12-2019 09:08 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - https://br.sputniknews.com) Nele, lê-se "Uma equipe de cientistas da Universidade Estatal de Psicologia e Pedagogia de Moscou (UEPPM) realizou um estudo dos mecanismos que a nossa memória usa para não esquecermos o significado dos vermos. Os cientistas acreditam que os resultados da pesquisa poderiam influenciar a terapia de patologias da comunicação oral...." Essa pesquisa foi publicada na revista científica "Human Brain Mapping" e o artigo de autoria de Anna. A. Pavlova et al. Esse estudo auxilia-nos a ampliar o conteúdo dos capítulos 3 - A casa mental e 4 - Estudando o cérebro,de "No Mundo Maior" (FEB), de André Luiz. Também, serve de compreensão do capítulo 4 - Cérebro e mente de "Alma do Mundo" (LEEPP, 1ª edição, mar 2018), de Inácio Ferreira! Serve de apoio para os livros de Gabriel Delanne ("Alma Imortal", "A Reencarnação", "Evolução Anímica")! Bem, mãos à obra! Muito obrigado! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:02)!!!

    ResponderExcluir