domingo, 1 de dezembro de 2019


O PROBLEMA DO “EU”

O problema do “eu”.
Um problemão.
Culto do ego.
Autoidolatria.
“Eu” isso, “eu” aquilo.
“Eu” faço.
E aconteço.
Do “eu”, ao “meu”.
Posse.
O “meu” Centro.
A “minha” mediunidade.
A “minha” opinião.
Sim, é sua.
É “sua” visão.
“Seu” entendimento.
“Seu” interesse.
Concordo: é “seu”.
Inteiramente.
“Eu” tenho o “meu”.
Posso?!
Deixa?!
Permite?!...
Ou... “eu” sou “seu”?!
“Eu” – o seu inimigo.
Não “eu”.
Seu “eu”.
- “Eu”, uma estrela!...
Cadente.
- Espelho, espelho meu...
Narciso não via a fonte.
Morreu.
Afogou-se.
Abraçado a si mesmo.
Cuidado.
Egoísmo mata espírito.
Ovoidização.
Pluralize-se.
D+”eu”+s.
Menos “eu”.
Mais “nós”.
- “Já não sou eu quem vive...”
Sábio, o Apóstolo.
Não quis ser.
Abdicou de si.
Negou-se.
..............................................
“Eu” – personalismo.
Cadeia.
Algema.
Prisão.
Corrija-se.
No singular?!
Só para o “mea culpa”.
“Mea máxima culpa”.
Ou comparar-se a um pé de capim.
Quando um morre...
Nasce outro no lugar.
Disse um “cisco”.
Que virou luz.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 1 de dezembro de 2019.































25 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É esse problema é para muitos prejudicial. Mas atentemos e eu vou nessa nessa passagem de Jesus "Eu e o meu Pai somos um". Um forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Amigos espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito boa a comunicação desta semana de Inácio Ferreira (IF) - "O Problema do 'eu'". Seu conteúdo lembra-nos a orientação de André Luiz na mensagem "Examinemos a nós mesmos": "O dever do espírita-cristão é tornar-se progressivamente melhor. Útil, assim, verificar, de quando em quando, com rigoroso exame pessoal, a nossa situação íntima. (...) Usas mais intensamente os pronomes "nós", "nosso" e "nossa" e menos os determinativos "eu", "meu" e "minha"..." (XAVIER, Francisco Cândido/Waldo Vieira/Emmanuel!André Luiz. Opinião Espírita. CEC, capítulo 1, base de estudo "O Livro dos Espíritos", pergunta 919)! Bem, os conteúdos são muito claros para cada um de nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:21)!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite ! Na paz!! Tá tudo certo !!!
    Força de expressão "meu" veio!! Kkkkk
    Tirando algumas excessões, que de fato são por vaidade , a maioria pronuncia "eu", por pura questão cultural de expressão da própria complicada língua portuguesa! Cheia de regrinhas que complicam ao invez facilitar uma comunicação verbal . Ex: no "meu " centro espírita, como queria fosse pronunciado? No "nosso " centro espírita?? Ué! Se você ta dialogando com quem não frequenta, como dizer: "nosso "...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (01-12-2019 14:01). Louva-se o seu esforço de compreender a questão do uso do pronome "eu" e semelhantes! No nosso caso em particular, à medida que fomos entendendo a questão do relacionamento humano - todos nós, Espíritos encarnados, seres visíveis - em evolução, aprendemos a empregar os termos plurais dos pronomes tendo como orientação aquela explicação do André Luiz em "Opinião Espírita", citada por nós em 01-12-2019 13:21. Essa forma de expressão causa algum espanto? Causa na aparência, mas temos que nos esforçar em empregá-las! Então, no exemplo mencionado por você, podemos usar "nosso centro" dialogando com A, B ou C, naturalmente! Observação: não se trata de um disfarce (máscara) "evolutivo" - é uma forma de apreender, aprender e aplicar naturalmente no cotidiano! Bem, caminhemos destemidamente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:50)!!!

      Excluir
    2. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo!!
      Nobre companheiro de jornada , Cadin Piri. Talvez, Cris Mammana, tenha se expressado melhor que "eu", ou "nós ". "...E Kardec/Chico tem toda razão qdo ensinam que o problema sempre será *INTENÇÃO*..atrás das palavras e isso só cada um de nós é que pode avaliar..". Simplifiquemos !!! Jesus, foi tão simples , que por ser tão simples , a gente não se dá por satisfeito, e "complicamos ". Muita lucidez !!! Pra "eu". Porque , "meu" Pai, assim o quer Kkkkkk
      Grato!! Também "eu" fico , pelos seus esforços em "nos" elucidar os fatos!! "Meu" enciclopédia!! Kkkkk
      Desculpe ! Cadin, sei que não gosta que lhe de esse título, mas, é carinhoso. A "minha" intenção é boa. E creio, você precisa descontrair um pouco ! Relaxe aí moço!! Hehehe!!

      Excluir
    3. Cadin Piri, vou "eu" alterar o força de expressão no texto por : TONALIDADE da expressão do "eu". Melhorou !? Hahaha!!!!

      Excluir
  4. Moço!! Vamos votar para o "como você interpreta ? ". Vou sugerir um tema . As parábolas de Jesus!!! Que acham? Um exercício aqui para tentarmos desmistificar nosso irmão e mestre!!

    ResponderExcluir
  5. Desmistificar Jesus , não é uma "ideia" de "eu" não. Ela advém de Kardec . Em o LE parte II cap I nos seus comentários após resposta do invisíveis a pergunta 131. Ele sugere : "... se pois em suas palavras , há coisas que parecem chocar a razão, é que não a compreendemos bem ou as INTERPRETAMOS mal..." ( grifei).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (01-12-2019 15:28). Permita-nos auxiliá-lo na compreensão do texto que você psicografou. Realmente, na pergunta 131 nota, Allan Kardec escreveu "...A primeira condição de toda doutrina é ser lógica. Ora, à dos demônios, no sentido absoluto, falta esta base essencial... Os partidários dos demônios se apoiam nas palavras do Cristo... Dever-se-á tomar ao pé da letra tudo o que o Evangelho contém? Não precisamos de outra prova além da que nos fornece esta passagem: "...Logo estes dias de aflição ... Em verdade, eu vos digo que esta geração não passará, sem que estas coisas tenham cumprido..." [Mateus 24:4-34; Lucas 21:32: - "A Gênese..., capítulo XV:47-58 - Sinais dos tempos]. Mas temos visto a Ciência... Não se dará o mesmo com algumas figuras de que o Cristo se serviu... Não é possível que ele haja dito conscientemente uma falsidade. Assim, pois, se nas suas palavras há coisas que parecem chocar a razão, é que não as compreendemos bem, ou as interpretamos mal..." A fim de ilustrar o fato em estudo, sugerimos a leitura do artigo "Humanidade morrerá muito antes do Sol nos 'queimar', diz cientista" [Abraham Loeb] 29-11-2019 11:45 - Sociedade - Ciência e Tecnologia - https://br.sputniknews.com). Essa notícia está fundamentada no artigo "What will do when the Sun gets too hot for Earth's survival?" (em tradução livre: "O que faremos quando o Sol tornar-se muito quente para a sobrevivência da Terra"), de Abraham Loeb, escrito em 25-11-2019 na revista "Scientific American"!!! Avi Loeb respondeu a um questionamento de um repórter da BBC. Bem, pode ser que estejamos equivocados, não é mesmo? Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem a você e a todos que se encontram no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:58)!!!

      Excluir
    2. Viche!! Você transcreveu todo o texto. Penso "eu", você quiz demonstrar que Kardec sugeriu que entendemos mal Jesus, apenas nessa passagem citada ?? Creio "eu", esse "entendemos mal", ele expressa uma generalização de todos "eus" sobre Jesus !!? . Em verdade , em verdade , "eu" voz digo: SIMPLIFIQUEMOS!!!!, todos os "nossas" mazelas advém do: COMPLIQUEMOS!!! ...

      Excluir
  6. Gratidào pelas reflexões. Será que nesse período qual nos aproximamos viveremos em oportuna reflexão para, talvez (re)nascermos mais humildes, em um novo casebre de nossa alma, afinal se, estamos aqui é porque ainda podemos recomeçar e fazer um novo fim. Gostaria que a humildade brotasse nas orientações espirituais em estudo de nossas Casas Espíritas. Viver as palavras do Evangelho, não apenas declamá-las. Paz e luz Dr Inácio, Bacelli e a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Denise Lombardi (02-12-2019 01:52). Permita-nos comentar algo no trecho "... Gostaria que a humildade brotasse nas orientações em estudo de nossas Casas Espíritas. Viver as palavras do Evangelho, não apenas declamá-las..." Dia 01-12-2019, após o nosso café matinal espírita, relemos o prefácio de Maria José da Costa, datado de junho de 2014, no livro "A Verdade além das Aparências: o universo interior", de Samuel Gomes e publicado pela Editora Dufaux em 1ª edição, ago 2014. Em nota de rodapé, lê-se que o autor "...desenvolve um Grupo de Vivências no qual as pessoas se encontram para entender e praticar o autoconhecimento..." Então, ocorreu-nos a inspiração para sugerir a um grupo de estudiosos esse tipo de orientação. Bem, acreditamos que assim possa contextualizar a sua sugestão nos centros espíritas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:40)!!!

      Excluir
  7. Bom dia Dr Inácio e Baccelli !
    O texto dessa semana , nos traz uma vez mais ,
    uma orientação ... interessante que às vezes somos tão personalistas , que não conseguimos entender a sua proposta educativa .
    Orgulho , egoísmo , narcisismo ... desencadeando dificuldades no relacionamento inter pessoal e gerando as patologias mentais .
    Boa semana para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Silvana (02-12-2019 02:23) Você alcançou o alvo no trecho "... Orgulho, egoísmo, narcisismo ... desencadeando dificuldades no relacionamento interpessoal e gerando as patologias mentais..." Parabéns! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (00:51)!!!

      Excluir
  8. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Se o *nosso*..problema fosse apenas os pronomes não é mesmo dr Inácio?
    Talvez o *meu*..ou *minha* fosse mais grave e traduziria *apego*..*posse*..
    Quando Jesus nos ensina *Eu sou o caminho..a verdade e a vida..ninguém vai Ao Pai senao por mim*..demonstra que aprendeu o caminho e pode nos ensinar..e percebemos aqui o sentimento de compaixão..
    Porém ele poderia dizer...Eu Sou o dono da verdade...eu sou o maioral..fica diferente não é mesmo dr Inácio?..
    Eu sou a luz do mundo..quem me segue não andará em trevas..
    Fica diferente se ele dissesse:
    Eu sou luz e vcs são trevas..ficaria mais estranho..pq poderia significar eu sou inteligente e vcs são burros..ignorantes..
    Realmente dr Inácio o egoísmo é o maior inimigo do homem..
    E Kardec/Chico tem toda razão qdo ensinam que o problema sempre será *INTENÇÃO*..atrás das palavras e isso só cada um de nós é que pode avaliar..
    Quando Jesus dizia Eu Sou..ele mostrava um rumo..um caminho..que ele já tinha aprendido..e sabia como ensinar..a intenção do Cristo é ajudar..salvar..
    Nesse caso acho que o *meu*..pode trazer consequências mais graves ao espírito..
    Por que qdo jesus tb ensina Pai Nosso..deixa claro que a humanidade inteira é nossa família..como ensina Emmanuel..
    Quais as intenções em cada palavra que pronunciamos?
    Levantar?
    Ou
    Derrubar?
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  9. Queridos amigos Doutores Inácio e Baccelli, acredito que o grande problema da humanidade é que todo mundo pensa somente em si. Quando a gente pensa no outro é para que ele nos faça feliz. Tudo tem que girar ao nosso redor para nos satisfazer. Até as mães que são consideradas as pessoas que mais amam, muitas vezes criam os filhos para se realizarem através deles ou para terem quem as amparem na velhice.Quando conseguirmos praticar a tal empatia, o mundo vai ser muito melhor. É fácil a gente cobrar e criticar quando não estamos no lugar do outro, né? Abraços fraternos de Ana Lúcia Gobbi.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todos, uma sugestão para o Dr. Inácio, poderia explicar todo o processo da Ovoidização, assim poderia comparar com o de outro autor que já li (método Kardequiano). E também todo o processo da volta até reencarnar num corpo humano.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Neandertais e Homo sapiens. Permitam-nos sair do tema em estudo e sapecar o resumo de um artigo interessante! Todos nós estamos habituados ao texto "... Expressando-nos coletivamente, sabemos que o espírito humano lida com a razão há, precisamente, quarenta mil anos..." Ministro Flácus (XAVIER, Francisco Cândido/André Luiz. Libertação. FEB, capítulo 1 - Ouvindo elucidações. O artigo lembrado denomina-se "Por que foi azar, e não a ação do 'Homo sapiens', que acabou com os neandertais" (02-12-2019 17h08 - Notícias - Ciência - Destaques e Análises), publicado nos sites Terra (www.terra.com.br) e BBC Brasil (www.bbc.com/portuguese). Nele se lê que "Aparentemente, a culpa pelo fim dos nossos 'primos' neandertais não foi nossa, mas do fato de eles terem muito azar na vida e no amor. De acordo com um certo consenso que existia até agora entre os cientistas, foi responsabilidade do Homo sapiens a extinção de nossos parentes corpulentos de sobrancelhas grossas, 40 mil anos atrás..." Mais adiante deste trecho, o artigo esclarece que "... De acordo com o estudo publicado esta semana na revista científica PLoS One, quando os sapiens chegaram à Eurásia a população desses pobres neandertais estava despencando por algum misterioso movimento de evolução...ou destino..." Os autores do estudo são Krist Vaesen et al (PLoS One de 27-11-2019). Na revista Planeta (www.revistaplaneta.com.br) a notícia acima pode ser lida como "Extinção dos neandertais pode ter sido golpe de azar, dizem cientistas" (28-11-2019). Bem, todos nós temos muito o que apreender e aprender sobre esse nosso passado ancestral! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:35)!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, como explica o Dr. Paulo César Fructuoso nesse Vídeo, existe uma interferência da Espiritualidade Superior na nossa evolução que ocorre em determinados períodos. Link do vídeo
    https://www.youtube.com/watch?v=SJ2K6Y5Q6fQ

    ResponderExcluir
  13. Bom dia a todos!!!

    Obrigado a Baccelli/Inácio e a todos os que comentam (complementam,acrescentam).

    Temos vários "obstáculos" (aprendizagens) a cumprir nesse game de vidas humanas.

    O *eu*goísmo talvez esteja presente em todas as fases. Um dos mais difíceis e principais objetivos é diminuir um pouco o *eu*goísmo de cada um em cada encarnação (ou fase).

    Agora me ocorreu, que no instante em que todos conseguirem zerar seu *eu*goísmo, tudo será UM - um novo significado para EU, neste caso, a palavra menos *eu*goísta de todas, na verdade o UM é a antítese do *eu*goísmo.

    Acabei de provar pra mim mesmo, pelo menos, que o EU pode não ser egoísta.

    Um grande abraço fraternal a TODOS!!!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela lembraca da revista planeta.
    O link atual lembra um medium que inexplicavelmente
    quase caiu no total esquecimento sendo muito pouco
    conhecido hoje em dia no Brasil, mas ainda lembrado no exterior.

    https://www.revistaplaneta.com.br/conheca-mirabelli-o-supermedium-de-efeitos-fisicos-brasileiro/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (03-12-2019 10:33). Muito bem lembrado a questão do médium Carmine (= Carlo) Mirabelli (1889-1951. A redação da revista Planeta registrou a data de 02-12-2019 e autora Elsie Dubugras. Porém, esta autora viveu entre 1904 a 2006. Parece-nos que a redação da revista deveria alertar para a questão da data que a autora (Elsie Dubugras) redigiu o artigo. A fim de ter um melhor conhecimento sobre Carlo, sugerimos a leitura dos livros "Coleção Mirabelli - Mensagens do Além", volume 1, de Marcio Bellini e publicado pela Editora GEV, e "Coleção Mirabelli - Prodígios da Biopsíquica, Martírios e Acrisolamento e O Aspecto Internacional", volume 2, de Marcio Bellini e também da GEV. Participe sempre! Uma curiosidade: pela madrugada, quando estivemos navegando pela Internet, lemos o conteúdo do artigo publicado no site Terra no tema Ciência. Pensamos em sapecá-lo neste blog, mas um pensamento surgiu para que deixássemos para outro/a alertasse sobre esse artigo!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilammpo (10:19)!!!

      Excluir
  15. Eu me amo eu me amo não posso mais viver sem mim kkkkk só p relaxar viu?

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Permitam-nos divulgar o livro "Ele é O Caminho" (Didier, 1ª edição, out 2019), de Alexandre de Jesus (AJ) pelo médium C.A.B.! Esta obra contém 57 capítulos com as observações de AJ sobre episódios relativos a Jesus Cristo e o grupo de seguidores baseando-se no Evangelho de João Evangelista! Muito interessante o conteúdo, pois permite apreender, aprender e saber consultar aquele Evangelho e assimilar as parábolas contadas pelo Mestre. Ressalte-se o fato de que AJ está mencionado por Paulino Garcia na obra "As Duas Faces da Vida" (LEEPP, 1ª edição, set 2002, capítulos 3 - Alexandre de Jesus e outros. Bem, temos muitíssimo que ler, não é mesmo? Deus, Jesus Cristo e os Bons Espíritos abençoem a cada de nós no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:25)!!!

    ResponderExcluir