domingo, 30 de janeiro de 2022

 

 

Apenas Reflexão

 

Chico Xavier dizia que não acreditava que os espíritas, no futuro, não viessem a sofrer perseguições semelhantes às que sofreram os cristãos em defesa do Cristianismo nascente... Acrescentava que, talvez, essas possíveis perseguições é que haveriam de unir os espíritas, em defesa da Causa...

De minha parte, no entanto, fico pensando...

Se a “perseguição” de um simples vírus, praticamente, fez com quase todos os Centros Espíritas fechassem as suas portas, e, depois de dois anos, ainda se mantivessem de portas fechadas, não sei se, em geral, os espíritas terão fé e coragem suficientes para imitar os exemplos dos primitivos cristãos que, sabendo que caminhavam para a morte, adentravam as arenas romanas cantando...

Não obstante, conforme lhes disse, trata-se apenas de simples reflexão.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba, 30 de Janeiro de 2022.

37 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No primeiro domingo de janeiro de 2022, estava programada uma palestra num centro espírita num bairro de uma grande cidade brasileira. Esse estudo não foi realizado por causa do aumento de casos de infecção pela variante Ômicron do Sars-CoV-2. Nesse mesmo mês, uma igreja protestante fechou suas portas por motivo dos seus frequentadores ficarem infectados por aquela variante histórica. Provavelmente, em muitas regiões brasileiras esteja acontecendo a mesma coisa ou semelhante. Parece-nos que o conteúdo de "Pandemia e comodismo espiritual", de Irmão José, datada de 22-01-2021 e divulgada neste Blog em 24-01-2021 03:04, seja o caminho adequado a essa angustioso situação que o Brasil e o mundo estão enfrentando. Numa cidade praiana do nosso Brasil, os casos de infecção aumentaram e muitos não estão vacinados. Neste cenário, dois parentes vacinados ficaram infectados, mesmo não saindo da residência normalmente. Não foi uma infecção angustiosa. Bem, "... trata-se apenas de simples reflexão.". Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:37 = 04:37)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! VAR dormiu no detalhe: onde se lê "... Nesse mesmo mês, ... infectados por aquela variante histórica..."; leiamos "... Nesse mesmo mês, ... infectados por aquela variante virótica...". Perdoem-nos a digitação incorreta! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:48 = 05:48)!!!

      Excluir
  2. O centro espírita é um verdadeiro hospital da alma. Fechar as portas de uma casa cristã em plena pandemia equivale ao mesmo que fechar um hospital e não atender aos doentes. O vírus deve ser respeitado e todos os cuidados devem ser tomados. Cautela sim, mas acima de tudo a fé. O que unirá os espíritas? Reflito também. Talvez uma dose a mais de bom senso fundada na caridade incondicional. É preciso ter esperança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal queria fazer uma pergunta no blog para o Dr inacio, como faz?

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz de Paz! Unknown (05-02-2022 04:06). Seja bem-vindo/a! Quando acessar o Blog, você verá a mensagem semanal psicografada e os comentários dos frequentadores. Após o último, tem o termo "Responder". Logo após, abre-se um espaço em branco onde você digitará a pergunta. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:35 = 05:35)!!!

      Excluir
  3. Se houver de fato uma perseguição declarada ao Espiritismo, considerando que perseguição sutil e covarde sempre aconteceu e atualmente mais ainda, o mais provável é que mais de 90% dos espíritas abandonem e reneguem a DE, tornando-se católicos e protestantes por conveniência e segurança. Dos 10 % de corajosos e autênticos espíritas que enfrentarem tal perseguição, os que sobreviverem farão a DE renascer das cinzas.
    Para evitar tal tragédia, é importante que os espíritas se conscientizem e não elejam políticos ligados ao fundamentalismo religioso, à extrema-direita e à extrema-esquerda, pois quem representa um grande perigo ao Espiritismo são os pastores midiáticos e mercenários, os fascistas e os marxistas.
    Raciocinemos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. > Se houver de fato uma perseguição declarada ao Espiritismo

      Nao so' ha' como sempre houve perseguição. O Cristianismo como existe hoje esta'
      baseado na ideia de que Jesus Cristo é Deus, ou parte da Trindade Divina,
      o dogma do Tres em Um, que para muitos é uma forma de politeismo.
      E basta apenas acreditar que Jesus é Deus para ser salvo, o que é muito conveniente,
      pois sugere que pode-se levar uma vida desregrada e no ultimo suspiro, clamar por Jesus
      e ser salvo. Ou para quem é rico outra solução é fazer vultosas doacoes `a Igreja.
      Os Mafiosos são muito Catolicos, vão todos os domingos `a Igreja com a familia,
      e continuam com suas vidas de crime organizado.

      O Espiritismo diz que a coisa não é bem assim, que existe necessidade de reparação.
      Para quem muito pecou isto deve ser muito preocupante e inconveniente, ter que perder
      tanto tempo fazendo reparacoes. Tanto é que a famosa imperatriz Teodora mandou o Papa
      etirar todos os textos sobre reincarnação da Biblia para ela não ter que reparar seus
      crimes numa vida seguinte.

      Some-se que para o Espiritismo Jesus Cristo não é Deus, o que para a vasta
      maioria dos cristãos constitui um sacrilégio pagão, um culto ou seita renegada.
      De fato existem na Biblia varios textos que condenam o Espiritismo:

      Levítico 20:6
      "Voltarei o meu rosto contra quem consulta espíritos e contra quem procura médiuns
      para segui-los, prostituindo-se com eles."
      Levítico 20:27
      "Os homens ou mulheres que, entre vocês, forem médiuns ou consultarem os espíritos,
      terão que ser executados. Serão apedrejados, pois merecem a morte".
      Levítico 19:31
      "Não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos,
      pois vocês serão contamina­dos por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês."
      Deuteronômio 18:10
      "Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que
      que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos."
      1 Timóteo 4:1
      "nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores"

      Talvez o Espiritismo tenha sido bem acolhido no Brasil por este pais possuir
      um sincretismo religioso caracteristico que favorece, mas em paises de cultura
      biblica tradicional sedimentada, o avanco do Espiritismo e' muito lento.

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (06-02-2022 11:02). No seu texto, o nobre irmão ou irmã relaciona vários versículos da Bíblia onde estão inscrita a palavra "médium ou médiuns". Será que essas "Bíblias", consideradas como a "Palavra de Deus", descrevem corretamente o significado do que seja um médium ou o Espiritismo? Não responderemos à pergunta formulada por nós. Para sua reflexão, apenas narraremos um fato acontecido conosco. Num certo domingo, pela manhã, uma jovem divulgadora das Testemunhas de Jeová surgiu no portão de nossa residência. Bateu palmas! Nós estávamos sentados num dos lados da casa lendo uma Bíblia presenteada por um pastor amigo. Atendemos aquela personalidade feminina e papeamos. Ela falou sobre os benefícios de ler a revista "Despertai". Num dado momento, ela questionou "O senhor tem alguma religião?" Respondemos "Sim, somos espíritas!" Ela retrucou "A Palavra de Deus condena o Espiritismo!". Respondemos "A Bíblia não condena o Espiritismo!" Então, ela mostrou um versículo do capítulo 18 de Deuteronômio onde escrita a palavra Espiritismo. Buscamos nossa Bíblia e lançamos um desafio: se este livro tiver escrito a palavra Espiritismo, então nos convertemos a sua religião. A pessoa aceitou nosso convite. Pasme! O termo Espiritismo não estava inscrita naquele versículo e livro da Bíblia. Aquela religiosa ficou desapontada, desculpou-se e foi embora. Conclusão lógica: tenhamos cuidado com traduções desse ou daquele versículos feitas por A, B ou C e, ainda, considerados como "A Palavra de Deus". Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:11 = 05:11)!!!

      Excluir
  4. Aécio Emmanuel César30 de janeiro de 2022 às 09:56

    Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. O que acho disso tudo sendo curto e grosso é a pura realidade e nada mais. Como sempre venho dizendo por aqui apenas Chico Xavier pode-se dizer que é um espírita genuíno. Uma grande maioria - porcentagem de 96 por cento dos espíritas são arremedos de adeptos ainda presos às suas antigas religiões. Muitos confrades e confreiras também não gostam dos comentários que faço dos livros da lavra de André Luiz, ultimamente o livro Libertação. Creio que se eles chiam e provocam polêmicas por qualquer coisa por mim escrita é por que a carapuça coube perfeitamente; Estou contigo Dr. Inácio - Forte abraço. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  5. Exato!!

    Algumas casas, aqui em nossa cidade, voltaram a fechar semana passada.

    Apenas em função de notícias da imprensa, visto que não há decreto determinando tal fechamento.

    Nossa casa, graças a Deus, permanece aberta.

    Reflitamos!

    ResponderExcluir
  6. Gratidão ao trabalho abençoado dos nobres amigos Baceli e Inácio e ainda os comentaristas...

    Primeiramente o destaque da obsessão pandemica que assola nosso mundo e a consequência catastrófica, notadamente no movimento espírita, por ser da nossa escola abalizada do evangelho, que sofreu e ainda sofre seus efeitos!
    Espero que a fala clara e objetiva dessa mensagem alcance os dirigentes no sentido de pensar melhor como agir de agora para frente... Já que o tempo passa sem pausa para respirar!
    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Nesse sentido irmão não só os Espíritas mas todos os religiosos deveria ir pra linha de frente para não contribuí com as trevas. Obrigado por fazer luz em nosso entendimento.

    ResponderExcluir
  8. realmente grande pergunta e difícil resposta a ser dada por cada um...

    ResponderExcluir
  9. Que entendamos a reflexão, não como (simples), mas como uma orientação prudente e responsável. A Doutrina Espírita precisa ser compreendida como prática de caridade, e assim a necessidade que bate à porta espiritual reclama nossa presença. O medo é o primeiro passo para derrota. Gratidão Inácio e Bacelli. Paz e luz a todos.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Dr. Inácio e Baccelli. Aqui em Belo Horizonte, a maioria das casas permanecem fechadas. Creio que já desencarnaram. Infelizmente!bjs.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Muitas casas espíritas permanecem fechadas e outras nunca mais abrirão, pois pagavam aluguel. As escolas também permanecem fechadas, milhares de mortes só no Brasil, milhões milhões mundo todo. Um dia isso haverá de passar, não é possível que já estamos no inferno e nem sabemos disso. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anha Rhana (31-01-2022 06:27). Toda essa situação angustioso de pandemia passará quando cada um de nós decidir seguir a Lei de Deus inscrita na consciência e na Natureza! ("O Livro dos Espiritos", perguntas 614 a 618). Em outros termos, deixarmos de ser crianças birrentas ou não pensar que são Deus! Um abraço fraternal! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:50 = 05:50)!!!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Anha Rhana (31-01-2022 06:27). Correção sutil no nosso texto de 01-02-2022 04:50: onde se lê "... Toda essa situação angustioso de..."; leiamos "... Toda essa situação angustiosa de...". Desculpe-nos a digitação incorreta! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:06 = 05:06)!!!

      Excluir
  12. Apenas reflexão...

    Chico nos disse, no pinga fogo, que por essas épocas alienígenas efetivamente se apresentariam à humanidade.

    Imaginemos se a " siênssia, a mídia, as tais organizações mundiais, etc..entenderem que esses seres são um perigo ao processo de escravização das consciências em curso, e massificarem, assim como fazem com a peste chinesa, que devemos nos afastar, nos enrolar em papel alumínio, beber urina ou qualquer absurdo parecido!?

    Tudo em nome da siênssia.

    99% da humanidade fará!!

    Estamos prontos para o 3° milênio? Estamos prontos para algo além?

    Como bem disse o Dr.

    Se uma peste chinesa virulenta já nos acovardou assim...que dirá uma nave pairando sobre a avenida Paulista.

    Enfim..

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde. Gostaria de fazer umas perguntas, no mundo espiritual a reencarnação se dá pelo parto normal ou cesarea? No mundo espiritual de Nosso Lar, ou outras cidades, já se tem o intercâmbio com os extra terrestres? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (31-01-2022 07:35). Suas perguntas são interessantes e têm respostas. A primeira é sim, considerando que o mundo verdadeiro é o mundo dos Espíritos ("O Livro dos Espíritos", perguntas 84 a 87). O Dr Inácio Ferreira tratou desses assuntos nós livros "Reencarnação no Mundo Espiritual" (LEEPP, 2008) e "Espírito é Gente!" (LEEPP, 2014). A outra pergunta também é positiva, pois todo o Universo é habitado por seres visíveis e invisíveis em formas de matéria e energia adequadas aos mundos onde residem. Tudo é natural no Universo! Um abraço fraternal! Cadichon (09:40 = 05:40)!!!

      Excluir
  14. Olá a Todos, vou tambem pedir uma reflexão sobre a
    Carta Epidemia na Ilha Maurícia (Sociedade de Paris, 21 de junho de 1867.) (Médium, Sr. Morin, em sonambulismo espontâneo)
    https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/901/revistaespirita-jornal-de-estudos-psicologicos-1867/6126/julho/epidemia-na-ilha-mauricia

    abrçus/Silvano/Sorocaba/SP

    ResponderExcluir
  15. Outro dia pensei o mesmo quando vi o anúncio de um centro que estava suspendendo as atividades temporariamente. Onde está a fé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Neyva (31-01-2022 12:47). Você questiona "... Onde está a fé?" sobre o fato de centros espíritas fecharem as portas no período de pandemia de coronavírus e suas variantes no Brasil e no mundo. Não é somente uma instituição espírita que fecha, mas também igrejas fechadas devido à situação virótica do Sars-CoV-2 nas regiões onde estão localizados. Certos ou errados, esses locais espirituais decidem o melhor possível para evitar danos maiores. A fé, isto é "... a perfeita compreensão no que se deve acreditar..." ("ESE-XIX) está dentro de cada um na exata compreensão de como a Lei natural, isto é, a Lei de Deus, funciona ("O Livro dos Espíritos, perguntas 614 a 618). Sugerimos a leitura da mensagem "Pandemia e comodismo espiritual", de Irmão José e publicada neste Blog em 24-01-2021 03:04. Nesse contexto pandêmico, as medidas restritivas devem ser respeitadas! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:07 = 05:07)!!!

      Excluir
  16. Boa noite. Irmão índio e irmãos indígenas continuam vida normal. Aqui na aldeia ninguém morreu pelo vírus. Uns deram febre, demos remédio das ervas e ficou bom. Paz!

    ResponderExcluir
  17. Acho que em alguns (muitos?) casos, tem uma hipocrisia de querer parecer prudente.

    ResponderExcluir
  18. Saravá! ÔDOYA!!!! Hoje é dia de Yemanjá. Senhora das águas, rainha do mar. Não podemos esquecer que a evolução do princípio vital começou nas águas, portanto as aguas são nossa mãe. Nosso terreiro ficou apenas 6 meses fechado, já voltamos faz tempo e temos até recebido uns irmãos(muitos) que são espíritas e se encontram muito necessitados de gira de puxada,( desobsessão). Todos os trabalhadores estão vacinados, usamos máscaras e até os cavalos atendem de máscaras. Respeitamos o senhor vírus e dele não fazemos pouco caso. Sabemos que é uma força enviada e respeitamos sua missão. Medo não temos, fazemos os protocolos e trabalhamos nas bençãos de Pai Omolú. Salve lá!!!!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Viés cognitivo, bolsões mentais e esferas de vida. Na manhã de hoje (02-02-2022), surgiu na tela do nosso celular o artigo "Viés cognitivo que nos fez tropeçar na pandemia" (Ciência - Taha Yasseri 01-02-2022 11h47 - Revista Planeta - www.revistaplaneta.com.br). Nele, esse professor, cientista de dados, desenvolve sua compreensão (visão, abordagem, etc) sobre "... A quantidade de dados, fatos, estatísticas e números disponíveis para análise.. ". Depois de lê-lo, uma linha de pensar apareceu no nosso campo mental: será que Inácio Ferreira psicografou algo parecido com esse artigo em um do seus livros? Nossos olhos pousaram em "Dimensões da Mente" (LEEPP, 1a edição, dez 2020). Buscamos o índice e, possivelmente, a semelhança de enfoque. São os capítulos 22 - "Bolsões" mentais - I, 23 - "Bolsões" mentais - II, 24 - "Esferas de Vida" - I e 25 - "Esferas de Vida" - II. Juntando essas ideias, percebemos que todos nós devemos realizar nossa avaliação pessoal a fim de compreender nosso "viés psiquico", "bolsões" psíquicos ou "esferas de vida" escolhemos viver e conviver conosco e com os outros. Não descartamos a possibilidade de estar enganados nessa teia de pensar, sentir, agir e reagir nesta atual realidade. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:59 = 11:59)!!!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite a todos!!!

    Podem fechar os prédios, mas a comunicação espiritual não precisa de prédios. Continua sempre.

    O Atendimento Fraterno presencial, as aulas para os tantos que procuram conhecimento e preparação, aos que precisam e procuram - essas são as atividades que param. Mas essas, podem "evoluir" para serem feitas via internet.

    Aliás, quem precisa de internet são os encarnados. Seres Humanos não encarnados não precisam de net para se comunicar.

    Aliás, eu já não frequentava nenhum Centro Espírita bem antes da Pandemia, por causa de alguns outros tipos de vírus que rondavam as pessoas.

    Presencialmente fica tudo tão melhor, tão mais produtivo e não egoísta. A internet nos torna egoístas.

    Esse o grande perigo.

    Um abraço fraternal a todos.

    ResponderExcluir
  21. Querido Dr. Inácio, é sempre uma boa hora para a renovação moral.

    A beleza da vida está na constante oportunidade de aprendizado. Aceitando nossas imperfeições, aceleramos nosso crescimento. A humildade eleva nosso pensamento e combate nosso egoísmo.
    A reforma íntima é o caminho que temos a percorrer. Só nela encontramos nossa verdade e através dela reconhecemos nosso devido valor. Não é um caminho fácil, ainda temos muitas feridas abertas na alma. Precisamos tratá-las com carinho e amor. Superar nossos vícios e mudar nossa postura. Criar um ambiente interior de acolhimento.
    Assim, ficaremos mais fortes e felizes. Evitaremos mais as quedas e começaremos a ajudar quem precisa do nosso apoio. Essa ajuda trará ainda mais força e nosso bom exemplo iluminará outros corações.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Geralmente muitas pessoas perguntam "como entender a ação da variante Ômicron, do vírus Sars-CoV-2? Ela anuncia o fim da pandemia?". Nesta manhã, surgiu na tela do nosso telefone celular a manchete "Evolução viral: ômicron escalou o pico do sucesso, mas pode perder o trono em breve" (Ciências - Luiza Caires - 03-02-2022 - Jornal da USP - https://jornal.usp.br). Nesse artigo, lê-se "Especialista em Coronavírus, o virologista Paulo Brando explica como se comporta a evolução neste grupo, e porque a ômicron ainda não deve ser a última variante a enfrentarmos nesta pandemia. O artigo traz a fala do pesquisador e os temas "a origem da ômicron", "escalando o pico do sucesso", "doença grave", "transição", e "a solução da vacina". Muito bom artigo artigo informacional. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:57 = 03:57)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! VAR no detalhe: onde se lê "... Nesse artigo, ..., o virologista Paulo Brando..."; leiamos "... Nesse artigo,..., o virologista Paulo Brandão..."! Desculpem-nos a digitação incorreta! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:03 = 04:03)!!!

      Excluir
  23. Boa noite Dr Inácio,nosso querido Odilon Fernandes,Paulino Garcia,Manoel Roberto,Modesta e Domingas!
    Acho que só tem um meio de saber se essa Nova Ordem Mundial vai nos perseguir ou se os próprios confrades do Movimento Espírita vão continuar perseguindo uns aos outros...só tem um meio de saber...é “arregaçando as mangas” e vivendo o dia a dia prá ver no q vai dar...

    ResponderExcluir