domingo, 7 de julho de 2024

 

A Varonilidade de Chico Xavier

 

Há quem diga, com escusas intenções, que Chico Xavier, não pode ser a reencarnação de Allan Kardec porque Chico era uma alma feminina, ao passo que o Codificador pertencia ao gênero masculino.

Sinceramente, não sei como se atrevem a analisar a psicologia de outrem, conhecendo-a com tal profundidade, quando ainda não conhecemos sequer a nós mesmos...

Alegam, alguns, que Chico era extremamente resignado, afetuoso, maternal, e que Kardec, que casou-se com Dona Amèlie, que já estava com quase quarenta anos, era um espírito viril, ativo, forte...

Provavelmente, tais irmãos de crença, com a ideia obsedante de que Chico não pode ter sido a reencarnação de Kardec, desconhecem, a fundo, as lutas que o inesquecível médium enfrentou desde os 5 de idade, quando ficou órfão.

Para começar, Chico trabalhou na Doutrina por um tempo cinco vezes a mais que Kardec, que, quando se interessou pelos fenômenos já estava com quase 50 de idade.

Sozinho, sem cultura quase, Chico, em Pedro Leopoldo, teve que enfrentar, inclusive, a oposição da família, e excomunhão da Igreja, que se deu publicamente, durante a realização de um ofício religioso.

Após a publicação de “Parnaso de Além-Túmulo”, em 1932, virou alvo da imprensa leiga que o acusava de mistificador, chegando a pedir a sua prisão às autoridades competentes.

Durante o dia, trabalhava na “Fazenda Modelo” para ajudar a sustentar a numerosa prole de seu pai, que se consorciara duas vezes, e, à noite, entregava-se à tarefa da mediunidade até à madrugada do dia seguinte, com pouco tempo disponível para o descanso.

Kardec, em “Obras Póstumas”, escreveu que teve a saúde abalada pelas traições recebidas na “Sociedade Espírita de Paris”, com os Espíritos dizendo a ele que, não fosse por tais abalos sofridos e a saúde já periclitante, ele poderia ter se demorado no corpo por mais tempo.

Em 1944, Chico enfrenta, sem se deter na tarefa por um minuto sequer, o rumoroso processo movido pela família do escritor Humberto de Campos, assunto que ocupou as páginas dos periódicos da época por longo período.

Em 1958, suporta as acusações de um sobrinho alcoólatra, que, igualmente, o acusa de mistificação, com o assunto, novamente, virando manchetes dos jornais de maior circulação.

Os ataques a Chico provinham de todos os lados, e ele, sustentado pelo Mundo Espiritual, sempre firme e inabalável, aguentando o que muitos “machões” não aguentariam, como, aliás, não têm aguentando se declarando ex-espíritas.

Vivendo em situação de grande carência material, Chico nunca auferiu qualquer recurso da venda de seus livros, à semelhança de Kardec que, a certa altura, teve que se valer dos recursos pecuniários da esposa, com a qual não teve filhos, de vez que os livros da Codificação deveriam ser os seus rebentos.

Para que Chico não seja a reencarnação de Kardec, já lemos de um médico que se dizia espírita, e que já se transferiu para o Outro lado, que, enquanto Kardec era um europeu da gema, pele e olhos claro, Chico era analfabeto, caboclo e cego de um olho!...

O preconceito dessa gente que vive querendo saber da sexualidade alheia é tão grande que eles nos dão a impressão de não saber, em sua atual encarnação, a que gênero pertencem, para além, claro, dos órgãos genitais que trazem entre as pernas.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 7 de Julho de 2024 (*)

(*) Véspera da missionária tarefa mediúnica que Chico iniciou a 8 de Julho de 1927.

28 comentários:

  1. De duas, uma:
    Ou a espiritualidade errou, ao afirmar que Kardec logo retornaria à materia, ou ela acertou e ele reencarnou.
    Se Chico não foi Kardec, quem foi?
    Peço apenas essas 2 respostas.
    A espiritualidade errou?
    ( Se errou nesse ponto quem nos garante que não errou em tudo?)
    Se Chico não foi Kadec, quem foi?
    Ahh...não venham me dizer que foi a FEB, como publicaram naquela obra kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho cá comigo uma certeza (minha claro).
      Não aceitar que Chico foi Kardec é travar o avanço da doutrina, pois as obras psicografadas por ele aprofundam, esclarecem, exemplificam e humanizam pontos centrais da codificação.
      Não se trata de curiosidade vazia..não se trata de querer saber quem foi fulano, se príncipe ou miserável.
      A questão é: se aceitarmos que Chico foi Kardec, o que para mim é fato óbvio, teremos de dar aos livros trazidos por sua mediunidade status de obras tão doutrinárias quanto a codificação.
      Repito: ou a espiritualidade errou ou Kardec reencarnou.
      Questão da raciocínio lógico!
      Se a espiritualidade errou nesse ponto, pode ter errado em tudo.
      Se a espiritualidade acertou, Kardec reencarnou e avançou a doutrina.
      Reflitam..quem terá sido essa pessoa se não Chico Xavier?

      Excluir
    2. Boa tarde amigos. Diante da dúvida venho lembrar que a ideia de Chico ser Kardec começou com obras póstumas, livro aliás que foi publicado após a morte de Allan Kardec e sem a revisão do mesmo. Mas para acabar com o problema é bem simples, sugiro um congresso com o título: Chico foi Kardec? Ninguém quer não é mesmo?
      Um médium do oriente.

      Excluir
  2. Raphael Henrique, João Pessoa PB
    Na obra Os Imortais, psicografia Robson Pinheiro, descreve Chico Xavier e Allan Kardec conversando sobre a propagação das ideias espíritas e espiritualistas. Existe algum fenômeno anímico de divisão de uma mesma personalidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Raphael Henrique (João Pessoa, PB - 07-07-2024 04:06). Permita-nos auxiliá-lo: para que seu nome ou apelido apareçam no lugar de "Anônimo", teclar no botão "Responser", e surge nova janela, onde você escolhe a seta à direita. Nova janela aparece e escolhe "nome/URL), digite o nome e depois "Continuar". A pergunta 137 de "O Livro dos Espíritos" orienta que "... o Espírito é indivisível...". Depois, sugere-se ler o capítulo VII - Bicorporeidade e transfiguração de "O Livro dos Médiuns". Após essa leitura, procure entender o conteúdo de Mateus 17! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:40 = 05:40)!!!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Apliquemos uma correção em nosso texto de 08-07-2024 05:40: onde se lê "... botão 'Responser'..."; leiamos "... botão 'Responder'..."! Desculpe-nos, Raphael Henrique! Um abraço fraternal Cadichon Pirilampo (06:05 = 02:05)!!!

      Excluir
    3. Conforme muito bem explicou o Cadichon, o espírito é indivísivel, porém sua pergunta abre um grande leque de possibilidades no tocante às personalidades múltiplas, também chamadas por JS Godinho de dissociações dos níveis conscienciais. Sabemos que os desencarnados também divergem, e a equipe espiritual que assessora o médium Robson Pinheiro pode muito bem achar que Kardec e Chico são espíritos distintos, no entanto é possível considerar que a aparente contradição entre os pontos de vista psicografados por Baccelli e Pinheiro deve-se à questão das chamadas personalidades múltiplas, ou seja, embora realmente o espírito, o ser pensante, a chamada mônada da doutrina teosófica seja indivísivel, ele pode plasmar, no decorrer de sua trajetória evolutiva, um número incontável de personas ou egos, que podem interagir entre si como seres autônomos e autoconscientes, de forma fraterna ou anti-fraterna. No livro "Nos domínios da mediunidade", André Luiz consta o instigante caso de um indivíduo que, ao sofrer um ataque epilético, era vítima do ataque de uma persona agressiva que na verdade não era um obsessor desencarnado, mas sim era ele mesmo numa encarnação anterior. O chamado fenômeno anímico apresenta uma imensa gama de fatores desconhecidos. Aos interessados, sugiro a leitura dos livros do JS Godinho e o estudo da técnica terapéutica denominada de apometria pelo já desencarnado doutor José Lacerda de Azevedo, os quais analisam em detalhes esse tema.

      Excluir
    4. Duas pequenas correções no nosso texto: em vez de "André Luiz consta", leia-se "André Luiz conta". E, mais adiante, o correto é "técnica terapêutica".

      Excluir
    5. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Abrahão (09-07-2024 07:06 e 11:43). Parabenizamos o nobre irmão pela participação nesse apoio ao internauta! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (12:48 = 08:48)!!!

      Excluir
  3. Bom.dia queridos confrades, penso que o que importa para nós é a obra que eles deixaram para toda humanidade, com todo respeito assunto irrelevante, e dar "milho as galinhas" esse assunto, o que Kardec é Chico deixaram pra nós eu ainda nao tenho como mensurar, assim como a envergadura espiritual desses espíritos, já imaginaram..... estivemos com Chico Xavier ele beijou nossa mão, esse esperto essa alma doce, amável, caridoso, culto, da pra imaginar os companheiros de trabalho de Chico agora? Perto de quem ele está? E nós aqui dando ouvindo a esses comentários desses pobres "cuitados" bola pra frente com nosso trabalho pelo Cristo e pela nossa própria REDORMA INTIMA.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Deus, Jesus e os Bons Amigos Espirituais abençoem a todos os irmãos visíveis e invisíveis envolvidos, direta ou indiretamente, nesses assuntos comentados nesta manhã de domingo invernal! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (08:42 = 04:42)!!!

    ResponderExcluir
  5. Moço !! Esse assunto é perda de tempo tentar dispolaminizar;
    Chico , é espírito já de grau assexuado. Ponto.
    A grande maioria identifica isso; os idiotas que insistem em menosprezar e não estudar ao menos o que isso significa , só lamento por eles ! 🤷‍♂️

    ResponderExcluir
  6. Salve lá. Viva Zambi. Eitaaaa!!! Kkkkk. Verdade mesmo, tem muito machão que não é digno de vestir nem as cirolas do irmão Chico xavier. Aquele sim, símbolo de virilidade tamanha que inclusive soube domar a carne e nunca se soube que ele fornificava. Homem com H maiusculo. Aguentou o tranco até o fim
    Povo invejoso, frufru e cheio de melindre, não aguentam nem a terça parte do que ele aguentou. Invejaaaa! Sarava'

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Baccelli/Inacio por tamanha reflexao impecavel ...vocês sempre advogando e apostulos do Apostulo de Cristo que foi Chico continuando Kardec!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns BACCELLI /dr INÁCIO...IMPECAVEIS REFLEX
    OES ...continuemos a defender integralmente Chico ..continuando Kardec ...eterno apóstolo do Cristo!!!

    ResponderExcluir
  9. Temos ainda tão pouco conhecimento das peculiaridades aplicadas à Lei de reencarnação e já nos arvoramos em críticos desta ou daquela teoria de um ou outro espoente do espiritismo... vamos focar em executar com esmero tudo que aprendemos no espiritismo e deixar para 2o plano se Chico foi ou não foi Kardec... vamos agregar real valor à nossa vida presente e fim....

    ResponderExcluir
  10. Caro Dr Inácio,Maria Modesta,Domingas,Manoel Roberto,Paulino Garcia,Lís,Antusa,Weik,e demais de Uberaba q s transferiram para o Outo Lado:
    -Verdade!!!
    É um preconceito só

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Nenhum indigena fala mal de paje' e nem de cacique. Nós respeita autoridade. Homem civilizado fala mal do líder espiritual, isso muito feio. Paz!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia. Sou ateu mas não sou cego. Se existe Deus, esse homem chamado Chico Xavier, fez a vontade dele. Foi um homem bom. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Chico Xavier foi um verdadeiro profeta do Espiritismo.
    O único na verdade!

    L.E. Questão 624: O verdadeiro profeta é um homem de bem inspirado por Deus. Podeis reconhecê-lo por suas palavras e atos. Deus não se valeria da boca de um mentiroso para falar a verdade.

    A questão 624 faz par com a 625...Jesus modelo e guia.
    Chico está ao lado de Jesus no L E.

    ResponderExcluir
  14. Doutrina espírita , ou , movimento espírita .
    Doutrina : induz a convencer , fazer-se seguir ; doutrinar , evangelizar , encabrestar, …sinônimos.

    Movimento espírita : está mais relacionados as instruções do próprio Kardec , que os espíritas são unânimes em afirmar que seguem Kardec , em número gênero e grau ; sendo que o próprio Kardec instruiu diferente .

    Vamos iniciar , pela própria definição de Kardec , contida na introdução do Livro dos EspiriTOS.

    Quem são considerados espíritas : “… diremos, pois, que a doutrina espírita ou o espiritismo tem por princípio as RELAÇÕES do mundo MATERIAL com os ESPÍRITOS, ou seres do mundo invisível. Os adeptos do espiritismo serão os ESPÍRITAS…”. ( grifos meu ).
    Ou seja : todos os espiritualistas ( os que creem na vida após a morte física ), se possuírem a característica de conversar com os “mortos “, passam a ser chamados de espírita ( espiritualistas que interagem com os mortos ).
    Então : espíritas , são tão somente os com essa vocação , nada mais além de ser Santos ou coisa parecida .


    Podem imaginar a precariedade da codificação ?
    Pois bem , então vamos direto ao assunto :
    Doutrina é dos EspiriTOS e não dos espíritas ;
    Kardec , apenas codificou , se não fosse ele seria qualquer outro , os espíritos já tinham um plano B ; mas Kardec se propôs . Todos já teem ciência dos obstáculos ; mas, já refletiram sobre precariedade dos médiuns !?
    Onde estão os espíritos : negros , fêmeas , homossexuais , assexuados , e muitos outros ?
    Kardec , teve um dificuldade enorme , em tudo , mas, mais particularmente , devido a escassez de médiuns com preparo de cumplicidade mediúnica a inúmeros outros espíritos que poderiam vir a participar , ficou restrito a um pequeno grupo;
    E se ficou restrito a um pequeno grupo , então está a doutrina se igualando as outras doutrinas , certo !? Ou estou variando !?

    É preciso oferecer condições para tantos outros espíritos participarem no complementação da codificação ( Kardec fez esse apelo ) , daí sim , tirando essa chancela de doutrina do espiritismo e o e levando a movimento .
    Será então o dia em que o espiritismo se tornará UNIVERSAL. E não uma doutrina de meia dúzia , e ainda , estavam praticamente essa meia dúzia , enraizados no catolicismos de suas últimas encarnações .

    O Espiritismo , não pode ter barreiras , hipocrisia de grupinhos , corporativismo ; Jesus é espírita, faz de um , um tudo, para dar seu testemunho a nós , mas, nós não o compreendemos até hoje , e , mais ainda , quando a gente conseguir compreender Jesus de 2000 anos atrás , vamos descobrir que estamos 2000 anos atrasados , porque, Jesus já está aqui hoje , com as características do planeta de 2024 ; vai ser uma outra luta , aceitar essa evolução planetária ; porque , nossas tendências são de estacionar no arcaico , dogmático, na preguiça mental , nos esquecendo que somos mutáveis .
    A situação espiritual , é muito mais complexa do que a gente imagina . Faça a sua auto-avaliação , só você , na sinceridade contigo mesmo , e vai cair na regra geral : será eu posso afirmar isso que penso e ajo , como sendo uma verdade em verdade eu vos digo !?

    Assim , eu rogo a Inácio , para encabeçar nesse bendito blog “ mediunidade na internet “ , único , para que nos conduza nessa linha instruída por Kardec , no apelo a atualização da codificação .
    Kardec , fez a parte heróica dele ; Chico tentou incluir os que tinham ficado esquecidos ; precisamos agora de quem os una, e atualize a codificação e sua mutualidade . Cabra terá de ser macho , cho, cho !!!

    ResponderExcluir
  15. Esse negócio de “trevas “ é balela de religiosos . Faça o seu direito ai, que tudo o resto vem se juntar a ti , por puro magnetismo divino .
    Todos sabem que eu sou politicamente emanando com as diretrizes de direita ; no entanto , me considero lúcido , e assim sendo , tenho a obrigação de não fazer política estrambelhadamente . Identificar , reconhecer , e até mesmo divulgar atos que tenham influência a benefício de todos , e que vieram da parte da esquerda , tenho obrigação de fazê-lo .
    Nesse sentido , se avaliar quem é , ou , o que é Deus !?
    Posso me confrontar com os desígnios de Deus , SEMPRE, independe de onde ou de quem tenha partido .
    Então , porque , ficar gastando tanta energia , achando e me remoendo, que só eu estou certo !?
    Certamente , estou caçando minhas próprias decepções futuras .
    Isso não é ser boboloide, aceitar tudo , mas , primeiramente , RESPEITAR TUDO . Mas, “quem Amansa os burros “? Não é Dr ? Hahaha!!!
    Eis o triunfo : amansar os burros com maestria !
    Uma coisa é certa : por bem ou por mal , a tal inclusão social tá sendo feita : pobres estão se achando x medianos se lascando x ricos se alastrando .
    Machos se minguando x fêmeas se lascando x ideologia de gêneros se alastrando . Vida que segue …

    ResponderExcluir
  16. Ah ! Sim ! E a IA tá ai , a todo vapor !
    E a preguiça , dominando !
    E eu pergunto : Estão passando a perna em Deus !?? 😬🫣🤣

    ResponderExcluir
  17. Esse assunto de que Chico foi Kardec , a meu entender , ganha força quando , a gente reflete sobre a intensividade mediúnica de Chico . A mim , indica uma “frenética “ necessidade de Chico em repor a minguada capacidade mediúnica Kardec teve a seu dispor . E ele , Kardec não exerceu a atividade ostensiva para tanto na época . Assim , é quase uma frustração desse espírito , que trouxe a Chico .
    E eu reforço : quando Chico foi indagado se ele tinha sido Kardec , ele negou , mas, CHOROU; aí eu pergunto : porque Chico CHOROU!??? , bastava negar né ! Ponto . Mas não, Chico cai no choro ! 🤔

    ResponderExcluir
  18. Outro detalhe : na primeira conversa de Emanuel com Chico , aos 15 anos de idade , Chico quis saber quem era seu mentor .
    Emanuel então se apresentou e fez vários questionamentos a Chico , dentre eles :
    Chico , você tem certeza que quer levar adiante sua ostensividade mediúnica !?
    Chico responde na letra : SIM, desde que não me abandonem…

    ResponderExcluir
  19. Bom dia. Como evangélico, não acredito na reencarnação. Mas sei que o Sr. Francisco Xavier, foi sim, um verdadeiro cristão e certamente já está à direita de Deus Pai. Ele praticou a fé com obras e vestiu os nus, alimentou os famintos, visitou os doentes. Enfim, fez o que Jesus recomendou. Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite. Homem matuto, digno, honesto e bom. Ao mesmo tempo que era intelectual, era simples. A ele muito deve o Espiritismo no Brasil. Mineiro manso, esperto e humilde. Obrigado Chico. Mil vezes, obrigado.

    ResponderExcluir