segunda-feira, 23 de outubro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXX
 
O capítulo 36 de “Nosso Lar” – “O Sonho” –, sem dúvida, é um dos mais interessantes da Obra – um dos mais reveladores.
André Luiz começa dizendo: “Ao cair da noite, já me sentia integrado no mecanismo dos passes, aplicando-os aos necessitados.” Então, vejamos: André Luiz, que não era espírita – ele não disse, anteriormente, que havia se convertido ao Espiritismo, como, de resto, não diz tal em nenhum dos cinquenta capítulos do livro –, é convidado a cooperar na transmissão de passes aos enfermos internados nas Câmaras de Retificação. Você, amigo/a internauta, não acha curioso que ele, por exemplo, não tivesse, antes, necessidade de frequentar um Curso de Passe, para, formalmente, habilitar-se (ou lhe ser permitido) a cooperar com os doentes recém-chegados do Umbral?!
*
Conta André que, no outro dia, pela manhã, naturalmente cansado pelas atividades intensas, como médico e médium passista, sentiu necessidade de algum descanso. Não é interessante?! Veja que, em verdade, nas Dimensões Espirituais próximas ao Orbe, o repouso físico ainda é indispensável na reconstituição das energias perispirituais – do perispírito que, deixando de ser perispírito, passa, na Vida do Além, a ser o envoltório externo do espírito, ou, em outras palavras, o seu corpo físico – a discussão em torno de sua densidade, em relação ao corpo carnal, é outro assunto.
*
Descansando num apartamento de repouso que Tobias lhe disponibilizara ali mesmo, “ao lado das Câmaras”, André, em desdobramento, vai ao encontro de sua mãe, ou seja: “sonha” com ela, que se encontrava domiciliada em Dimensão Superior. Notemos o que ele diz: “Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior no apartamento das Câmaras de Retificação, em ‘Nosso Lar’, e tinha absoluta consciência daquela movimentação em plano diverso. Minhas noções de espaço e tempo eram exatas.” André Luiz, pois, ao referir-se ao perispírito como “veículo inferior”, experimentara um sonho lúcido. Curioso, ainda, ele afirmar, em parágrafo anterior, que estava sendo “acompanhado” por um “barqueiro” silencioso, extasiando-se ele com as “magnificências da paisagem”, enquanto “subia”...
Ainda vamos gastar muito tempo até que, mentalmente, solucionemos em nós essa sensação direcional de “alto” e “baixo”, “direita” e “esquerda”, etc, no Universo! Por que André tinha a sensação de um movimento ascensional?! – “Parecia-me que a embarcação seguia célere, não obstante os movimentos de ascensão.” Em realidade, o que pode ser classificado de “ficar acima”, ou de “ficar abaixo”, na Criação Divina?! 
*
Tendo deixado o perispírito em “Nosso Lar”, em que corpo André se projetara para fora dele?! Num outro perispírito?! No chamado “corpo mental”?! Afinal, quantos corpos espirituais nós possuímos?! No livro “Evolução em Dois Mundos”, em uma das várias notas de rodapé, André Luiz escreveu: “As expressões ‘Plano Físico’ e ‘Plano Extrafísico’, largamente usadas nestas páginas, foram utilizadas por nós, à falta de termos mais precisos que designem as esferas de evolução para os espíritos encarnados e desencarnados, pertencentes ao ‘habitat’ planetário.” Com o devido respeito, lhes perguntamos: como você interpreta esta nota de rodapé?! Enfim, não lhes parece que Mundo Material e Mundo Espiritual são quase tão somente uma questão de terminologia?! Ou será que estou avançando muito?!...
*
Apenas a título de informação, esclarecemos que Chico Xavier afirmava, com a Teosofia, e outras filosofias orientais, que, de fato, são sete os nossos corpos espirituais. Disse mais: segundo ele, o único livro da literatura espírita em que lhe fora possível ler algo a respeito é “Romance de Uma Rainha” (publicado, pela FEB, em dois volumes), de Rochester, que, os mais ortodoxos, consideram, inclusive, antidoutrinários.
*
As palavras da mãezinha de André, a ele dirigidas, são um verdadeiro primor de beleza espiritual – uma verdadeira síntese da mais alta sabedoria. E ela, atente-se, também não fora espírita quando encarnada. Notemos como o amor no coração confere natural sabedoria ao espírito, enquanto que o conhecimento, por si só, por vezes, nada mais confere ao espírito a não ser certa quantidade de informações. 
Entre tantas palavras belas e sábias que a sua mãe lhe diz, escolhemos: “Deus nos vê e acompanha a todos, desde o mais lúcido embaixador de sua bondade, aos últimos seres da Criação, muito abaixo dos vermes da Terra.”
Não se trata para nós outros de um consolo, que nos sabemos colocados “... muito abaixo dos vermes da Terra”?!...
Ah, desculpem-me! Eu sei que muita gente se imagina muito acima das estrelas!...
 
INÁCIO FERREIRA
 
Uberaba, 23 de outubro de 2017.

24 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Creio que temos muito que caminhar quando se trata da trajetória do Espírito rumo as culminâncias da perfeição relativa, pois absoluta somente Deus. Mas nos inteirando dos comentários dessa semana que saber dos senhores, se assim for possível, qual o corpo que André Luiz encontrou com a sua mãe. Existiria um corpo específico pelo qual qual esse fenômeno se desenvolvia? Um forte abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Aécio César (23-10-2017 03:50). Permita-nos auxiliar embora não estejamos especificamente autorizados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B. Acreditamos que a resposta que você busca encontra-se na obra "Na Casa de Meu Pai..." (LEEPP, 1º edição, abr 2013, capítulo 8, páginas 71-72). O médium pergunta ao IF: - "Doutor, em que esfera a mãe de André Luiz se encontra residindo? Resposta: - "Tudo leva a crer que numa esfera onde seu corpo espiritual era menos denso do que o dele." C.A.B indaga: - "Seria na esfera do 'corpo mental'" O autor do livro esclarece: - "Às vezes, nós nos embaraçamos em questões de ordem terminológica...O chamado 'corpo mental', por ser envoltório do espírito, de maneira genérica, também pode ser chamado 'perispírito' - tudo o que é corpo do espírito é 'perispírito'. O corpo físico não deixa de ser 'perispírito'! (...) O espírito é dotado de muitos corpos, sendo que, entre uma forma e outra, existem formas intermediárias. Não devemos nos ater em nomenclaturas, denominações." (Inácio Ferreira, obra citada, página 72). "Achamos" que a resposta do amigo espiritual está muito clara, não é mesmo? Deus e Jesus Cristo abençoem a você e a todos no seu campo espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:49)!!!

      Excluir
    2. Aécio Emmanuel César24 de outubro de 2017 às 04:04

      Obrigado pela resposta. Forte abraço.

      Excluir
  2. Bom dia a todos, sete corpos: Búdico,Mental Superior, Mental Inferior, Astral, Duplo Etérico e Físico.
    Cirineu,Carapicuiba SP

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. ¨...O amor no coração confere natural sabedoria ao espírito...¨ O livro NOSSO LAR é um compêndio de sabedoria transmitida pelo nosso irmão André Luis e nele observamos o desdobramento do amor nos planos superiores, sua leitura nos confere um um ensinamento enigmático que nas entrelinhas diz tudo aos que sabem entender e permanece na superfície dos que ainda não podem saber. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Interessante reflexão doutor, não sabia que podemos ter 07 corpos espirituais!! Ainda não tenho como responder os questionamentos que o doutor inseriu aqui, mas já serviu de lição para aprendizado e reflexão!!

    Muito obrigado Dr.Inácio e Baccelli por tudo!!

    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Sete corpos. Na comunicação semanal de Inácio Ferreira (IF), destaquemos o trecho "...Apenas a título de informação, esclarecemos que Chico Xavier afirmava, com a Teosofia, e outras filosofias orientais, que, de fato, são sete os nossos corpos espirituais. Disse mais: segundo ele, o único livro da literatura espírita em que lhe fora possível ler algo a respeito é 'Romance de Uma Rainha' (...)" Uma dica: leiamos, estudemos e meditemos sobre esse assunto, consultando "Na Casa de Meu Pai..." (LEEPP, 1ª edição, abr 2013, capítulos 8, páginas 72-73 e capítulos 33 a 35). Essa obra é um diálogo muito interessante entre o médium e IF, como aconteceu em "Fala, Dr. Inácio" (LEEPP) e "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP)! Muita informação? Saibamos ser pacientes conosco! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:06)!!!

    ResponderExcluir
  6. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi23 de outubro de 2017 às 06:45

    QUERIDOS AMIGOS!REALMENTE NÃO ME ESPANTA O FATO DE SONHARMOS,MESMO ESTANDO DESENCARNADOS.SE DESENCARNADO NUM NÍVEL EVOLUTIVO INICIAL COMO NÓS, SE ALIMENTA,TEM SEDE,PRECISA USAR O BANHEIRO,SUA,CHORA,POR QUE NÃO SONHAR,NÉ?PODEMOS AINDA NÃO ENTENDER COMO O PROCESSO SE DÁ,MAS É LÓGICO QUE ACONTEÇA.AGORA O QUE ME INTRIGA É SABER COM QUAL CORPO ELE SE "DESDOBRA".OUTRA CURIOSIDADE QUE TENHO É COMO A APARÊNCIA DESTES CORPOS MUDA QUANDO REENCARNAMOS.OS SETE CORPOS VÃO "MUDAR DE CARA" AUTOMATICAMENTE E PARECER BEBEZINHOS COMO NOSSO NOVO CORPO FÍSICO?TODOS ESTES ESCLARECIMENTOS IRÃO CHEGANDO NA MEDIDA QUE A GENTE TIVER CONDIÇÕES DE ASSIMILAR.VAMOS FICAR ANTENADOS PRA NÃO DEIXARMOS PASSAR PRECIOSAS OPORTUNIDADES DE APRENDER.
    POR FALAR EM APRENDER,DR. INÁCIO, PEÇO QUE ABORDE EM ALGUMA OBRA SUA A QUESTÃO DO BULLYING QUE TANTO TEM CAUSADO PROBLEMAS NAS ESCOLAS E A GENTE QUE TRABALHA COM ADOLESCENTES NÃO SABE A MELHOR MANEIRA DE AGIR.SERÁ ACERTO DE CONTAS DE VIDA ANTERIOR? SERÁ MESMO SÓ FALTA DE EDUCAÇÃO?COMO ISSO AFETA A AUTOESTIMA DO ALVO DOS ATAQUES?
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!
    @}--´----

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, permita-me comentar acerca de nossos outros corpos: pelo que já li a respeito, apenas o corpo astral é bastante conhecido pela grande maioria dos desencarnados, os quais habitam também o plano astral. O corpo mental inferior ainda está sendo estudado ao passo que os veículos superiores, citados acima pelo Cirineu (mental superior, búdico e átmico), ainda são ilustres desconhecidos da humanidade terrena desencarnada. Em relação ao espírito propriamente dito, também chamado de centelha divina, atman ou mônada, nada se sabe. Alguns escritores esotéricos citam também a supramônada ou regente monádico. Na verdade, a gente não sabe nada mesmo. Sugiro a leitura das obras Medicina da alma e Além da matéria, ambas da autoria espiritual do dr. Joseph Gleber pela psicografia de Robson Pinheiro. Em tais obras, você poderá conhecer muitas informações interessantes acerca desses outros corpos, um abraço, muita Luz!

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Abrahão David (25-10-2017 13:40). Permita-nos ampliar um pouco as suas sugestões, muito boas por sinal. Acreditamos que as obras "O Corpo Etérico" (Pensamento), "O Corpo Astral" (Pensamento), "O Corpo Mental" (Pensamento), "O Corpo Causal e o Ego" (Pensamento), de Arthur Edward Powell (1882-1869) possa fornecer subsídios interessantes! É apenas um palpite, acreditamos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (12:33)!!!

      Excluir
  7. QUERIA TANTO QUE O DR. INÁCIO VIESSE ME BUSCAR!! FAZ ISSO POR MIM DR. INÁCIO!

    ResponderExcluir
  8. Querido Dr. Inácio quanto a questão de André Luiz, sem ter sido espírita estar aplicando passe, vou lhe relatar o meu caso particular.
    As vezes encontro com espíritas que me perguntam: "Que centro você frequenta? aplica passes, faz algum estudo?
    Pois bem, não frequento um centro específico, faço "atendimento fraterno" caso haja a necessidade num ônibus, num banco público, na fila do supermercado, etc...
    Dou passes mesmo que o beneficiado nem mesmo fique sabendo.
    E quanto ao "estudo" no centro, tenho um "centro" que abrange a Terra, dentro de casa, com um aparelho chamado notebook.
    O que estou querendo lhe dizer, é que podemos servir, ajudar e aprender em qualquer situação, basta a boa-vontade, não é mesmo?
    Beijos da irmã Verinha
    Viva Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Vera Filgueira (23-10-2017 16:44). Passes. Permita-nos sugerir a leitura, estudo e meditação do capítulo 17 - Serviço de passes do livro "Nos Domínios da Mediunidade" (FEB); do capítulo 19 - Passes de "Missionários da Luz" (FEB) e capítulo 22 - Mediunidade curativa de "Mecanismos da Mediunidade" (FEB), de André Luiz (AL)! Acreditamos que cada um de nós deve esforçar-se para ser verdadeiramente "...técnicos em auxílio magnético..." (Áulus, "Missionários da Luz", capítulo 19). Como devemos interpretar essas orientações dos Amigos Espirituais descritas por AL em seus livros? Pensemos...Pensemos e pensemos!!! Certa ocasião, quando estávamos acompanhando um irmão numa enfermaria de um grande hospital localizado numa grande cidade brasileira, observamos uma nobre senhora aplicando passes sobre o corpo daquele nosso irmão! Então, solicitamos a permissão para auxiliá-la, pois éramos um "...servidor do bem..." no passe de socorro aos nossos semelhantes frequentadores de um centro espírita naquela cidade brasileira! Aquela senhora sorriu, abrindo espaço mental para a nossa cooperação! Bem, foi uma aprendizagem interessante para nós! Deus e Jesus Cristo abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:14)!!!

      Excluir
  9. Bom dia dr Inacio e Baccelli
    Penso dr Inacio que Nosso doce mestre Jesus...utilizou muitas vezes esses corpos...
    Se lermos com atenção aos relatos no novo testamento...perceberemos que há descrições tais como:
    *ele ocultou-se*...
    *passou por eles sem ser percebido*
    Imaginemos agora dr Inácio...quantas técnicas Divinas Jesus utilizou...para que não fosse pego..a não ser na hora certa?
    E foi Jesus tb dr Inácio que deixou bem claro que dele saiam virtudes..dele saiam poder..ao dizer à mulher que sofria de hemorragia:
    *Quem me tocou?...pois senti que de mim saiu poder*...
    Juro pro senhor dr Inácio...que se o senhor dissesse que só os que seguem o espiritismo dão passes que curam...eu mandava o senhor passear...hahahahaha...brincadeirinha..
    Isso pra mim é bem claro...
    Qualquer pessoa que pensa no bem...que tem boas intenções...que exala bons sentimentos..pode dar passe..
    Afinal o passe para mim dr Inácio nada mais é do que transferir de si ao outro o melhor que possui..
    Transfusão de energias como ensina Emmanuel...
    Isso levou Jesus a ensinar:
    *É mais bem aventurado dar do que receber*...
    Acho que temos muitos corpos sim...porém não sabemos utiliza los ainda..somos muito ignorantes..
    Mas acho que o espírito possui muitas vestes sim..e utiliza a que se fizer necessário para o momento..
    *Onde estiverem dois ou mais falando em meu nome..Eu lá estarei*...
    Essas palavras de Jesus foram palavras afirmativas..objetivas..diretas..
    Jesus...curava com palavras...com o olhar..com seu toque..
    E eu já ouvi muito no centro espírita..não pode tocar no assistido..
    Quem tem boa intenção dr Inácio.não tem o que temer..
    *Se o senhor..me tocar..eu ficarei limpo..e Jesus tocou-o*...
    André Luiz foi se reabastecer..porque nós precisamos muito disso...não chegamos nem no dedinho do pé de Jesus..dr Inácio..então precisamos sim...
    Precisamos de repouso..de ajuda..até crescermos..
    Kardec disse que na hora do sono é como se fosse a morte..
    Agora fica a pergunta...como aquela música:
    *Com que roupa eu vou?*....
    Eu acredito firmemente Que Deus sabe individualmente de cada criatura..
    Deus Nosso Pai...sabe de cada criação em todos os reinos...
    Ele é Majestoso..Sublime..Espetacular..
    Ah..dr Inácio quem me dera ter palavras Para O Nosso Pai...quem me dera..
    Aliás dr Inácio..que corpo o senhor utilizou dessa vez para estar junto do nosso amigo Baccelli?..
    Boa semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. 24/10/2017
    Dr. Inácio, Baccelli e internautas – muita paz! O texto de estudo em pauta é muito interessante e algo que gostaria de destacar é a lucidez de André Luiz quando ele relata: “Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veículo inferior no apartamento das Câmaras de Retificação, em Nosso Lar, e tinha absoluta consciência daquela movimentação em plano diverso. Minhas noções de espaço e tempo eram exatas.” André Luiz, pois, ao se referir-se ao períspirito como veículo inferior, experimentava um sonho lúcido.
    Penso que um dos grandes desafios para nos, é manter a lucidez, sobretudo, no momento da nossa passagem para uma outra dimensão. No capítulo 3 - do livro: A 5ª. TERRA (Baccelli/Domingas), denominado ESPÍRITOS QUE DORMEM, temos um estudo muito interessante sobre este tema. Sob a narrativa de Domingas, um pequeno grupo formado por Dr. Inácio, Dr. Odilon, D. Modesta, Paulino e Manoel Roberto, debatem acerca da desconecção de grande parcela de espíritos em relação á sua nova condição, após o desencarne. Neste capítulo Domingas faz referência ao episódio (do livro Os Mensageiros) em que André Luiz, na companhia de Vicente, que também era médico, ao percorrerem um hospital de Nosso Lar, chegam a pavilhões que se estendiam por cerca de três quilômetros, e se deparam com centenas de espíritos dormindo, e embora estivessem mortos os espíritos adormecidos estavam recebendo alimentação endovenosa, que conforme, explicou Dr. Inácio é chamada nutrição parental. Segundo Paulino: “o fenômeno dos espíritos que dormem acontece no mundo todo – isso não ocorre apenas em Nosso Lar! Milhões e milhões de espíritos, ao deixarem o corpo físico dormem!”. Na oportunidade Dr. Odilon trouxe um exemplar da obra os MENSAGEIROS e leu um trecho do capítulo 22: “A crença na vida superior é atividade incessante da alma. ... O entorpecimento invade o espírito vazio de ideal criador. Os que, nos círculos carnais, homens e mulheres, creem na vida eterna, ainda que não sejam fundamentalmente cristãos estão desenvolvendo faculdades de movimentação espiritual e podem penetrar as esferas extraterrenas em estado animador, pelo menos quanto á locomoção e juízo mais ou menos exato”!, e ainda mais adiante temos a seguinte citação: “A fé sincera é ginástica do espírito. Quem não a exercitar de algum modo, na Terra, ...... encontra-se mais tarde sem movimento.”
    A partir destas informações podemos inferir que: a crença na vida espiritual, a fé raciocinada, a busca sadia e sincera do conhecimento e paralelamente a sua aplicação, a conecção com Deus, Jesus e a espiritualidade, nos permitem desenvolver faculdades de movimentação espiritual.
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lucia (24-10-2017 09:17). Parabenizamos a nobre irmã pelo desenvolvimento de suas ideias e leituras das obras de André Luiz, Inácio Ferreira e Domingas (Maria Rodrigues Salvador, 1940-2005)! Excelente participação! Acreditamos que esses Amigos Espirituais estão sorrindo alegremente com a sua forma de pensar, sentir, agir e reagir nesse campo de energia mental! Deus e Jesus Cristo abençoe a você e a todos no seu campo de ação espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:08)!!!

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo, agradecemos as palavras de incentivo. Somos gratos ao Dr Inacio e Baccelli, e a todos que cooperam na manutenção, e que participam deste espaço de vanguarda, onde as dimensões material e espiritual se interagem e contribuem para um aprendizado dinâmico e significativo.

      Excluir
  11. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lei de atração e... Permitam-nos divulgar dois artigos interessantes divulgados no site "Inovação Tecnológica". O primeiro ´"Quebrando a Lei de Coulomb: Cargas opostas se repelem e iguais se atraem" (06-10-2017 - Nanotecnologia). O artigo por si mesmo é muito claro no desenvolvimento desse assunto. Assim, mesmo considerando o aspecto nanotecnológico (Nanotecnologia = 'Microfísica' de "Mecanismos da Mediunidade", de André Luiz), podemos associá-lo ao pensamento vivo de Erasto em "O Livro dos Médiuns" (LM): "...Há um princípio que todos os espíritas admitem: o de que os semelhantes atuam com seus semelhantes e como seus semelhantes. Ora, quais são os semelhantes dos Espíritos, senão os Espíritos, encarnados ou não?..." (LM-236)! Hummm! Inácio Ferreira certamente está sorrindo gostosamente quando defende o tema "Espírito é Gente!" (LEEPP) e outros livros de sua lavra!. O outro artigo é "Efeito do observador faz energia fluir contra a corrente" (23-10-2017 - Energia). Conforme este artigo, os pesquisadores "...apressam-se em dizer que o fenômeno que eles acabam de demonstrar não contraria nenhuma lei conhecida da física..." Não nos esqueçamos de que, espiritualmente falando, o observador é espírito, alma, mente, consciência, inteligência, gente, criatura (filho) de Deus, etc... Conclusão lógica: gradativamente a Ciência aproxima-se das orientações dos Amigos Espirituais nos aspectos religiosos, filosóficos e científicos do Espiritismo (ou Doutrina Espírita)! Certamente que Allan Kardec e equipe diriam sobre esses pesquisadores algo como "são espíritas sem saberem que o são...)! Pensemos, pensemos e pensemos!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:38)!!!

    ResponderExcluir
  12. Dr. Inácio,me parece muito claro que André Luiz, em sonho, deixa o seu corpo espiritual refazendo energias, e sai em desdobramento, com o seu perispírito menos subtil, ao encontro de sua mãe. É curioso notar-se que André Luiz encontra-se com sua mãe na fronteira dos dois planos, quer dizer que não saiu do seu campo vibracional que habita, concluindo-se daí que não necessitou de recorrer a outros métodos para o encontro com sua mãe. Nada de extraordinário se operou, porque não entrou no plano vibracional de sua mãe.
    Entendo que Mundo Material e Mundo Espiritual são estados vibracionais delimitando espaços adequados aos diversos estados evolutivos espirituais, mantendo a ordem e a harmonia do Universo.
    Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fugindo um pouco (ou não) do conteúdo em estudo na mensagem semanal de Inácio Ferreira, permitam-nos divulgar a notícia "O Universo não deveria existir, concluem cientistas" (25-10-2017 17h20-18h58 - Redação - Ciência/Veja online) ou "Cientistas concluem que o Universo não deveria existir" (24-10-2017 - Joe Skrebels - Espaço/IGN Brasil - http://br.ign.com) Perguntar-se-á: - "Como o Universo não deveria existir?" Bem, segundo aquele noticiário, "(...) Matéria e antimatéria são dois tipos de material presentes na composição do Universo que agem como 'gêmeos idênticos' e, ao esmo tempo, opostos: para cada partícula de matéria, de carga positiva, uma antipartícula exatamente igual, mas de carga negativa, que formaria a antimatéria. (...)" Essa imagem é resultado da compreensão tradicional da Ciência. Todavia, "...Um estudo divulgado na revista científica "Nature" nº 7676, volume 550, de 19-10-2017, páginas 371-374, de Christian Smorra et al, afirma que esses dois tipos de material teriam surgido em quantidades idênticas durante o Big Bang, há 13,8 bilhões de anos.(...)" O que isto significa? "...Isso significa que, teoricamente, as partículas e antipartículas deveriam se anular, impedindo o surgimento do Universo. (...)" Como os pesquisadores estão interpretando esse estudo? "...Mas, como sabemos que isso não aconteceu, cientistas estão intrigados com o fato de que simplesmente não conseguem explicar por que o Universo existe..." Qual é o título do artigo publicado naquela revista científica? É "A parts-per-billion measurement of antiproton magnetic moment" (em tradução livre: "Uma medida de partes por bilhão do momento magnético antipróton"). Como o Espiritismo interpreta o surgimento do Universo? Num primeiro momento, temos o conteúdo da resposta dos Orientadores Espirituais à pergunta 38 de "O Livro dos Espíritos" (OLE): "Para me servir de uma expressão corrente, direi pela sua Vontade. Nada caracteriza melhor essa vontade onipotente do que estas palavras da Gênese - 'Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita'" [Gn 1:3]. Indo "Um Pouco mais Além" deste momento, podemos consultar "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", capítulo VI - Uranografia geral. Naveguemos também em "Evolução em dois Mundos" (FEB), de André Luiz, capítulo 1 - Fluido cósmico. Pesquisemos também "Origens: Catorze bilhões de anos de evolução cósmica" (Planeta do Brasil, 2015), de Neil deGrasse Tyson com Donald Goldsmith, capítulos 1. No início, 2. Antimatéria importa, 3. Que se faça luz e outros mais!!! Não foi à toa que Jesus afirmou "Brilhe vossa luz!..." (Mateus 5:16) e outros ensinamentos interessantes! Se o Universo não deveria existir, então o que havia antes dele aparecer? Busquemos uma possível resposta em 84-87 de OLE! Perdoe-nos o texto longo! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (12:20)!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cada um de nós, geralmente, pergunta: - "Como devemos evitar o hábito de adiar este ou aquele momento supostamente desagradável em nossas vidas?". A resposta a esse questionamento pode ser encontrada no artigo "O método que prevê misturar o que você odeia com o que ama para evitar a procrastinação" (27-10-2017 19h32-1951), de Alison Birrane, que os sites "Terra" (Notícias - Ciência) e BBC Brasil (Ciência) publicaram. Segundo a articulista, "...O método é conhecido como 'temptation bunding' (algo como 'pacote de tentaçao' em inglês) e é basicamente a combinação de duas coisas diferentes, porém complementares..." Mais adiante, ela explica "...Resumidamente, é combinar algo que você gosta com algo que você não gosta, o que lhe dá um incentivo para fazer algo que você está evitando fazer..." O título original do artigo em inglês é "A unique way to get work done" (27-09-2017 - BBC.com - em tradução livre "Uma maneira única de fazer o trabalho"), da mesma autora citada! O nome do método "Pacote de tentação" não é um convite indireto para lermos, estudar e meditar sobre a obra "Não nos deixeis cair em tentação" (LEEPP, 1ª edição, 2017), de Irmão José e de outros autores que imaginadamente não gostamos? Pensemos...Pensemos...Pensemos... Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:53)!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde ! Na paz! Tá tudo certo !!
    Assunto da semana , mais uma vez , verteu-se a questão da "mediunidade de serviços ". E volta à tona a questão da : "profissionalização dos médiuns ". A qual sou voto vencido em todas conversações a respeito. Bom! Fato é: centros espíritas , estão cada dia mais lotados em comiseração aos hospitais. Número grande de atendimentos e médiuns cada vez mais esgotados para conciliar as duas atividades. E podem estar colocando em xeque a qualidades desses atendimentos fraternos. Bom , a pergunta é : não seriam os, médicos, psicológos, enfermeiros, escriturários, músicos, escritores, artistas, atletas, padres, pastores, e muitos outros profissionais, também médiuns !?? Qye todos são portadores de mediunudades, que lhes foram abençoadas, para condição de servir ao próximo !? No entanto , recebem uma remuneração pela dedicação exclusiva ao serviço! Podemos citar como exemplo : duas instituições aqui no Brasil na área da saúde onde uma , temos deseducação exclusiva de seus profissionais (o hospital sarah Kubitscheck) e os outros hospitais públicos ! Onde é nítido a capacitação do que exige exclusividade e os que permitem que os profissionais exercem atividades em vários hospitais!! Temos nesses , mediunudades que não sejam uma benção!! Se eu me fiz entender bem !? Não seria a horas de os Espíritas , deixarem certos tabus de lado e procurarem repensar e evoluir nessas questões financeiras !?? Porque, ficar comparando, nesses casos específicos, igualar os visíveis aos invisíveis e suas condições e necessidades em cada estado de matéria , seria algo , insensato! Visível tem limitações muito acima dos invisíveis !! Oh!! Espíritas!! Precisamos evoluir e quebrar dogmas espíritas. Para não corrermos o risco de cair na mesma estafa, e mesmice doutrora!! Não amaldiçoem o dinheiro, mas, o bendizei!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá, boa tarde.

    A existência de dimensões distintas é algo natural para mim (e, acredito, que também seja para a maioria dos que acessam o blog).
    A descrição da experiência narrada por André Luiz apenas confirma esse fato (a existência de diferentes dimensões).

    ...

    Bom, segundo a descrição de André Luiz, para acessar uma dimensão superior, ele necessitou utilizar um corpo mais sutil, pois não seria possível fazê-lo com seu perispírito (que, provavelmente, era muito denso para se manifestar na dimensão superior (mais sutil) em que sua mãe se encontrava).

    ...

    No livro "Na próxima dimensão", o espírito Inácio Ferreira descreve (de maneira comovente) sua visita a um plano (dimensão) superior (DV1).

    No entanto, para acessar esse plano superior, o referido autor espiritual descreve o uso de um veículo (uma nave).

    A visita ocorreu com o mesmo corpo espiritual, ou seja, não foi utilizado outro corpo mais sutil (assim como fez André Luiz).
    ...

    Fiquei com a seguinte dúvida (e gostaria que alguém pudesse colaborar no seu esclarecimento):

    Seria possível acessível acessar um plano mais sutil com um corpo mais grosseiro?

    ...

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir