domingo, 5 de novembro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXXII

Dando sequência às nossas reflexões sobre o capítulo 37, de “Nosso Lar” – “A Preleção da Ministra”, Narcisa explica a André Luiz que apenas os companheiros mais “adiantados na matéria”, que seria objeto da exposição de Veneranda, poderiam interpelá-la – eles haviam adquirido tal direito “pela aplicação ao assunto”. E é Narcisa quem ainda esclarece: “O Governador determinou essa medida, nas aulas e palestras de todos os Ministros, a fim de que os trabalhos não se convertessem em desregramento da opinião pessoal, sem base justa, com grave perda de tempo para o conjunto.”. Notem os internautas que nos acompanham o quanto a questão do tempo é levada a sério nas Dimensões Espirituais mais altas, principalmente em respeito àqueles aos quais cabe a tarefa de instruir, que não devem, em suas exposições, serem interrogados por questões de caráter pessoal, nas quais muitos, em momento impróprio, costumam se estender desnecessariamente.
*
Veneranda não se fez anunciar à assembleia por nenhum de seus títulos, sequer sendo anunciada por um locutor, qual, infelizmente, anda na moda nos Congressos Espíritas, com os oradores sempre apresentados pela leitura de extenso e enfadonho currículo, que nada tem a ver com a simplicidade que deve caracterizar o nosso Movimento.
*
A preleção da Ministra, que logo tomou a palavra, sem qualquer formalidade, girou em torno do pensamento, justificando a escolha do tema: “Encontram-se, entre nós, no momento, algumas centenas de ouvintes que se surpreendem com a nossa esfera cheia de formas análogas às do planeta. Não haviam aprendido que o pensamento é a linguagem universal? Não foram informados de que a criação mental é quase tudo em nossa vida?” Com base, talvez, em tais palavras, ainda nos deparamos com aqueles que insistem em dizer que tudo o existente em o Mundo Espiritual é criação da mente – sim, tanto quanto são criação da mente encarnada todos os engenhos existentes na Terra, desde a invenção da roda!
*
Pedimos licença para efetuar pequena digressão, que nos fornece, porém, importante material de reflexão para que melhor possam os nossos irmãos encarnados entender a vida que os espera deste Outro Lado. Transcreveremos do livro “Chico Xavier, à Sombra do Abacateiro”, a lúcida palavra de Emmanuel, na tarde de 20 de novembro de 1982:
“Imaginem que nós todos perdemos o corpo físico ontem... Mas não perdemos o nosso sentido de viver, porque somos eternos. Então o nosso instinto funcionaria procurando a companhia de outras pessoas... Estaríamos aqui à procura de fazer alguma coisa, a sermos aproveitados nisso ou naquilo...
Não temos méritos para subir aos Céus, mas também nos acreditamos filhos de Deus e não seríamos enviados a regiões inferiores... Não deixaríamos de ser nós mesmos; cada qual com aquilo que fez, com as imperfeições de cada um de nós, especialmente eu, trazemos de vidas passadas... Todos estaríamos ajustando os nossos pensamentos para saber aqui quem é que poderia ensinar, encaminhar, maternar crianças abandonadas... Procuraríamos, enfim, um meio de trabalhar e de servir.
Uma reunião como esta nos lembra reuniões que faremos futuramente; quando chegarmos ao Mundo Espiritual, procuraremos os que pensam de um modo semelhante ao nosso para sabermos o que vamos fazer. Procuremos fazê-los, então, desde agora...
Estamos numa reunião, em que o acesso é dado a todos, para que não haja nenhuma desculpa; estamos no mesmo chão, debaixo do mesmo teto... Não temos diferenças do ponto de vista social, senão o respeito que devemos a cada um. Sermos como somos, vestirmos o que pudermos... (O Chico, aqui, alude à liberdade que impera numa reunião espírita, onde cada qual comparece como pode e como é, sem recear críticas, sem ter que prestar obediências a protocolo, etc.) Essas reuniões precedem as reuniões que virão depois... Partiremos ao encontro de uma vida, e todos sentiremos necessidade de ser úteis, de ajudarmos uns aos outros; buscaremos o auxílio de alguém e alguém buscará auxílio em nós... Va os pensar nisto. Não é filosofia de morte, não é pessimismo... De quando em vez, vamos pensar que estamos desencarnados. Como vamos ajudar um filho que ficou à distância, uma mãe, um irmão? Reuniões como esta têm a função de repartirmos com os nossos irmãos o pouco que temos (...). Se realizam, em nome do Cristo, ao ar livre, onde todos puderam estar com todos e ser como são, sem nenhuma pergunta. Estamos livres para pensar que somos eternos e que vamos facear esta situação em outros Planos... Isto pode, de certo modo, ativar a nossa marcha para a frente e a nossa melhoria dentro de nós mesmos.
É o que diz o nosso Emmanuel.”
*
Realmente, cremos que nós, os espíritas, estamos necessitando de estudar e refletir um pouco mais! Não acham os nossos irmãos e irmãs internautas?!
Estaríamos, depois da morte do corpo carnal, mentalmente habilitados a construir uma vida muito diversa da vida que vivemos enquanto encarnados?!...

INÁCIO FERREIRA


Uberaba – MG, 6 de novembro de 2017.

26 comentários:

  1. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. A natureza não dá saltos e não há lacunas na evolução. Dessa forma iremos sempre em escala subindo ou descendo, caso contrário enlouqueceríamos e de nada adiantaria todo esforço conquistado. Estaremos sempre onde merecemos. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia dr Inácio e Baccelli queridos...
    Dr Inácio...tem um ensinamento de Jesus que acho que é a base do controle mental de todos nós...
    Ele ensina:
    *Pela paciência...vós possuís vossas almas*...
    Isto é..pela paciência...temos o controle sobre nós mesmos..
    As situações que vivenciamos por aqui..nos trazem preciosas oportunidades de crescimento..
    Porém...muitas situações..exigem de nós um completo controle mental..um verdadeiro controle sobre nós mesmos..
    Sem esse controle..dificilmente conseguiremos obter vitórias sobre nós mesmos..
    O problema dr Inácio..é que a maioria de nós quer ter controle sobre os outros...e isso gera apegos obssessivos...
    Nós precisamos nos capacitar para exercermos controle mental...
    Para isso precisamos aprimorar nosso entendimento..
    Vivemos numa espécie de prisão...onde aprisionamos sentimentos nossos e de outros..
    São poucos por aqui que já conseguem realizar verdeiras obras onde o bem comum é o objetivo maior..
    E provavelmente quando chegamos por ahi...estaremos completamente perdidos...por não encontrarmos os objetos ou pessoas que satisfaçam nossos desejos egoístas...
    Mas como aprimorar nosso entendimento?
    Como conseguir manter um padrão vibratório sadio..que possibilite um alargamento em nosso entendimento..nos trazendo percepções reais sobre nós mesmos..e de nossas necessidades?
    Então dr Inácio...minha resposta à pergunta do senhor é NÃO...
    Não estaremos habilitados mentalmente..
    O que vejo hoje...é até esforço de algumas casas em ajudar o próximo..muitas conseguem resultados positivos e ajudam a muitos...há muitas pessoas de boa vontade..
    Já se consegue praticar a solidariedade em muitos lugares em nosso planeta..e provavelmente esses são os que chegam em melhores condições mentais ahi....
    Falta esclarecimento dr Inácio...falta luz que ilumine os corações...
    Falta Jesus dr Inácio...
    Infelizmente...Jesus ainda é usado apenas para dar nomes à igrejas..templos..centros...
    E talvez até por ahi.. e outros lugares..esteja faltando Jesus...não como apenas citação..mas como estudo mesmo...
    O estudo que alumia os corações...que traga esclarecimento às almas perdidas..
    Faltam..joãos..paulos..tiagos..pedros..
    Faltam discípulos de verdade..que acreditam no poder do evangelho como norma de vida...e que trabalhem arduamente dentro de si mesmos a mudança real..
    Falta Jesus dr Inácio...
    E talvez se Ele fosse dizer algo à todos nós que estamos aqui refletindo..talvez dissesse:
    *Se vocês nao acreditam quando falo pra vocês sobre as coisas daqui...como poderiam acreditar se eu falasse pra vocês sobre as coisas do céu?*.....
    Ótima semana a todos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Verdade, bela reflexão!!

    Obrigado!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  4. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi6 de novembro de 2017 às 05:35

    QUERIDOS AMIGOS!ACREDITO QUE A GRANDE SURPRESA QUE TEREMOS AO DESENCARNAR SERÁ ENCONTRARMOS UM MUNDO PRATICAMENTE SEM SURPRESAS.A VIDA CONTINUA E PRECISA CONTINUAR DE UMA FORMA QUE POSSAMOS ASSIMILAR AS LIÇÕES QUE DEUS NOS DÁ DIARIAMENTE.MUITA GENTE QUER ENCONTRAR UM PLANETA ESPIRITUAL PARECIDO COM OS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA QUE NOS DIVERTEM COM VIAGENS NO TEMPO,ROUPAS BRILHOSAS E ESTRANHÍSSIMAS,NAVES GIGANTESCAS QUE PARECEM TER VIDA PRÓPRIA ETC.EM ALGUMA PARTE DO UNIVERSO ISSO PODE ATÉ EXISTIR,MAS ISTO SERIA ÚTIL PARA NOSSA EVOLUÇÃO?NO MOMENTO ,CERTAMENTE QUE NÃO.SE A GENTE CONSEGUIR SER UM POCO MENOS EGOÍSTAS,MENOS RANCOROSOS E MAIS CARIDOSOS,JÁ ESTAREMOS "DANDO UM UP" SIGNIFICATIVO EM NOSSA EVOLUÇÃO, PORQUE " QUEM AMA ESTÁ SEMPRE À FRENTE DE QUEM APENAS SABE".
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!
    @}--´----

    ResponderExcluir
  5. Aécio Emmanuel César6 de novembro de 2017 às 09:39

    Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. É questão aqui expressa pelo senhor é tã simples que para muitos complica ainda mais. Falta estudo, falta compreensão, falta humildade. Na seara espírita, infelizmente ainfa faltam muitas virtudes a serem revistas. Um forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  6. 06/11/2017
    Dr. Inácio, Baccelli e internautas – muita paz! No texto de estudo desta semana, temos o seguinte questionamento: - “Estaríamos, depois da morte do corpo carnal, mentalmente habilitados a construir uma vida muito diversa da vida que vivemos enquanto encarnados?!”
    A partir das leituras que tenho feito observo que o mundo espiritual se aproxima em muito da nossa realidade material. E para ter acesso a uma determinada realidade espiritual, temos que estar preparados, para que não ocorra um choque de informações, ou seja, o volume de informações seja maior do que possamos suportar. No livro ENTRE A SOMBRA E A LUZ de autoria de (Baccelli/Paulino) entre vários capítulos interessantes, para ilustrar o tema em estudo destacamos o capítulo 11 cujo título é: COMÉRCIO NO ALÉM. Neste relato Paulino Garcia relata a vida nas regiões de transição. Conforme escreve Dr. Odilon no intróito deste livro: ”Em suas análises e reflexões, Paulino, nos mostra que, de fato, nem mesmo a desvinculação do corpo físico quebra, para o espírito que se liberta; a sequência evolutiva que cumpre ao longo de sua trajetória, na qual paulatinamente, emerge das trevas de si mesmo para os esplendores da própria imortalidade.”
    Ainda no final do capítulo 11, Dr. Odilon, nos deixa esta preciosa lição: “Se Deus não violenta consciência e a ninguém impõe a verdade, não seremos nos a querer que os outros mudem de repente...Perseveremos. A evolução é gradativa....Continuemos semeando e deixemos o crescimento da semente por conta das Leis Divinas.”
    Nosso relato começa com um pequeno grupo formado por Dr. Odilon, Paulino e Ademar (espírito recém-chegado da terra), que irão descer á crosta para atender ao pedido de uma mãe desencarnada e desesperada, com a situação do seu filho chamado Antônio, também desencarnado, há três anos, que se recusava sistematicamente, a receber assistência do plano espiritual. A missão de Dr. Odilon, Paulino e Ademar era tentar resgatar Antônio, todavia a situação era complexa, pois Antônio havia militado quarenta anos como médium em uma casa espírita, e conforme relata o texto este médium desencarnado de nome Antônio reclamava por direitos que nem ele conseguia definir ao certo. Como relata Paulino (capítulo 7 pag. 29): “No outro dia, bem cedo, pusemo-nos a caminho da crosta. Era a primeira vez que Ademar efetuava a viagem de volta. Volitamos um bom trecho, mas os últimos cinco quilômetros, o Dr. Odilon preferiu cumprir á pé, dando-nos ensejo de melhor reparar a região espiritual situada na periferia do Planeta.” Mais adiante temos no capítulo 11 pág. 39 e págs. seguintes: “Quando estávamos prestes a chegar ao destino, ... fomos abordados por um homem que nos oferecia determinados objetos.
    – Querem comprar?! Vejo que vocês transitam com frequência por estes perigosos caminhos...Vocês estão se arriscando...Tenho comigo certos amuletos que poderão protege-los; o pessoal aqui acredita nisso...Vocês me parecem gente de oração, mas mesmo assim não convém facilitar. Na terra, eu era dono de uma grande loja de artigos religiosos...E abrindo no chão uma mala, foi nos oferecendo vários artigos....Se vocês não tiverem dinheiro podemos trocar por qualquer outro objeto, tenho encomenda de um relógio....Vocês tem alguma influência com a turma de cima? ....Dr. Odilon agradeceu ao vendedor: - Não meu amigo obrigado. Estamos só de passagem...Não temos dinheiro, nem prestígio. Quem sabe de outra vez negociaremos...Estamos indo á crosta atender o pedido de uma mãe.”... E seguiram seus caminhos....
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Lucia (06-11-2017 17:52). Muito boa a sua participação! Continue nesse ritmo edificante! Deus e Jesus abençoem a você e a todos em seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:26)!!!

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo, agradeço as palavras de incentivo. Sou grata também, ao Dr Inacio e Baccelli, e a todos que cooperam na manutenção, e que participam deste espaço de vanguarda, onde as dimensões material e espiritual se interagem e contribuem para um aprendizado dinâmico e significativo.

      Excluir
  7. Dr. Inácio,"... que os trabalhos não se convertessem em desregramento da opinião pessoal sem base justa, com grave perda de tempo para o conjunto."Nada mais verdade. Há gente chegando à Casa espírita fazendo passar "achismos" sobre a Doutrina que desconhece,utilizando seus conhecimentos noutras áreas, saindo do tema, muitas das vezes, sob a paciência incompreensível dos que deveriam, delicadamente, simplesmente dizer que o Espiritismo é uma Doutrina que se baseia num conjunto de príncipios e que nessa linha orientadora não é passível de opiniões pessoais. A perda de tempo se faz sentir com prejuízo para o andamento dos estudos, gerando algum incómodo no ambiente.Paulo, escrevendo aos Romanos no Cap.14:6, esclarece:"Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz."E Emmanuel disseca as palavras de Paulo no Cap.1 de "Caminho, Verdade e Vida". Quanto mais evoluído o espírito melhor aproveitamento do tempo faz e sempre no exclusivo interesse do todo, jamais pessoal.
    A leitura extensiva dos currículos académicos dos oradores vem atingindo o caricato. É o exacerbar da vaidade. Urge o desapego dos convencionalismos de títulos académicos. Não serve a ninguém. Um dia, alguém perguntou a Chico como aprender a humildade. Chico, simplesmente e sabiamente, respondeu:"Aprenda a esquecer-se, fale pouco, ouça mais." Que síntese!!
    De fato, após a grande viagem, a vida prossegue sem alterações significativas, sem solução de continuidade.
    Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (07-11-2017 04:48). Muito boa a sua digressão! Parabéns! Deus e Jesus Cristo abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual de "Ego em Paz"!!! Um abraço fraternal!!! Cadichon Pirilampo (16:31)!!!

      Excluir
  8. Bom dia a todos!!!

    Prezados Dr. Inácio e Bacccelli, OBRIGADO!!! Como tão poucas palavras podem dizer tanto. Parecem que escolhidas por mãos e mentes hábeis chegam a tocar o coração dos que tem o privilégio de as encontrarem em seus caminhos.
    Emmanuel foi bem claro: "De quando em vez, vamos pensar que estamos desencarnados. Como vamos ajudar um filho que ficou à distância, uma mãe, um irmão? Reuniões como esta têm a função de repartirmos com os nossos irmãos o pouco que temos "

    E de quando em vez vamos pensar que estamos encarnados (e estamos!) Como vamos ajudar um filho que ficou à distância, uma mãe, um irmão (que estão mais adiante)? Reuniões como esta têm a função de repartirmos com os nossos irmãos o pouco que temos " Vale para os dois sentidos, lá e cá e vice-versa...

    Pessoalmente, agradeço pelas propostas de temas para evoluirmos aqui. Fazem um bem danado!

    Um grande abraço de um pequenininho daqui para aí e para todos daqui.

    ResponderExcluir
  9. > apenas os companheiros mais “adiantados na matéria” poderiam interpelá-la
    > eles haviam adquirido tal direito “pela aplicação ao assunto”.
    > Notem os internautas que nos acompanham o quanto a questão
    > do tempo é levada a sério nas Dimensões Espirituais mais altas
    > não devem serem interrogados por questões de caráter pessoal

    Para mim nao tem nada a ver com tempo mas sim com ignorancia.
    O palestrante nao podia se desviar do assunto explicando coisas basicas,
    motivo pelo qual so' os que ja' tinham "se aplicado ao assunto" ou seja
    "os mais adiantados na matéria” eram considerados capazes de fazer
    perguntas relevantes que acrescentariam conhecimento.
    Para os demais, a palestra era apenas para semear interesse em maiores pesquisas.

    O Centro Espirita que frequento diz que o planeta esta' passando por momentos
    decisivos e que e' fundamental seguir a vida tentando fazer o melhor possivel
    nao so' em atos, mas tambem palavras e pensamentos, para nao sermos exilados
    para um planeta inferior como ja' aconteceu para alguns no passado remoto.
    Algo esta' para acontecer.
    Nao e' algo novo. Houve-se isto ja' faz bastante tempo.
    Em 2012 muitos acreditavam que o momento era chegado.
    O que me chamou atencao, foi que a administracao espiritual do centro,
    achou por bem dar o alerta sem maiores detalhes.
    Nao se trata de histeria de internet nem venda de livros.
    A bom entendedor meia palavra basta.

    Segundo Alan Kardec, o compilador da "Biblia" espirita, o planeta Marte e' habitado.
    Entretanto as sondas espaciais mostram um planeta arido e sem vida.
    Obviamente entao Marte e' habitado em suas dimensoes espirituais.

    Nas dimensoes materiais iguais `a nossa, Marte e' um grande misterio.
    Sua atmosfera contem altas concentracoes de isotopos caracteristicos
    de explosoes nucleares. O gigantesco canyon em Valles Marineris e'
    uma grande incognita geologica, para onde foi toda a agua ???

    A situacao na Coreia do Norte pode explodir a qualquer momento
    e ficar fora de controle devido `a fronteira com a China e Russia.

    Seria esta entao a tao falada transicao planetaria que transformaria
    a Terra de um planeta de expiacao para um planeta de regeneracao?

    A parte material de expiacao sendo totalmente devastada por um guerra,
    sobrevivendo apenas a parte espiritual de regeneracao, assim com aconteceu
    em ..... Marte ??????????????

    Sim, sim, eu sei. Fiz exatamente o que este topico diz, perguntas que
    nao sao relevantes ao assunto primario. Mas foi de proposito e de certa
    maneira assim fazendo fiquei dentro do topico, cabendo ao paletrante a
    gentileza de uma resposta. O que exatamente aconteceu com Marte?

    As comunidades espirituais terrestres e marcianas se visitam
    e trocam informacoes? Como se deslocam entre um planeta e outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (07-11-2017 07:45). Observações sobre Marte e outros assuntos. Permita-nos auxiliar, embora não estejamos especificamente autorizados pelo Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium C.A.B. para responder por eles. Seus questionamentos são interessantes, pois sinaliza pistas para uma melhor compreensão deles. Primeiro, vejamos o que significa "...Segundo Alan Kardec, o compilador da 'Bíblia' espírita, o planeta Marte é habitado...". "Bíblia' espírita é o nome do livro "A Bíblia dos Espíritas", escrito por Osvaldo Polidoro (1910-2000), que é considerado o fundador do Divinismo (ver este termo pelo Google). O nome real do livro básico do Espiritismo (ou Doutrina Espírita) é "O Livro dos Espíritos" (OLE), de Allan Kardec (pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, 1804-1869), que foi publicado em primeira edição em 18-04-1857, sendo revisto e ampliado em 1860. Esta é edição definitiva que todos nós (espíritas ou espiritistas) lemos, estudamos, meditamos e procuramos aplicar seus ensinamentos na nossa vida de espíritos visíveis e invisíveis, filhos de Deus. Perdoe-nos essas explicações iniciais e devemos respeitar todas as opiniões em contrário, até mesmo de Osvaldo Polidoro e outros. Perguntar-se-á: - "Como interpretar a expressão "...o planeta Marte é habitado...", segundo OLE?". Obter-se-á uma primeira resposta lendo cuidadosamente a nota à pergunta 188 daquele livro básico: "Segundo os Espíritos, de todos os globos que compõem o nosso sistema planetário, a Terra (...), Marte lhe seria ainda inferior, (...)" Essa nota de Allan Kardec é um resumo dos artigos "Pluralidades dos mundos" e "Júpiter e alguns outros mundos", publicados na Revista Espírita de março de 1858 (queira ver, por gentileza). Ele apenas divulgou essas revelações dos Amigos Espirituais como uma notícia, um registro, isto é, uma observação aproximada, não as considerando uma verdade absoluta, definitiva, comprovada, e que devemos todos nós aguardar as observações astronômicas futuras. Você, logo após daquela expressão estudada por nós, escreveu: "...As sondas espaciais mostram um planeta árido e sem vida. Obviamente Marte é habitado em suas dimensões espirituais..." Esta é uma conclusão muito lógica, que a declaração "evidências indicam que todos somos marcianos", de Steven Brenner, químico, registrou em estudo no ano de 2013 (ver a notícia "Humanos podem ser todos marcianos, diz estudo" (29-07-2013 15h54), de Vanessa Daraya e publicado no item "Ciência e Tecnologia" da revista online "Exame". Como devemos entender esta declaração desse químico? Bem, sugerimos a leitura do artigo "Se ETs existissem, como seriam? Estudos traz pistas evolutivas" (03-11-2017 13h17 - Redação - Ciência - "Veja" online), que divulgou o tema "Darwin's aliens" (em tradução livre "Alienígenas de Darwin", de Samuel R. Levin et al publicado no International Journal of Astrobiology online em 01-11-2017. Muitos Orientadores Espirituais (gente como a gente) e pesquisadores encarnados (gente como a gente) têm escrito obras retratando essa realidade aproximada de Marte como uma opinião aproximada, uma notícia, um registro! Sejamos pacientes quanto ao recebimento de informações adequadas! (continua). Deus e Jesus abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual amorosa, luminosa e pacífica! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:22)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (07-11-2017 07:45). Observações sobre Marte e outros assuntos (continuação). Você perguntou: "...Nas dimensões iguais à nossa, Marte é um grande mistério. Sua atmosfera (...). O gigantesco canyon em Valles Marineris é uma grande incógnita geológica, para onde foi toda a água???..." Num primeiro momento, nossa resposta indica a necessidade para a leitura e o estudo de "O Livro dos Médiuns" (OLM), Segundo Parte, capítulo XXVI - Perguntas que se deve fazer aos espíritos, item "sobre outros mundos". A fim de que o nobre irmão não fique sem uma resposta adequada, nosso palpite indica que os artigos "Valles Marineris: Facts about the Grand Canyon of Mars" (29-03-2013 06:17 pm ET - em tradução livre: "Valles Marineris: Fatos sobre o Grand Canyon de Marte"), de Nola Taylor Redd e publicado no site Space.com. Outro é "Mars Canyon study adds clues about possible water" (07-07-2016 - NASA), de Guy Webster, Dwayne Brown e Laurie Cantillo. A leitura deste deve ser seguido deste outro "Canyons offer new explanations for water on Mars" (08-07-2016 17:05 - em tradução livre: "Estudo de canions oferece novas explicações sobre água em Marte"), de Eduardo Carpineti. Esse estudo foi fundamentado no artigo "Geologic context of recurring slope linae in Melas and Coprates Chasmata, Mars", de Matthew Chojnacki et al e publicado no Journal of Geophycic Research Planets em 07-07-2016. Nele, baseado em descobertas em anos recentes, lê-se que a água no estado líquido ocorre na ou perto da superfície de Marte atualmente. Porém, essa realidade necessita de melhoramento nas observações. Para complementar nossa resposta, indicamos a leitura e o estudo da obra "Atmosferic evolution on inhabited and lifeless worlds" (em tradução livre: "Evolução Atmosférica em Mundos Habitados e sem vida"), de David C. Catling e James F. Kasting e publicado em 2017 pela Cambridge University Press. Bem, acreditamos que cada um de nós temos que estudar muito não é mesmo?. Continua! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:58)!!!

      Excluir
    3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (07-11-2017 07:45). Observações sobre Marte e outros assuntos (continuação). Na sua dissertação você psicografou "...A situação na Coreia do Norte (...). Seria esta a tão falada transição planetária que transformaria a Terra de um planeta de expiação para um planeta de regeneração?..." Inicialmente, nobre irmão, a resposta a esse questionamento pode ser encontrada em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo III- "Há muitas moradas na Casa de Meu Pai", onde se achará interessantes enfoques sobre esse assunto. Depois, consultando "OLE", Terceira Parte, capítulo III - Lei de destruição, perguntas 742-745 - Guerras. Segundo, o tema "transição planetária" tem sido comentado por diversos espíritos encarnados e desencarnados considerando os variados aspectos envolvendo os protagonistas dessa situação aparentemente angustiosa. A fim de obter uma melhor compreensão, a reportagem "Por que este é o momento mais perigoso para a humanidade" (06-11-2017 19:38 BRST - Ciência), de Javier Salas e publicada no site do jornal "El Pais" é uma dica muito boa. O subtítulo dela é "as mudanças climáticas e a guerra nuclear são as maiores ameaças a serem enfrentadas em meados deste século". Navegando "Um pouco mais Além" desta reportagem, indica-se pesquisarmos pelo Google a expressão "a crise Coreia do Norte x EUA", onde acharemos várias observações esclarecedoras no site da BBC Brasil. A sua observação e questionamento no trecho "...A parte material de expiação (...). Assim com aconteceu em....MARTE?????? (...) Sim, sim, eu sei. (...) O que aconteceu exatamente com Marte?..." Quanto a esta indagação, em primeiro lugar, não temos uma narração muito clara do que poderia ter acontecido com Marte antes do que Ramatís escreveu em "A Vida no planeta Marte e os discos voadores" (1955 - Editora do Conhecimento) pelo médium Hercílio Maes (1913-1993). Nesse aspecto, parece-nos que o artigo "O menino que diz ter vivido em Marte" (08-11-2017 - n3m3 - site "OvniHoje") pode trazer alguma luz sobre esse tema. Seria bom ler "INDIGO CHILD. Who is the Russian boy who claims the was born on Mars, how old is Boriska Kipriyanovich now and what has he said?" (08-11-2017 09:30 am - Marise Godden - The Sun - www.thesun.co.uk - em tradução livre "CRIANÇA ÍNDIGO. Quem é o jovem que declara que ter nascido em Marte, qual é a idade de Boris Kipryanovich agora e o que ele disse?"). Possivelmente, deve existir outras narrativas sobre o que aconteceu em Marte além dessas, não é mesmo?! Por último, você psicografou "...As comunidade espirituais terrestres e marcianas se visitam e trocam e trocam informações? Como se deslocam entre um planeta e outro?" Uma boa pergunta que, acreditamos, o Inácio Ferreira (IF) tenha respondido em "Nas Próximas Dimensões" (LEEPP) e "Um Pouco mais Além" (Didier), embora não se referindo diretamente a viagens entre Marte e a Terra. Nesse assunto, seria interessante ler as obras escritas por Pedro de Campos ("Colônia Capella: a outra face de Adão"; "Arquivos Extraterrenos: Espíritos, aliens e UFOs"; "Um Vermelho encarnado no Céu"; e outros). Não acredite que todas as respostas foram dadas por A, B ou C de diferentes locais deste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra. Essa comunicação entre Marte e Terra pode também acontecer pelo fenômeno natural da reencarnação, conforme IF e Domingas narraram em "Reencarnação no Mundo Espiritual" (LEEPP) e "A Lei da Reencarnação" (LEEPP). No mais, agradecemos a gentileza de proporcionar arrozoados estimulantes para a compreensão do que ocorre no nosso Sistema Solar e no Universo do Pai Nosso! Deus e Jesus abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09;53)!!!

      Excluir
    4. Prezado Anônimo, a impressão que eu tive foi de que você gostaria de informações mais detalhadas acerca da transformação da Terra, não é mesmo? Sugiro primeiramente que leia com atenção o último capítulo de A GÊNESE de Kardec. Depois leia A CAMINHO DA LUZ de Emannuel, pois tal obra possui capítulos que abordam o assunto. Em seguida, sugiro a leitura de O ÚLTIMO ÊXODO de Mauro Fonseca, o qual pode ser adquirido na Estante Virtual por um preço bem barato. Finalmente recomendo obras que analisam o tema em minúcias e são até rejeitadas pela FEB e pela maioria dos espíritas (porém pessoalmente eu considero que todo espírita deve estudar tais obras): MENSAGENS DO ASTRAL e A NOVA ERA, respectivamente psicografadas por Hercílio Maes e Roger Bottini. Sobre uma guerra nuclear, pode até acontecer, pois vai depender do livre arbítrio de encarnados e desencarnados, contudo não se preocupe excessivamente, pois o comando sideral tem tudo sob controle, e a humanidade não deixará de existir no plano físico. Lendo os livros que te indiquei, você perceberá que o principal fator da mudança será um evento astronômico e geológico e não uma guerra. Um abraço, muita Luz!

      Excluir
    5. Gostaria de lhe agradecer a gentileza da resposta minuciosa.
      Impressionou-me sua erudição. Entretanto sua resposta esta'
      limitada ao que esta' contido na literatura disponivel a qual
      citou varias vezes.

      Estou mais interessado no que nao esta' disponivel.
      Teve Marte um destino igual ao que esta' reservado para a Terra?
      Sendo a vida encarnada tipica de espiritos pouco evoluidos,
      seria entao consequencia da evolucao que a vida fisica na Terra
      se extinguiria restando somente a vida em suas dimensoes espirituais
      assim como acontece em Marte atualmente?

      Sendo Marte um planeta vizinho, existe um intercambio de informacoes
      entre os 2 planetas?

      Acredito que a mencao sobre a vida em Marte nas obras de Kardec
      esteja errada pois nao faz muito sentido logico.
      A vida completamente desmaterializada parece ser apenas para
      espiritos muito evoluidos. A vida materializada e' necessaria para
      evolucao do espirito. Como em Marte nao tem vida materializada
      atualmente entao sua populacao deve consistir de espiritos mais
      evoluidos do que nos. Ou isto ou entao os espiritos marcianos
      se encarnam na Terra.

      A logica parece indicar que em algum ponto de sua historia
      a humanidade terrestre sera' desmaterializada, ou de forma
      gradativa ou forma abrupta.

      Considerando o crescimento populacional mundial que nao para
      de crescer entao o que resta e' uma forma abrupta de desmaterializacao.
      sendo entao um fato pre-determinado para acontecer em determinado
      ponto sem que ninguem possa fazer nada para impedir.

      E' isto mesmo? E' esta a tao falada transicao planetaria que
      estamos prestes a experimentar?

      Excluir
    6. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (09-11-2017 10:46). Observações sobre o planeta Marte. Em sua digressão, você escreveu "...Teve Marte um destino igual ao que está reservado para a Terra? Sendo (...) assim como acontece atualmente em Marte?..." Num primeiro momento, a resposta que o nobre irmão deseja encontra-se, acreditamos, no livro "A Vida no planeta Marte e os discos voadores" (Editora do Conhecimento). Em segundo lugar, a informação de Emmanuel: "...A Terra é, pois, um componente das sociedades dos mundos. Assim como Marte ou Saturno já atingiram um estado mais avançado em conhecimentos, (...), o vosso orbe tem, igualmente, o dever de melhorar-se, avançando, pelo aperfeiçoamento de suas leis, para um estágio superior no quadro universal..." (livro "Emmanuel". FEB, 1ª edição, 1938, mensagem "A tarefa dos guias espirituais"). A expressão "...um estágio superior no quadro universal..." indica-nos ser aquela ideia de Mundo Regenerado a ser alcançado conforme se lê, estuda e medita no capítulo III de "O Evangelho segundo o Espiritismo"! Sinalizamos também a leitura de "Missão Planetária: o princípio, a evolução e o futuro da Humanidade" (Editora do Conhecimento, 1ª edição, 2016), de Ramatís. A sua segunda questão "...Sendo Marte...entre os 2 planetas?..." foi esclarecida em 09-11-2017 03:59! Quantos aos outros questionamentos, como o irmão Abrahão David sugeriu em 09-11-2017 07:55, acreditamos que a leitura, o estudo e a meditação de "A Nova Era: orientações espirituais para o Terceiro Milênio" (Editora do Conhecimento, 1ª edição, 2004), de Roger Bottini Paranhos/Hermes, trará melhores esclarecimentos! Entretanto, ainda não é a verdade absoluta, pois, está somente será alcançada quando cada um de nós alcançar a condição de Espíritos superiores para cima (OLE-111/113). Perdoe-nos não "avançarmos" no que imaginamos saber! Deus e Jesus Cristo abençoem a você e a todos os que se encontram no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternaol! Cadichon Pirilampo (10:26)!!!

      Excluir
    7. O universo é multidimensional, há inúmeras realidades paralelas tanto no plano astral quanto aqui no mundo físico, tudo é uma questão de relatividade, pois, segundo o ponto de vista de um marciano, a dimensão onde ele vive é tão concreta e palpável quanto esta aqui o é para nós, haja vista que os marcianos também comem, bebem, se reproduzem, morrem e renascem, etc.

      A transição planetária consiste na transformação moral da humanidade terrena, acompanhada de modificações astrofísicas, geológicas e climáticas. Embora muitos espiritualistas falem num tal "salto quântico", no qual a humanidade mudaria de campo dimensional abruptamente, pessoalmente fico com a opinião da literatura espírita que afirma que tal mudança vibratória ocorrerá de forma lenta e gradual. Precisamos, acima de tudo, reformular nossos conceitos e valores, implantando no mundo físico a mesma paz e harmonia vigentes em cidades astrais como Nosso Lar e em planetas como Marte, Júpiter e Saturno. Toda transformação se inicia em nosso mundo íntimo para depois se refletir no ambiente externo.

      Sobre a superpopulação atual, havemos de convir que, segundo informações psicografadas por Wanderley de Oliveira, somos atualmente 30 bilhões de espíritos vinculados ao processo encarnacional na Terra, dos quais 7 bilhões estão no chamado mundo físico e o restante no plano astral. O processo de exílio planetário deixará na Terra apenas um terço, ou seja, 10 bilhões os quais se alternarão nos planos físico e astral a partir de então. Os demais 20 bilhões serão degredados para um ou vários mundos primitivos, já que não há um consenso mediúnico acerca desse detalhe.

      Amigo, existe muita coisa para estudarmos e pesquisarmos, e não devemos esquecer que nada do que lemos pode ser considerado uma verdade absoluta, um abraço, muita Luz!

      Excluir
    8. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (09-11-2017 10:46) Observações sobre Marte e outros assuntos. Desculpe-nos, mas ficamos com uma impressão de que não acrescentamos alguma coisa ao trecho "...A lógica parece indicar (...) gradativa ou forma abrupta. Considerando (...) ninguém possa fazer nada para impedir. É isto mesmo? É esta a tão falada transição planetária que estamos prestes a experimentar?" Hernani Guimarães Andrade (1913-2003) escreveu a obra "Você e a Reencarnação" (CEAC, 2002) contendo enfoques interessantes para o seu desejo de conhecimento no que se refere ao problema da população mundial. Quanto ao mais, mantemos as nossas considerações anteriores! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:40)!!!

      Excluir
    9. Amigo Anônimo, aconteceu algum problema, e a primeira parte da minha resposta a você não apareceu. Eis aqui o trecho que deve ser lido antes do parágrafo que começa com " o universo é multidimensional...":

      Amigo Anônimo, eu é que agradeço sua gentileza ao citar minha suposta erudição, na verdade apenas aproveitei as oportunidades que tive e tenho para ler e pesquisar bastante...
      A grande questão, meu amigo, é que não existem respostas definitivas para as perguntas formuladas por você, pois os desencarnados também pesquisam, divergem entre si e reformulam conceitos e ideias, afinal espírito também é gente como diz nosso amigo Inácio Ferreira...

      Tentarei aclarar alguns pontos mencionados pelo amigo:

      Em primeiro lugar, da mesma forma que cada espírito traça seu próprio caminho e constrói sua própria história, as incontáveis humanidades planetárias (entenda o termo "humanidade" como sinônimo de ser inteligente e de animal racional, visto que há planetas habitados por seres inteligentes que não evoluíram de mamíferos primatas como aconteceu na Terra) igualmente trilham caminhos diferenciados, vivenciando as mais diversas experiências conscienciais, embora sempre partindo do mesmo ponto de neutralidade (simples e ignorantes como diz o LE) e atingindo o mesmo objetivo (perfeição relativa, espírito puro).

      No LE, em nota de rodapé, Kardec comenta que Marte seria inferior à Terra segundo informações de alguns espíritos, contudo, na metade do século vinte, Chico Xavier e Hercílio Maes psicografaram obras que descrevem a humanidade marciana como sendo superior a nós; a constatação astronômica de não haver vida física, como nós a entendemos, em Marte sugere o acerto das psicografias de Chico e Hercílio.

      Segundo informações do escritor esotérico Rodrigo Romo, Marte teve vida na mesma dimensão em que estamos no momento há dezenas de milhões de anos, vida esta que foi dizimada num holocausto nuclear. De lá pra cá, a vida em Marte ocorre em campos dimensionais mais sutis, com seus habitantes sendo mais evoluídos que nós, realmente. No entanto, essa tragédia ocorrida em Marte não se repetirá necessariamente na Terra, cada humanidade constrói e possui sua própria história como já considerei anteriormente.

      Extraterrestres de diversas procedências atuam e sempre atuaram na Terra, geralmente em corpo astral e em naves etéreas. Naturalmente os marcianos nos auxiliam também. Segundo Romo e Robson Pinheiro (psicógrafo espírita universalista), ETs antiéticos igualmente agem entre nós, os boatos acerca dos grays e suas abduções teriam de fato fundamento.

      Excluir
  10. Inicialmente Obrigada. Toda vez que leio as orientações e reflexões de Dr Inacio, pelo nosso irmão Bacelli fico preocupada com meu atraso em relação ao conhecimento.
    Muito tem me auxiliado o estudo em questão.
    O amor de Veneranda, por aqueles que querem despertar ao pensamento é doce.
    Quero fazer uma reflexão para meu aprendizado e também compartilhar com maior clareza os ensinamentos do Evangelho. Hoje trabalhando em Casa Espírita e buscando errar menos, ao fazer as palestras, me peguei a pensar sobre a construção do pensamento; explico. Somos o que pensamos, e plasmamos aquilo, que de certa forma acumulamos desnecessariamente em nossas mentes, qual podemos caracterizar como veneno, ou seja o que não é necessário torna-se vicioso. O pensamento em abordagem sobre as questões que iremos enfrentar, participar não estará apenas e tão somente em nosso pensamento, mas seria o trabalho com esse mesmo pensamento que nos levaria ao conhecimento de nossa nova existência, na condição além túmulo. É isso? Por vezes, quando me deparo a construir uma "palestra" (reflexão) em nossa casa espírita penso não apenas no tema, mas o que intuindo poderei contribuir com a reflexão no cotidiano de nossas almas, desta feita antes de qualquer coisa sempre endereço em nossa reflexão a importância do saber pensar, afinal, servirá para qualquer momento da existência, creio.
    Sou extremamente grata por tudo o que tenho aprendido e amo com profundidade a experiência de poder ter lido e conhecido a verdade em humildade de Dr Inácio, Sei que ele não gosta de elogios, mas sou uma de suas milhares de fãs. Abraço Fraterno. Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Exemplo edificante. No texto semanal digitado pelo Inácio Ferreira (IF) pelo médium C.A.B. existe a referência ao "Chico Xavier, à Sombra do Abacateiro" (IDEAL, 1986) quanto à reunião ao ar livre do dia 20-11-1982. Navegando nessa referência, observamos a atitude de Francisco Cândido Xavier (1910-2002), após a prece feita por A, B ou C, lendo trecho do capítulo XI - 'Amar o próximo como a si mesmo'. Depois desta leitura inicial, a palavra foi franqueada aos comentadores que, geralmente, falavam cerca de três minutos sobre o tema lido. Naquela oportunidade, segundo o autor da obra, observou-se que "...Em todos os oradores, destacou-se a figura de Jesus, o seu extraordinário exemplo de amor não amado..." O autor também escreveu que "...Embora não estivesse bem, o nosso querido Chico pediu a palavra:..." Como este pensamento vivo é interessante, resgatemos o parágrafo inicial da fala do "cisco" (como ele se autodenominava, muitas vezes), quando reproduziu o pensamento de Emmanuel ("...É o que diz o nosso Emmanuel"): "Eu não tenho nem voz para falar...Vamos dizer, numa reunião como esta, nos lembra uma visão do nosso futuro...Tudo indica que nós vimos aqui para trazer o nosso coração em forma de bênção e de auxílio para, os nossos companheiros...E bem verdade que isto acontece, porque somos chamados à confraternização; somos chamados às circunstâncias a nos renovar, para pensarmos que, um dia, cada um de nós estará no seio de uma comunidade em que será conhecido de dois, três ou quatro e será desconhecido dos demais, mas todos estaremos unidos no amor de Jesus Cristo..." Depois segue o trecho selecionado por IF para a sua digressão semanal! Repitamos e destaquemos com letras maiúsculas (perdoe-nos esta atitude) esta frase: "...TUDO INDICA QUE NÓS VIMOS AQUI PARA TRAZER O NOSSO CORAÇÃO EM FORMA DE BÊNÇÃO E DE AUXÍLIO PARA, OS NOSSOS COMPANHEIROS..." Não é um belo e edificante exemplo de participação em qualquer tipo de reunião espiritual para cada um de nós? O capítulo 37 - A preleção da Ministra - de "Nosso Lar" também é um "Sinal Verde" (André Luiz, CEC) para o nosso pensar, sentir, agir e reagir nessas reuniões espirituais, visíveis e invisíveis! Quando soubermos ouvir e ver ("...Quem tem olhos de ver, veja; quem tem ouvidos de ouvir, ouça...", Jesus), então o sinal verde abrir-se-á para a nossa passagem na estrada da vida única e universal! O IF (ou Dr. Inácio, como quiser), em seus livros, psicografa também "...olhos de ler..."! Sim, olhemos, leiamos, vejamos, pensemos e pratiquemos!!! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:19)!!!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Educação futura. Permitam-nos divulgar os artigos interessantíssimos! O primeiro é "Finlândia faz 'maior reunião de pais e professores do mundo' para planejar educação do futuro" (07-11-2017 17h00-17h03), de Claudia Wallin e publicada nos sites "Terra" (Notícias - Mundo) e BBC Brasil (Internacional). Nele lê-se que "Novos tempos exigirão uma nova escola. O diagnóstico vem da Finlândia, país cujo sistema, (...), agora planeja reformas de olho em como será sua educação daqui a duas décadas...". Mais adiante, a autora escreveu: "...Os finlandeses já se perguntam: que tipos de conhecimentos, habilidades e aptidões serão importantes para o aluno em 2030?..." A articulista lembra três temas interessantes: diálogo permanente, alunos viram professores, solução de problemas. Bem, leiamos também "Como a Finlândia, país de referência em educação, está mudando a arquitetura das escolas" (30-09-2017), de Mar Pichel e publicado também no BBC Brasil. Considerando o primeiro artigo, o "Como você interpreta?!" é um convite para cada um de nós mudarmos a nossa forma de pensar, sentir, agir e reagir a respeito de muitos temas no nosso abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:59)!

    ResponderExcluir
  13. Fazendo um paralelo com o tema da semana passada, o bônus-hora, se fosse na Terra, os lugares "vips" na palestra da ministra veneranda seriam dados áqueles que tivessem mais bônus-horas para pagar pelo lugar. Assim como os melhores lugares nos aviões, por exemplo, são dados aos mais abonados em detrimento dos mais necessitados (idosos, gestantes, etc...). Sinto até vergonha alheia! Ja nos planos espirituais mais altos, o bom senso parece prevalecer. Isso por si só, já faz toda a diferença! O resto (se andamos ou volitamos o tempo todo, se falamos com a boca ou só com o pensamento, etc...) é secundário...

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Fonte de vida em Saturno. Permitam-nos divulgar a notícia "Lua de Saturno pode possuir fonte de vida" (07-11-2017 12h32-12h40 - Ciência e Tecnologia - Sputnik/Nature Astronomy - Jornal do Brasil). Segundo esse noticiário, Encelado (ou Enceladus, em inglês), satélite (= lua), "...possui uma atividade hidrotérmica que surge devido à fricção entre a água e o núcleo da lua. Isto, por sua vez, abastece os organismos hipoteticamente vivos de energia..." O assunto foi publicado na revista científica "Nature Astronomy" com o título de "Powering prolongued hydrothermal activity inside Enceladus" (06-11-2017 - em tradução livre: "Atividade energética prolongada e hidrotérmica no interior de Encélado"), de Gaël Choblet et al, podendo ser acessado pela notícia "The internal ocean of Saturn's moon Enceladus could be old enough to have evolved life, finds study" (07-11-2017 - Monica Grady, The Conversation - em tradução livre: "O oceano interno da lua Encélado de Saturno poderia ter idade suficiente para ter desenvolvido a vida, segundo estudo"). Leiamos e estudemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:39)!!!

    ResponderExcluir