domingo, 10 de dezembro de 2017

COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XXXVII

O capítulo 40 de “Nosso Lar”, que tem por título “Quem Semeia Colherá”, nos traz ensinamentos profundos. André Luiz, valendo-se de sua própria experiência na jornada terrestre, conta-nos mais um pedaço de sua história de vida.
No capítulo 35 – “Encontro Singular” –, o autor nos fala a respeito de seu encontro com Silveira, que, em “Nosso Lar”, fazia parte dos “Samaritanos” – Silveira foi a primeira pessoa que ele teve oportunidade de reconhecer além da morte. Ao contrário do que muitos imaginam, nem sempre, os que deixam o corpo, têm oportunidade, de imediato, de estarem com os corações amados que os precederam na Grande Viagem.
*
A segunda pessoa que André Luiz pode identificar no Mundo Espiritual, mais particularmente em “Nosso Lar”, a cidade que abrira as portas para recebê-lo, foi Elisa, uma jovem que havia trabalhado na casa de seus pais. Quando André conheceu Elisa, ele, igualmente, era muito jovem, e, emocionalmente, deixou-se envolver.
*
Então, vejamos: Silveira e Elisa foram as duas pessoas que André, em seus primeiros tempos de desencarnado, logrou identificar no Mundo Espiritual. Ele que, na condição de médico, privara na Terra com muita gente, e que, com certeza, possuía numerosa família, não nos relata que tenha se deparado com nenhum de seus amigos ou familiares, e nem mesmo com uma fisionomia conhecida.
*
Quantos ensinamentos, nas páginas luminosas de “Nosso Lar”! Quantas ilusões, que, na condição de encarnados, os homens cultivam por séculos e séculos, podem desfazer-se através de uma leitura atenta dessa obra! Aquela ideia tão restrita de família que se tem na Terra, amplia-se consideravelmente, ou pode ampliar-se para aqueles que já estão começando a compreender que, em qualquer parte do Universo, temos uma família! Soam aos nossos ouvidos, uma vez mais, as palavras do Divino Mestre: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?”...
Temos absoluta convicção de que os Espíritos Superiores que inspiraram André Luiz o orientaram no sentido de compor a obra “Nosso Lar” com base em suas experiências existenciais, sim, mas recorrendo a tonalidades um pouco mais fortes em sua realidade pessoal, porque, em verdade, André Luiz não é um espírito comum.
*
Interessante ainda o que André nos relata, no início do capítulo em pauta, dizendo que não conseguia explicar a grande atração que ele estava sentido, ou que começara a sentir, por uma “visita ao departamento feminino das Câmaras de Retificação”.
Notemos quanto somos “atraídos”, aparentemente sem explicação, pelos nossos compromissos cármicos. “Nosso Lar”, à época, era uma cidade que contava com mais de um milhão de habitantes, e, contudo, André, de repente, se viu diante de Silveira e de Elisa.
Os nossos desafetos, tanto quanto os nossos afetos, parecem, muitas vezes, surgirem do nada – quando menos esperamos, ao dobrarmos uma esquina, damos de cara com o carma!...
*
Quando os pais de André perceberam o seu envolvimento com Elisa, despediram a jovem, que, a partir daí – Elisa dizia a André que, antes de conhecê-lo, já vivenciara certas aventuras, portanto ele não era o primeiro a envolver-se com ela –,  entregou-se a experiências mais “dolorosas”, até que, contraindo sífilis, veio a desencarnar no abandono e completamente cega.
*
No próximo post desejamos efetuar outra interessante abordagem que este capítulo nos enseja à reflexão.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 11 de dezembro de 2017.





17 comentários:

  1. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Dr Inácio...vou expressar de uma forma simples ..como no momento sinto e vejo os relacionamentos..
    Sempre digo à minha filha..que todos temos pessoas que temos dificuldades de relacionamento..e de que temos que nos esforçar para não criarmos vínculos de raiva..de ódio..mesmo que sejamos atingidos de alguma maneira..as vezes até de forma grave..
    Jesus nos ensinou de uma maneira bem objetiva..que não adiantava a gente ter uma religião ou uma crença..ou colocar nossa oferta no altar...ou desejarmos nos comunicar com o alto..enquanto temos dificuldades em perdoar..esquecer..alguém ou alguéns..
    Nos reconciliarmos com nossos adversários enquanto estamos a caminho..ou frente a frente..é oportunidade bendita...que talvez *depois*..demore a aparecer...
    Dr Inácio vejo de uma forma bem simples..de que..todos somos Filhos De Deus...
    Queiramos aceitar ou não..esssa pra mim é uma verdade..
    TODOS SOMOS FILHOS DE DEUS..DO CRIADOR...
    DEUS É PAI DE TODOS NÓS...
    Pensando assim..raciocino da seguinte maneira..
    Queiramos ou não...os nossos inimigos de hoje...serão nossos amigos amanhã...
    Porque se nós vamos crescer...eles também irão crescer..
    É Da Lei De Deus...do universo..
    Então...como vemos o ensinamento de Jesus é de tamanha coerência...que não dá para refutar..
    Quando passamos a cultivar nossos pensamentos nesse sentido..nesse aspecto..começamos a criar a mentalidade da real fraternidade..
    Pra mim dr Inácio...qdo Jesus ensina..se alguém vos bater na face...oferece a outra...*esse oferecer a outra*..é oferecer outra oportunidade...é nos estarmos diante dessas pessoas...e tentarmos de novo o entendinento..a reconciliação..
    E se não conseguirmos...viveremos essa situação inúmeras vezes..porque é Da Lei..
    A família que temos por alguns instantes...é o principal aprendizado de convivência...
    Amanhã estaremos por outros lugares com outras pessoas..
    Fica completamente diferente se pensarmos...assim...
    Porque nossa família são todas as criaturas...
    Aquele que hoje chamamos de *estranho*...poderá ser aquele que vai nos ajudar nas horas difíceis..
    É assim que entendo o ensinamento de Jesus...*quem é minha mãe..quem são os meus irmaos*...
    Por isso André Luiz...se encontra antes com Silveira e Elisa..
    Acho que nossas necessidades estarão conosco por onde estivermos..
    Ótima semana a todos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Perguntar-se-á: - "Será que encontraremos nossos entes queridos, amigos e 'inimigos' no Mundo Espiritual chamado Terra?". Certamente e tudo dependerá do nosso grau de aperfeiçoamento moral e intelectual, isto é, que estilo de vida física vivenciamos no lado visível deste Planeta Terra. Neste aspecto, André Luiz (AL), com os exemplos destacados por Inácio Ferreira neste comentário semanal, nos sinaliza a necessidade aprender e apreender, isto é, reciclar determinados preconceitos e conceitos gravados em nossa casa mental individual e coletiva ('inconsciente coletivo' = forma-pensamento coletivo, 'faixa escura em movimento', etc...). Nesta linha de esclarecimento, o conteúdo do livro "As cinco pessoas que você encontra no céu" (Editora Arqueiro, 1ª edição, 2004), de Mitch Albon, bem como o filme de mesmo nome, é muito interessante. Nele, conhecemos a história de vida de Eddie e os efeitos dos relacionamentos dessa vida física no mundo invisível! Bem, leiamos, estudemos e pensemos, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:28)!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!
    Nossa que legal este comentário!!
    Gostei muito!!

    Muito obrigado!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/
    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  4. Ana Lúcia de Oliveira Gobbi11 de dezembro de 2017 às 06:02

    QUERIDOS AMIGOS!!!!QUANTAS VEZES OUVIMOS PESSOAS DIZEREM QUE QUEREM "MORRER" PARA SE REENCONTRAREM COM FAMILIARES AMADOS QUE PARTIRAM ANTES.MAS PELO QUE PERCEBO POR ESTA PASSAGEM, A COISA NÃO É BEM ASSIM.CADA UM DE NÓS TEM UM NÍVEL EVOLUTIVO E NECESSIDADES DE APRENDIZADO DIFERENTES.A VIDA NÃO É COMO UMA NOVELA DE TV EM QUE O MOCINHO SEMPRE TERMINA A HISTÓRIA AO LADO DA MOCINHA E O VILÃO OU A VILÃ É SEMPRE AFASTADO(A) DO CAMINHO DOS "POMBINHOS" PARA QUE NUNCA MAIS CAUSE ABORRECIMENTOS A ELES.NÃO TEMOS GARANTIA DE NOS ENCONTRARMOS COM NOSSOS ENTES QUERIDOS IMEDIATAMENTE AO DESENCARNAR.TUDO VAI DEPENDER DO NOSSO MOMENTO EVOLUTIVO E DO MOMENTO EVOLUTIVO DELES.CRIAR EXPECTATIVAS QUANTO A ISSO PODE NOS TRAZER DECEPÇÕES NO PLANETA ESPIRITUAL.ACREDITO QUE O MAIS CORRETO É TRABALHARMOS PARA QUE AO CHEGARMOS DO OUTRO LADO, ENCONTREMOS UM LUGAR QUE NOS ABRIGUE E NOS OFEREÇA UM TRABALHO PARA QUE SEJAMOS ÚTEIS DE ALGUMA FORMA.TUDO MAIS NOS SERÁ DADO DE ACRÉSCIMO,NÉ?
    ABRAÇÃO SEMANAL DA ANA LÚCIA GOBBI!
    @}---´----

    ResponderExcluir
  5. Bom dia irmãos queridos, gostei dessa frase do Dr Inácio: ao dobrarmos uma esquina, damos de cara com o carma!...
    e ás vezes numa situação difícil, é quem vai nos ajudar, como aconteceu com o Chico e seu irmão quando foram colher ervas para fazer medicamentes e baixou um nevoeiro e quem os ajudou foi alguém que teve um desentendimento com o Chico.(Por falar em Chico, já viram o Severino Celestino falar do seu desdobramento e seu encontro com o Chico...
    Cirineu, Carapicuíba - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Cirineu Ciro (Carapicuíba, SP,11-12-2017 06:23). Agradecemos a gentileza de sugerir o tema "...por falar em Chico, já viram o Severino Celestino falar do seu desdobramento e seu encontro com o Chico..." Curiosos e despertados por essa sugestão, digitamos imediatamente os termos "Severino Celestino e encontro com Chico Xavier - desdobramento" e encontramos o vídeo "Severino Celestino: Francisco Cândido Xavier é Francisco de Assis", datado de 21-06-2016 e enviado por Nuno Emmanuel e divulgado pelo YouTube/Tv A Caminho da Luz! Parabenizamos a sua inciativa e renovamos o agradecimento! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:09)!!!

      Excluir
  6. Boa tarde! Na paz!!, tá tudo certo!! Duas maneiras , ao meu pensar, é claro, para a gente desencarnar em paz!: 1 - Tente desencarnar, sem nenhum sentimento de culpa ou remorso, e, 2 - "morra", interagindo em paz com os visíveis, e, esqueça os invisíveis!. Consegues!!???...Cada dia, mais eu me convenço de que: Vamos, estudar, estudar..., e estudar!!, para concluirmos ao final de que, é tudo muito simples!!...kkkkkkkk, De onde eu tirei isso? Uai!!, de Jesus né!!. Ele o mais sábio pisou aqui até o momento, e, como ele vivenciou a vida? TUDO MUITO SIMPLES !!, né!!?, e Jesus, não é, nós amanhã!!??....kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Dr. Inácio e Baccelli. Ninguém foge de si mesmo. A contabilidade divina é exata e inexorável. Ainda bem que DEUS é misericórdia. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Aécio Emmanuel César11 de dezembro de 2017 às 13:02

    Boa noite Dr. Inácio e Baccelli. É até que encontrar os nossos afetos não será de pouca monta, mas os nossos desafetos temos que estar preparados no sentido de até mesmo pedir desculpas. Obrigado por mais esse post. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  9. Parece que o amigo Inácio está sempre com um balde de água fria nas mãos, esperando ansiosamente a segunda-feira chegar para virá-lo sobre nossas cabeças! Quanta desilusão experimenta-se ao ler este blog! Imagino que, talvez, por essas e outras que o pobre do médium, nosso querido Baccelli, não seja um pop star do espiritismo...

    Esse é meu singelo comentário, que apesar de irônico, é na verdade um incentivo para que a dupla dinâmica Baccelli-Inácio continue sempre a nos iluminar, mesmo que isso a princípio incomode os olhos de quem estacionou por longos períodos na sombra e, por isso, teme a luz que vem em seu auxílio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! na paz!! Tá tudo certo!! kkkkkkkkkkkk Boa Chegado!!!. muito boa!!!. É isso mesmo!!, esse "veio", tá "molhando" , digo até "ensopando" muita gente com esse "baldes de agua gelada" dele!!, de cima pra baixo!! kkkkkkkkkkkk Moço!!, quando pronuncio nome Inácio Ferreira, ou os colegas ficam sabendo que tenho uma, certa, sintonia com esse "veio", todos já me olham meio atravessado! kkkkkkkk, ou no minimo, calam-se e procuram outro pra conversar me deixando no "vácuo"kkkkkkkkkkkkk. Eu fico rindo muito dessas situações!!. A gente percebe que: Todos teem uma, especie, de,respeito, não sei se esse seria exatamente o termo, por Inácio, e ao mesmo tempo uma "desconfiança". Sei lá, algo estranho, e não dão nem chances da gente conversar sobre Inácio e suas convicções!!.Rapaz!!, parece que é , MEDO!!! kkkkkkkkkk, Eu, estou de "camarote", só esperando no que isso vai dar!!...

      Excluir
  10. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Permita-nos ir "Um Pouco mais Além" (Inácio Ferreira, Didier) e destacando o trecho "...Quantos ensinamentos (...), as palavras do Divino Mestre: 'Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos!..." da comunicação em estudo, sinalizarmos a mensagem "Família mais ampla" (24-092-1973), de Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti pelo médium Francisco Cândido Xavier ("Bezerra, Chico e Você. GEEM, capítulo 44). Bezerra orienta-nos: "Tantas vezes nos referimos aos problemas da família no mundo! (...) Entretanto, a nós outros, os espíritas, compete a obrigação enxergar mais longe reconhecer mais amplos os deveres que nos prendem à experiência comunitária...A independência existe unicamente na base da interdependência...Há famílias de ordem material aquelas outras de ordem espiritual - afirma-nos o Evangelho na Doutrina Espírita. Atendamos, por isso, nosso conceito de família mais ampla...Família e família...Somos todos clientes uns dos outros no trabalho em que a vida nos situou. Agradeçamos a oportunidade de entender isso e o privilégio de trabalhar por um Mundo Melhor, com o nosso Espírito Melhorado seguindo para a Vida Melhor." André Luiz e Amigos Espirituais, visíveis e invisíveis, agradecemos as placas de rua indicando o caminho de nossa libertação espiritual neste abençoa Planeta Espiritual chamado Terra! Pensemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (01:12)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!! na paz!! tá tudo certo! Isso mesmo, Cadin-Piri. Dai, vem minhas inquietações: Tudo bem, já sei que, tenho ter, paciência, existe o livro arbítrio, temos seguir uma trajetória, um plano maior traçado, etc..., etc..... Mas, poderia uma falange espiritual , plantar essa "semente" de "inteligencia", na cabeça de nossos políticos né!!! O mais intrigante é que: Aqueles que teem essa consciência espiritual, não se envolvem em politica, muito pelo contrario, dela de esquivam que nem diabo da cruz!!! Poxa!!!, se conseguimos em "nosso lar" um governador, "politico", que consegue ser JUSTO!!!. e estando "nosso Lar" "na mesma poligonal do Brasil". Porque, então, não conseguimos fazer algo semelhante, pois, somos a imagem e semelhança do mundo invisível????!!. Dou um doce!!, a quem conseguir me convencer do contrario!!! kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Paz e Luz! Dom Tamer (13-12-2017 06:43) Parece-nos que a possível resposta que você deseja encontra-se num dos capítulos de "A Nova Era - orientações espirituais para o Terceiro Milênio" (Editora do Conhecimento, 1ª edição, 2004) ou, talvez, "A História de um Anjo" (Editora do Conhecimento, 1ª edição, 2000), pelo médium Roger Bottini Paranhos. Não nos esqueçamos de que o livre-arbítrio e mentalidade coletiva no cumprimento das Leis de Deus são o roteiro para alcançar o que você e outros anseiam! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:06)!!!

      Excluir
    3. Boa tarde! na paz! Tá tudo certo! Nobre irmão Cadin-Piri.
      Mais uma vez, grato pelas Indicações.Porem, de antemão, parece bem logico que, Unica explicação de melhor bom-senso para ainda não termos uns ANJOS na politica em CARIDADE AO PRÓXIMO, seria, UNICAMENTE, porque: AINDA NÃO CHEGOU A HORA!!. Então meu jovem, como você mesmo, sempre diz, "sejamos pacientes". e vamos ao trabalho!.

      Excluir
  11. Boas.A família que unimos em laço de amor vem sendo formada a milênios.
    Sob o nosso teto nem sempre está a verdadeira família, a que serve de exemplo para o futuro da Grande Família Universal. A que nos inspira a consciência e nos dá força. Escolhemos as condições de nossas próximas encarnações pelas necessidades evolutivas e nem sempre amorosas. Assim, vamos ampliando os laços familiares.
    PS: tem SUS ai em cima? Preciso de uma consulta Doutor. Abraço. Breno Ruiz - Atibaia

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Dr. Inácio e Carlos, fico buscando nesse momento palavras para agradecer aos irmãos queridos a oportunidade que se apresenta nesse fórum. Dr. Inácio sempre tão pontual em suas colocações, nos levando a reflexão e nos sacudindo para o despertar de nossa consciência diante de nosso compromisso junto aos ensinamentos de Jesus. Sim, devemos estar preparados, pois o carma pode aparecer ao dobrarmos a esquina. Que possamos nesse momento sermos humildes tanto para perdoar como para pedir o perdão, são momentos únicos que se deixarmos passar batido pode nos trazer dores terríveis no futuro. Grande abraço. Dr. Inácio sou sua fã. adoro seus livros ainda não li todos mais não falta muitos, e agora que descobri o Sr. por aqui não imagina a minha felicidade. Grande abraço. Telma

    ResponderExcluir