domingo, 4 de fevereiro de 2018

COMO VOCÊ INTERPRETA?! XLIII

Prosseguindo, no capítulo 43, de “Nosso Lar”, o Ministro Benevenuto, que tecia considerações sobre a iminência da guerra de 1939 a 1945, escuta um dos circunstantes a lhe indagar: - “Mas, o Espiritismo? (...). – Não surgiram as primeiras florações doutrinárias na América e na Europa, há mais de cinquenta anos? Não continua esse movimento novo a serviço das verdades eternas?”
A verdade, porém, é que o Espiritismo não logrou cumprir com a sua tarefa em solo europeu... Embora os esforços do Mundo Espiritual Superior e o de Allan Kardec, as trevas, momentaneamente, terminaram por prevalecer contra a Terceira Revelação, e, logo que o Codificador deixou o corpo, em 1869, disputas internas, principalmente as fomentadas por Leymarie, comprometeram a Doutrina. No que pesem todos os esforços dos adeptos sinceros, tendo à frente a viúva Allan Kardec, Amèlie Gabrielle de Lacombe Boudet, Leymarie, interessado em dinheiro e poder, cedeu espaço à Teosofia, deixando que as sucessivas guerras nas quais a França se envolveu terminasse com o trabalho de empanar o brilho da Doutrina na Europa.
*
Benevenuto sentencia nas páginas de “Nosso Lar”: “O Espiritismo é a nossa grande esperança e, por todos os títulos, é o Consolador da humanidade encarnada; mas a nossa marcha é ainda muito lenta”.
Tendo se transferido – a Árvore do Evangelho – para o solo espiritual do Brasil, conforme narra, magistralmente, Humberto de Campos, nas páginas de “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho”, o Espiritismo, outra vez, está sob a mesma ameaça que fez com que ele se exilasse da Europa, pela ação quase dos mesmos espíritos que, a serviço das Trevas, impediram lá o seu maior florescimento.
De maneira estranha, os adversários da Causa seguiram Kardec ao Brasil, sendo que ele, tendo se corporificado como Chico Xavier, desde o começo de seu apostolado, em 1927, foi e vem sendo perseguido por aqueles que intentem lhe minimizar o esforço de complementar a Codificação. O trabalho missionário de Chico, da parte de alguns, vem sendo mesmo tratado com descaso.
*
Chico dizia que Leymarie havia sido o “coveiro do Espiritismo na França”, e, ao que nos parece, prossegue ele, novamente encarnado, com a sua vocação para o sepultamento das ideias legítimas em torno da Doutrina do Consolador. Festejado como um de seus maiores líderes, como, igualmente, no século XIX, Leymarie, cria uma vertente psicológica no Espiritismo, que passa a concorrer com a evangelização do espírito de Emmanuel, que sempre se colocou a serviço do Cristo. Os estilos das Obras Mediúnicas da lavra de Chico Xavier são literalmente “copiados”, intento apenas não conseguido, pelos espíritos pseudossábios que o assistem, no campo da Poesia, porque não lograram imitar “Parnaso de Além-Túmulo”, e tampouco plagiar o inconfundível estilo literário de Humberto de Campos, por absoluta incapacidade espiritual e intelectual dos autores da mistificação.
*
O Espiritismo, na atualidade, corre sério risco no Brasil, porquanto, infelizmente, contam-se às dezenas os que se matricularam na escola de Leymarie, olvidando os exemplos de vivência evangélica de Chico Xavier, que se caracteriza por ensinar e colocar a Doutrina em prática “á sombra do Abacateiro”.
Praticamente, com todas as Federações nas mãos, e o Movimento organizado em geral, Leymarie continua trabalhando para superar Kardec – a sua obcecante ideia, só Deus sabe desde quando!
*
Benevenuto, no entanto, encerra as suas considerações, com palavras de otimismo: “Nossos serviços são astronômicos. Não esqueçamos, porém, que todo homem é semente da divindade. Ataquemos a execução de nossos deveres com segurança e otimismo, e estejamos sempre convictos de que, se bem fizermos a nossa parte, podemos permanecer em paz, porque o Senhor fará o resto”.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 5 de fevereiro de 2018.








23 comentários:

  1. Mestre : Há algumas semanas referi que o achava um pouco sorumbático .Hoje , após ler a sua mensagem , entendi a razão...não apenas sua mas também da Espiritualidade Superior da qual o Mestre é o receptor e emissor mediúnico . Tudo leva a crer que " a coisa está preta" ...como se diz por cá . Só lhe faltou o código postal...; Resultado imediato : " arranjou" mais uns quantos que lhe vão chamar "cobras e lagartos"...é para a coleção!!! Genuflexão é o único gesto que eu posso ter perante a sua Coragem , Humildade e " Sentido de Missão". O que é suposto que nós façamos ? Tentemos praticar as Virtudes relembradas pelo Evangelho .Oremos e Vigiemos os nossos pensamentos , emoções , palavras e acções . Aprendamos com os nossos erros. Mestre : esta semana vai ter de reforçar o seu "escudo magnético"....João Semana

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Sexo, dinheiro e poder. Eis o dragão de 3 cabeças que persegue o Espiritismo! ¨Quem tem olhos de ver, que veja.¨ Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Aécio Emmanuel César5 de fevereiro de 2018 às 04:41

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Situação delicada em que muitos confrades tentam colocar dogmas que não existem na Doutrina. E o pior é que atrás desses vem uma legião de outros confrades prontos para também cair no mesmo abismo da maldade. Forte abraço. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Interessante esta informação, estou pesquisando para saber sobre Leymarie.

    Obrigado pela mensagem!!

    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  5. Dr. Inácio,não podemos ocultar ou ignorer, tão-pouco silenciar o mal que Leymarie tem vindo a fazer ao Movimento, querendo se fazer passar por quem não o é, iludindo, muito especialmente, quem não estuda, e que são os maiores bajuladores da mediocridade. Quem conhece, porque estuda, as obras psicografadas por Chico Xavier, facilmente identifica os vergonhosos plágios. Quando ouço citações, como sendo de Leymarie, não me contenho e digo:" Isso encontra-se na psicografia de Chico Xavier." E uma erupção cutânea irritante me invade. Não serei cúmplice com o mal, desmistificá-lo é nosso dever, é ético, é moral, é querer ser cristão. Este tema necessita de ser trazido com alguma periodicidade. Não é, não pode ser assunto tabu nem polémico. O problema é real, é classico, é actual. Quem está com o Cristo, nada deve recear, tão-pouco subir para o muro. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  6. Querido Dr. Inácio, Irmão Baccelli
    PERMANEÇAMOS EM PAZ, PORQUE O SENHOR FARÁ O RESTO...
    Com um fraternal abraço da irmã Verinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia a todos!!!
      Prezada Vera, só tenho um adendo à sua msgm: a gente precisa pelo menos fazer alguma coisa, pois se não fizermos NADA o Senhor terá que fazer TUDO, e não apenas o RESTO.
      Eu percebo que você sabe disso. Bora fazer a nossa humilde parte e permaneçamos em PAZ!
      Abs
      Schico

      Excluir
  7. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Qual seria o caminho melhor para enfrentarmos essa situação mencionada pelo irmão Inácio Ferreira em sua digressão semanal? Muito provavelmente é o caminho da oração, trabalho e vigilância como os Benfeitores Espirituais orientam a cada um de nós em sintonia com os esclarecimentos de Jesus Cristo em sintonia com a Lei de Deus inscrita na consciência de cada um de nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:17)!!!

    ResponderExcluir
  8. Desculpem minha ignorância e também a deselegância da minha pergunta: alguém pode, por favor, me ajudar a entender melhor essa questão dando nomes aos bois? Ou será que se deveria guardar sigilo sobre tais nomes? Se estamos de boa fé, não exitariamos em nos desculparmos por críticas injustas. Por outro lado, se há lobos em pele de cordeiro dentro da doutrina, talvez seja até um dever desmascara-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!! na paz!! Tá tudo certo!!! Chegado, concordo contigo em numero, gênero e grau!!!. Chega desse negocio de parábolas né!!!. metáforas, etc....., vamos DIRETO AO ASSUNTO!!!. Creio, seja mesmo muito mais proveitoso, independe, visível/invisível. Isso, já deu mesmo!!!. Se querem , e, é obvio, se faz necessário a complementação da codificação!!?, esse, sem duvida, um dos itens que deva ser aprimorado!!. Certamente, os mesmos, que crucificaram Jesus a 2.000 anos, o crucificariam ainda hoje, mas, será ? Jesus, hoje ainda usaria Parábolas!!??? Por isso, sou convicto!!. ELE, volta aqui mais não!!!...

      Excluir
    2. Jesus está voltando SIM
      Se Ele prometeu, Ele cumpre. Leia a Bíblia.

      Excluir
    3. Chegado e Dom Tamer, basta refletir nos trechos "vertente psicológica do Espiritismo" e "com todas as Federações nas mãos, e o Movimento organizado em geral" para compreender que o dr. Inácio só pode estar se referindo a uma pessoa, sei que essa dedução nos choca e entristece, porém devemos ter a coragem de enfrentar a realidade. Um abraço, muita Luz!

      Excluir
  9. Ao Irmão que se auto intitula de Chegado : Apesar de não viver na Pátria protegida por Ismael julgo que identifiquei aquele que já esteve Leymarie e que actualmente está ....; Não o identifico na actual encarnação já que nem eu nem Carlos Baccelli queremos ter processos movidos na Justiça por terceiros . É fácil este puzzle : basta estar atento a alguns dos substantivos utilizados pelo Dr. Inácio Ferreira e ...depois...procurar na biblioteca ( caso a tenha) ou ...no google . Muita paciência ...chega lá . o Abcedário latino tem 26 letras o qual começa pela letra A . Boa colheita !!! Apesar de a serpente ser símbolo da Sabedoria fujo delas a sete pés ...mesmo quando fui Fenício.
    Irmão...Boa Pescaría na sopa das letras ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas mas ainda não sei por onde começar...

      Creio que há muitos irmãos que, por fraqueza moral e invigilância, cometem pequenos ou grandes equívocos em suas atitudes perante a doutrina, sendo provavelmente inspirados, sem o perceber, pelos adversários invisíveis da doutrina. Isso não significa que esses mesmos irmãos não estejam sinceramente desejosos de se melhorarem, em conformidade com os ensinamentos evangélicos, e que não contribuam com algo de positivo para a doutrina, sendo inspirados também pelos Espíritos Superiores. Acredito que muitos dos médiuns e/ou oradores famosos estejam nessa categoria. Mas não conheço, ou não percebo como tal, nenhum que poderia ser justamente apelidado de "o coveiro do espiritismo reencarnado". rsrsrsrsrs...

      Lendo o livro "100 Anos de Chico Xavier - Fenômeno Humano e Mediúnico", fiquei espantadíssimo com o relato de casos inequívocos de plágio de mensagens recebidas pelo Chico Xavier por parte de um grande expoente da doutrina espírita, considerado por muitos como o sucessor de Chico Xavier (como se isso fizesse algum sentido...). Aliás, sua lavra mediúnica está repleta de livros que envolvem psicologia e espiritismo (mas, a princípio, isso não me parece ser um problema em si - não tenho conhecimento suficiente de tais obras para dizer se elas seriam ou não uma vertente psicológica do espiritismo que concorre com a Evangelização de Emmanuel...). Apesar desse e de outros equívocos cometidos pelo referido confrade, tenho grande admiração e respeito por sua pessoa e por seu trabalho. Sinceramente, não me sinto com autoridade moral para discernir de forma justa e prudente a respeito de tão grave questão sem o amparo de alguém mais experiente no assunto. Não sei não se o Inácio, ou mesmo o próprio Baccelli, não citam esses nomes por achar óbvio demais (talvez seja, para os veteranos na doutrina). Se for o caso, por favor, dá uma ajuda aí para os novatos! É sério! Estou lendo "O Espiritismo Perante a Ciência" de Gabriel Delanne e ele dá nomes a todos os bois que querem ridicularizar a doutrina, acusando-a de ser anticientífica. Emmanuel também dá nome a alguns bois que desviaram o cristianismo lá nos primórdios.

      Enfim, vamos aguardar o momento em que o Plano Espiritual Superior julgar conveniente inspirar a coragem e a prudência necessárias para inspirar alguns confrades a botarem a boca no trombone...

      Excluir
    2. Chegado, Delanne, no livro citado por você, estava se referindo aos detratores do Espiritismo e não a pessoas integradas na seara com o propósito de desvirtuá-la. Emannuel cita pessoas que viveram nos primórdios do cristianismo, portanto já desencarnadas. O caso agora é diferente, pois o "coveiro do Espiritismo" encontra-se encarnado e muito bem conceituado, aliás você já deduziu quem é a pessoa...
      Que fique claro que a obra mediúnica desse confrade, por si só, é excelente e luminosa, não há problema algum em relacionar a doutrina com a psicologia, muito pelo contrário. O tal confrade reencarnou com a missão de divulgar a doutrina em nível internacional justamente para resgatar os equívocos de quando viveu com o nome de Leymarie e sempre foi assessorado por entidades de luz, sua mentora é um espírito muito gabaritado e amoroso. Sem falar na obra assistencial que ele organizou desde jovem e que muito ajuda a população carente de Salvador.
      No entanto, desde sua juventude, ele alimentou a tola vaidade de superar e substituir Chico Xavier, pois nunca deixou de ser perseguido e manipulado por seus antigos comparsas trevosos. Plagiou trechos psicografados por Chico(fato este denunciado ainda nos anos 60 por Herculano Pires, o qual nunca confiou nesse confrade)e, de forma muito sutil e sorrateira, vem preconizando a elitização da doutrina, sobretudo com a implantação de seminários pagos e o afastamento de pessoas simples e de pouca cultura dos eventos importantes.
      Cavar a sepultura do Espiritismo não significa solapar as bases doutrinárias, afinal isso seria facilmente percebido e combatido, mas sim afastar a doutrina de sua simplicidade e da interação com o povo, intelectualizando em demasia a mensagem espírita. Os resultados seriam desastrosos, pois, em poucas décadas, muito depois do desencarne do confrade em questão, os que seguissem sua metodologia estariam isolados em grupelhos elitizados e esnobes os quais excluiriam a massa da seara espírita. O Espiritismo perderia assim sua principal característica, a de reviver o Evangelho em sua essência.
      Um abraço, muita Luz!

      Excluir
    3. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Abrahão David (12-02-2018 12:21). Muito boa a sua digressão em torno de delicado assunto no Movimento Espírita! Deus, Jesus Cristo e os Benfeitores Amigos abençoem a todos os que estiverem, direta ou indiretamente, envolvidos nesse acontecimento! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:08)!!!

      Excluir
    4. Muito obrigado pelos comentários, Abrahão David! O assunto é espinhoso... Eu ainda preciso organizar melhor as ideias e obter mais informações para formular uma opinião mais embasada. Seus comentários me deram uma luz, no sentido de perceber quem é o alvo das críticas e quais são, de forma mais específica, algumas das atitudes que estão sendo criticadas. Mas achei que seus comentários foram muito mais brandos do que os do Inácio. Talvez seja simplesmente uma questão de estilo. Talvez, com o intuito de advertir sobre algo bastante comprometedor que está ocorrendo no meio espírita, o Inácio esteja se utilizando de uma retórica meio "apocalíptica" e que não deve ser levada ao pé da letra (note que ele faz acusações bastante sérias: "mistificação"; espíritos "pseudo-sábios" que o assistem; reencarnação de Leymarie - isso seria uma revelação ou uma metáfora? -; corrente psicológica que concorre com a evangelização de Emmanuel; espiritismo correndo o risco de ser "sepultado" novamente pelo mesmo "coveiro"; etc... é muita coisa para digerir...). Se fatos concretos me mostrarem que tais críticas devem ser levadas ao pé da letra, não me furtarei a fazê-lo. Mas, de fato, a advertência é oportuna e merece nossa atenção.

      Abraços!

      Excluir
  10. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Eu penso que Jesus foi o exemplo claro do que falta no espiritismo..
    Ele o maior médium de todos os tempos...naturalmente curava..
    Os fluídos curativos que desprendia de si mesmo que ajudavam a curar...porém nunca disse..vai que eu sou o maioral..eu te curei...
    Não...pelo contrário ele dizia...vai..a tua fé te salvou..deixando claro que tínhamos possibilidades imensas de nos curar...
    Ele usou dr Inácio..inumeras vezes a mediunidade..porém se observarmos veremos que o que ele colocou em primeiro lugar foi o estímulo para que as pessoas se conscientizassem de que é preciso crescer moralmente..
    Usou as técnicas maravilhosas das parábolas...resumiu o rumo certo do espírito nas bem aventuranças...
    Em cada cura...deixava a lição moral...o caminho..quando enfatizava...vai..a tua fé te curou...mas procura não cometer os mesmos erros..
    Não precisamos de palanque..para aprender com Jesus...para estimular as pessoas a conhece lo melhor...
    Vamos todos pegar um livro como por exemplo fonte viva..nos ligarmos com o alto..fazer a leitura...nos esforçando para compreender o que estamos lendo...e comentar em voz alta..
    Não precisamos ter uma platéia de encarnados...mas acreditar que podemos cooperar...dentro de casa mesmo...fazendo..estudando o evangelho em voz alta..
    Experimentem amigos..
    É tão bom crer no amigo Jesus que disse que onde estivessem 2 ou mais falando em seu nome Ele lá estaria....
    Mediunidade não muda ninguém...
    Quem nos ajuda a crescer moralmente é Jesus..
    As pessoas devoram os livros da doutrina...e deixam de lado o mais importante *Jesus*....
    Muitos que estão por ahi..se achando donos da doutrina..logo estarão desencarnando..
    E com certeza a doutrina não salvará a pele de ninguém...
    Quando Jesus nos ensinou a cultivar os tesouros do céu..deixou claro que é isso que abrirá as maiores possibilidades dentro de nós...
    Se o homem se tornar melhor dr Inácio...nao haverá espaço para guerras...
    Se o homem se tornar melhor dr Inácio...naturalmente seu entendimento se alarga..
    Fica aqui minha sugestão...
    Que tal um blog..onde todos juntos com dr Inácio...refletiremos sobre ensinos de Jesus?
    Quando acendemos a luz dentro de nós..expulsamos as trevas da ignorância...
    *EU SOU A LUZ DO MUNDO...QUEM ME SEGUE...NÃO ANDARÁ EM TREVAS*
    Feliz dia para todos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz!!! Permitam-nos desviar o foco da mensagem semanal do nobre irmão Inácio Ferreira (IF). Perguntar-se-á: - "Como interpretar o conteúdo das seguintes notícias à luz do Espiritismo?" Ei-las: "Cientistas cultivam óvulos humanos em laboratório pela 1ª vez" (09-02-2018 12h15-12h18 - Ciência e Tecnologia - Agência ANSA - Jornal do Brasil"; "Cientistas fazem óvulo fazem óvulo humano se desenvolver pela primeira vez em laboratório" (09-02-2018 10h11-10h40 - Notícias/Ciência - Terra/BBC Brasil.com); "'Primeiro britânico' era negro e tinha olhos azuis, mostra estudo. 'Cheddar Man' tem mais de 10 mil anos e foi estudado por museu" (07-02-2018 11h51-11h55 - Ciência e Tecnologia - Agência ANSA - Terra) e "Por que os humanos migraram da África para a Europa e ficaram brancos há milhares de anos" (09-02-2018 17h56-18h21 - Notícias/Ciência - Terra/BBC Brasil.com)! Num primeiro momento, o caminho para compreender essas revelações científicas é a leitura da perguntas 019 e 020 de "O Livro dos Espíritos" (OLE). Depois, penetrarmos nas questões 686 a 701 d'OLE - Lei de Reprodução. Passearmos em "Evolução em dois Mundos" (FEB), de André Luiz, lendo também "A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo" (FEB), de Allan Kardec, capítulos X, XI e XII. Não nos esqueçamos de "No Princípio era o Verbo..." (LEEPP), de Inácio Ferreira! Hummmm!!! Temos muito "...olhos de ler..." (Inácio Ferreira) nestes dias de feriadão, não é mesmo? Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:21)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Correção de título de notícia. No texto de 10-02-2018 04:22, verificamos duplicidade de palavras. Onde se lê "Cientistas fazem óvulo fazem óvulo humano se desenvolver pela primeira vez em laboratório", leia-se: "Cientistas fazem óvulo humano se desenvolver pela primeira vez em laboratório" (09-02-2018 10h11-10h40 - Notícias/Ciência - Terra/BBC Brasil.com). Perdoem-nos a incorreção, pois digitamos rapidamente e corrigimos mentalmente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:57)!!!

      Excluir
  12. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Selecionemos um trecho do último parágrafo da mensagem semanal do Dr. Inácio Ferreira: "...e estejamos sempre convictos de que, se bem fizermos a nossa parte, podemos permanecer em paz, e o Senhor fará o resto." Benevenuto ("Nosso Lar", capítulo 43 - Em conversação). Como devemos interpretar o "...fizermos a nossa parte..."? Acreditamos que seja cumprir fielmente a Lei de Deus inscrita em nossa consciência ("O Livro dos Espíritos"-621). Como entender a frase "...e o Senhor fará o resto"? Lembremos de que Jesus Cristo orientou: "...eu desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou..." (Jo 6:38). Qual é a vontade de Deus? Busquemos a resposta em "O Livro dos Médiuns", item 282, pergunta 8: "Obedece à vontade de Deus, isto é, a lei geral que rege o Universo...". Esta mesma ideia de vontade de Deus está expressa em "O Céu e o Inferno" (FEB), 1ª Parte, capítulo X, item 14. Portanto, entendamos que a frase "...o Senhor fará o resto" está contida num conjunto maior da Lei Natural, fato que Jesus Cristo exprimiu em Jo 6:38. Bem, não descartamos a possibilidade de estarmos enganados nessa interpretação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (17:30)!!!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, dr. Inacio e Baccelli.Obrigada pelas reflexoes que nos fazem bem a alma e ao pensamento. Qto aos espiritas mal intencionados, nao ha o que fazer mesmo.Mas existem muitos espiritas ingenuos. Reflexoes como essas nos dao coragem para nos posicionarmos com colegas de ideal que ainda nao enxergaram que no espiritismo tbm existem falsos profetas.

    ResponderExcluir
  14. Caros Dr. Inacio e Baccelli,
    as ideias do Divaldo nunca me causaram simpatia ou sintonia.
    Mas a gota dagua do meu desinteresse pelas palestras do Divaldo que sempre me soaram retoricas em demasia, foi quando li um artigo dele publicado em um centro espirita, em que ele recomendava que os homossexuais nao deveriam adotar criancas.
    Que triste, ouvir de alguem ques intitula
    em nome do espiritismo com ideias tao preconceituosas e anticaridosas.

    ResponderExcluir