domingo, 18 de fevereiro de 2018


COMO VOCÊ INTERPRETA?! – XLV

Em seus reveladores esclarecimentos, constantes do capítulo 44, de “Nosso Lar”, André Luiz, sob a supervisão de um colegiado de altos Mentores, em suas informações, acrescenta: “Há esferas de vida em toda parte (...), o vácuo sempre há de ser mera imagem literária. Em tudo há energias viventes e cada espécie de seres funciona em determinada zona da vida.”
Como somos pobres ao imaginarmos que a única espécie de “energia vivente”, que existe na Criação, é a humana! – fosse assim, creio mesmo, de minha parte, que a Criação Divina não se justificaria, porque teria criado uma imensidão completamente inútil. Contudo, corroborando o que os Espíritos adiantaram a Kardec, quando disseram, em “O Livro dos Espíritos”, que o vazio absoluto não existe (resposta à pergunta 36 – “Não, nada é vazio. O que é vazio para ti, está ocupado por uma matéria que escapa aos teus sentidos e aos teus instrumentos.” - grifamos), André Luiz esclarece que essas “energias viventes”, para as quais ele sequer encontrou terminologia adequada, são seres que, igualmente, anseiam pela evolução.
Mesmo quando, na atualidade, cogita-se dos chamados “alienígenas”, ou dos seres extraterrestres, não se está fazendo justiça à diversidade da Vida existente no Universo. A verdade é que o ser humano é quase, ainda, um ser reptiliano, que se arrasta na lama de sua própria indigência espiritual... Imaginemos o que Jesus Cristo, que já houvera transcendido as questões da forma conhecida por nós outros, deve ter sentido quando, por amor à Humanidade, expôs-se à nova imersão nos fluidos pesados da matéria – um Anjo constantemente acossado por criaturas primitivas que O estraçalharam!...
*
Quase nos derradeiros parágrafos do capítulo em estudo, André Luiz, registrando as palavras de Lísias, anotou:
- “Naturalmente, como aconteceu a nós outros, você situou como região da existência, além da morte do corpo, apenas os círculos a se iniciarem da superfície do globo para cima, esquecido do nível para baixo. A vida, contudo, palpita na profundeza dos mares e no âmago da terra. Além disso, há princípios de gravitação para o espírito, como se dá com os corpos materiais.”
Em outras palavras: não adianta o espírito querer ascender sem peso específico adequado em seu corpo espiritual – peso com que possa vencer a gravidade e se preservar, e, então, permitir a ele que paire nas regiões consideradas superiores.
A Parábola do Filho Pródigo, uma das mais completas em nossa opinião, que aborda toda a questão metafísica da evolução, ensina que o filho, que deliberara sair da Casa do Pai, foi “caindo”, ou seja, “partiu para uma terra distante”, onde, por fim, ele se fixou e da qual começou a levantar-se... A mônada, saindo do seio do Criador, projetou-se no Espaço, detendo-se, em sua “queda”, ou em sua projeção, onde pode, psiquicamente, harmonizar-se com a vida ao redor. Mais profundamente ainda, talvez, poderia ter caído, caso a sua “queda” não tivesse sido interrompida pelo fato dela ter “caído em si”...
Somente quando o espírito “cai em si” ele deixa de continuar “caindo”, e, assim, começa a se levantar, ou empreender a sua viagem de volta à Casa Paterna.
*
Encerrando aquele diálogo com André, sentencia Lísias:
“ – Qual acontece a nós outros, que trazemos em nosso íntimo o superior e o inferior, também o planeta traz em si expressões altas e baixas, com que corrige o culpado e dá passagem ao triunfador para a vida eterna.”
Por tal motivo, André Luiz, além de se referir às Dimensões Espirituais – um planeta dentro de outro, qual deve existir um Universo dentro de outro, como há um corpo dentro de outro –, menciona a existência das chamadas Subdimensões, que, assim, tornam a questão das muitas moradas da Casa do Pai muito mais complexa e abrangente.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 19 de fevereiro de 2018.



12 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Surpreendemo-nos com a publicação da mensagem do Dr. Inácio Ferreira (IF) neste domingo quando o "horário de verão" terminou! Embora, ela esteja datada de 19-02-2018! Destaquemos um trecho da frase de Lísias mencionada no texto de IF: "...A vida, contudo, palpita na profundeza dos mares e no âmago da terra..." e ilustremos com duas notícias interessantes: a primeira é "Novo antibiótico encontrado na 'poeira' é capaz de combater superbactéria" (14-02-2018 15h44-16h41) publicada no site "Terra" (Notícias - Ciência) e no BBC Brasil (Ciência). Nela, registramos esta ideia: "...Remédio da 'poeira' - O chão está repleto de micro-organismos vivos com potencial para produzir componentes terapêuticos, incluindo antibióticos. Sean Brady, (...), é um dos cientistas dedicados a explorar o potencial medicinal da 'poeira'...." A outra tem o título de "A misteriosa água-viva de apenas dois centímetros que cientistas acreditam ser imortal" (12-08-2018 - Ciência - BBC Brasil), de Evanildo da Silveira. Essa água-viva em estudo é denominada de Turritopsis nutricula. Nesse campo, existem muitos outros detalhes para ampliarmos nosso aquém quanto ao conhecimento da "...vida ... nos mares e no âmago da terra..."! Agradecemos a gentileza do "...arrazoado do Além..." do nobre irmão IF neste domingo/segunda-feira! Deus e Jesus abençoem a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:04)!!!

    ResponderExcluir
  2. A parábola do filho pródigo é uma das mais profundas/significativas do Novo Testamento. Paradoxalmente, sua interpretação mais comum ou mais fácil ao entendimento prende-se a sua parte fina: o retorno à casa paterna. É óbvio o motivo do retorno: a dor e a indigência. Quero dizer que o final da história é compreensível à inteligência comum. Porém, a saída de casa e, principalmente, os acontecimentos ou o contexto que antecede a saída não tem sido satisfatoriamente explicado/analisado pelos estudiosos. pelas minhas leituras, o melhor conteúdo acerca da saída de casa/#queda# encontra-se nos livros de Pietro Ubaldi. Com a palavra nosso respeitável irmão Inácio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (18-02-2018 16:23). Permita-nos auxiliar embora não estejamos especificamente indicados pelo Dr. Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium. Quanto à parábola do filho pródigo (Lucas 15:19-32), acreditamos que o IF tenha explicado o seu conteúdo em várias de suas obras, notadamente "A Vida viaja na Luz" (LEEPP, 1ª edição, jan 2011, capítulos 18 e 19) e "Um Mundo Espiritual chamado Terra" (LEEPP, 1ª edição, abr 2016, capítulos 31 - O filho pródigo - Parte I e 32 - O filho pródigo - Parte II, bem como o 3 (parte final). Emmanuel também desenvolveu o tema em "Pão Nosso" (FEB), capítulos 24 - Filhos pródigos e 157 - O filho egoísta, bem como em "Fonte Viva" (FEB), capítulos 13 - Ergamo-nos e 88 - Caindo em si, livros esses psicografados por Francisco Cândido Xavier (1910-2002). Esse conteúdo mencionado por nós não anula o fato de sua preferência pelas explicações fornecidas nas obras de Pietro Ubaldi (1886-1972), bem como outros esclarecimentos de vários comentaristas dessa parábola! Muito boa a sua participação! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:04)!!!

      Excluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Muito interessante tudo isso, o Evangelho é ciência de maior grandeza, nele estudamos as leis da Física e da metafísica. Quando conseguirmos sair do nosso egoísmo, teremos olhos de ver melhor toda essa grandeza fenomenológica da existência. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Eu concordo com o senhor...a parábola do filho pródigo...um dos mais belos..profundos..ensinamentos de Jesus...
    Parábola rica de reflexões para a vida do espírito...
    Qual dos dois o senhor preferia ser?
    Fiquei pensando aqui...acho que prefiro ser o que sai..e vai viver suas experiências...mesmo erradas..mas que através dessas experiências vai descortinando a si mesmo...
    Do que o outro que fica sugando o pai com postura de bom servidor..usufruindo das coisas do pai..sem sair um milimetro do lugar como espírito..continuando invejoso..avaro..egoísta..orgulhoso..etc..etc...
    A felicidade do pai ao ver seu filho que dava como perdido voltando é bem claro nessa parabola..
    Tanto que Jesus exalta muito bem isso..dizendo o filho que parecia estar morto..reviveu...voltou à vida..
    Para mim o outro filho puxa saco reflete bem a maioria...que se acham superiores por que acham que já são espíritos elevados...
    Gosto do filho pródigo que assume seus erros..come comida dos porcos..assume que errou..e tem a coragem de dizer Pai me deixa começar de novo..
    E O Pai com sua infinita misericórdia recebe aquele que deseja recomeçar...
    E o outro continua sua vidinha de ilusões...de sentimentos desajustados porque se acha um bom filho...
    Vive uma vida sem anseios..iludido sobre si mesmo..
    Não consigo imaginar o vazio..
    Porque O Pai Amado a tudo preenche...
    Ele..O Criador..O Ser mais gentil que estou aprendendo a conhecer..
    Ele..O Maior exemplo de *gentileza*.. no universo..
    O que cria..sem fim..
    E só poderemos aprender a constatar isso..quando começarmos a aprender a olhar Suas maravilhosas criações..Sua maravilhosa criatividade..
    Quando o filho pródigo chega aos braços Do Pai..já não é mais o mesmo...e O Pai sabe disso..
    Só vê o vazio...quem se recusa a ver As Coisas De Deus..
    Que tal começar hoje pelo tomate?...rssss
    É dr Inácio é um bom começo..
    Começar pelo cheiro..admirar sua cor..observar ele inteiro..cortado..
    Sentir o sabor..
    E dizer..Meu Deus..como O Senhor é Lindo...Criativo..misericordioso ao nos ofertar tamanha iguaria...
    Não dr Inácio..não há vazio...
    Há sim nossa cegueira espiritual..
    Linda semana a todos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos, "Imaginemos o que Jesus Cristo, que já houvera transcendido as questões da forma conhecida por nós outros, deve ter sentido quando, por amor à Humanidade, expôs-se à nova imersão nos fluidos pesados da matéria."
    Por isso Ele chegou a suar sangue, devido a sua frequência vibratória altíssima.. Cirineu, Carapicuíba SP

    ResponderExcluir
  6. Dr. Inácio, trouxe-nos várias opções para reflexão. Eu opto por" há princípios de gravitação para espírito como se dá com os corpos materiais." Cada macaco no seu galho. Cada qual ligado à esfera ou subdivisão com a qual se afiniza através da onda electromagnética do pensamento, que se movimenta em oscilações de frequências curtas, médias ou longas, caracterizando o peso específico, isto é, o maior ou menor poder de alcance de sintonia com o Bem Maior. Jamais iludiremos a Lei. Lembremo-nos da Parábola das Bodas, em que surge um elemento sem as vestes nupciais, o qual não passou despercebido e teve de abandonar o festim, porque não fazia parte daquele conjunto de criaturas, com vestes luminosas. A escolha é nossa. O Evangelho auxilia-nos e sugere-nos a melhor opção para lograrmos maior alcance espiritual. Assim o consintamos. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Muito legal esta narrativa!!

    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Muito obrigado e fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  8. Gostaria apenas de agradecer, pela generosidade em compartilhar os esclarecimentos, que iluminam a reflexão sobre a Doutrina. Que Jesus abençoe ao Dr Inácio, toda equipe que com ele trabalha no Plano Espiritual e por Bacelli, que nos compartilha essas informações,
    Diante de tal excerto eu estudamos, oriundo da obra, Nosso Lar, peço sugestões, orientações que possam abarcar os Centro Espíritas, que pudessem clarear ainda mais, sobre essa consideração de relevante importância, quando abordado o termo “peso espiritual”, claro, dentro da evangelização de Nosso Mestre Jesus, mas que diante às proposições tão frágeis, o passe não fosse apenas uma necessidade ocasional, mas a frequência nas Casas Espíritas para um trabalho habitual em evolução, Não com isso descarto minha preocupação da forma que devo melhorar, orando e vigiando, falhando e recomeçando, todavia como trabalhadora na Seara minha responsabilidade é ainda maior, com aquilo que me é concedido, Obrigada pelo espaço dialógico, me sinto sempre leve quando faço leituras que são considerações do Dr Inácio, Paz e Luz a todos. Abraços Fraternos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No dia 21-02-2018, cada um de nós leu ou lerá a notícia sobre o retorno de William Franklin 'Billy' Graham Jr. (07-11-1918-21-02-2018), pastor da Igreja Batista nos EUA, ao Mundo Espiritual invisível. Hoje, digitando a expressão "Billy Graham frases" pelo Google, encontramos a seguinte declaração atribuída a esse nobre irmão norte-americano: "A morte não é o fim, mas o começo de uma nova dimensão de vida - a vida eterna (...) Pela sua ressurreição de entre os mortos, Jesus demonstrou que existe vida após a morte." (site www.pensador.com/autor/billy_graham). Sobre a vida eterna, "O Livro dos Espíritos" (OLE)orienta que "a vida do Espírito é que é eterna; a do corpo é transitória e passageira. Quando corpo morre, a alma retoma a vida eterna." (OLE-153). Falando da vida eterna como uma dimensão, Billy Graham se referiu, na linguagem própria dos seus conhecimentos, o que o nobre irmão Inácio Ferreira escreveu na sua mensagem desta semana no trecho "...Encerrando aquele diálogo...tornam a questão das muitas moradas da Casa do Pai muito mais complexa e abrangente." Nesse nosso contexto interpretativo, não descartamos a possibilidade de estar enganados! Deus e Jesus abençoem aquele nobre irmão norte-americano que cumpriu bem ou mal a sua jornada evolutiva de quase cem anos de vida física densa neste lado visível deste Mundo Espiritual chamado Terra! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:14)!!!

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Dr Inácio e Baccelli!!
    Como sou mais feliz por conhecer as suas obras !! Como pude ficar tanto tempo sem ler seus livros??
    Que Deus ilumine vcs dois e que muitas obras maravilhosas sobre o cristianismo redevivo possam nos educação aqui no plano terrestre!!
    Um grande abraço fraterno !!
    Maria Júlia, Bauru 25/02/2018

    ResponderExcluir
  11. > A mônada, saindo do seio do Criador, projetou-se no Espaço.

    O que exatamente é a mônada ?

    ResponderExcluir