segunda-feira, 16 de abril de 2018


COMO VOCÊ INTERPRETA?! – LIII

No encerramento do capítulo 48, de “Nosso Lar”, André narra o emocionante encontro de Ricardo, que já estava reencarnado, com a família – Dona Laura, não nos esqueçamos, estava prestes a reencarnar, e, no outro dia, na companhia de Clarêncio, tomaria a direção da Terra, dando início aos preparativos imediatos para a sua volta ao corpo.
*
Ricardo, então, parcialmente liberto do corpo, manifesta-se, com o concurso de médiuns de efeitos físicos, num “globo cristalino”, espécie de TV de plasma, cujo surgimento André Luiz antecipa em várias décadas.
Interessante que, antes da materialização, maravilhoso hino, composto pelos filhos de Ricardo, é cantado ao som do piano, da harpa e da cítara.
*
Nos dias que correm, a Ciência anuncia que descobriu a existência de um novo órgão no corpo humano: o mesentério, ou interstício, formado de tecido conjuntivo – uma espécie de “plástico bolha” que reveste e protege quase todos os demais órgãos importantes do corpo.
A pergunta é a seguinte: há quantos anos o corpo vem sendo dissecado pelos anatomistas, e perquirido pelos fisiologistas, sem que eles, tendo semelhante órgão à vista, pudessem atinar com a sua existência?!
Quando será que, praticamente, tendo o Mundo Espiritual à vista da lógica, a Ciência confirmará a tese de sua existência, que, há mais de século e meio, vem sendo sustentada pelo Espiritismo?!...
*
Emocionante quando Judite, filha de Ricardo e Laura, abraça-se à figura do pai no “globo cristalino”, e lhe endereça, em nome da família, interessante pergunta:
- Pai querido, diga o que precisa de nós, esclareça em que poderemos ser úteis ao seu abnegado coração?
Dialogando com a filha com extremado carinho, Ricardo, então, responde, ao questionamento filial, com transcendente sabedoria:
- Ah! filhos meus, alguma coisa tenho a pedir-lhes do fundo de minhalma! roguem ao Senhor para que eu nunca disponha de facilidades na Terra, a fim de que a luz da gratidão e do entendimento permaneça viva em meu espírito!... (destacamos)
Em qualquer outra circunstância, com certeza, nós outros, haveríamos de pedir exatamente o contrário do que Ricardo solicitou – aliás, os homens encarnados, com raras exceções, vivem exorando ao Mundo Espiritual pela concessão de facilidades e privilégios a eles...
*
Após a reunião ter sido encerrada com uma prece formulada pelo Ministro Clarêncio, ele se aproximou de André Luiz e o convidou para que, no outro dia, integrasse a equipe que acompanharia Laura nos passos iniciais de seu processo reencarnatório.
Note-se que André Luiz, pelos cálculos efetuados, estava há cerca de dez anos sem visitar o seu lar. Após a sua permanência de quase nove anos em uma das regiões umbralinas, permanecera durante quase um ano em tratamento ativo em um dos hospitais de “Nosso Lar”...
*
E há gente que pensa que, ao deixar ao corpo, sairá volitando por aí, feito uma borboleta, tomando a direção que bem lhe aprouver aos mais diferentes campos do Universo...
Quanta ilusão!...
Ou, sem ofensa, quanta ignorância!...

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 16 de abril de 2018.

29 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. O senhor, Dr. Inácio não tem que desculpar pela ignorância que ainda nos apodera, prendendo-nos nos cipoais da ilusão e,

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César16 de abril de 2018 02:30

    ´Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. O Senhor, Dr. Inácio não tem que pedir desculpas não. Somos ainda ignorantes da realidade da vida depois da morte onde nos mergulhamos de cabeça nas ilusões terrenas e isso vale também para nós espíritas. Temos muito que aprender com a Espiritualidade Amiga e graças a ela, hoje sabemos um pouquinho mais da nossa existência cósmica. Obrigado pela exatidão de pensamento. forte abraço a todos. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Bela reflexão!!
    Muito obrigado!!
    Excelente dia e semana para todos nós!!
    Fiquemos com o BOM DEUS!! \O/

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  4. Muito bom este trabalho de estudo da obra Nosso Lar!
    Que Jesus mantenha este trabalho.
    Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. Nosso peso astral é o mesmo da gravidade do sistema solar, ele nos prende a terra e não é fácil volitar para onde queira. Espíritos encarcerados que somos, não sabemos lidar com as facilidades e geralmente temos queda brusca na qualidade espiritual se a liberdade não vem acompanhada do bom uso do livre arbítrio.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Cadichon Pirilampo16 de abril de 2018 05:03

    Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Nossa ignorância. Finalizando sua mensagem semanal, Inácio Ferreira (IF) psicografou: "(...) Quanta ilusão!... Ou, sem ofensa, quanta ignorância!..." Não somente o nobre amigo espiritual menciona a ignorância de cada um de nós sobre muitos mistérios (como o citado sobre o mesentério ou interstício - BBC Brasil, 28-03-2018), mas também outros Irmãos Espirituais já opinaram nessa direção! Portanto, parabenizamos o nobre autor pela renovação do alerta quanto ao nosso desconhecimento de nós mesmos! Deus e Jesus Cristo abençoem ao nobre irmão e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:02)!!!

    ResponderExcluir
  7. > A pergunta é a seguinte: há quantos anos o corpo vem sendo dissecado pelos anatomistas,
    > e perquirido pelos fisiologistas, sem que eles, tendo semelhante órgão à vista,
    > pudessem atinar com a sua existência?

    A existencia ja' e' conhecida de a muito, foi a classificacao que mudou.
    Noticia velha, os alunos ja' estao aprendendo na escola para o vestibular.

    O mesentério é uma estrutura que, em 2016, passou a ser considerada um órgão.

    http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/mesenterio.htm

    ResponderExcluir
  8. O que esteve Dr. Inácio Ferreira licenciou-se em Medicina e como tal estudou Anatomia descritiva...estudou o Mesentério não como um órgão mas apenas como uma estrutura de sustentação bem como o que está eu . Só "agora" a Ciência descobriu que o Mesentério tem Funções que lhe atribuem a característica de órgão . Pensa-se que poderá estar implicado na Obesidade , Diabetes M. , D. Crohn entre outras patologias . Se alguém dissesse, até 2016, que o Mesentério era um órgão a Ciência repudiaria tal conceito ...reconhece-o hoje apesar de o Mesentério ter funções de órgão , há Milénios , as quais a dita Ciência analítica mas não muito sintética desconhecia .É esta mesma Ciência que não reconhece o Perispírito , o Duplo Etéreo ...o Espirito e como tal a Reencarnação bem como a Mediunidade apesar dos inúmeros estudos de cientistas publicados ...é esta a mesma Ciência Reducionista que negava o Mesentério como órgão que "um dia" irá reconhecer a Ciência Espirita ...apenas ainda não chegou lá . O Papa Paulo VI atribuíu a Comenda da Ordem de S. Gregório a Juergenson pelo " reconhecimento da autenticidade das vozes" obtidas através da Transcomunicação Instrumental ...caminhando se faz o caminho .Para terminar : reconheçamos que somos ignorantes...ainda. Descobrimos coisas e fenómenos há muito pré existentes mas que ignorávamos e/ou negávamos . João Semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. > É esta mesma Ciência que não reconhece o Perispírito , o Duplo Etéreo

      A Ciência restringe-se ao que pode ser medido. Nao e' a toa que os livros
      de fisica e quimica comecam com sistemas de medida, padroes, precisao e
      propagacao de erros de medida. Lorde Kelvin disse que se podemos medir algo
      entao sabemos alguma coisa sobre este algo. Decorre entao que se nao podemos
      medir entao nosso conhecimento e' no minimo subjetivo, e cai na esfera da crença.

      Pelo que li, ninguem ate' agora jamais fez quaisquer medidas sobre perispírito
      e duplo etéreo. Dizem tratar-se de substancias semi-materiais de alta
      frequencia e baixa densidade. Se fosse assim, entao espiritos nao poderiam
      "baixar" aqui, ja' que sua "densidade" nao permitiria. Obviamente muitos
      espiritos comunicantes usam linguagem imprecisa para descrever o que observam.

      Eu esperaria que um espirito desencarnado que tenha tido conhecimento cientifico
      em uma de suas vidas passadas se lembrasse do que consiste o metodo cientifico.

      Infelizmente estes espiritos, cujos nomes estao em todos os livros de matematica,
      fisica, quimica e biologia, nao descem aqui para explicar melhor assuntos de tanta
      importancia.

      Excluir
    2. Talvez você, amigo anônimo, com o conhecimento que tem - e não estou ironizando, falo com sinceridade -, poderia tentar uma explicação para o fato, sem que ficássemos tão somente esperando pelos desencarnados, que, com certeza, ainda não encontraram médium a altura para que pudessem fazê-lo. Abraços.

      Excluir
    3. Cadichon Pirilampo18 de abril de 2018 07:39

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (17-04-2018 09:57). Permita-nos acrescentar um "palpite" de ignorante das coisas espirituais ao trecho que você psicografou "...Infelizmente estes espíritos, cujos nomes estão em todos os livros de matemática, física, química e biologia, não descem aqui para explicar melhor assuntos de tanta importância." Nesta nossa linha de pensar ignorante, sugerimos, salvo melhor juízo, a leitura do livro "The Evolution of the Universe, or Creation according to Science. (em tradução livre: "A Evolução do Universo, ou a Criação de acordo com a Ciência"). Los Angeles: Cosmos Publishing Co, 1924, de Michael Faraday (1791-1867). Esta obra pode ser adquirida pela Amazon ou Ebay ou outra forma. Parece-nos que, embora não tenha frequentado os bancos de uma universidade, as ideias dele no campo da Física permanecem até este momento nos manuais da Ciência, inclusive fundamentam de alguma forma o conteúdo de "Mecanismos da Mediunidade" (FEB), de André Luiz pelos médiuns Francisco Cândido Xavier (1910-2002) e Waldo Vieira (1932-2015). Esclarecemos que, até prova em contrário, muitos irmãos espirituais esclarecem que André Luiz é Carlos Justiniano Ribeiro Chagas (1879-1934) reencarnado, bem como teria sido Antoine Demeure (1794-1865), médico e amigo de Allan Kardec! ambos atuaram ou atuam no campo da Medicina, ainda! Não nos esqueçamos de Luigi Galvani (1737-1798), espírito, que psicografou "Medicina Espiritual: a Medicina do Amor" (Editora do Conhecimento, 1ª edição, jul 2017), pela médium Maria Eduarda Vidal! Em muitas das questões respondidas pelos Amigos Espirituais, cada um de nós, estudiosos das coisas espirituais, poderá encontrar aquelas que foram orientadas por Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt (1769-1859)! Por que seus nomes não estão especificamente citados nas respostas daqueles Amigos Espirituais? Bem, certamente, Allan Kardec teve motivos superiores aos nossos para não mencioná os nomes desses irmãos do campo científico! Lá também encontrar-se-á as orientações de François Jean Dominique Arago (1786-1853), físico, astrônomo e político! Perdoe-nos, mas esses são apenas alguns nomes da "...matemática,física, química e biologia..." que imaginamos que se comunicaram através de médiuns preparados, relativamente ou não, com as opiniões deles no Mundo Espiritual chamado Terra ou outras dimensões! Não descartamos a possibilidade de estar equivocados nesses palpites ou pitacos de um ignorante comum! Deus e Jesus Cristo abençoem ao nobre irmão e a todos aqueles que estiverem no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (11:37)!!!

      Excluir
    4. Bom dia!! Na paz!! Tá tudo certo!!. Irmão, Anônimo!. Moço!!, veja bem, eu acompanho o Blog já faz um bom tempo. E , pelo que eu saiba, se não é a primeira, é no máximo, a segunda vez que Baccelli, se manifesta diretamente nos comentários!. Dai, vejo essa atitude como, "magica", até mesmo certamente, tendo em vista a grandiosa cumplicidade entre Baccelli/Inácio, intuiu , como um certo, "evocação" da espiritualidade a uma, "reverencia a seus préstimos" no momento atual. Pra mim,´ficou muito nítido : "... é chegada a hora, trabalhadores de ultima hora...". ESE, tá bem claro, a evocações e a sustentação será dada aos visíveis que se imersarem no caminho difícil, mas, bendito, em divulgação e desmistificação da Doutrina, dos ESPÍRITOS!!. Podes crer, aqui os internautas estaremos todos vibrando por ti!...

      Excluir
  9. Bom dia meus amigos

    Apesar de saber que a conpanha atentamente os comentários, estou feliz em "ve-lo" por aqui Baccelli.
    . O irmão "anônimo" diz que espera um espírito com conhecimento científico se manifestar. Recomendamos obras como EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS E AÇÃO E REAÇÃO de André Luiz/Chico Xavier para estudo .
    Agora , se estamos esperando que os espíritos benfeitores da humanidade venham facilitar o nosso trabalho de pesquisa e investigação da Verdade , como se diz , é melhor esperar sentado .Quer moleza? Toma chá de lesma . Não vou fingir , tô sendo meio irônico ! Coisa de espírito trevoso ,kkk.O que
    Percebo é um esforço enorme por parte dos BENFEITORES dando "dicas" do "caminho" a ser trilhado pelos pesquisadores da Terra . Talvez , o que falta , por parte dos homens de ciência , seja deixar preconceitos de lado e se aliar ao esforço dos pesquisadores espíritas . Lembrando que o espiritismo , também é uma ciência EXPERIMENTAL e obedece a metodologia científica. Não tenho dúvida que a ciência aliada ao espiritismo adiantariam em alguns anos ou séculos a solução desses problemas.
    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  10. Dr. Inácio, confesso que não consigo entender o mecanismo da materialização de Ricardo que, sendo criança, se apresenta o adulto Ricardo de Nosso Lar, como se a criança Ricardo tivesse operado uma magia. Este fenómeno domina a minha mente sem conseguir passar daqui. Alguém, por favor, me dá uma ajuda?

    André Luiz cita numa obra, que não consigo lembrar qual, mas algo, em síntese, como isto:"e nada mais posso adiantar, outros estudiosos o farão em tempo oportuno", o que vem muito na linha que o nosso Baccelli sugeriu ao amigo anónimo, pois que surja gente com ideias luminosas refletindo sobre verdades ainda desconhecidas pela grande maioria de nós, que agradecemos muito.

    Agradeço ao nosso amigo Gerson as suas palavras fraternas e de suave vibração.

    Que maravilha é ser-se detentor de uma consciência lúcida como a de Ricardo, rogando ao Senhor que não lhe facilite a vida para não cair de um despenhadeiro abaixo. Jesus se apiede de todos nós, tão necessitados de desapego material.

    Baccelli, seria muito bom que se tornasse um "habitué" na interação conosco.
    Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo19 de abril de 2018 11:42

      Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (18-04-2018 10:32). Você psicografou "...confesso que não consigo entender...como se a criança Ricardo tivesse operado uma magia..." Permita-nos auxiliar, se nosso pitaco for adequado ao tema. Acreditamos que a possível solução do problema exposto por você esteja na frase - "Estamos prontos; contudo, aguardamos a ordem da Comunicação. Nosso irmão Ricardo está na fase da infância terrestre e não lhe será difícil desprender-se dos elos físicos, mais fortes, por alguns instantes." Nicolas. André Luiz indaga: - "Mas virá ele até aqui?" Nicolas esclarece: - "Como não? Nem todos os encarnados se agrilhoam ao solo da Terra. Como os pombos-correio que vivem, por vezes, longo tempo de serviço, entre duas regiões, espíritos há que vivem por lá entre dois mundos." ("Nosso Lar", capítulo 48 - Culto familiar). Destaquemos a frase "...espíritos há vivem por lá entre dois mundos...", significando, provavelmente que existem no lado visível da Terra em condições de conviver em dois mundos (= dimensões). Para entender essa ideia, sugerimos ler o artigo "Médium: uma pessoa interexistente", datado de 17-06-2013, de Geraldo Lemos Neto e divulgado no item "Notícia" do site "Vinha de Luz" - www.vinhadeluz.com.br -. Esse cenário descrito por André Luiz pode ser compreendido lendo e estudando as perguntas 95 e 402 de "O Livro dos Espíritos". Fernando Miramez de Olivídeo explica ambas as perguntas na obra "Filosofia Espírita", volumes II e VIII. Medite bem na fala de Nicolas "Estamos prontos; contudo, aguardamos a ordem da Comunicação..." Podemos entender que a ordem do Ministério da Comunicação de Nosso Lar estava preparando a saída em corpo espiritual (perispírito) do Espírito Ricardo adequadamente junto com o Espírito Protetor de Ricardo. Logo: a situação dessa emancipação estava sob controle dos Amigos Espirituais! Quanto à outra sua observação sobre a frase "...e nada mais posso adiantar, outros estudiosos o farão em tempo oportuno,..." estamos pesquisando em qual livro ela foi psicografada por Chico Xavier ou por outro médium, pois nossa memória ainda não alcançou onde ela está mencionada. Esperamos que o nosso auxílio possa contribuir para o entendimento do assunto enfocado por você! Perdoe-nos se não fomos claros! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:32)!!!

      Excluir
    2. Cadichon Pirilampo20 de abril de 2018 05:21

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Noémia José (18-04-2018 10:32) Hoje, logo depois de nosso café matinal espiritual e pequena rotina em nossa residência, pegamos o livro "Egos em Paz" (LEEPP, 1ª edição, out 2017), de Inácio Ferreira (IF)! Pasme! Acreditamos que os capítulos 21 - Reencarnação - considerações, 22- Influência do organismo, 23 - Reencarnação e aborto - I, 24 - Reencarnação e aborto - II e 25 - Ação do inconsciente, têm enfoques interessantes que podem ampliar a sua compreensão sobre as suas possíveis dúvidas emitidas na sua participação nesta semana! Por que escrevemos assim? Digamos, não é a realidade específica, que ocorreu uma possível comunicação à distância com IF e amigos como acontece com nossos rádios e televisões. As estações transmissoras estão à distância, mas os receptores (no caso, os livros e seus autores) estão perto de nós! Melhor dizendo, uma "inspiração" ou "intuição"! Também não eliminamos a possibilidade de estar equivocados na nossa "interpretação" desses "...arrazoados do Aquém..." (narrativas, descrições, etc...) de IF! Renovamos nossa solicitação de que Deus e Jesus Cristo abençoem a você e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:19)!!!

      Excluir
  11. Caro Anónimo - Aqui há Liberdade de expressão e pensamento ...exerceu-a . Aínda não leu com toda a certeza o livro A Grande Sintese de Pietro Ubaldi : lá deparar-se-á com muita Matemática , Física , Química ...bem como Espiritualidade . Consulte os Livros de Hernani Andrade , Carlos Imbass. , Herculano Pires ...vai encontrar lá muita Ciência. João Semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecimento especial `a João,

      Aconteceu comigo o que diz a apresentação do livro: "Atraído pelo título, percorremos-lhe o índice e, imediatamente, sentimo-nos assaltados do desejo de lê-la."

      A obra foi colocada no topo das prioridades.


      Debalde vínhamos peregrinando através dos livros em busca de uma concepção do mundo que nos satisfizesse, pela universalidade de seus fundamentos, a natural ansiedade de síntese e unificação do conhecimento.
      Movido por esse desejo, perlustramos os grandes monumentos da sabedoria de todos os tempos, desde as velhas doutrinas consubstanciadas na metafísica chinesa do Y-King até as modernas aquisições do relativismo einsteiniano. Examinamos o hinduísmo, nas expressões luminosas de seus mais eminentes mestres; estudamos o idealismo de Platão, o peripatetismo de Aristóteles, o racionalismo de Descartes, o criticismo de Kant, o panteísmo de Spinosa, o monadismo de Leibniz, o ocasionalismo de Malebranche, o epifenomenismo de
      Hume, o voluntarismo de Schopenhauer, o solipsismo de Bekerley, o transformismo de Darwin, o evolucionismo de Spencer, o positivismo de Comte, o pragmatismo de James, o monismo de Haeckel, o intuicionismo de Bergson, o panpsiquismo de Farias Brito, para, ao fim, sentirmo-nos tão vazios como dantes. (...) Acabávamos de ler Carrel, quando surgiu nas livrarias a versão brasileira de A GRANDE SÍNTESE. Atraído pelo título, percorremos-lhe o índice e, imediatamente, sentimo-nos assaltados do desejo de lê-la. (...) Sem embargo de seu caráter estritamente lógico e rigorosamente científico, A GRANDE SÍNTESE não é uma
      obra resultante de lucubrações intelectuais, nem de dados experimentais. É uma revelação surpreendente, de origem supranormal, por isso que foi dada ao mundo exclusivamente pelas vias da intuição. Serviu-lhe de instrumento, no processo de sua elaboração, o iluminado místico da Úmbria, Prof. Pietro Ubaldi.

      Excluir
  12. Agradeco a todos as otimas referencias datas.
    Uma frustacao que tenho e' que a lista de livros em varias areas
    ja' selecionados para leitura e' tao grande que tenho certeza nao
    serei capaz de le-los com atencao e reflexao no curto tempo de apenas
    uma vida. Vou torcer para que na proxima vida eu seja dotado de um
    corpo capacitado para leitura mais rapida e memoria mais persistente.

    Mas o metodo cientifico e' assim mesmo. Primeiro faz-se medidas e
    tabula-se os dados, entao formula-se uma hipotese e a partir dai'
    faz-se previsoes do tipo se esta formula e' correta, entao nestas
    condicoes teremos este resultado. Se comprovado entao a formula
    e' aceita ate' que seja substituida por outra melhor. A ciencia
    tambem basea-se na capacidade de repetir um mesmo experimento
    milhares de vezes e obter sempre o mesmo resultado. Basta um
    unico exemplo que contrarie a formula e entao a teoria toda cai,
    e passa a ser apenas um modelo restrito `a um certo intervalo
    de aplicabilidade.

    Como conciliar entao a ciencia com os assuntos do espirito
    que nao podem ser medidos? Nao e' que os cientistas nao acreditem.
    Muito pelo contrario, a maioria dos cientistas chegam quase que
    invariavelmente as portas do divino como explicacao do inexplicavel.
    E' apenas que eles nao conseguem formular hipoteses com o conhecimento
    objetivo disponivel. Agora, conhecimento subjetivo existe de varios tipos.

    Muito Obrigado a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo19 de abril de 2018 06:57

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (18-04-2018 10:46) Suas observações são interessantes e devem ser respeitadas! Todavia, acreditamos que a leitura atenta do tema "Provas da existência da alma", de Annie Wood Besant (1847-1933), que é o conteúdo de uma palestra dela ministrada em 1903 em Chicago, EUA, é muito elucidativa para cada um de nós, não é mesmo? Esse conteúdo encontra-se na obra "Um Estudo sobre a Consciência: uma contribuição à Psicologia" (em inglês "A Study in Consciousness: a contribution to the Science of Psychology". Brasília: Editora Teosófica, 1ª edição, 2014 - Apêndice). Aliás, dias ou meses atrás, você mesmo mencionou esse livro nos seus arrazoados de Aquém, não é mesmo? Nessa autora existe um traço interessante - ela não é espírita, mas, mesmo sendo teósofa muito brilhante, ela é como se fosse uma espírita (ou espiritista), cristã e, até mesmo, uma cientista do Espírito! Leiamos esse "...conhecimento subjetivo..." (Anônimo) dessa autora de mente aberta e livre de prejulgamentos (preconceitos) de qualquer tipo! Deus e Jesus Cristo abençoem o nobre irmão e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:54)!!!

      Excluir
  13. Boa noite meus amigos

    Enquanto a paciência dos irmãos não se esgota vou me expressando por aqui.Um jeito que encontrei de expor o que tenho assimilado dos estudos das obras do Dr Inácio e conto com a orientação de vocês.
    Nessa mensagem o Dr Inácio nos conduz a pensar em como tendo olhos não vemos algumas coisas.
    O que apreendi é que ,de fato , não vemos com os olhos . É a Mente que está apta ou não a "enxergar" determinadas coisas . Me recordo de ter lido uma das obras de André Luiz onde Ele recomenda que exercitemos as capacidades IMAGINATIVAS. Só conseguimos imaginar o que conhecemos , para o que não conhecemos ainda carecemos de "construir" Imagens . Perispírito é ainda novidade para a maioria das pessoas e mesmo para nós espíritas , ainda temos imagens imprecisas e que aperfeiçoamos na medida que compreendemos melhor . Vejam o caso da reencarnação! Estamos revendo todo o conceito . Quando o Dr Inácio/Baccelli começaram a falar em reencarnação no mundo espiritual foi uma revolução e tivemos que desconstruir as imagens antigas e reconstruir outras melhoradas e quem sabe mais próximas da realidade . Gabriel Delanne no livro "A Alma É Imortal" nos diz : " A alma que se haja tornado bastante sábia para os manipular (os fluidos)realiza tudo o que lhe possa aflorar à IMAGINAÇÃO .
    Imaginar é criar , ou melhor Co-criar e é o que nos assemelha ao Criador. Precisamos ter a mente sempre aberta para novas ideias e NOVAS IMAGENS .Acredito que deve ser por esse motivo que o Dr Inácio crítica à Ortodoxia espírita .

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  14. Bom dia a todos!!!

    Tá muito bom esse blog! A abertura de pensamentos, a colocação da contrariedade, a análise por cada um dos participantes pode fazer o progresso da humanidade. Não é que pode, faz.

    Embora um tanto lenta no passado, ao longo do tempo a ciência vem se aprimorando e acelerando. Então essas dúvidas são questão de tempo. Aliás, sempre digo que o TEMPO é a "commodity" mais valiosa desta Terra e deve ter uns caras aí correndo atrás de dominá-lo. Cuidado!!!

    Há algumas centenas de anos o Sol girava em torno da Terra. Agora não mais. Eis que os cientistas mudaram radicalmente de opinião após observações que não tinham sido feitas anteriormente provarem o contrário. E olha que proporcionalmente novas descobertas bem podem trazer variações de absolutas certezas muito mais impactantes do que essa em menor tempo, senão pra que continuar com a prática da ciência? Será que ela só existe pra confirmar o conhecimento existente? Usando uma frase do momento, isso seria apequenar todos os cientistas do planeta.

    Quer ver uma hipótese mais maluca do que o absurdo de a Terra girar em torno do Sol?

    Que tal essa: há 1,5 milhões de anos atrás (pela nossa contagem terráquea de tempo usada na face da Terra), quando se resolveu desenvolver-se um planeta Terra em que corpos de animais, cuidadosamente e cientificamente elaborados, pudessem alojar mentes humanas para seu desenvolvimento e progresso, as futuristas naves interplanetárias já cruzassem os espaços cósmicos para tudo que é lado?

    E, se formos um cisco no espaço e não o Centro do Universo? E se o universo não girar em função de nossa humanidade do planeta Terra?

    Será que isso é tão mais impossível do que a Terra girar em torno do Sol? Sei lá. Pra isso existe a Ciência e os Cientistas pra responder. Façam sua parte.

    Abraços cósmicos da face da Terra para todos!

    ResponderExcluir
  15. Com relacao ao perispirito, veja que ha' discordancia inclusive entre os proprios espiritos.

    Segundo alguns o perispirito e' uma matriz tendo orgaos de percepcao especializados.
    Tanto e' que alguns dizem que se os olhos forem arrancados, o espirito fica cego.

    Ja' outros dizem que o perispirito e' um orgao integrado de percepcao em toda a sua superficie.
    Se ve algo na sua frente e' por que sua consciencia esta' focada no objeto a sua frente.
    Poderia, sem se mover, focar a consciencia num objeto na sua retarguada e ve-lo da mesma maneira.

    Existe tambem um "sexto" sentido, nao conhecido para nos.
    Ao olharmos uma caixa, so' podemos ver no maximo 3 de suas faces.
    Os espiritos podem ver todas as seis faces ao mesmo tempo.
    Podem tambem ler um livro fechado.

    Entao o que e' o que?
    Estamos falando de planos espirituais com propriedades diferentes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta "o que é o que" .Em vez de lhe dar o peixe vou dar-lhe a cana para o pescar : Leia o livro Perispírito da autoria de Zalmino Zimmermann editado pelo Centro Espírita Allan Kardec-Campinas . A minha edição , é a 2ª , tem 555 páginas ...a actual penso ser a vigésima . Boa leitura e consequente aquisição de conhecimento . João Semana

      Excluir
    2. Muito obrigado Joao,

      Estou escutando um monte de leia isto e leia aquilo,
      sinto-me um ignorante, e sou mesmo, mas prefiriria
      que aqueles que ja' tendo lido respondessem baseado
      no que entenderam.

      Na impossibilidade de ler tudo, baseado entao na qualidade
      da resposta e' que uma referencia vai ou nao para a lista
      de prioridades.

      Alem disso responder diretamente e' um bom exercicio
      de sintese daquilo que se aprendeu.

      Muito Obrigado.

      Excluir
  16. Boa noite meus amigos

    Obrigado pelo carinho amiga Noêmia

    Ao amigo "Anônimo". Lembrando que passamos a nossa atual compreensão do assunto . E que , naturalmente, é um entendimento pessoal , e peço, encarecidamente, auxílio aos irmãos que se manifestam por aqui e aos irmãos Baccelli e Inácio Ferreira .

    Com o tema REENCARNAÇÃO NO MUNDO ESPIRITUAL abre-se um mundo novo de reflexões . Encontrei respostas que de há muito procurava. Claro que muitas outras ainda carecem solução por incapacidade minha . NORMAL! Entender melhor a constituição e função do Perispirito é fundamental , e não podemos confundir PERISPIRITO com ESPIRITO . A verdadeira matriz é o ESPÍRITO. Todas as faculdades e sentidos de percepção estão radicadas no Espírito. Corpo é corpo . É feito de MATÉRIA-entenda-se fluido cósmico universal modificado . (Melhor não tratar por agora sobre a constituição da matéria-as informações que temos no livro Evolução em Dois Mundos são impressionantes) O que muda , entre corpo físico é perispírito é a densidade. Mais matéria e menos matéria . Perispírito é corpo físico e corpo físico é perispírito ! O Dr Inácio é quem Diz . Lavei minhas mãos kkk. Depende do ponto de referência. Tudo é relativo!
    Devemos imaginar o CORPO do espirito semelhante a uma cebola . Várias camadas ou vários corpos que se interpenetram e estão intimamente interligados formando um TODO. Dr Inácio diz para desenvolver uma visão QUÂNTICA das coisa . Pensar em universo no Plural -MULTIVERSO . Cada camada vibra ou manifesta-se em uma dimensão ou universo específico.
    O camada ou corpo mais sutil serve de molde ao mais denso , sendo que o primeiro obedeceu a um molde anterior mais sutil ainda , e assim sucessivamente até chegar na Matriz -ESPIRITO . O que costumamos chamar de corpo físico é a camada externa e o que chamamos perispírito seria a segunda camada de fora para dentro . Essa segunda camada ou perispírito , nos espíritos inferiores , se assemelha em quase tudo ao corpo físico. É ainda organismo com TUDO o que tem o corpo físico .
    Na medida que evolui , os espíritos passam a habitar esferas mais elevadas , sutis , e paulatinamente, vão perdendo certos apêndices que perderam o uso em função da vida mais mental e menos material . Obrigado

    Fiquem com Deus


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadichon Pirilampo20 de abril de 2018 05:37

      Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Gerson Cecatto (19-04-2018 21:31). Parabenizamos as suas considerações emitidas sobre a obra "Reencarnação no Mundo Espiritual" (LEEPP), de Inácio Ferreira (IF)! Desde o primeiro livro ("Sob as Cinzas do Tempo",Didier) até ao penúltimo ["Egos em Paz", LEEPP; o último é "Alma do Mundo" (LEEPP, 2018), o qual estamos aguardando para chegar às mãos para leitura, meditação e compreensão)]. Essas obras são verdadeiros caminhos ilustrativos para despertar e sedimentar em nós nossa capacidade de ler e estudar bem as grandes noções sobre Deus, Espírito e Matéria (LE-27), recheadas de referências cruzadas para buscarmos o estudo comparativo! Continue nesse caminho de aprendizagem! Deus e Jesus Cristo abençoem a você e a todos os que se encontram no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:35)!!!

      Excluir
  17. O caríssimo Cadichon ajudou bastante, induzindo-me a voltar ao texto do dr. Inácio e ler com mais atenção, muito obrigada. Diz ele: "Ricardo, então, parcialmente liberto, manifesta-se com o concurso de médiuns de efeitos físicos, num "globo cristalino", espécie de TV plasma." Creio entender, agora, que Ricardo-criança usou o corpo adulto do médium, com a ajuda do ectoplasma dos outros médiuns de efeitos físicos, que não sabemos quantos foram utilizados para esta transformação, mas que parece ter sido uma operação complexa. Só não entendo porquê Ricardo foi parcialmente liberto e não totalmente. Será que só se exteriorizou o conjunto da cabeça?
    Cadichon, muito grata pela sua constante amabilidade para com tantos de nós. Jesus o envolva em bênçãos de muita paz. Abraço fraterno. Noémia

    ResponderExcluir