segunda-feira, 11 de novembro de 2019


SOBRE O LIVRO “TRANSGÊNERO” Entrevista com o Dr. Inácio Ferreira

- Dr. Inácio, por que escreveu o livro “Transgênero”, recentemente lançado pela Editora LEEPP?
- Porque é um tema atual, ainda pouco estudado na Doutrina, e, principalmente, por tratar-se de um fenômeno psicológico que vem acontecendo dos Dois Lados da Vida. Além de espírita, sou um estudioso da psique, e, antes de escrever “Transgênero”, tivemos oportunidade de escrever uma trilogia sobre as questões relacionadas ao “ego”: “Egos em Conflito”, “Egos em Paz” e “Alma do Mundo”.

- Não teme as críticas, por ser o autor de uma obra que, até certo ponto, aborda tema polêmico?
- Em absoluto. Nada escrevo para obter elogio. Toda opinião séria me interessa, mas não me deixo afetar pelos críticos de plantão. Desde que escrevemos “Sob as Cinzas do Tempo”, eles nos elegeram por um de seus alvos preferenciais. Sou um homem fora do corpo, e, sendo assim, tenho o direito de me expressar. Os espíritas de pequeno conhecimento acham que todo espírito que entra em contato com os médiuns na Terra são criaturas angelicais, e não nos dão, a nós, os desencarnados comuns, o direito de ser o que somos – o espírita quer “santificar” os seus Mentores.

- Então, o Dr. Inácio Ferreira?...
- Sou um homem desencarnado, um espírito em trânsito, estudando e aprendendo sempre. Tive, quando encarnado, na condição de médico no “Sanatório Espírita”, de Uberaba, oportunidade de lidar com os intrincados temas da sexualidade humana. Aliás, quase todos os nossos internos faceavam problemas dessa natureza. Creio mesmo que, sobre a Terra, poucos são aqueles que não os faceiam. Ou estarei enganado?! Pode ser que, neste momento, algum anjo esteja lendo estas minhas palavras, e, com certeza, já tenha superado os seus conflitos sexuais – que Deus seja louvado!

- Não obstante, o livro, por tratar de assunto tão delicado, não deixa, inclusive, de expor o instrumento mediúnico, não acha?!
- Exporia, talvez, um instrumento mediúnico intimidado, mas não o nosso amigo que conheço de longa data, e que, juntos, já escrevemos cerca de cinquenta obras. Claro que a maledicência não perde oportunidade alguma para enlamear aqueles que inveja. Os mais ou menos bons – os Espíritos nô-lo disseram em “O Livro dos Espíritos” – carecem de ser um pouco mais ousados – o espírita que não dá cara a tapa não testemunha a fé! Infelizmente, muitos irmãos e irmãs de Ideal são os que chamamos de “taipeiros” – estimam ficar “em cima do muro”, por interesses exclusivamente pessoais.

- Percebe-se que tratou o assunto de maneira muito extrovertida, não?!
- Um pouco, talvez. O tema, por não deixar de ser, digamos, inabitual, na literatura espírita, carecia de ser abordado com certa leveza e descontração. Escrever um volume, de quase trezentas páginas, sobre transgeneridade, sem caçoar um pouco mais do Manoel Roberto, seria tornar o livro intragável. E, depois, o nosso propósito, foi o de apenas abrir espaço para que outras opiniões venham à baila. Embora psiquiatra, e continue estudando na Vida Espiritual, não sou o que se denomina, propriamente, de expert no assunto. Que outras vozes, mais abalizadas, não se omitam. Kardec, praticamente, não teve oportunidade de tratar do tema, como não tratou de outros que se acentuaram, ou surgiram, após a Codificação.

- Crê que a transgeneridade seja mesmo um fenômeno psíquico?
- A nível mundial, e precisar-se-ia ser cego, ou extremamente preconceituoso, para não admiti-lo. E, repito: fenômeno que se observa dos Dois Lados da Vida! O espírito carece de vivenciar múltiplas experiências em sua jornada evolutiva, e, se do ponto de vista biológico, o homem é macho e fêmea, do ponto de vista psíquico, ele é uma “multidão”. Tal fenômeno não sofrerá regressão – há de se acentuar cada vez mais, levando a Humanidade a muitas reflexões, revisão de conceitos, e, sobretudo, preconceitos.

- O livro foi revisado pela Editora?
- Foi, e não me agradou muito, não. Todavia, entendo que, em maioria, estamos nos dirigindo a mentes ainda um tanto infantilizadas, apegadas a dogmas e preconceitos, e que se revelam incapazes de compreender simples brincadeira, feita com o propósito de amenizar o peso da Verdade. A Editora ficou com receio de que, mais uma vez, eu fosse chamado de “mistificador”, e até de gay, junto com o médium. Ora, esse risco foi calculado. E, tanto a mim quanto a ele, não molestou nem um pouco.

- Podemos esperar o “Transgênero 2”?
- Por mim, o 2, o 3... Não sei, contudo, se contaremos com oportunidade mediúnica para tanto. Eu tinha vontade de efetuar uma visita àquele padre pedófilo que mora na barranca do Rio Tietê, em São Paulo... Estudar uma mente em transitório estado de insanidade é um aprendizado e tanto. Freud que o diga. Neste sentido, infelizmente, quando eu me encontrava encarnado, os meus estudos foram muito superficiais – sei que fiquei a dever. Hoje, os tempos são outros, e a minha visão também.

- O senhor acha o espírita moralista?
- Não, com exceções, eu acho o espírita bobo – bobo e vaidoso. Mas, isso é com cada um, não é?! Cada qual é bobo à sua maneira. Espírita, meu caro, quando vai para a “mídia”, e “mídia” entre aspas, porque a mídia espírita praticamente inexiste, costuma ficar encantado com a própria figura – é Narciso reencarnado! Dias atrás, eu perdi um pouco do meu tempo ouvindo um orador na carcaça – ele ficava embevecido com o som da própria voz, provocava pausas requisitando aplausos... Saí no meio da palestra e, para não fazer o número 2, fui fazer o número 1.

- Deseja acrescentar algo?
- Não. Está de bom tamanho. Apenas desejo cumprimentar o médium que agora, no último dia 9, completou 67... Somando com os meus 84 terrestres, eu e ele formamos uma dupla de 151 anos, e, portanto, não temos que dar satisfações a ninguém. Graças a Deus, somos libertos – não temos o rabo preso! Você não imagina que felicidade seja essa! Agradeço aos amigos e amigas que nos incentivam e encorajam – gente boa, que não se esconde atrás do anonimato covarde de gente que não tem cara – acho que não apenas cara! – para mostrar.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba - MG, 11 de novembro de 2019.








15 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. É... Muita coisa ainda não sabemos não é mesmo?E que venha novas revelações para que possamos dessedentar dessa ignorância que ainda domina corações em litígio. Forte abraço aos dois. Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  2. Bravo, bravíssimo! Amo vcs dois, pela coragem e verdade! Parabéns, vou logo comprar o meu, gosto de obras polêmicas, elas nos dão oportunidade de diversificar opiniões. Sobre esses fenômenos que vem acontecendo nos 2 planos da vida creio ser um convite ao nosso amadurecimento, talvez até cm vistas a um dia receber nossos irmãos extraterrestres, pois se não aceitarmos nossas diferenças cm entenderemos outras formas de vida. Fiquei tão empolgada que esqueci os cumprimentos iniciais; Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia dr Inácio e Baccelli
    Parabéns Baccelli Deus abençoe tua vida e te proteja agora e sempre..
    Dr Inácio..penso que é dessa maneira que vamos encontrando as respostas..
    E no livro dos espíritos a resposta é curta e objetiva..já insinuando uma brecha que haveria de vir..qdo é perguntado se existe sexo entre os espíritos..e os espíritos respondem..não como o entendeis..
    Descortinar as qualidades masculinas e femininas no espírito..devem ser deixadas para pessoas como o senhor que as estuda..
    Penso que enquanto o sexo for tratado apenas físicamente o mundo estará confundido..
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Tema oportuníssimo que o Dr. Inácio Ferreira (IF) focalizada nessa entrevista com o médium C.A.B.! Em várias oportunidades, em seus livros, IF tem pincelado esclarecimentos sobre o assunto enfocado hoje! Para abrilhantar o mesmo, convidamos lerem "O homem transgênero que seguiu 'instinto materno' para dar à luz" (11-09-2019 - BBC Brasil - www.bbc.com/portuguese/geral-49660020)! Sobre o tema "Identidade de gênero", Irmão José dissertou a respeito quando comentou a pergunta 201 de "O Livro dos Espíritos" na obra "O Cristo Consolador" (Didier, 1ª edição, fev 2019). Não somente esses Amigos Espirituais têm pitacado sobre esses ainda polêmicos no nosso abençoado Planeta Espiritual chamado Terra, mas outros falaram, falam e falarão sempre! A barreira dos preconceitos serão abaladas gradualmente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:06)!!!

    ResponderExcluir
  5. Abraços fraternos ao médium e ao querido Dr. Inácio. Já adquiri o meu exemplar e vou começar a ler assim que terminar o livro "A casa Maria de Nazaré". Que venham Transgênero 2,3,4,5..

    ResponderExcluir
  6. Bom dia dtr Inácio Ferreira e Carlos baccelle guero aqui parabenizar pelo tema do livro muitos não guerem sequer falar do assunto . Agradeço pelo aprendizado figuem com Deus. Parabéns ao sr Carlos baccelle

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos! Quanto ao tema, sugiro que os incautos coloquem as barbas de molho e leiam o livro do Eclesiastes cap9 e versículo 2 e 3, lá diz assim ¨Tudo sucede igualmente a todos, ao JUSTO e ao injusto, ao ímpio e ao BOM ...3 ¨A todos sucede o mesmo...Portanto cuidem se, pois uma encarnação transgênero pode acontecer a qualquer um de nós. Tá lá no Velho Testamento, palavras de Salomão. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Num mundo cheio de polarizações, o lado que menos se pende é para Jesus! Já não basta o espiritismo como ideal, no caso, para quem se diz espírita? Em minha parca visão, essas denominações de espíritas de esquerda, direita, são por conta da incompreensão da Doutrina e da tentativa de usar a mesma para justificar posicionamentos extremistas!
    Que cada um se assuma como e aonde quiser, mas não usar a doutrina para isso!

    ResponderExcluir
  9. Como tenho aprendido com as exposições do Irmão Ferreira, via baccelli, e os comentários postados!! Deus os abençõe e os ilumime sempre.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Baccelli !!
    Um jovem com 67 anos , e que você tenha saúde , para continuar esse belo trabalho , que nos desperta Gratidão .
    Gratidão pelos ensinamentos que “ modificaram o nosso olhar “ diante da vida .
    Agradecendo as bençãos pelas oportunidades de aprendizado , pela conquista da liberdade de expressão .
    Você soube cativar e manter amigos preciosos .
    Paz para você e a Márcia , alegrias em seu lar .
    Abcs fraterno .

    ResponderExcluir
  11. Dr.Inacio,obrigada por tudo. Amo o senhor e os seus livros! Sou sua fã desde o o primeiro livro!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns a essa dupla dinâmica e corajosa,Bacelli e Dr Inácio! Amo vcs!

    ResponderExcluir
  13. Opa, Doutor, leio seus livros desde meus 14 anos e não me canso.. Estou bem surpresa com essa nova obra, e feliz de poder, graças a voce, ampliar meus estudos sobre esse tema pelo viés espírita. Já vou atras de comprar o meu.
    Muita luz e paz para vc e o Bacelli

    ResponderExcluir
  14. Estou querendo muito livro .Quero aprende . Como fazo pra compra esse livro?

    ResponderExcluir
  15. Dr. Sou fã de vcs dois, comprei uns livros, li outros emprestados. Gostaria muito de ganhar este. Parabéns pelo trabalho de ambos.

    ResponderExcluir