segunda-feira, 23 de abril de 2018


COMO VOCÊ INTERPRETA?! LIV

O capítulo 49 – “Regressando a Casa” –, é o penúltimo dos 50 capítulos de “Nosso Lar”. Nele, de maneira sintética, o autor narra as suas surpresas de espírito, quando, depois de quase dez anos no Mundo Espiritual, tem oportunidade de rever a família na Terra.
Durante uma semana, André, despedindo-se de Dona Laura, permaneceria em visita à família consanguínea, domiciliada no Rio de Janeiro.
Logo nos primeiros parágrafos, o autor espiritual fala de sua emoção ao rever Zélia, a esposa, que, então, se mostrou insensível ao seu espontâneo gesto de amor. Ela estava conversando com um cavaleiro, médico, que havia ido ver a Ernesto, o seu segundo esposo, que estava acamado, acometido de grave enfermidade nos pulmões.
A constatação de André é uma lição a quantos consideram que os seus afetos, por mais queridos, sejam sua propriedade. Afinal, Zélia não parecia ser a “alma gêmea” de André Luiz, porque as “almas gêmeas”, com raras exceções, costumam ser fieis àqueles que demandam o Mais Além...
*
Zélia chorava, dizendo ao médico que cuidava de Ernesto que não haveria de suportar uma segunda viuvez. E André registra nas páginas do livro:
“Um corisco não me fulminaria com tamanha violência. Outro homem se apossara do meu lar. A esposa me esquecera. A casa não mais me pertencia. Valia a pena ter esperado tanto para colher semelhantes desilusões? Corri ao meu quarto, verificando que outro mobiliário existia na alcova espaçosa. No leito, estava um homem de idade madura, evidenciando melindroso estado de saúde. Ao lado dele, três figuras negras iam e vinham, mostrando-se interessadas em lhe agravar os padecimentos.”
Além de tudo, Zélia se consorciara com um homem de espírito comprometido com entidades infelizes que se valiam de seu estado de debilidade para vampirizá-lo, concorrendo para o seu desenlace.
*
André, desde que desencarnou, mantivera-se na expectativa de um dia, poder reencontrar a companheira, que supunha ser a metade de sua alma...
Quantas surpresas reservam-se ao espírito na desencarnação?! Convém, pois, que todos nós estejamos sempre preparados para enfrentar os próprios equívocos... André, na juventude, pressionado pela família, renegara o amor de uma jovem serviçal de sua casa, e agora, talvez, consorciando-se por conveniência social, sentia-se abandonado!...
A Lei de Causa e Efeito é inexorável, e, no espaço e no tempo, não poupa a espírito algum.
*
Os filhos de André, igualmente, quase que já o haviam esquecido, a não ser pela filha primogênita, que, naquele dia, começara a pensar no pai desencarnado. Zélia, no entanto, repreende a filha – simplesmente por mencionar a memória de André, ela repreende a filha! Positivamente, Zélia não era a “alma gêmea”, ou, pelo menos, a alma de afinidade com os seus mais elevados sentimentos.
*
Zélia, ao repreender a filha mais velha, diz o que André, amargamente, pode escutar:
“(...) Já proibi a vocês, terminantemente, qualquer alusão nesta casa, a seu pai. (...) Já vendi tudo quanto nos recordava aqui o passado morto; modifiquei o aspecto das próprias paredes, e você não me pode ajudar nisso?”
André, em sua própria casa, era considerado um “passado morto”!...
Para inteirar, a filha caçula de André lança acusações sobre a irmã por se interessar pelo “maldito” Espiritismo, negando que os mortos pudessem voltar a Terra.
- Onde já se viu tal disparate? Essa história dos mortos voltarem é o cúmulo dos absurdos!
*
Convém, pois, a vocês que ainda vão morrer prepararem-se, não tanto para as surpresas de além-túmulo, mas para um melhor conhecimento próprio, junto àqueles que, infelizmente, revelam-se de espírito tão pequeno.
Zélia, sem dúvida, tinha todo o direito de consorciar-se com Ernesto – afinal, já amargara muito tempo de solidão afetiva, na condução solitária dos destinos da família, para o que ela se revelara frágil. Todavia, ela não necessitava, praticamente, de exorcizar a memória do ex-marido, pai de seus três filhos, que, pelo menos, lhe deixara o teto sob o qual passara a viver com outro companheiro.

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 23 de abril de 2018.




  

23 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli!!

    Nossa, complicado esta parte do livro nosso Lar, porém muito obrigado pela reflexão, gostei muito!!

    Que JESUS ampare a cada um de nós!!

    Uma excelente semana e dia para todos nós!!

    Fiquemos com o BOM DEUS!!

    Carlos A. Gomes

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia Dr. Inácio e Baccelli. ¨Não há mistério oculto que não seja revelado.¨ Diz lá nos Evangelhos. Ninguém ficará na ilusão para sempre e além do mais, gratidão é sentimento raro que poucos de nós temos. Por essas e por outras que eu ao chegar do lado de lado não pretendo voltar aqui nem para comer doces, como dizia os antigos,kkk. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Aécio Emmanuel César23 de abril de 2018 às 04:33

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Quanto ensinamento nesse penúltimo capítulo dessa obra de arte deixada para nós pelas mãos abençoadas de Chico Xavier e nem tanto alguns admitem ser ela uma obra obsoleta. Venhamos, pois estudá-la com mais acuro. A cada lida teremos descobertas impressionantes. Vamos então estudar a obra Luiziana para melhor compreender Allan Kardec? Aécio Emmanuel César

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Frequentemente, em muitos lugares deste Mundo Espiritual chamado Terra, ouve-se a frase "O amor precisa um pouco de ciúme". Pessoas (gentes, seres humanos, almas, espíritos, etc.) encarnadas, simples e famosas, continuam a expressar-se dessa forma, porque somente compreendem o lado material da vida imortal do filho de Deus - cada um de nós -, esquecendo-se de que o Mundo Espiritual é a verdadeira pátria (nosso verdadeiro lar)! Deste modo, repetimos esse conceito ("O amor precisa de um pouco de ciúme!") contrário às Leis Divinas gravadas na nossa consciência! Esquecemos de que "...a Lei e os Profetas..." orientam "...amar a Deus e ao próximo como a si mesmo..." (Jesus em Mt 22:38-40)! Posteriormente, no continuar desta mensagem semanal, constataremos que André Luiz compreenderá que não é e nunca foi proprietário dos filhos de Deus! Nobre irmão - André Luiz - agradecemos as lições de fraternidade que distribuíste e distribuis para cada um de nós! Obrigado irmão Inácio Ferreira por esta reflexão desta semana! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:23)!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dr Inácio e Carlos Baccelli. Realmente dentro da doutrina espírita não existe alma gêmea. Oque existe são almas com grande afinidade entre si. Decididamente Zélia não era sua alma afim, no dia de seu desenlace, ela sequer se lembrou de orar por ele, como ficou evidente no livro Nosso Lar. Poderíamos conjecturar que sua verdadeira alma "gêmea", ou seja com grande afinidade por ele seria a serviçal de sua juventude, amor proibido pelo preconceito financeiro. Muito obrigado pelos ensinamentos postados neste maravilhoso Blog. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus. Professor Fábio de Marília-SP.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No estudo desta semana, Inácio Ferreira (IF) orienta-nos quanto à dificuldade que André Luiz enfrentou quando retornou ao seu antigo lar e familiares neste lado visível do Mundo Espiritual chamado Terra! Certamente, foi um choque anímico para o seu antigo preconceito familiar de ser proprietário dos entes queridos! Nesse contexto de dificuldades de cada um de nós, permitam-nos divulgar a notícia "Mulher barrada em escola por não ter braços desafia e se torna professora" (23-04-2018 - Destaques e Análises - BBC Brasil). O caso se refere à tailandesa Patcharamon Sauwana, que "...não tem braços e escreve no quadro negro com os dedos do pé... Ambiciosa, Patcharamon não parou de estudar - ela acabou de se formar em Direito..." Essa notícia é um convite para superarmos nossos desafios a fim de alcançar o conhecimento de nós mesmos, como "O Livro dos Espíritos", pergunta 919, sinaliza! Mais uma vez, agradecemos as palavras orientadoras do nobre irmão IF! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:03)!!!

    ResponderExcluir
  7. QUERIDO DR. INÁCIO, QUERIDO BACCELLI
    BOA NOITE!
    A PERGUNTA QUE NÃO "QUER CALAR":
    -EM QUE ANO, E EM QUAL CIDADE, O DR. CARLOS CHAGAS (ANDRÉ LUIZ) VIVEU ESTA EXPERIÊNCIA NA TERRA??
    UM ABRAÇO DA "ALCÍONE" A ALMA GÊMEA DO PADRE CARLOS, AGORA
    REENCARNADA NO BRASIL, COM O NOME DE VERINHA

    ResponderExcluir
  8. Boa noite meus amigos

    Abençoada Doutrina Espírita que , devagar , nos esclarece .
    Nunca soube porque tinha dificuldades com a palavra Amor . Estou começando a entender , graças a Deus . Algumas pessoas falam de Amor com tanta facilidade . Pouco tempo atrás tive oportunidade de fazer uma exposição doutrinária sabre o tema "A LEI DE AMOR". Vou transcrever o trecho de "OESE" que me marcou profundamente. Interessante que já havia lido várias vezes , mas nunca observei dessa maneira . Bom , vamos lá : CAP.11 ITEM 8 Instruções dos espiritos - A Lei de Amor . "O amor resume toda a doutrina de Jesus , porque é o sentimento por excelencia, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso realizado." Esse ponto na sequência foi uma revelação pra mim . Nunca tinha observado com tanta clareza ."No ponto de partida , o homem só tem instintos; mais avançado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado , tem sentimentos ; e o amor é o requinte do sentimento ".
    Num mundo de expiação e provas os espíritos se encontram na categoria de "avançado e corrompido" certo? Então só tem "sensações" segundo o texto.
    Uma pequena porcentagem está buscando se instruir , porém longe de estar purificado. E temos "instruído e purificado tem sentimentos". "E o requinte do sentimento é o Amor".
    Gente! Foi um soco no estômago que estou sem fôlego até agora .kkkk .rir pra não chorar . Vi o Amor tão longe. Por isso que o Amor que Jesus nos ensinou , às vezes, parece utopia.

    Mas é isso que precisamos! Fugir de , qualquer forma ,à ilusão . A obra Nosso Lar fala em "hipertrofia do sentimento ". Amar excessivamente uns em detrimento de outros . Isso não é sentimento e muito menos Amor . Talvez seja carência ou outra coisa . Pelo texto acima concluímos que ainda estamos no terreno das sensações.

    Mais pra frente ainda no mesmo item temos :"A Lei de Amor substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais". E "Para avançar em direção ao alvo , é necessário vencer os instintos a favor dos sentimentos, ou seja , aperfeiçoar a estes , sufocando os germes latentes da matéria". É!!! Temos muito que caminhar .

    Fiquem com Deus





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Gerson Cecatto (22-04-2018 22:19) Parabenizamos as suas descobertas e observações sobre a "Lei de Amor", que os Espíritos Lázaro (Paris, 1862), Fénelon (Bordeaux, 1861) e J. Sanson (Paris, 1863) opinaram com muita propriedade e que o nobre Allan Kardec selecionou para o nosso conhecimento e autoconhecimento! Continue nesse ritmo de compreensão! Deus e Jesus Cristo abençoem ao nobre irmão e a todos os que se encontram no seu campo de energia espiritual! Cadichon Pirilampo (10:15)!!!

      Excluir
    2. Obrigado pelas palavras de incentivo , irmão Cadichon .

      Excluir
  9. Dr. Inácio, André Luiz, neste Capítulo, envia-nos um SOS que se chama DESAPEGO. Considero que o apego, em todas as áreas, metastiza-nos de alto a baixo. Confundimos apego com Amor. O Amor liberta, o apego enclausura. Mas só agora André Luiz se apercebeu do seu equívoco, lançou mãos à obra e ei-lo num desapego de meter inveja. Só temos que refletir sobre o ensinamento de André Luiz, que é muito profundo. Razão tem Deus quando nos obriga a constituir novas famílias, afastando-nos uns dos outros para evitar o apego doentio entre famílias. Só nos falta compreender o quanto Deus nos ama e se apieda, trocando-nos as voltas. Muito grata como sempre. Abraço carinhoso à equipa. Noémia

    ResponderExcluir
  10. Queridos Dr. Baccelli, Dr. Ferreira e equipe e todos

    Boa noite !
    Paz !

    Muito interessante a visita de André Luiz a sua família na Terra. Mostra a complexidade de nossos relacionamentos com os nossos afetos e com o que nós supomos nossos desafetos.

    As mesmas emoções que nós temos como encarnados, também temos como desencarnados como aconteceu com André Luiz (como Dr. Inácio Ferreira diz um pouco menos de matéria, pois essa fronteira é muito tênue). As emoções são as mesmas !

    Zélia estava com seu amor Ernesto, pois o relacionamento com André Luiz era bem diferente do que com Ernesto.

    Zélia mostrava com Ernesto um gostar, uma sintonia. Se Amar é doar-se, uma união sexual não é apenas corpo, matéria, pois os corpos espirituais se estreitam conforme o capítulo 38: Sexo Além da Morte do livro “Dr. Inácio convida... você a pensar”. Inácio Ferreira, Carlos A. Baccelli. Uberaba, MG: LEPP, 1. ed. julho 2015. pág. 193.

    André Luiz enfrentou a verdade (“A verdade é inegociável” Chico Xavier por Baccelli) com as emoções normais ao seu grau de evolução, o seu aprendizado continuou mesmo estando desencarnado, os laços afetivos não desatam após o desencarne, pois André Luiz esperava ansiosamente este momento de encontro da família.

    Como disse Dr. Baccelli nesta última terça-feira, 24 de abril de 2018, no nosso estudo do livro “Nosso Lar”, fica a lição de casa que é praticar o Desapego e praticar o que Emmanuel disse para “agradar” Jesus Cristo que é amar aquele que faz de tudo para não ser amado.

    Paz de Jesus Cristo !



    Um abraço
    Beijos de Luz

    Cristiane Sonia Arroyo
    Ribeirão Preto (SP)

    ResponderExcluir
  11. Apego versus Desapego : eis a questão. Excluindo os verdadeiros e inveterados Materialistas ( os quais representam uma importante "fatia" da nossa sociedade) penso que mesmo aqueles que já atingiram um grau de Auto Conhecimento avançado terão Apego por algo . Somos Terráqueos em evolução . Eu me confesso ...tenho apego aos meus Livros . Lembro-me de igual modo do nosso Dr. Inácio Ferreira : quando constatou que parte dos seus livros " tinham ido à vida " ficou triste para não dizer " chateado"...como eu o entendi quando li essa passagem no texto !!! Nada de patológico ...desde que tenhamos Auto Critica : nada é nosso tudo nos é emprestado temporáriamente . Excepções ? existem ou existiram tais como Mahatma Gandhi , Francisco Assis , Madre Teresa Calcutá , Bezerra de Menezes , Chico Xavier ...entre outros . Privilegiar o Ser em detrimento do Ter... sem fanatismos quais Ascetas. Quem não teria muito Apego ao que esteve Carlos Chagas seria a que esteve sua esposa já que o envenenou na fase final da sua doença !!! Os Médiuns com a faculdade da Psicometria muito terão a dizer acerca de objectos "vitimas" de exagerado Apego no passado . Há , por outro lado , Apegos meritórios nomeadamente o Apego ao Belo , ao Bem , ao Amor Incondicional ...às virtudes positivas . Quem avisa amigo é e...o Dr. Inácio Ferreira está a avisar-nos . Desde já o meu eterno Obrigado . João Semana

    ResponderExcluir
  12. Se o espirito, ao retornar ao mundo espiritual, recupera lembrancas
    de vidas passadas, sera' entao que nao sente saudades dos muitos
    pais, maes, esposas, filhos e filhas e teve em varias vidas?
    Sera' que nao se pergunta:
    Por onde andara' aquele filho querido que tive no Egito?
    Ou aquela esposa amada que tive na Grecia?

    ResponderExcluir
  13. Caro Anónimo - segundo o que tenho lido está redondamente enganado . Em regra quando voltamos à Vida Além Túmulo não temos acesso imediato à Memória Integral , isto é , à memória de vidas passadas ( leia a Memória e o Tempo de Herminio C. Miranda ). Tal só é apanágio das entidades que atingiram um nível de consciência/evolução elevado ou...caso os Instructores Superiores entendam que tal é necessário para um melhor entendimento de determinados " Life Events" tipo terapêutica . É verdade que actualmente , neste Planeta , está na moda " fazer" Regressão de Vidas Passadas" : Cuidado!!! É verdade que A Espiritualidade apenas deixará que tenhamos acesso a determinados conteúdos contudo tal implica que o Terapeuta esteja disponivel 24 H dia , porquê ? risco de Suicídio , depressão ...além de que caso o consulente esteja obsediado poderá ser aínda mais perigoso . Se o Terapeuta for moralmente pouco evoluido será coadjuvado por entidades espirituais inferiores com os riscos que tal comporta. Não se deve fazer R.V.P. por mera curiosidade . Na Vida Além Túmulo não temos acesso ao nosso Baú das Recordações nem tão pouco ao nosso Diagrama ...quando muito às colheres de café(2.5 ml) e tipo medicamento . A evolução é Gradativa . Bem pelo contrário há espiritos desencarnados que negam ter morrido e como tal negam que exista Vida além da "morte física"(o Dr. Inacio Ferreira já relatou tal num dos seus livros) . Se ler Memórias de um Suicida (neste caso o escritor Camilo Castelo Branco) psicografado por Yvonne Amaral Pereira irá perceber e aprender muito acerca da vida Além Túmulo bem como sobre o conhecimento de vidas passadas...só necessitará de muita paciência já que tem muitas páginas , mas no final , não irá dar como perdido o seu tempo . Disponha . João Semana

    ResponderExcluir
  14. Caro Joao,

    Como posso estar enganado se nao afirmei nada, apenas perguntei?
    Me parece entao que voce esta' dizendo que Kardec "está redondamente enganado"

    “Na sua volta ao mundo dos Espíritos, encontra ela
    todos aqueles que conhecera na Terra, e *todas as suas
    existências anteriores se lhe desenham na memória*, com a
    lembrança de todo bem e de todo mal que fez." [Livro dos Espiritos]

    Em quem devo acreditar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você perguntou a João Semana, mas quem vai te responder sou eu: não faça da codificação kardequiana uma nova bíblia, interpretando-a literalmente e não levando em conta o contexto da época. Os espíritos codificadores responderam a Kardec de forma generalizada e simplificada, foi uma estratégia psicológica para não chocar e não complicar, divulgando conhecimentos profundos de forma sucinta e didática.

      Porém, atualmente devemos ter a coragem e a humildade de reconhecer, após inúmeras informações mediúnicas aprofundadas, que a grande maioria dos desencarnados, por imaturidade e apego personalístico, não consegue acessar seu passado remoto.

      Um abraço, muita Luz!

      Excluir
    2. > não faça da codificação kardequiana uma nova bíblia

      Quantos Brasileiros existem? 208 milhoes?
      Qual a populacao mundial 7.6 bilhoes = 7600 milhoes?
      Supondo que todos os Brasileiros sejam espiritas,
      o que sabemos que nao e', tem envagelicos e outros,
      que percentagem da populacao mundial representa os
      espiritas? 208/7600=3% ?

      Porque so' isto?

      Os Cristaos tem a Biblia,
      Os Judeus o Torah,
      Os Mulcumanos o Alcorao,
      Os Indianos o Bhagavad Gita
      Os Zoroastrianos o Zend-Avesta (em ascensao)

      Estas correntes de pensamento tem o seu livro de axiomas
      baseado no qual conseguem definir quem sao, no que acreditam,
      e base de seus argumentos. Quando dao palestras dizem que
      nesta base entao conclui-se que ... quod erat demonstrandum

      Se voce entao esta' me dizendo para nao tomar as obras de
      Kardec como base, me parece que o espiritismo precisa
      definir melhor qual e' a sua base, qual e' o seu livro de axiomas,
      para que a defesa de suas teses tenha credibilidade numa audiencia
      ecletica. Se nao for assim as palestras ficarao restritas somente ao
      pensamento de um ou outro autor, e nao a de um movimento inteiro.

      Excluir
    3. Boa tarde meus amigos

      Ao amigo " anônimo "

      A Doutrina Espírita tem o seu tríplice aspecto fundamental , (científico, filosófico e religioso ) e para ser assimilada em Espírito e Verdade precisa ser VIVIDA em todos esses aspectos.
      O intelecto aproxima da Verdade , mas é incompetente para nos fazer integrar à Verdade . A Verdade Suprema é o Amor , e só pode ser "sentida" e não raciocinada. por isso "Fora da Caridade Não Há Salvação".
      Caso estamos buscando a Verdade sem estarmos engajados em obras assistenciais , combatendo o egoísmo feroz que nos domina e mantém nossos "olhos" fechados, onde , devagarinho , vamos desprendendo o pensamento da matéria , encontraremos barreiras intransponíveis à nossa frente. É mais uma ilusão !
      Os espíritos amigos nos dão notícia de espíritos altamente intelectualizados (anjos caidos) que buscam indefinidamente "driblar" às Leis Naturais (Leis de Deus ) , e se mantém nesse propósito (ilusao) a milhares de anos , Provavelmente serão expatriados novamente.
      Sem o "Amai-vos e Instrui-vos" é pura perda de tempo .

      Fiquem com Deus

      Excluir
    4. Anônimo

      Somente agora li o que você postou.

      Em algum momento, eu disse que a codificação kardequiana não deve ser a base da DE? Eu apenas disse, e confirmo novamente, que a obra de Kardec não representa toda a verdade do universo, mas sim o começo e a base de um edifício de infinitos andares. Cada umas das 1019 perguntas do LE pode e deve ser aprofundada, aliás, de cada uma dessas respostas, um livro inteiro poderia ser escrito.

      O Espiritismo é a doutrina mais profunda que existe no planeta e, justamente por isso, não pode se fechar numa única obra. O conhecimento é infinito. Os religiosos citados por você, todos pertencentes a doutrinas tradicionalistas, não possuem o grau de maturidade transcendental que os espíritas possuem (ou deveriam possuir). A DE não se preocupa com a quantidade de adeptos, mas sim com a qualidade dos mesmos. No futuro, no planeta regenerado, toda a humanidade compreenderá os ensinamentos divulgado pela DE, a qual igualmente mudará completamente de aspecto, bem como as demais religiões.

      No momento, em virtude do baixo grau evolutivo da maioria dos seres humanos, o ideal é que a DE permaneça com um pequeno número de adeptos, justamente para não ser deturpada em sua sublime missão. O poder corrompe, basta lembrar o que o clero católico e posteriormente a reforma protestante fizeram com o cristianismo.

      Numa palestra é necessário que o expositor espírita tenha o bom senso de dosar as informações: se a maioria dos ouvintes pouco ou nada sabe da DE, o palestrante deve se limitar aos postulados básicos da codificação. Dependendo do contexto, diversas obras e autores distintos podem ser comentados, é necessário analisar cada situação, não é um problema tal questão, é na verdade a constatação da grandiosidade e da complexidade da DE.

      Na verdade eu nem sei por que estou te falando tudo isso, haja vista que o Inácio já explicou muito mais em seus livros, embora com outras palavras, naturalmente. Você leu e compreendeu o que o Inácio quis dizer? Ou você defende a ortodoxia espírita, tão criticada e até escrachada pelo próprio Inácio?

      Muita Luz!

      Excluir
    5. Acho que primeiro deve-se estabelecer o que se entende por espiristismo.
      Sera' a crenca na continuacao da cosnciencia e individuialidade apos a morte?
      Sera' a crenca na re-incarnacao?

      Se for so' isto, entao o espiritismo nao e' exclusidade do espiritismo.
      Sufismo, Khabala, Teosofia, Rosacruz, Bhudismo, Hinduismo, Jainismo, etc
      Todas e muitas mais acreditam na mesma coisa.

      Como se sabe o espiritismo nao se firmou no pais de origem, a Franca.
      Parece so' ter se firmado no Brasil.
      Acho que em algum item deste blog alguem perguntou porque?
      Porque so' se firmou no Brasil?

      Quantos autores espiritas existem atualmente?
      Serao todos coerentes no que dizem?


      Paz Profunda

      Excluir
    6. Complementando .....

      > O Espiritismo é a doutrina mais profunda que existe no planeta

      Por doutrina entende-se postulados. Que postulados sao estes?

      > codificação kardequiana

      O que exatamente deve-se entender por codificação?

      Para mim os dois significam em conjunto os fundamentos.
      Fundamentos podem ser expandidos mas nao contrariados.
      Se for assim perdem força,

      > Ou você defende a ortodoxia espírita, tão criticada e até escrachada pelo próprio Inácio?

      Voce mesmo que o disse, fundamentos escrachados.

      Porque alguem fora do Brasil deveria perder tempo
      com algo cujos fundamentos sao escrachados?

      Excluir
  15. Boa tarde meus irmãos

    Só reforçando o que o irmão João Semana disse , recomendamos a leitura do CAP. 21 do livro "Nosso Lar".
    Lá a Dna Laura descreve o processo que permitiu a Ela e seu esposo Sr Ricardo a acessarem 300 anos de memória . E , convenhamos esse não é um casal comum para os nossos padrões , concordam ?! São espíritos de uma evolução considerável, correto?!

    Fiquem com Deus

    ResponderExcluir