domingo, 4 de julho de 2021

 

A Mediunidade

E o

Mito de Prometeu

 

O assunto é complexo, e demanda continuados estudos.

Tema delicado que, no entanto, necessita ser abordado.

A mediunidade, sem dúvida, é o “canal” de comunicação com o qual os espíritos desencarnados nos deparamos para entrar em contato com os encarnados, e vice-versa.

No entanto, quanto mais a faculdade mediúnica se caracteriza pela sua intelectualidade, maiores os entraves intelectuais que carecem ser superados.

Neste sentido, a faculdade de efeitos físicos exprime-se com maior espontaneidade na produção dos fenômenos que lhe são pertinentes.

Contudo, nem mesmo, por exemplo, na materialização, os espíritos que se tangibilizam, através das emanações do ectoplasma, conseguem fazê-lo sem que sofram alguma intercorrência anímica de seu principal doador.

Detendo-nos, porém, na apreciação dos fenômenos de ordem intelectual, não raro, o “canal” de que nos valemos, à semelhança do leito de uma fonte a jorrar, se nos apresenta com determinados obstáculos a serem vencidos.

Imaginemos uma pedra colocada sobre o leito da fonte que pretende alcançar o rio, sentindo-se ela constrangida a contorná-la por seus lados, ou a transpô-la em pequena cascata, ou ainda estancar-se para que, elevando a suas águas de nível, consiga, assim, suplantá-la...

Por mais nos esforcemos, do ponto de vista intelectual, em qualquer contato que busquemos estabelecer com os encarnados, carecemos de nos sujeitar às condições, muitas vezes precárias, que se nos oferece ao referido mister.

É da Lei que não consigamos, nós, os desencarnados, refletir para a Terra a claridade da luz da revelação que os olhos humanos não logram suportar.

Situação idêntica é a nossa, deste Outro Lado, que não estamos em condições de receber, advindas do Plano Superior, reflexos mais potentes da luz da Verdade, sem que esses mesmos reflexos sejam filtrados com o propósito de não nos afetarem.

Por este motivo, por mais nos esforcemos, junto a esse ou àquele medianeiro, sempre nos submetemos, na esfera do pensamento, a certos limites que não podem ser ultrapassados.

O próprio cérebro humano ainda não contém todas as sinapses pelas quais, mais tarde, poderão transitar informações mais detalhadas que os homens almejam a respeito da Vida de além-túmulo.

Até que a evolução, mutuamente, nos favoreça, continuemos trabalhando e tentando seguir o exemplo de Prometeu que, pela sua ousadia de levar à Terra o fogo dos deuses que habitavam o Olimpo, pagou alto preço ao ser acorrentando a um rochedo, onde, todos os dias, padecia o escárnio dos abutres que lhe vinham devorar o fígado.

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 4 de Julho de 2021.

 

Nota: Este Blog voltará com as suas publicações no dia 25 de Julho.

 

 

 

37 comentários:

  1. Aécio Emmanuel César4 de julho de 2021 às 07:03

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Creio que a mediunidade em si é um vasto educandário onde nem sempre aprenderemos a sua total conclusão, não é mesmo. Trocando aqui em miúdos eu creio - me desculpe a ousadia - que temos, mesmo que esporadicamente, o mesmo pensamento Dr. Inácio. Creio muitas vezes que o senhor me inspira nas matérias que faço onde comento, humildemente o livro de André Luiz "Libertação" que sai toda semana no site do Vivência Espírita. Seria, pois, um aprendizado mediúnico para futuras realizações? Obrigado pelo aprendizado de toda semana. Aprendo muito com o senhor e com o Baccelli. Muita paz. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde ! Na paz! Tá tudo certo !
    Pois é !...., e saber que essa interação espiritual entre todos de forma mais amiúde , é fundamental para chegar a regeneração !
    Aja milênios ainda ! Vamos nessa !
    PS: Ferias de novo !?? Uai!! Parecendo funcionário público terreno! Hahaha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (04-07-2021 08:26). Você escreveu "... PS: Férias de novo!?? Uai!! Parecendo funcionário público!...". Realmente, se retornarmos os três últimos anos e outros neste Blog, observaremos que no mês de julho o médium e equipe não entraram de "férias". Agora, neste mês, parece-nos que surgiu um motivo justo para que o médium ter esse "descanso". Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem a ele, a equipe espiritual e a todos nós! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:26 = 05:26)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde ! Na paz! Tá tudo certo !
      Eita!! Fiz uma brincadeira, pra descontrair . E me parece , foi de mal gosto ! Eu e minha língua !
      Perdão Baccelli, pelo visto são "férias " a contra gosto! Os anjos estão no comando , sempre com bênçãos de energia e luz pra ti . Fique calmo aí! Na paz!

      Excluir
  3. Boa tarde Dr. Inácio e Baccelli. Realmente somos muito limitados em vários sentidos inclusive da mediunidade. Eu poderia até dizer que é culpa do Manoel Roberto, rsrs( para relaxar), mas a verdade é que vivemos em uma espécie de matrix. Nossos neurônios ainda não tem as redes tão complexas que ainda haverão de ter. Se a comunicação entre encarnados é tão difícil, quiça de desencarnados para encarnados. Questão de evolução. Continuemos a trabalhar. Excelente férias para vocês. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito bom o texto de Inácio Ferreira indicando uma relação analógica entre a mediunidade e o mito de Prometeu! Para compreender esse mito, sugerimos a leitura de "Psicologia, Mitologia e Espiritualidade" (Salvador, BA: Fundação Lar Harmonia, 1a edição, ago 2019), de Adenauer Novaes (1955-....), capítulo "O Mito de Prometeu - a consciência de si". Pelo Google, naveguemos pelos sites que divulgam esse mito! Pesquisemos ...pesquisemos... Pesquisemos... Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (13:26 = 09:26)!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Aqui na aldeia nossos Pajés tem liderança para assuntos do outro mundo. Somente ele pode resolver essas questões. No mundo do homem civilizado tem muitos pajés, muitos caciques e poucos guerreiros. Espero que me compreendam. Paz.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Dr Inácio e Baccelli
    O exemplo que o senhor deu da pedra foi maravilhoso..
    Há muito caminho pela frente que como o senhor disse..a evolução de cada um trará a lição necessária..
    Nos livros de André Luiz há muitos ensinamentos..
    Infelizmente ainda falhamos..
    Mas é a vida do Espírito...aprender..aprender
    Feliz aquele que se coloca como aprendiz..e aceita suas falhas..para de novo aprender..
    Até a volta Dr Inácio e Baccelli
    Deus Os Proteja
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  7. Filipe De Lima Mendonça5 de julho de 2021 às 11:45

    Bom descanso meus amigos!

    ResponderExcluir
  8. Irmãos! Se me permitem, entre tantas informações a respeito de médiuns, mediunidade e comunicação entre os dois mundos, trago aqui alguns recortes do livro que estou lendo As duas faces da vida de Carlos Baccelli e Paulino Garcia, como reflexão sobre o tema de hoje.

    Pg 05. Neste sentido não podemos fugir à realidade de que, infelizmente, os nossos irmãos medianeiros não tem encarado com seriedade necessária a responsabilidade que lhes pesa nos ombros; contamos aos milhares os sensitivos que permanecem na expectativa de que nós, os considerados mortos, tudo possamos fazer…Quantos não dão início a caminhada e, depois, inexplicavelmente, recuam? Querem resultados convincentes, mas eles mesmos não se esmeram por obtê-los. Medianeiros em condições de nos compreender o ideal, infelizmente são poucos.

    Pg 61. A mediunidade também depende do dia do médium. Não olvidemos, nestas considerações, que os pensamentos estão por aí, assim como estão por aí as ondas hertzianas. Tudo é uma questão de sintonia. Uma mensagem do Além pode sofrer interferências – parte dela pode provir de fonte genuína, parte de fonte duvidosa e parte dos interesses do medianeiro que se dispõe a intermediá-la, sem que mencionemos ainda a pressão psíquica por parte dos encarnados sobre ele. Faço essa digressão no assunto para que vocês compreendam melhor como é complexo o nosso relacionamento com os homens e vice-versa.

    Pg 64. Era esta uma das muitas tarefas que o nosso Mentor vinha desenvolvendo na Espiritualidade (Liceu da Mediunidade): preparar novos medianeiros para o Espiritismo, medianeiros que, reencarnando conscientes do dever, neles não se desviassem. Este, sem dúvida, é um trabalho de suma importância, porquanto, infelizmente, a maioria dos que se revelam médiuns nada querem com a mediunidade exercida com regularidade e bom-senso.

    Pg 88. Sinceramente, não sei se terei recursos para narrar o que vi, mas preciso dizer aos que se interessam pelas narrativas do além-túmulo que passamos a assistir a uma espécie de duelo mental entre o psiquismo do médium e o do espírito que se propusera escrever por seu intermédio. Então, o que aparentava ser um entrosamento, era, na verdade um conflito...Médium e espírito polemizavam, enquanto a escrita se processava sem pausa! Era notório o esforço do mensageiro espiritual, mas os seus pensamentos, em maioria, se assemelhavam a raios de luz que não eram perfeitamente refletidos sobre a face espelho em que se projetavam...O tema desenvolvido no comunicado versava a respeito da conduta moral dos medianeiros que se devotavam à Causa. Quando o psicógrafo percebia que este ou aquele conceito exarado pela entidade comunicante confrontava com os seus interesses, ele os rejeitava, truncando a ideia natural. O sensitivo só filtrava o que lhe era conveniente e o que exaltava perante a comunidade a tarefa que vinha desenvolvendo. Ao final do processo, se o psicógrafo evidenciava certo desgaste físico e emocional, o espírito que tentara se expressar por ele estava exaurido – exaurido e desanimado.

    Pg 94. Quando, Paulino, a mediunidade perde em qualidade, o produto final fica comprometido...Este tem sido o nosso maior problema no intercâmbio: fazer com que a palavra de além-túmulo não se desvirtue em seu curso natural para a Terra… Não raro, o que logramos transmitir aos nossos irmãos encarnados sofre a ação de indesejáveis “atravessadores”…

    Pg 103. - Os nossos irmãos de maneira geral, acreditam que a tarefa da mediunidade seja uma operação de natureza mágica – comentou o Instrutor. - A rigor, quase ninguém no mundo sabe o que se passa nos bastidores de uma comunicação entre os Dois Planos da Vida. Vencer as interferências psíquicas que pairam no ambiente é serviço estafante, tanto para o medianeiro quanto para o espírito que se dispõe à escrita.

    Há muito mais nesta bela obra. Fica aqui a dica. Ao Dr. Inácio agradeço pelos ensinamentos. Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  9. Salve Dr. Inácio Ferreira! Saúde e paz! Inicialmente, minha gratidão pois seus livros se tornaram meus grandes companheiros nesta pandemia. Segundo, parabéns por humanizar a mediunidade e os próprios Espíritos de sua esfera, se portando como um de nós e evitando aquele endeusamento que coloca o médium numa condição acima dos demais mortais e o Espírito comunicante sempre na condição de mentor. É lógico que precisamos de mensagens de Espíritos Superiores, mas para entender melhor a dinâmica do mundo espiritual próximo (reservado para os “normais” que dão suas cabeçadas na Crosta e não para os “completistas”), nada melhor que uma linguagem acessível como observo em suas obras.

    O que gosto nos seus livros é que o senhor não se coloca como Espírito Puro, embora não duvide que possua qualidades espirituais admiráveis que sua humildade oculta de nós. Outro ponto positivo é que não tenta impor sua opinião e nem advoga ser o dono da verdade.

    Aqui embaixo está cheio de gente com um bocado de certeza e carência de humildade.

    Que o Mestre Jesus lhe dê paz e recompense o seu esforço de esclarecimento das consciências.
    Forte abraço!
    André Martins

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus quanta informação construtiva ..nos sentimos muito ignorantes quanto ao conhecimento do mundo da humanidade ..vocês só nos estimulam a buscar nossa história nossas raízes..então amai _vos é instrui_vos ...em um tempo sem tempo....precisamos dessa força do exemplo de vocês pra buscarmos essa evolução...gratidão...missão incansável reconhecidamente .Deus ..Jesus .Chico os protejam!!!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Paulo Moraes (05-07-2021 14:47). Parabenizamos o nobre irmão pelos "... recortes..." do livro "As Duas Faces da Vida" (LEEPP, 1a edição, set 2002), de Paulino Garcia pelo médium C.A.B.! Permita-nos iluminar um poço esses seus "... recortes...": a pg 5 são as p. 29-30, onde está registrada o comentário de Odilon Fernandes (OF) no capítulo 5 - Problemas da Mediunidade. A p. 61, esclarecimento de OF no capítulo 11 - Questionando. A p. 88, expressa a opinião de Paulino Garcia no capítulo 17 - Um caso complexo. A pg. 94, é o lembrete de OF no capítulo 18 - Mediunidade e interesse. A pg 103, é OF esclarecendo no capítulo 20 - Nos bastidores da Mediunidade. Realmente, "... Há muito mais nesta bela obra...". Desculpe-nos esses adendos e pode iluminar também nossos textos futuros! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:02 = 05:02)!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia com alegria!!!😍🌻🌻🌻
    Gratidão meu amado Dr. Inácio!!!😍🙏
    Obrigada por tantos esclarecimentos. Aprendo muito com o senhor.
    Adoro sua sinceridade ao nos escrever!!!😍🙏🌻
    Que nosso bondoso Mestre Jesus possa abençoa-lo sempre e iluminar esse lindo trabalho de amor a nós ofertado!!!😍🙏🌻
    Muita luz e paz sempre!!!😍🙏🌻🕊
    GRATIDÃO!!!😍🙏🌻🌻🌻🌻🌻🌻
    Caminhando com Jesus sempre!!!🙏🌻

    ResponderExcluir
  13. Salve lá! Quando o assunto é mediunidade tem muito cavalo se achando unicórnio. Muitos aparelhos recebem seus obsessores e juram que são guias de luz. Muito médium querendo ficar rico, famoso, outros se entregam a lascívia. Não sabem o que os esperam, serão presos pelos Exús e encaminhados a prisões de ultra segurança. Muitos não voltarão mais na terra. Não adianta lero lero, mediunidade sem caridade é carma aumentado. Muitos também só querem receber os guias de luz, ora essa! Os irmão deformados é que mais precisam da força magnética do aparelho. Que nosso Pai Xangô visite os que usam o dom emprestado por Deus que se chama mediunidade e colocam esse dom a bel prazer. Kaô Kabecilê. Desejando boas férias a vocês da parte de cima e daqui do mundo terra! Que Nanã boa mãe zelosa cuide dos filhos e que os Oris tragam alegria. Saravá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. >>> Muitos aparelhos recebem seus obsessores e juram que são guias de luz.
      >>> Muito médium querendo ficar rico, famoso

      Voce parece nao fazer ideia do quanto e' apropriado o seu comentario neste blog.

      Excluir
  14. Boa tarde. Boas e merecidas férias para todos vocês. Mediunidade é sacerdócio, passou disso é enganação. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Imortalidade. Permitam-nos divulgar a notícia "Garoto de 11 anos se forma em Física e tem planos de se tornar imortal" (Ciência - Daniele Cavalcante, editado por Patrícia Gnipper - 06-07-2021 09h25 - Newsweek/The_Byte - https://canaltech.com.br). A autora mostra que Laurent Simone tem "... uma conquista que ele considera apenas uma peça do 'quebra cabeça' em seu plano de obter imortalidade...". Segundo ele, "a Física Quântica é a primeira peça" para atingir aquele objetivo "substituir o maior possível de partes do corpo por peças mecânicas". É um desejo interessante dessa criança prodígio! Em suas mensagens, Inácio Ferreira (IF) ofertou-nos caminhos para nossa reflexão sobre o tema imortalidade. Leiamos "81. Pergunta que se impõe (Marcos, Cap.8, v.37" de "O Jugo Leve" (LEEPP, 1a edição, jan 2012); "Dr. Inácio Ferreira, ele mesmo!" (LEEPP, 1a edição, ago 2016), mensagens "Jesus e a imortalidade" (07-07-2014 05:12) e "A pergunta que se impõe" (03-05-2015 15:12) e "Dr Inácio Responde" (Didier, 1a edição, mar 2020), Cap. 38 - Sou imortal! E daí?. Não é somente esses livros nos convidam a vivenciar a nossa imortalidade espiritual, mas também de outros autores espirituais e espiritualista. Mãos à obra para sairmos da condição de ser humano velho preso à matéria para a de ser humano novo espiritualizado! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (22:30 = 18:31)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No detalhe: onde se lê "... Não é somente esses livros nos convidam..., mas também... espirituais e espiritualista..."; leiamos "... Não é somente esses livros que nos convidam, mas também... espirituais e espiritualistas...". Desculpem-nos a incorreção "no detalhe"! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:08 = 05:08)!!!

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No detalhe sutil no texto de 08-07-2021 18:31: onde se lê "... A autora mostra que Laurent Simone..."; leiamos "... A autora mostra que Laurent Simons...". Perdoem-nos esta outra incorreção! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:15 = 05:15)!!!

      Excluir
  16. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Neste período de merecido "descanso" da equipe espiritual, podemos deliciar o conteúdo sobre pensamento elástico. Alguém questionará: "- Como funciona esse pensar elástico?" Naveguemos no artigo "5 desafios para exercitar seu pensamento elástico", que foi publicado nos sites BBC Brasil (Ciencia - Redação, BBC News Mundo -10-07-2021 18:28) e no Terra (Notícias- Ciência - Redação, BBC News Mundo - 10-07-2021 19:...). O artigo menciona uma ideia de George Bernard Shaw (1856-1950) e introduz a noção de que "... A mudança é... indispensável... inevitável, mas que a vida ... é... fluida. Portanto, uma mente elástica, ou o que os especialistas chamam de flexibilidade cognitiva, a capacidade de adaptar nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos de acordo com as circunstâncias...". Depois amplia essa noção nós temas "uma prova", "um, dois, e..." e apresenta os cinco exercícios (desafios): 1. Escolha uma ideia na qual não acredita; 2. Reflita sobre seus erros; 3. Experimente novos alimentos; 4. Fale com estranhos: "... pessoas diferentes de você..."; 5. Veja arte: "... arte que é diferente... Isso ajudará a pensar diferente...". Bem, esses desafios (exercícios) são muito instigantes como o pensamento vivo de Inácio Ferreira em seus livros e neste Blog! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (13:24 = 09:24)!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde! Na paz! Tá tudo certo!.
    Cadin Piri! Muito agradecido pela sua indicação de leitura semana passada : "Diário de um Iniciante na Umbanda ", ou : DIÁRIO DE UM MÉDIUM INICIANTE REGISTROS DO DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO NA UMBANDA . de Leonardo Montes . Minhas leituras são muito vagarosas e reflexivas , faço -as de maneira a transportar mentalmente ao momento da escrita por seu criador . Mas, no caso do Leonardo, nem exerci a proeza hahaha. Ele escreve fácil , natural , sem locupletar termos ou palavras . Desmistificou os rituais umbandistas.
    Ao dividir o conteúdo com um amigo espirita, me foi sugerido a leitura : “Espiritismo e Africanismo” de Deolindo Amorim. O que iniciei. No entanto, já no preâmbulo , enojei com esse sujeito aí falando um monte de bobagem , com os “comentários” , Descabidos, irresponsáveis, maliciosos, etc..., em um ortodoxíssimo escurecido pela ignorância : Lippmann Tesch de Olivér. Isso foi 1946, espero esse espirito tenha modificado já suas opiniões. Mas, vou adentrar na leitura, e mapear minhas reflexões, livres de julgamentos precoces. Mas, já aqui, exercendo a proeza de esmiuçar a mente desse espirito, no momento da escrita, já me arrepiei kkkkkkkk.
    Esse meu amigo, diz que, “ O espiritismo não coaduna com as dinâmicas da umbanda”, alias, não é só a opinião dele não. No entanto, arrisco a dizer que: Sem a umbanda, o espiritismo não exercitaria, ficaria só na teoria, sem a pratica. Mas...., falo, e penso, muita besteira hahahaha!!!. Ah!, e por falar em “besteira”, tem algo me intrigando. Tenho percebido Inácio, de uns tempos pra cá meio que, “diferente”, e umas duas semanas atrás, ele mesmo disse que, estaria adentrando em uma experiência nova em breve. E, minha mente espiritual fervilhou. Até cheguei “imaginar” uma nova roupagem por aqui ele estava preparando, mudei opinião ( ô eu me metendo na vida dos outros). Será Inácio está se preparando para , também , comunicar-se por intermédio de um médium da umbanda? Hum!!!!....., seria Conshuã ??? xiiiiiii.....!!!, botei graveto na fogueira rsrsrsrsrsrs!!!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Dom Tamer (14-07-2021 12:04). Perdoe-nos, mas acreditamos que indicamos o livro "Mediunidade: transmissão e recepção" (LEEPP, 1a edição, jun 2021), de Odilon Fernandes! Nele, lê-se 80 lições interessantes! Recebemo-lo e estamos saboreando. Sobre o Deolindo Amorim (1906-1984), você poderá ler "Hospital dos Médiuns" (LEEPP,2a edição, fev 2002), de Domingas, capítulos 12 - A conferência, 13 - Sabendo maus e 14 - Concluindo o estudo. Seja paciente! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:59 = 12:59)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde ! Na paz! Tá tudo certo . Cadin Piri. Creio , eu , na ânsia do assunto umbanda, meu espírito captou "errado ", e por ironia do destino , ou outro fator que desconheço rsrsrsrs, digitei no Google : "diário de um médium iniciante ", e me cai nas vistas o diário do Leonardo Montes. Não me atentei ao autor , mas , ao assunto . Ou seja , não me interessa o santo , quero ler o milagre kkkkkkk.
      Esse espírito aqui , queria ler esse diário e não o outro ! Hahahaha!!
      Perdoe minha "teimosia " e rebeldia ! Rsrsrs!
      Gratidão dobrada !!!:
      Cadichon Pirilampo29 de junho de 2021 09:03
      "...2. Esse aparelho foi sugerido por Alfred Erny (1838-1903) no livro "O Psiquismo Experimental" (FEB), 2a Parte, capítulo I. Ver no Google "André Luiz - psicocóspio", onde encontrará menção no tema "Diário de uma médium iniciante: o psicocóspio", de Carmem Bezerra e datado de 18-08-2010..."

      Excluir
  18. Para pedir sua opinião sobre o suposto envenenamento por óxido de grafeno que está ocorrendo. Se possível. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (15-07-2021 11:47). Poderia o nobre irmão esclarecer como obteve a ideia de "... suposto envenenamento por óxido de grafeno...". Num primeiro momento, indicamos ler "Água sanitária pode reduzir toxicidade de óxido de grafeno", que é um artigo da Assessoria de Comunicação do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) em 06-05-2021 - https://cnpem.br/agua-sanitaria-poderia-reduzir-toxicidade-do-grafeno. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (14:38 = 09:38)!!!

      Excluir
    2. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (15-07-2021 11:47). Ampliando nosso texto anterior, indicamos ler "É#FAKE que vacinas aprovadas contra Covid-19 contenham óxido de grafeno e possam tornar a pessoa magnetizada" (FATO OU FAKE - Coronavírus - Roney Domingos, G1 -16-07-2021 18h34 - https://g1.globo.com/fato-ou-fake/coronavirus/noticia/2021/07/16/.........ghtml). Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (16:55 = 12:55)!!!

      Excluir
  19. Caríssimo Dr Inácio! Num programa de uma TV espírita, um confrade que tem livros publicados afirmou que o perispirito não pode ser ferido. Depois de ler algumas das obras do senhor, e de diversos outros espíritos, como André Luiz, não posso concordar com o irmão da mídia espírita. Afinal, amado Dr Inácio, o perispirito pode sofrer lesões no plano espiritual?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Carlos Melo (15-07-2021 15:19). Permita-nos auxiliá-lo, embora não estejamos designados especificamente pelo Dr Inácio Ferreira (IF) e/ou pelo médium! Você questionou "... Afinal, ..., o perispírito pode sofrer lesões no plano espiritual?". Consultando o livro "Fala, Dr Inácio" (LEEPP, 1a edição, out 2005), IF esclareceu "... o perispírito é também físico; o perispírito só é etéreo em comparação com o corpo de carne..." (pág. 14). Aliás, essa resposta está em sintonia com a noção "... Sendo matéria o perispírito, embora muito etérea, a alma..." ("O Livro dos Médiuns", item 50). Naveguemos até as páginas 138 e 139 daquela obra de IF, leiamos a pergunta "- Qual a profundidade da lesão que um suicida ocasiona em seu corpo espiritual?" IF respondeu "É proporcional... ao grau de rebeldia e de consciência que o levou à prática do gesto extremo". O médium perguntou "- O perispírito é tratado no Mundo Espiritual?". O autor respondeu "É evidente." Outra pergunta "- Sofre intervenções cirúrgicas?" IF esclarece "Quando existe indicação.". Sugerimos ler "Perispírito: o que os Espíritos disseram a respeito" (EME, edição 2009), de Geziel Andrade. Bem, temos muito a apreender e aprender sobre esse tema interessante! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (15:33 = 11:33)!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. > Qual a profundidade da lesão que um suicida ocasiona em seu corpo espiritual?

      Esta e' uma grande pergunta.

      Dizem alguns autores que aquele que se suicida com um tiro na cabeca, re-encarna com problemas mentais como paralisia cerebral e outros.

      No entanto, numa guerra, soldados levam tiro na cabeca, perdem as pernas, etc. Talvez a destruicao de cabeca por tiro mais horrenda da historia foi a do Presidente Kennedy.

      Ei ai? Kennedy desencarnou com a "a cabeca do seu perispirito" inteira ou destruida?

      Qual a diferenca entre um tiro e outro?

      Excluir
    2. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (20-07-2021 13:05). Inicialmente, falemos claramente que ainda não temos todas as respostas possíveis para os questionamentos dos nossos irmãos de jornada evolutiva neste Planeta Espiritual chamado Terra! Somos limitados e não somos formados em Medicina nos campos da Anatomia, da Fisiologia ou outro. Respondemos de acordo com o lemos através das obras dos Amigos Espirituais. Um desses é o Dr. Inácio Ferreira (IF) que, na obra "Trabalhadores da Última Hora" (Didier, 1a edição, mai-abr 2011), capitulo 40, onde relata sua observação de uma autópsia no corpo espiritual de Patuwa, que esteve reencarnado como indígena, sob a supervisão de dois anatomistas e um fisiologista numa Faculdade de Medicina. Certamente, é um estudo que abrangerá muitas perguntas interessantes como as suas. Num primeiro momento, a sua primeira pergunta e o segundo parágrafo terão subsídios através da leitura de "Memórias de um Suicida" (FEB), de Camilo Cândido Botelho pela médium Yvonne do Amaral Pereira (1900-1984). Os demais parágrafos, acreditamos encontrar sinais no livro "As cinco pessoas que você encontra no Céu" (Sextante), de Mitch Albon e o filme correspondente. Sobre o assassinato de John F. Kenedy (1917-1963), consulte o Google digitando este assunto e encontrará o tipo de arma que atingiu o corpo físico dele naquela ocasião. Também podemos questionar sobre os Espíritos que tiveram os corpos físicos danificados no tsunami no Japão em 2011. Existem relatos coletados por pesquisadores sobre a visão de seres espirituais invisíveis naquela região procurando seus parentes e residências. Todos nós ainda não sabemos tudo a alma (= Espírito, mente, etc)! Deus, Jesus Cristo e os Bons Amigos Espirituais abençoem ao nobre irmão e a todos no seu campo de energia espiritual! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (09:22 = 05:22)!!!

      Excluir
    3. Muito obrigado, talvez eu nao tenha me expressado bem, desculpe.
      O fato e' que pessoas levam tiro na cabeca e desencarnam
      com danos perispirituais que se manifestam como sequelas na vida seguinte. Enquanto outras levam tiram na cabeca ou coisa pior e desencarnam com o perispirito ileso, sem sequelas, mesmo com um tiro da magnitude que matou Kennedy. Muitos sao totalmente queimados em incendios e nao sofrem em subsequentes incarnacoes as sequelas do penfico foliaceo que acomete os suicidas que se matam com fogo.

      Acontece todo dia, criancas sao vitimas de balas perdidas,
      Deve ser um fato corriqueiro observar na espiritualidade
      o porque de uns desencarnarem com o perispirito ileso e outros nao, no mesmo tipo de morte.
      Foi isto que perguntei.

      Excluir
    4. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (22-07-2021 13:42). As situações mencionadas por você têm esclarecimento à luz da orientação de Jesus Cristo "... a cada segundo as suas obras" (Mateus 16:27). Neste contexto, todos nós estamos submetidos à Lei de Causa e Efeito inscrita na consciência e na Natureza. Então, esses casos citados estão dentro, direta ou indiretamente, do que se lê em "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo V - Bem-aventurados os Aflitos. Aliás, este é o título de um livro do Dr. Inácio Ferreira, publicado pela Editora Didier, em mai 2017. André Luiz ofertou "Evolução em dois Mundos" (FEB), pelos médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira, onde se encontram interessantes observações sobre a evolução de todos nós, seres visíveis e invisíveis. Também outros Amigos Espirituais publicaram livros adequados a esses temas destacados por você! Não nos esqueçamos de que cada caso é um caso! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:29 = 06:29)!!!

      Excluir
    5. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (22-07-2021 13:42). Acreditamos que poderá encontrar orientações interessantes em "Ação e Reação" (FEB), de André Luiz pelo médium Chico Xavier, no capítulo 19 - Sanções e auxílios. Neste, o autor registrou as observações do Instrutor Druso tendo como modelo "... uma estátua notável reproduzindo o corpo humano...". Druso também falou sobre a dor-evolução, a dor-expiação e a dor-auxílio. Navegue no digitando "Chico Xavier - lesões no perispírito" ou temas semelhantes. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (21:15 = 17:15)!!!

      Excluir
    6. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Anônimo (22-07-2021 14:42). VAR nos detalhes sutis nos textos de 23-07-2021 06:30 e 17:15: onde se lê "... a cada segundo suas obras..." é "... Navegue no digitando..."; leiamos "...a cada um segundo suas obras..." e "... Navegue no Google digitando...". Desculpe-nos esses detalhes! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:23 = 04:23)!!!

      Excluir
  21. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No livro "Egos em Conflito" (LEEPP, 1ª edição, out 2016), Inácio Ferreira (IF), no capítulo 1 - Dupla falta de consciência -, psicografou "... A nossa predisposição íntima, a partir, principalmente, do Inconsciente - porquanto, queiramos ou não, somos, em grande parte, governados por ele - faz desencadear acontecimentos à nossa volta -, ...! (página 14). Nesta linha de pensamento vivo de IF, podemos ler o artigo "Como o inconsciente controla nossas ações", de Magda Osman, BBC Future/The Conversation, e publicado em 16-07-2021 12:50 no item Ciência, e reproduzido pelos sites Terra (www.terra.com.br) e G1 Globo (https://g1.globo.com). Nele, a autora, professora de Psicologia Experimental na Universidade de Queen Mary em Londres, no Reino Unido, sinaliza os estudos de Benjamim Libet (1916-2007) e também estudos sobre a propaganda subliminar. Portanto, o artigo fornece enfoques interessantes para analisarmos como o inconsciente funciona dentro de nós nesse intervalo de comunicações mediúnicas de IF através do médium C.A.B. Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (18:23 = 14:23)!!!

    ResponderExcluir