sexta-feira, 20 de agosto de 2021

 

Por Uma Questão

De Humanidade

 

Ninguém deve ser bom esperando por recompensa pelo seu gesto de bondade...

Por recompensa social...

Nem espiritual...

Mas, sim, por simples questão de humanidade...

Solidário como os animais são entre si...

Como a fonte é com o riacho...

E o riacho é com o rio...

Sem esperar ter as suas águas de volta...

Elas, naturalmente, chegarão... das nuvens...

Não é para ganhar o Céu

Que o homem deve procurar ser bom...

Ou, pelo menos, algo generoso com o próximo...

Mas, sim, para justificar a sua humanidade,

Ou o seu grau de humanização...

Não com propósito de ser iluminado...

Mas, pelo menos, para que

Às trevas do mundo, não acrescente mais treva...

Deve ser bom, porque o seu Pai é Bom

E a sua Mãe, a Natureza, também o é...

Deve ser bom pela bondade

De ser bom...

Como disse Francisco, o de Assis:

- Como é bom ser bom...

O homem deve ser bom, até por egoísmo,

Porque o outro é a metade de si...

E sendo bom para o outro

Estará, mesmo que não queira,

Sendo bom para ele mesmo...

Ser bom para sentir

Que o seu existir vale a pena,

Para retribuir o oxigênio que, de graça,

Aspira por suas narinas...

Para que o mundo seja melhor,

O homem deve ser bom,

Sem que necessite sê-lo totalmente...

Um pouco de bondade

É muita luz –

Já será muita bondade

Para quem ainda não descobriu

Que a maior recompensa de ser bom

Por fora,

Está na alegria de saber

O que é Bondade...

Por dentro!...

 

INÁCIO FERREIRA

 

Uberaba – MG, 20 de Agosto de 2021.

 

 

 

 

 

 

17 comentários:

  1. Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Estranho mundo no qual vivemos, onde quem cumpre seus deveres corretamente é aplaudido. Cumprir o dever e praticar o bem devia ser regra permanente de conduta. Quando um estudante negro e pobre consegue entrar na faculdade de medicina vira notícia. Ser bom nessa terra tem 2 destinos, ser aplaudido ou perseguido e talvez morto. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Boa noite ! Na paz! Tá tudo certo !
    Eita! Que o homem deve tá sem serviço por lá ! Antecipou pra sexta kkkkkkkk
    Ou , anda muito ansioso , e não , ocioso kkkkkk
    Verdade ! Dr. e melhor ainda , é ser bom e alegre ! Na paz!! Sempre .

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Surpreendente comunicação de Inácio Ferreira (IF) sobre o tema "ser bom". Por que surpreendente? Porque, normalmente, suas mensagens são publicadas na manhã de domingo ou de segunda-feira! Provavelmente, o fato deve obedecer a um motivo muito justo para o autor ou para o médium. Certamente, o conteúdo é um convite para a nossa reforma íntima: sejamos bons realmente, pois "... Que a maior recompensa está no ser bom Por fora, Está na alegria de saber O que é Bondade... Por dentro!..." (IF, 20-08-2021 01:01)! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (20:56 = 16:56)!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Na paz! Tá tudo certo !
    "...O homem deve ser bom, até por egoísmo..."
    Esse trecho , destaco , ele coroou todo o texto !

    ResponderExcluir
  5. Irmãos e irmãs! Lição bonita! Creio que o Evangelho pode ser sintetizado em uma única palavra: bondade! Quando se fala de amor, fé, graça, paz, caridade, solidariedade, misericórdia, verdade, brandura, benevolência, fraternidade, sabedoria, cultura, confiança, qualidade, alegria, amizade, luz, humildade, trabalho, educação e vida, é a bondade nos seus diversos sinônimos se manifestando. Acho que o Dr. Inácio quis dizer que o sentido, a vivência destas palavras nos dão a entender o que é Ser Humano. Ser Humano é ser bom! Ser bom é ser evangelizado!

    ResponderExcluir
  6. Aécio Emmanuel César22 de agosto de 2021 às 00:33

    Bom dia Dr. Inácio e Baccelli. Por uma questão de Humanidade o próprio Cristo se humanizou entre nós no sentido de nos mostrar que para Ser Humano é uma posição honrosa para todo e qualquer espírito criado por Deus. Muito importante a sua dissertação a respeito Dr. Inácio. Mas fico pensando aqui com meus botões. Para Ser Humano, não precisaria, o espírito desterrado em um mundo de caos, soubesse e praticasse também a sua espiritualidade? Não seria o mesmo que rezar todos os dias sem ter como defesa a vigilância do nosso pensar, falar e agir? Abraços fraternos aos dois. Aécio Emmanuel César.

    ResponderExcluir
  7. Ontem comecei a leitura da obra O Fio de Ariadne.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, aguardo ansiosa pelos seus artigos, sempre trazendo alento e reflexão.Grande é a sua bondade nessa doação de conhecimentos...

    ResponderExcluir
  9. Bom domingo e Boa semana Dr Inacio e Dr Baccelli. "Como é bom ser bom" Muito lindo. Se nós todos os homens fossem bons. Um sonho para toda a humanidade. E todos seres viventes natureza e além deste mundo. Desejando tudo de bom e um mundo bom para todos nós. Obrigado por nos proporcionar lindas mensagens de amor para com todos, como Jesus nos ensinou. Paz e benção de Jesus em nós.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dr Inácio e Baccelli
    Não tem como não lembrar aquele homem que ao fazer uma pergunta à Jesus o chama de Bom mestre..
    E Jesus diz:
    Por que me chamas Bom?
    Só há um que É Bom...Deus..
    Nessa resposta Jesus nos ensina A Bondade Natural de Nosso Pai..
    É isso..
    Quem já tem bondade no coração..naturalmente é bom..
    Se teus olhos forem bons..todo teu corpo terá luz..(Jesus)
    Ótima semana à todos
    Beijos
    Cris

    ResponderExcluir
  11. Como não lembrar do nosso bondoso Chico Xavier..que pede um tempo para conversar com as formigas..antes que joguem inseticida...
    Quanta falta faz a bondade desse Espírito no nosso planeta..
    Naturalmente Bom
    Bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  12. Que lindas palavras, Dr. Inácio! Agora também usa a linguagem poética para nos ensinar como faz o Formiga. Sempre surpreendendo a gente da maneira mais positiva possível. Grande abraço para o senhor e para o Baccelli.
    Ana Lucia Gobbi Cavalcanti

    ResponderExcluir
  13. Salve lá! Que nosso Pai Oxalá ensine aos homens da terra que ser bom é bom para si mesmo e que ninguém engana a Deus! ¨ Nossos guias, os pretos velhos, chegam no terreiro com tamanha mansidão e bondade, escutam nossos petitórios, limpam nossas sujeiras astrais com a maior discrição. Sim, eles são bons, pois bondade não se cobra, não dá alarde, não faz fofoca. Boa é a vida que para nós simboliza nossa mãe Yemanjá. Mas atenção, ai de quem brinca com ela! Sem deixar de ser boa, passará um corretivo ao filho rebelde. Saravá!

    ResponderExcluir
  14. Ao Dr. Inácio e equipe, meu abraço fraternal e semanal. No livro de Provérbios, está escrito que devemos olhar o procedimento da formiga, isto é, trabalhar sempre no "Bom" sentido, não no politicamento correto da atualidade, para ser visto pela coletividade ( Mat. 23 )trabalhemos para a nossa evolução espiritual, pois do " Gênesis ao Apocalipse ; Do Alfa ao Ômega ; Do Início e ao fim da Escada de Jacó ; Do Átomo ao Arcanjo ; Do retôrno do filho pródigo à Casa Paterna ; Do BIG-BANG do comêço do Universo e de sua retração ", é tempo inimaginável pelos padrôes humanos atuais. O caminho a ser percorrido é o do " Senhor Jesus ", quando disse: " Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida ". Caro Dr. Inácio, um abraço mental e fraternal. Antônio C Custódio - Avaré-SP - ( O Conhecimento é o polimento do Espírito ) (752069)

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! No dia 20-08-2021, surpreendemo-nos com o conteúdo da mensagem inaciana desta semana agostiana! Então, buscamos alguns outros pensadores para abrir nossa caixola "impenetrável"! O que encontramos? Primeiramente, nossos olhos pousaram no tema "Por que ser bom?", que se encontra no site "Momento Espírita" - www.momentoespirita.com.br/pt/ler_texto.php?id=1018&star=0. Continuando, achamos "O que te faz ser bom? Estudo mostra que humanismo, kantismo e fé nas pessoas formam a "tríade de luz"." (Comportamento - Gisele Bortoleto - 22-12-2019 00:30 e 08-06-2021 02:47). A autora desenvolve sua descoberta seguindo o pensamento vivo de Scott Barry Kaufman, 1979-...., psicólogo, que esclareceu o significado de "... o humanismo... significa acreditar que o ser humano possui valor, independentemente dos acertos e erros. O segundo valor, o kantismo, refere-se à atitude de tratar bem as pessoas porque assim tem de ser feito e não porque é conveniente. A fé na humanidade - é a qualidade de acreditar que as pessoas são boas e não querem tirar vantagem de você..." Sugerimos ler o Wikepedia onde se lê algo sobre Scott Barry Kaufman. Por último, anotamos o artigo "As 3 características que fazem de alguém uma boa pessoa" (BBC Future - Kelly Oakes - 08-08-2019 - www.bbc.com/portuguese/vert-fut-49273739). Este também enfoca aquela "tríade de luz" acima referida e sinaliza os temas "o que 'os santos do cotidiano' precisam ter", "um pouco de luz, um pouco de sombra", e "metamorfoses ambulantes". Esse artigo foi publicado como "The 'light triad' that can make you a good person" (Em tradução livre: "A 'tríade de luz' que pode fazer de você uma boa pessoa" -BBC Future - Psychology - Kelly Oakes - 24-06-2019). Nessa nossa leitura, encontramos muitas outras opiniões em torno do assunto! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:55 = 06:55)!!!

    ResponderExcluir
  16. Um dia venceremos nosso egoísmo. Gratidão

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todos. Jesus já deixou a resposta para esse assunto. Ele disse : ¨ Ninguém é bom, exceto Deus.¨ Sendo assim, busquemos tentar ser bom. Trata se de um exercício para a vida toda e que deverá ser praticado todos os dias. Abraços.

    ResponderExcluir