segunda-feira, 20 de junho de 2022

A Maioria (*)

 

“Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.” – João, cap. 8 – v. 45

 

Infelizmente, a maioria dos homens vive de acordo com as suas conveniências, não se importando com o que não lhe diga respeito.

Faz ouvidos moucos ao que não quer ouvir.

Somente fixa na retina a imagem que lhe interessa destacar.

Não se sensibiliza com a dor que não seja sua.

Faz questão de ignorar o que lhe contraria o comodismo.

Os que não lhe aprovam as atitudes nunca estão com a razão.

Afasta-se dos que podem influenciá-la positivamente.

Condena os que não se pautam pela sua cartilha.

Abjura os adeptos de outros credos.

Com receio de que seja compelida a renunciar às ideias e concepções que defende, sequer se dispõe a examinar a possibilidade de estar enganada.

Recusa-se mesmo a raciocinar em termos diferentes dos quais está habituada a pensar.

E, não raro, se volta com violência contra quem julga lhe constituir ameaça à aparente tranquilidade e domínio.

O Evangelho de João, ao fim do capítulo 8, conta que os judeus ortodoxos, após ouvirem, a contragosto, o que Jesus dizia, “pegaram em pedras para atirarem nele”...

Louve-se, no entanto, a coragem do Senhor que não cedeu às pressões do meio e, assim, não recusou testemunho à Verdade.

Os que atravessam a existência humana sem serem contrariados nos pontos de vista que carecem de ser revistos, dela haverão de sair exatamente na mesma condição em que a ela chegaram.

 

(*) Página extraída do livro “Saúde Mental à Luz do Evangelho”, Inácio Ferreira/Carlos A. Baccelli, edição LEEPP – Uberaba – MG.

 

Uberaba MG, 20 de Junho de 2022.

 

7 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Página inaciana atualissima, pois retrata a saúde mental de muitos seres visíveis e invisíveis deste abençoado Planeta Espiritual chamado Terra! Pensemos... pensemos e pensemos! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (06:15 = 02:25)!!!

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César20 de junho de 2022 às 04:34

    Bom dia e uma ótima semana para o senhor e o Baccelli. Muita coisa poderia lhe contar Dr. Inácio assentado no seu divã. Às vezes varo as noite questionando como anda lá a minha fé predisposta a me impulsionar sempre para frente e para o alto. Quantas pedradas venho recebendo de supostos amigos e familiares. Mas tudo para mim é experiência... e das boas. Fisicamente sozinho não tenho tempo para murmurar e muito menos ficar a olhar para o teto, não é mesmo? Quanto trabalho melhor. Que venham. Hajam para mim vassouras da disciplina para que eu possa coordenar melhor meu objetivo no mundo que é crescer espiritualmente falando. Vamos deixar mais cantilenas para a semana que vem. O senhor não tem muito tempo para delongas não é mesmo? Um forte abraço. Fiquem em paz. Aécio Emmanuel César. Estou fazendo um Vade Mecum da sua lavra para facilitar aos estudiosos da sua palavra e experiência a aprender e a ensinar como se vive bem e melhor no mundo. Se puder, me dê uma forcinha aí. Rsrs

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Dr. Inácio e Baccelli. O que move a maioria dos seres humanos são os interesses, geralmente financeiro , de poder, ou sexual. Somente ouvem o que convém e quando contrariados usam de sofismas para sair da situação. Lenta é a evolução. Ainda vivemos mais no mundo animal que no hominal. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Dr. Inácio e Sr. Baccelli! Ah, como é difícil crescer!! Crescer dói, dói muito!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Os ouvidos moucos do mundo quanto às guerras, principalmente na Ucrânia, haverão de custar bem caro à nossa evolução planetária. A Europa somente ouve o que lhe convém. Haverá dias que ouvirá e viverá o que nunca quis. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Gratidão Dr Inácio,Manoel Roberto,Paulinho Garcia,Odilon Fernandes,Modesta,Domingas,Irmão José.Q Deus continue sempre abençoando e protegendo todos vcs!!!
    O comodismo nos trancafia dentro de nós mesmo...não vemos o sol,não vemos o mar,ñ corremos na grama...ñ escrevemos um livro...não viajamos para ver os amigos...não lemos...não estudamos...enfim...só trabalhamos q nem burro de carga...vamos ao supermercado...dormimos...vamos à padaria...pagamos contas...e quando podemos comemos muito...e depois dormimos novamente...lastimável...mas,ter consciência de que tendemos ao comodismo nos faz acordar...acreditar que somos capazes de uma vida mais elevada...menos mesquinha...menos medíocre...gratidão pela atenção...

    ResponderExcluir