domingo, 3 de março de 2024

 

Limitação Mediúnica

 

Alguns amigos nos indagam o motivo de as informações que lhes transmitimos do Mundo Espiritual não serem mais precisas, ou reveladoras.

Sinceramente cremos que, em matéria de revelação, desde 1857, com o lançamento de “O Livro dos Espíritos”, os espíritos que entram em contato proveitoso com os homens na Terra já fizeram o possível para informá-los a respeito do essencial.

Com o Pentateuco e a Obra Mediúnica devida à mediunidade de Chico Xavier, farto material mediúnico foi entregue aos homens encarnados, aliás, em curto espaço de tempo, em pouco mais de século e meio, para que o Mundo Espiritual, ou Planeta, deixe de ser considerado inacessível em termos de conhecimento.

Notemos que, através de Chico Xavier, na derradeira etapa de sua tarefa missionária, habitantes comuns do considerado Invisível preencheram laudas e mais laudas com os seus depoimentos, em inequívoco atestado da Vida além da morte – as ditas “mensagens consoladoras” não eram, como não são, endereçadas somente aos familiares e amigos saudosos que, da Terra, pranteiam os seus entes queridos.

Convém, no entanto, anotar que os desencarnados que povoam a psicosfera do orbe terrestre, entre os quais, presentemente, eu me encontro, não dispõem, no momento, dos conhecimentos que os encarnados lhes atribuem, para que, por exemplo, ampliem os horizontes da Revelação Espírita, que, por força de Lei, há de ser gradativa.

Vejamos que um espírito do naipe de Emmanuel Swedenborg, que viveu no século XVIII, com o seu “O Céu e o Inferno”, e tantos outros devidos à sua lavra medianímica, embora as preciosas notícias transmitidas acerca da Vida no Mais Além, não logrou isentar-se o necessário de sua formação acadêmica e religiosa para fazê-lo com maior fidelidade, mormente quando, fora do corpo carnal, ele se projetava às Dimensões que visitava.

Recordemo-nos do Cristo quando, em alerta aos Apóstolos, foi incisivo ao dizer que eles não deveriam dar aos cães o que é santo nem lançar aos porcos as pérolas...

Evidentemente, não estamos aqui a menosprezar a quem, porventura, em matéria de entendimento espiritual, ou de maturidade psíquica, possa pertencer ao reino Animalia, em seu filo Chordata, e nem tampouco pretendendo dizer que alguns de nossos irmãos possam ainda estar mais próximos daqueles dos quais vulgarmente se diz que roncam e fuçam...

Acontece, porém, que, de fato, as Duas Humanidades, a que moureja e a que não moureja no corpo físico mais denso, não se mostram suficientemente responsáveis para que maior parcela da Verdade lhes seja revelada.

Os nossos irmãos sensitivos, espíritas ou não, por mais se esmerem na tarefa do intercâmbio, sempre haverão de esbarrar com limites cérebro-mentais para que mais lhes seja concedido na condição de intérpretes das realidades da Casa do Pai, em suas múltiplas moradas.

Aliás, em diversas oportunidades, em “O Livro dos Espíritos”, os que integravam a Falange do Espírito da Verdade, afirmavam que, aos homens, faltava elementos de comparação, ou mesmo adequada terminologia, para que pudessem se aprofundar nas questões que lhes eram propostas.

Assim, esmeremo-nos no campo do merecimento para que, conforme nos ensinou o Divino Mestre, ao que que tem, mais possa vir a lhe ser acrescentado, no futuro.

 

Recordo-me de que Chico Xavier, referindo-se a Peixotinho, Francisco Peixoto Lins, talvez, um dos maiores médiuns de efeitos físicos de todos os tempos, disse, certa vez, que médium com as suas possibilidades mediúnicas surgia na Terra somente de duzentos em duzentos anos...

Ouça o que tenha ouvidos de ouvir, pois, caso também não queira escutar, que continue em sua voluntária surdez, à qual seria interessante que juntasse aconselhável silêncio para que não continue falando tantas asneiras, fornecendo um atestado público de sua ignorância.

 

INÁCIO FERREIRA

Uberaba – MG, 3de Março de 2024.

 

 

 

  

 

 

9 comentários:

  1. Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Muito esclarecedora a mensagem inaciana neste início semanal! Esforcemo-nos em superar nossas limitações no campo de entendimento sobre o Mundo Invisível! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (10:22 = 05:22)!!!

    ResponderExcluir
  2. Aécio Emmanuel César3 de março de 2024 às 05:42

    Bom domingo ao Dr. Inácio e ao Baccelli. É interessante esse seu depoimento do porque não nos são enviados revelações mais precisas dso Plano Espiritual. Digo que, será que já analisaram os livro “Evolução em Dois Mundos” ou “Mecanismos da Mediunidade”? Muita coisa ainda está em suas entrelinhas, além claro, das mais de 400 obras escritas por próprio cunho de Chico Xavier. Um forte abraço aos dois.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pela perseverança em nós esclarecer.
    Haveremos de aprender e discernir as Verdades Espirituais de Caminho , Verdade e Vida .

    ResponderExcluir
  4. Concordo entre aspas, nosso querido Inácio Ferreira, através de sua obra literária, já elucidou diversas causas no mundo espiritual. Meu Irmão, finado, Serapião Borges, lia juntamente comigo e comentava suas obras. Agradeço á disposição de nosso querido Inácio, guarde uma vassoura para mim, quero trabalhar em seu sanatório.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meus nobres Amigos, muito oportuno e verdadeiro o esclarecimento do nobre irmão e Amigo Dr. Inácio Ferreira, os amigos desencarnados não possuem o conhecimento e percepção dos Espíritos da 7° Esferas, também chamada de Diretrizes Planetárias,. Os amigos que nos auxiliam diretamente tem sim a visão mais ampliada que um encarnado e a boa vontade em trabalhar, mas também são aprendizes da Eternidade e trilham o caminho evolutivo na abençoada Escola da vida. Abraços Fraternos!

    ResponderExcluir
  6. Ainda temos tanto a apreender dos conhecimentos contidos nas obras do Chico e de Kardec…
    Graças aos amigos Baccelli e Inácio Ferreira tenho conseguido alargar um tantinho a mente para que caiba um pouco mais , bem pouco, desses conhecimentos que já temos à disposição. Um exemplo é o polêmico “reencarnação no mundo espiritual” . A maioria dos espíritas não aceita porque não consegue conceber a ideia, e uma pequena parcela porque está a serviço das trevas. Dr Inácio ressuscitou o assunto que o Chico já tinha tratado em suas obras . Imagino quanta coisa há nessas obras que não temos olhos de ver ainda, ou mente para pensar.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Experiências de quase morte: eventos transcendentais. Permitam-nos divulgar o tema "EQM: o que são os eventos transcendentais ocorridos quando algumas pessoas 'morrem e ressuscitam'. Estudo conduzido por uma pesquisadora da Universidade de São Paulo revelou que pacientes que passam por EQM perturbadoras podem ter as vidas alteradas de forma significativa; confira relatos" (São Paulo - Gustavo Honório, g1 SP - 07-03-2024 04h00 - https://g1.globo.com). Essa notícia pode ser lida com a leitura de "Obreiros da Vida Eterna" (FEB), de André Luiz pelo médium Francisco Cândido Xavier (1910-2002). Sugere-se ler também "O Livro dos Espíritos", o tema sobre emancipação da alma. Boa leitura! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (19:57= 14:57)!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde caros irmãos! Me parece que a limitação que ora se indaga, é mais da gente mesmo. Aprendi que se quero obter algo, tenho que fazer por merecer. Sempre soube, também, que a limitação está em mim, nos meus cinco sentidos que ainda não são desenvolvidos o suficiente para obter conhecimentos mais amplos. Só para dar um exemplo, numa escala de frequências vibratórias do espectro eletromagnético, o ser humano capta entre 20hz e 20.000hz. É muito pouco! Dentro do espectro de manifestações do ser humano que vai do átomo ao arcanjo, nós já caminhamos muito. Mas sabemos que temos muito mais a caminhar.

    Num passado recente, ainda não tínhamos a clareza de algumas de nossas percepções, a saber: mediunidade, sensação, razão, intuição, sentimento, vontade e imaginação, que nos permitem acessar outros níveis de realidade. Tudo é muito novo ainda e estamos aprendendo.

    Vivemos num mundo onde as emoções e as ilusões nos prendem. Cristo realizou o primeiro esforço planetário para dissipar a ilusão. Sua obra deve ser levada adiante, agora de maneira inteligente, por uma humanidade suficientemente sábia para identificar seu dever.

    Devemos inovar na vida, gerar novas qualidades (criar órgãos, como disse André Luiz), novos aprendizados e renovar nossa capacidade de ser justo.

    André Luiz Peixinho, numa entrevista publicada no jornal Correio Fraterno, edição 476, jul./ago2017 (https://correio.news/entrevista/o-espiritismo-e-a-teoria-do-conhecimento) respondeu diversas perguntas, tais como:

    Que rede devemos jogar nesse mar de conhecimentos para pescarmos com maior sabedoria em tempos de tanta informação?

    Creio que o melhor caminho para lidar com o conhecimento disponível é estudarmos a nós mesmos, através das nossas diversas faculdades psíquicas, identificarmos nosso nível existencial evolutivo e nossas possibilidades futuras e selecionarmos no mundo as experiências, que nos auxiliam a progredir como espíritos em manifestação no mundo dos encarnados. Como já advertia Léon Denis, muita informação distrai a mente, impede-a de perceber o que lhe revela o sentido íntimo.

    O aspecto filosófico do espiritismo não tem sido negligenciado pelos próprios espíritas?

    O conhecimento espírita é uma proposta de revolução paradigmática evolucionária que pretende, em nossa compreensão, transcender a visão materialista, incluindo-a como um aspecto particular restrito do Cosmos. Seu potencial, entretanto, pela própria antecipação evolutiva que representa, não pode ainda ser devidamente explorado, pois não temos a massa crítica de pessoas que consigam vivê-lo na sua integralidade epistemológica. Por isso, entrevemos futuros desenvolvimentos das esferas culturais baseados nas noções estruturantes do espiritismo como a evolução, a palingênese, a interexistencialidade. Por enquanto, estamos na fase de aproveitamento do saber espírita já coligido para atender nossas demandas imediatas, relativas à liberação do sofrimento ou, pelo menos, à consolação.

    Como espíritas, qual o grande trabalho que ainda nos aguarda?

    O grande trabalho é agilizar o nosso processo evolutivo pessoal e coletivo. Para tanto, precisamos de uma dedicação profunda ao estudo espírita e sua aplicação na vida cotidiana. Precisamos desenvolver uma consciência clara da nossa natureza essencial como espírito, criação divina, perceber com nitidez a dinâmica da evolução em nós e na comunidade, utilizarmos da grande potência da alma, a vontade para agilizarmos nosso progresso até tornarmos nossa vida uma gravitação em torno de Deus. Ampliando nossos estados de consciência e elevando seus estágios evolutivos, conceberemos mundividências que hoje estão recônditas no universo à espera de seres que as identifiquem e delas se aproveitem. Paz e Luz!

    ResponderExcluir
  9. Obrigada , Dr Inácio . Seus livros através do médium Carlos Bacceli são de suma importância para aqueles que desejam o conhecimento sobre os ensinamentos de Jesus através do Espiritismo , considerando este, o consolador prometido pelo próprio Cristo. Os estudos das obras de Chico Xavier , nos chama atenção para detalhes, que muitas vezes passam desapercebidos durante as leituras dos livros originais . Sua forma direta e clara nos esclarece e estimula a querer saber mais. A apresentação, sem fantasias , das dimensões espirituais nos instruem para que possamos agir melhor enquanto encarnados e quando estivermos fora do corpo físico nos conduzirmos pelos novos caminhos mais conscientes. Deus o abençoe , ao Carlos Baccelli e a todos os trabalhadores de boa vontade que estão ao seu lado nesta caminhada . Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir